Para os meus Pais

Para os meus Pais Mar Paschoal

Resenhas - Para os meus Pais

danda 24/03/2023

Uma narrativa que pode acontecer de fato,com nossos vizinhos,amigos e no final,nem damos conta. Um alerta pra prestarmos atenção aos sinais.

Carla839 21/09/2020

Uma história curta mas que por si só diz muito.
O livro nos conta a história de Clara e Amanda, uma delas tem um grande segredo e a outra não tem forças de tomar uma atitude sobre ele. Um livro triste e muito real, infelizmente

Caroline Carvalho 25/07/2017

NÃO FAZ ISSO COMIGO
Eu não sei como demorei tanto pra ler esse livro que há tempos estava na minha meta..
Pois bem, fui ler. Levei um tiro? Levei UM TIRAÇO no meio da cara. No começo fiquei ~não entendi mas tô compreendendo~. Pensei em deixar pra lá. Pensei em terminar logo. E eis que foi assim: umas páginas, uns capítulos e quando vi tava em choque com o final. Pois é, migos. Não consigo falar sobre ele sem spoilers, e por incrível que pareça, o final era necessário. O meu problema é que livro/filme que envolve criança eu já fico toda chorosa. Mas esse choro, meuzamigos...... deveria ter uma página só preparando o nosso psicológico e ainda assim seria pouco.

Gisa 30/05/2016

Para os meus pais é um livro narrado em primeira pessoa pela Clara. Acompanhamos a vida de Clara desde que ela é uma menina. Seus pais, sempre muito ocupados, a deixam morando com a avó.

Então Clara conhece Amanda. Amanda é uma menina da sua idade, mas ela parece diferente... Não parece ter um sorriso muito sincero, parece meio desligada, misteriosa...

Os instintos de Clara, dizem que ela deveria ficar longe da menina, mas ela não consegue. A amizade das duas vai ficando cada vez mais forte, até que ela descobre algo terrível.

E agora, o que fazer com essa descoberta? Contar para algum adulto? Manter segredo? Como Clara e Amanda irão crescer aguentando todo esse peso?

Mar Paschoal utilizou uma narrativa diferente para apresentar um problema da nossa sociedade. Neste livro, nós não acompanhamos a vítima. Nós acompanhamos a melhor amiga dela.

Clara e sua impotência. Ela queria tanto mudar as coisas, mas ela é apenas uma garota, o que ela pode fazer?

A medida que o tempo passa, Clara vai piorando. Ela fica depressiva, não quer mais sair de casa, se esconde com várias camadas de roupas, fica doente, não consegue comer. Com o passar do tempo, ela deixa de viver.

É muito triste ver tudo isso acontecendo. E é muito fácil ter empatia por essa garota. Ela podia não ser a vítima, mas ela sofria igualmente. Sofria porque se sentia incapaz, sofria porque não havia nada que ela pudesse fazer - e ela tentou.

A autora abordou um assunto muito delicado de uma forma totalmente nova (desconheço um livro que seja desta forma, mas não conheço todos os livros do mundo).

Através dessas poucas páginas, nós sofremos, nós choramos, nós nos damos conta de como as coisas estão erradas. O livro aborda sobre a problemática de fazer os adultos acreditarem nas crianças. Quem é que iria acreditar nas meninas quando um pai de família está afirmando outra coisa? Não gente, infelizmente os pais raramente acreditam nos filhos. Sei disso, passei por isso. NENHUM adulto acreditou em mim. Os adultos (em sua maioria) acham que estão sempre corretos. Os pais adoram encher a boca para dizer "mas se é com a minha filha", só que quando é com a filha deles eles não acreditam. Eles preferem acreditar que as crianças estão exagerando. É mais fácil. Só que nem sempre o mais fácil é o certo.

Não é fácil ler estas 75 páginas.Não é mesmo. É angustiante, é sofrido, dói, machuca, a gente quer se revoltar contra o mundo. Mas é importante lermos esse tipo de coisa pessoal. Acho que o livro é uma grande ajuda para quem está passando por isso, mas principalmente, os pais, professores e responsáveis precisam ler histórias como essas.

A gente precisa parar de fechar os olhos gente. Às vezes a verdade está na nossa cara e a gente não quer ver. Mas as nossas crianças precisam da gente.

Então fica o apelo aqui. Prestem atenção nos nossos pequenos. Escutem tudo o que eles tem a dizer. Acreditem neles. Não importa que eles estejam acusando seu melhor amigo. Vocês podem estar matando seus filhos. Deixando que outros matem seus pequenos.

Não é preciso dizer que indico o livro a todos não é?
Infelizmente, a revisão dele está péssima, o que as vezes, atrapalha muito a leitura. Mas do fundo do meu coração, acho que a denúncia presente nestas páginas é mais importante do que uma boa revisão* .

E é isso pessoal. Quem aqui já vai ler? Quem aqui a partir de hoje, vai dar atenção aos nossos meninos e meninas?

*É claro que a revisão é muito importante. Mas às vezes, a gente precisa é conhecer o conteúdo. Problemas de revisão, um bom revisor corrige. Livros vazios e sem conteúdo, revisor nenhum consegue corrigir.

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2016/05/para-os-meus-pais-historia-de-clara-e.html#comment-form