Lisbela e o Prisioneiro

Lisbela e o Prisioneiro Osman Lins

Resenhas -

Antonio.Junior 03/06/2023

Diferente do filme
O livro é muito diferente do filme. O filme é muito melhor, mas vale pra conhecer a trama original. Bom livro

Jess 30/01/2023

Lisbela e o Prisioneiro se tornou um clássico da literatura brasileira (e não regional, como insistem em caracterizar) pela maestria da construção das personagens, pelos planos de fundos com histórias tão diversas e atravessadas por questões semelhantes.

Numa leitura atenta, podemos fazer reflexões sobre machismo, assédio, abuso, punitivismo e tantas outras questões dignas da nota.

Não se trata apenas do amor de Lisbela e Leléu, mas do retrato de pessoas e de uma sociedade que às vezes pode passar batido. Realmente me agrada muito a possibilidade de vislumbrar muitas outras questões do que apenas o amor romântico.

Recomendo a leitura! :)

Katia Rodrigues 13/02/2022

Essa peça tem muito ainda a dizer nos nossos dias
Osman Lins era alguém que sabia o que contar e como contar, meticuloso no uso das palavras no texto e com um instinto certeiro na arquitetura da peça. Lins forja nessa história personagens, situações, ações que golpearão diretamente seu coração.

Assentada em valores progressistas e regada de leveza e humor, além de uma certa poética do contraditório que serve não para "pintar a vida", mas para exagerá-la e comovê-la com os excessos da imaginação, essa obra maravilha o leitor pela harmonia nessa festa compartilhada que é uma peça de teatro.

Lendo-a, o distraído leitor sente que, com todos os seus defeitos (a peça foi escrita nos anos 1960, então algumas passagens envelheceram mal), a história está moldada com o barro das mais atemporais histórias e, portanto, vale a sua leitura.

Max | @maxwelllalex 05/02/2022

Filme melhor que livro
Eu como fã do Guel Arraes que conseguiu fazer o alto da compadecida tão bom quanto a peça de Ariano, vejo que em Lisbela e o prisoneiro ele até melhorou.

ianagmrs 31/07/2021

lisbela e o prisioneiro:
o livro conta a história de amor entre lisbela, filha do tenente, e leléu, um homem preso por ter ficado com muitas mulheres.

não sou tão acostumada em ler peças teatrais mas mesmo assim o livro detém uma fluidez que me fez esquecer o desconforto que tenho com essa estrutura textual e além de fluida, foi uma leitura muito divertida e engraçada.

recomendo muito por ser uma obra nordestina muito importante e bem rápida de ler, apesar de crer que vou gostar mais da adaptação.

Simone 18/04/2021

Lisbela e o prisioneiro retrata muito bem a realidade nos cofins brasileiros.
Divertido, leve e caricato.