Tudo que eu queria te dizer

Tudo que eu queria te dizer Martha Medeiros

Resenhas - Tudo que eu queria te dizer

1 | 2 | 3 | 4

Felícia 17/09/2012

... estou triste, mas sou alegre, e nada mais a reclamar. (p. 83)

Muitas cartas de significado profundo, outras nem tanto. Realmente poderia ter escrito algumas delas... destaque para a carta destinada ao Rique!
Manu 26/09/2013minha estante
Olá, estou a procura desse livro para fazer uma prova de vestibular, e está esgotado em todos os lugares, gostaria de saber se vc teria interesse em vender o seu livro??? Obrigada desde já!!!

Ka 04/09/2012

Com um título desses, me joguei em 'Tudo que eu queria te dizer' cheia de expectativas, e, infelizmente, ele acabou me frustrando. É de longe o livro que menos gostei da Martha, mas, mesmo assim, supera diversos escritores já lidos.
A cada novo capítulo somos apresentados a uma nova carta (cartas essas que compõem o livro inteiro, porém, não há qualquer ligação entre nenhuma delas), e a cada novo escrito temos desabafos distintos, linguagens díspares e vidas diferentes. É como estar espiando pela porta de um consultório de um psicólogo durante o dia inteiro. Você dá de cara de pessoas felizes, outras solitárias e, outras ainda, desesperadas, cada qual com suas peculiaridades e demônios internos.
O livro é inovador, sem dúvida alguma, mas algumas das cartas são paradas, 'fracas' e os temas se repetem, volte e meia, meio que inconscientemente. Quando a obra num todo atingi seu clímax, você repara que o livro está acabando ou então já terminou, o que é uma pena. Martha guardou, sabiamente, as melhores cartas para o final, para dar um gostinho de quero mais, para fechar com chave de ouro.
Apesar de não ter me sensibilizado tanto quanto "Divã", 'Tudo que eu queria te dizer' é um bom livro, como eu já disse, mas não chega aos pés de outros títulos dela.
Desta leitura fica a lição: não vá ao copo com tanta sede. Lerei os demais livros da autora, mas sem tantas expectações. Deixarei a escritora me seduzir com o acaso, acaso este que ela descreve tão bem e que me fez elevá-la ao posto de uma das minhas escritoras prediletas.

Resenha para o blog diasperfeitosparasempre.blogspot.com
Karine M. 04-09-12
Manu 26/09/2013minha estante

jo 20/05/2012

A cada carta lida uma lição para o nosso cotidiano de emoções.Vale muito a pena meditar um pouco em cada uma.

Sueli 09/04/2012

Comecei a ler e já estou adorando.

Tauana Mariana 26/11/2011

S2
Há quanto tempo você não escreve uma carta pra alguém? Aliás, você já escreveu alguma carta para alguma pessoa especial? O livro de Martha Medeiros é a união de várias cartas fictícias, de mãe pra filho, de amante pra mulher do cara, de filha pros pais, de funcionário para chefe, de amiga para amiga, enfim. Várias cartas, cada uma expressando um sentimento, algo que estava guardado lá no fundinho do coração, e que através da escrita, da carta, os personagens de Martha conseguem dizer o que sempre desejaram, para pessoas importantes em sua vida.
Lembrei das muitas cartas que escrevia e recebia. Era tão bom receber uma carta, a gente ficava esperando o carteiro, e quando ele chegava, era uma alegria só. Hoje em dia, o carteiro só traz contas, na maioria das vezes.
Quando escrevemos uma carta, nos mostramos mais do que em um e-mail. Na carta, você mostra a folha que gosta de escrever, a caneta que gosta de escrever, e além disso, a sua ortografia. Para escrever uma carta, você dedica mais tempo e atenção do que outras mensagens. A carta é mais pessoal, e leva um pouquinho de você até outra pessoa. Antigamente, e mais ainda hoje em dia, com a correria que está nossa rotina (fora as eventuais greves dos Correios), é difícil nos dedicarmos assim à alguém. Então, se você já recebeu uma carta minha, saiba que és muito importante na minha vida. (Ou ao menos, se eu converso com você no Facebook =])
Martha finaliza o livro com uma carta sua, afirmando o quanto curtiu escrevê-lo, e como uma simples carta pode mexer conosco. Fala que pelas cartas, as pessoas querem ser sentidas, querem expressar seus sentimentos querem que as pessoas as conheçam de verdade.
Bem, nem precisa dizer que este é um daqueles livros que você lê muito rápido, que sua leitura é muito prazerosa e que é uma ótima opção de leitura.

Júlia 28/07/2011

Melhor livro que li da Martha Medeiros até agora, me impressionei com as grandes diferenças das personalidades descritas. A cada página uma pessoa diferente, peculiar, e uma carta que merece leitura... Acho que desperta nossa curiosidade, como se estivéssemos lendo uma carta não endereçada a nós. Recomendo muito pra quem gosta de leituras rápidas e de linguagem clara.

Sibele14 23/01/2011

Um livro ma-ra-vi-lho-so simplesmente não consegui parar de ler, tem um pouco de cada um de nós em cada, página, algumas cartas escritas com tamanha sensibilidade me fizeram chorar. eu ainda sou uma apaixonada por cartas sempre que posso substituo um e-mail por uma carta é tão mais bonito, afetuoso tem todo um rito e uma espera...
Dayana 25/07/2012minha estante
Olá , sou nova por aqui e não estou sabendo como faz para ler o livro . Alguém pode me explicar ?
Grata .

Mel 31/12/2010

É o segundo livro que leio da Martha Medeiros, que tem um estilo muito peculiar. "Tudo que eu queria te dizer" mantém uma dinâmica de cartas aleatórias, sem relação uma com a outra, onde várias pessoas expõem seus sentimentos, suas opiniões, relatos de experiências, medos, arrependimentos, revelações etc.
Como a própria autora define, "é um livro que mostra pessoas vivendo situações bem mais comuns do que supomos. É como se as cartas psicografassem a nossa sociedade, esta sociedade cheia de incertezas e armadilhas que nos obriga a travar constantemente um diálogo com nosso demônio interno". De fato, algumas cartas fazem com que o leitor realmente se identifique.
Foi uma leitura bem diferente e interessante.

Tsuyuri 03/12/2010

Foi o primeiro livro da Martha que realmente li.
Confesso que tem cartas que são bem 'fraquinhas', mas tem umas que marcam bastante.
Tudo isso depende do que cada pessoa passou ou está passando.
Desabei em algumas cartas, sorri em outras, refleti em algumas.
Afinal cartas falam sempre para cada pessoa unicamente.

Mas como a Martha tem sido uma das minhas escritoras favoritas, recomendo sim!

Pandora 03/12/2010

livro cara de final de ano
não tem quem não se identifique com alguma das cartas que o compõe, dão vontade de tirar xérox e mandar por aí, vale a pena ler, rápido, fácil e doloroso, mas muito bom, assim mesmo

Keila Gonçalves 27/10/2010

Tudo que eu queria te dizer
O que você sempre quis dizer a alguém - e nunca teve coragem...
O que precisa falar de uma vez por todas - mas desiste, espera, até chegar o momento mais apropriado.
Em "Tudo que eu queria te dizer", Martha Medeiros encarna personagens que assinam cartas reais, trágicas, por vezes cômicas, devastadas por sua dor. Em comum, as personagens deste livro têm a verdade de quem atravessa um ponto de virada em suas vidas e resolve colocar as cartas na mesa.

As historias te encanta do começo ao fim... Vc rir, sente vontade de chorar, sente até raiva...rsrsrs
Esse é um livro otimo pra se distrair dos seus problemas.

Recomendo!!!!!!!!!!

Léia Viana 13/10/2010

Gostei muito
Eu sempre gostei de cartas, mesmo nesta era da tecnologia, dos e-mails e mensagens instantâneas, o simples ato de escrever ou ler a letra do outro sempre me encantou. Neste livro, Martha Medeiros me cativou, pois se trata de várias cartas, cada uma revelando casos e sentimentos diferentes, possível de acontecer a qualquer um de nós. Seus remetentes não se importam mais em se expor, demonstrar suas emoções ou segredos mais íntimos, revelados em palavras escritas através de uma carta.
É a amante enviando uma carta à esposa. O adolescente se desculpando com a mãe do amigo que matou. A viúva com saudades daquele que se foi. A evangélica querendo ver-se livre do “coisa-ruim”, quando na verdade está repudiando uma parte dentro dela que não conhece, mas que a atormenta. O mais engraçado é ver o “coisa-ruim” respondendo na carta seguinte. Uma loucura!
Martha Medeiros admite neste livro que “colocar a mim mesma no papel de macho, prostituta, padre, adolescente, esquizofrênicos e, principalmente, no papel das chamadas pessoas normais - que são as mais ricas em histórias pra contar – (...) foi uma aventura”.
Eu adorei ler estas cartas transformadas em livros!

Digão Livros 15/08/2010

O livro é bom! Alguns contos são marcantes, principalmente quando o personagem principal é feminino. Outros não me tocaram a alma, mas o interessante para mim é o contexto do livro, que são as cartas, e em um mundo de emails, torpedos, etc, etc, as cartas tornam tudo mais humano.

Mariliz 10/07/2010

Palavras que vem da alma.
Neste livro, esta fantástica escritora faz um verdadeiro raio x da alma humana. As cartas que apresenta retratam fielmente aquilo que cada um de nós vive nas situações propostas por ela. Eu li faz um tempo este livro, mas é um daqueles livros que precisamos ler e reler, pela beleza e pela maestria no uso da linguagem para retratar as nuances da natureza humana.

1 | 2 | 3 | 4