Coisas da vida

Coisas da vida Martha Medeiros

Resenhas - Coisas da vida

Olgashion 12/07/2010

Como sempre, Martha com textos excelentes. Por causa de um dos textos eu me dediquei ao ócio ontem, inseri a fórceps a diversão na minha vida! =D

Carol Benazzato 28/01/2013

Cinquenta mil estrelas (que brilham menos que os meus olhos ao percorrerem essas páginas)
Pensa num livro bom. Mas "bom" que eu digo é muito, muito bom, mesmo. Também dá pra encaixar outros adjetivos positivos, como ótimo, sensacional, fantástico, ou qualquer outro. Mas eu garanto que nenhum expressa o quão bom-muito-bom o livro é; não na intensidade em que deve ser feito.
Ao terminar o último conto, fechei o livro e fiquei encarando o nada. E que tudo esse nada virou! A sensação foi tão gostosa, como a de ter chegado em casa depois de um encontro com aquele bate-papo gostoso com os amigos.
É um livro que superou todas as minhas expectativas. De longe, o melhor da Martha, e um dos melhores que já li de todos os tempos.
Para ler, reler, presentear e reler uma, duas ou três vezes mais. Porque a essência captada naquelas páginas se faz sempre tão presente que, de fato, não passa de "coisa da vida"...
Samara Souza 07/05/2013minha estante
Incluí na minha lista de "VOU lER". ;)

Tuts 25/08/2023

Sempre bom
Ler Martha Medeiros sempre é uma terapia pra mim. São crônicas curtas,rápidas mas que ela sempre nos instiga a uma reflexão interessante. Algumas vezes ela me tira umas boas risadas também. É uma ótima alternativa para sair de uma ressaca literária,já que você consegue ler bem rápido os textos dos mais variados temas que a autora escreve. Novamente uma boa experiência,adoro Martha Medeiros ??
Amandinha :) 25/08/2023minha estante
Li recentemente um livro de poemas dela e é exatamente essa sensação que nos traz. Martha traz muita realidade e nos aproxima quando estamos com aquela ressaca literária!!

Carla Beatriz 27/01/2011

Trechos
Melhor seria se não fossemos educadas para casar, e sim para ser feliz.

Trair pressupõe que algo foi feito contra alguém. E sexo não é algo que seja feito contra uma terceira pessoa. Sexo é sempre a favor, sempre pró, e sempre egoísta - não diz respeito a quem ficou do lado de fora do quarto. Faz-se sexo para dar e receber prazer, e não para prejudicar quem quer que seja. Traição é uma palavra dura demais para ser usada como sinônimo de infidelidade e adultério.
A palavra adultério é até romântica, remete a encontros clandestinos, beijos roubados, vidas secretas, roteiros de cinema, letras de samba. O adúltero - apesar de ter que carregar esse palavrão nas costas - é na verdade um alegre.
...nada disso tem a ver com desamor...

Jeniffer Geraldine 30/12/2010

São coisas da vida mesmo!
Realmente são sobre coisas da vida que a Martha Medeiros escreve. No livro temos crônicas sobre relacionamentos, mães e filhos, dinheiro, morte e vida, vaidade, felicidade.
Aliás Felicidade é um dos temas que ela aborda de um jeito único e que nos faz pensar. A minha felicidade não é a sua felicidade e vice-versa.

Ao longo de todo o livro Martha me diz, a minha vida não é a sua, assim como a do vizinho, a da sua mãe e de todos que estão a sua volta. São crônicas que apesar de serem de 2003 fazem total sentido nos dias de hoje e creio que sempre fará.

Iuri 01/01/2011minha estante
Parece um bom livro! =)

x Dida 06/03/2011

"Coisas da Vida" é um livro que reúne crônicas de Martha Medeiros, e acho que não haveria título melhor para o livro, as crônicas falam disso mesmo: coisas da vida.
Algumas crônicas têm passagens engraçadas, mas a maioria delas dá pra parar e refletir por um bom tempo. Em algumas a autora fala sobre os livros e filmes que já viu, ficando assim boas recomendações.
Penso que todos deveriam ler essas crônicas, pois dão um tapa na cara, e seria bom que certas pessoas lessem também para se antenar na realidade da vida.
Martha passou a ser minha crônista preferida, quero ler os demais livros dela agora.

Y. Abayomi 21/04/2011

As tramas que o cotidiano esconde sob os panos
Nesta obra, Martha Medeiros leva os leitores a observarem e contestarem os tabus que lhes são impostos sutilmente pela rotina. Com uma linguagem simples e muito voltada para a classe média, Martha expõe conflitos tão corriqueiros que, apesar de nos afetarem diretamente, nos passam desapercebidos.
"Coisas da Vida" reúne crônicas originalmente publicadas em jornais. Esse é um dado interessante se tivermos a sensibilidade de perceber que a autora busca em cada texto explorar ao máximo assuntos cotidianos. Seria realmente muito bom ler uma crônica daquelas por dia, logo de manhã, pra começar bem a jornada.
Eu, pessoalmente, não só me emocionei, mas me identifiquei profundamente com determinadas crônicas - até porque esse é o gênero literário que mais gosto de ler. E é importante ressaltar que nesse livro, Martha mostra que as crônicas, quando bem escritas, são literatura digna de aplausos.

Lucia Andrade 29/10/2011

Diversão pura
Livro de crônicas do cotidiano, narrado pelo ponto de vista de uma mulher, mãe, trabalhadora e moderna.
Divertidíssimo. Ri sozinha por diversas vezes.
Martha é uma excelente autora, mestre em captar em palavras os sentimentos, as frustrações, as alegrias e as augústias femininas.
Não é a toa que volta e meia, compro e leio mais um livro dela!

Kel 07/03/2012

Pura realidade...
Adorei o fato da autora ter separado em pequenos contos, as historias ficam simples, mas profundas.
São coisas que fazemos no nosso dia a dia e não paramos para pensar nelas, por isso se torna tão interessante.
Recomendo sem sombra de duvida!!

Ana Karla 26/03/2013

Já tinha ouvido falar que a Martha Medeiros era uma excelente cronista, mas o que conhecia dos livros dela se resumia a trechos que as pessoas publicavam em redes sociais. Decidida a conhecer melhor a escrita da autora comecei a ler – sem muita pretensão, sem achar que fosse gostar tanto – Coisas da Vida, que reúne crônicas publicadas entre setembro de 2003 e setembro de 2005.

Lendo o livro percebi que a Martha possui o dom de traduzir em palavras a sua forma de enxergar o mundo, as pessoas e as coisas que acontecem no dia a dia. Nas palavras da própria autora:

“O que me interessava - e interessa até hoje – eram as relações humanas, e tudo de mágico e trágico que elas representavam numa vida”. (Kafka e os estudos, p. 36)

As crônicas são leves, divertidas e ao mesmo tempo reflexivas. Esse foi o primeiro livro da Martha que li, o primeiro de muitos dela que ainda vou ler.

Diandra 25/06/2013

Martha Medeiros é muito divertida e autêntica, adorei a forma de escrita dela e como podemos nos identificar com suas histórias. Adorei este livro, uma delícia de ler

Rui Alencar 20/07/2013

ATÉ QUE CHEGA A NOSSA VEZ...falar a gente fala sobre tudo e sobre todos, o que mais temos é opinião. Mas, autoconhecimento, mesmo, a gente ganha é através do enfrentamento, e não com especulações.

A MINHA FELICIDADE NÃO É A SUA...não se sabe nunca o que emociona intimamente uma pessoa, a que ela recorre para conquistar serenidade, em quais pensamentos se ampara quando quer descansar do mundo, o quanto de energia coloca no que faz, e no que ela é capaz de desfazer para manter-se sã. Toda felicidade é construída por emoções secretas. Podem até comentar sobre nós, mas nos capturar, só se permitimos.

O SALVA-VIDAS...Piegas ou não, forçado ou não , eu acho mesmo que os livros nos “salvam”, de alguma maneira. Salvam a gente de levar uma vida besta, doutrinada pela tevê. Salvam a gente de ficar olhando só para fora, só para o que acontece na vida dos outros, sem nos dedicar a alguns momentos de introspecção. Salvam a gente de ser preconceituoso. Salvam a gente do desconhecimento, do embrutecimento, do mau-humor, da solidão, salvam a gente de escrever errado. Se existe um salvador da pátria, não conheço outro....lê dois ou três livros por ano, está longe de ser comemorado...livro salva quem nele se vicia. Salva quem não consegue se saciar.

A IMPORTÂNCIA DE PERDER PESO...Muita gente se preocupa em ser magro, mas não se preocupa em ser leve....

DO SEU JEITO...MY WAY...Numa sociedade cada vez mais padronizada, essa letra deveria virar hino nacional....Ninguém pode saber o que é melhor para cada um. Fórmulas e tendências servem apenas como sinalizadores de comportamento, mas para conquistar satisfação pessoal pra valer, só vivendo do jeito que a gente acha que deve, estejamos ou não enquadrados no que se convencionou chmar de “normal”.

A MASSACRANTE FELICIDADE DOS OUTROS...nossa imaginação é infectada por falsos holofotes, falsos sorrisos e falsas notícias. Os notáveis alardeiam muito suas vitórias, mas falam muito pouco das suas angústias, revelam pouco suas aflições, não dão bandeira das suas fraquezas, então fica parecendo que todos estão comemorando grande paixões e fortunas, quando na verdade a feta lá fora não está tão animada assim.

O PAPEL HIGIÊNICO DA EMPREGADA...As pessoas querem tanto acabar com as injustiças sociais e às vezes não conseguem mudar pequenas regras dentro da própria casa. Cada um de nós tem um potencial revolucionário, que pode se manifestar através de pequenos gestos. Comprar o mesmo papel higiênico para todos, quem diria, também é uma maneira de lutar por um mundo melhor.

Michelle Trevisani 09/03/2016

Que delícia é ler Martha Medeiros!
Mas a Martha Medeiros é uma diva mesmo! Esse livro é sensacional. Pra mim ela é umas das melhores escritoras de crônicas que temos na atualidade brasileira. Ela é inteligente, ela é especulativa, ela é do contra, ela é a favor, ela atinge com doçura os nossos segredos mais sórdidos do cotidiano, respeitando, mas também metendo a boca no trombone quando preciso. E isso é ser autêntica. É não deixar ir na onda. É escrever o que se sente e levar até o fim os sentimentos. Por isso gosto tanto dela. Ela fala sem receio o que muitas vezes pensaríamos dez vezes para falar. E ela escreve MUITO BEM! Isso é essencial. Escrever bem é essencial. Você tem prazer de ler. Você se sente inteligente lendo. E esse sentimento é uma delícia. Ela não é supérflua, não é rasa. Ela vai lá no fundo do âmago, te vasculha inteira só com palavras. Não tenho vergonha de me declarar: eu amo a Martha Medeiros!

Luizahk 27/08/2016

Muito bom. Textos que se encaixam em vários momentos da vida.

Biblioteca Álvaro Guerra 31/08/2018

Coisas da Vida
"Oi gente que ama livros, hoje eu venho com a resenha do 13º livro lido me 2016 e foi COISAS DA VIDA (Martha Medeiros). Sou muito fã da escrita da Martha e acompanho suas crônicas desde 1999 e pelo menos uma vez por ano, preciso de uam dose da escrita dela para sobreviver. Sério, fiquei viciada!!!
"Uma pessoa avulsa é uma pessoa com a sua solidão escancarada, é uma pessoa que necessita fazer contatos e explicar quem é, o que faz, do que gosta. Uma pessoa sozinha é visada, está exposta, julgam que ela tem mais tempo e está mais disponível. Uma pessoa sozinha não tem onde se esconder..." página 60
Este livro traz mais uma coletânea de cronicas, publicadas entre 3003 e 2005 e ainda que estejamos falando de mais de 10 anos, os assuntos abordados, a sensibilidade do texto e a pertinência de determinados assuntos, é extremamente atual.
"Quase todos os atos de violência são protagonizados por um arrogante que entra em pânico com a palavra não."
Mais uma vez, a autora discorre sobre temas muito comuns da vida humana: casamento, festa, supermercado, trânsito, família. E ela passeia por cada temática como se estivesse conversando, um bate papo amistoso, intenso, porém sem desumanizar nada. Sem falar que nada é mais relevante em detrimento a outras coisas.

Ela não se esconde através da sua popularidade. vemos sua opinião pessoas pincelada em muitos parágrafos e em alguns, sentimos até uma veia discreta de machismo ou preconceito. Nada que você já não tenha visto em uma novela ou em um romance de banca. Mas ela argumenta muito bem suas posições e ainda que você não concorde com ela, é impossível não sentir a inteligencia de suas palavras e a forma sensata como ela aborda cada tema.
"As vezes me sinto uma anciã, lamentando o quanto a vida está ficando miserável. Não se trata apenas dos miseráveis sem comida, sem teto e sem saúde, o que já é um descalabro, mas da nossa miséria opcional. Abreviamos sentimentos, abreviamos conversas, abreviamos convivência, abreviamos o ócio, fazemos tudo ligeiro, atropelando nosso amor próprio, nosso discernimento, vivendo resumidamente, com flashes do que outrora se chamou arte, com uma ideia indistinta do que outrora se chamou liberdade. Todos espiam todos, sabem da vida de todos, mas não conhecem ninguém."
Sempre que pego um livro de crônicas dela para ler, penso que posso ler de forma homeopática, lendo uma cronica por dia, mas quando percebo, já estou no meio do livro e não mais que no dia seguinte, a leitura ja está concluída, porque ela realmente escreve de forma mágica e não dá pra abandonar o livro no meio.

Se você gosta de crônicas e ainda não conhece o trabalho da autora, este livro é uma excelente porta de entrada para conhecer sua escrita. As cronicas são curtas, porém todos os temas propostos são desenvolvidos e concluídos. A leitura é fluida, rápida, ansiosa, mas muito confortável. É um livro que nos faz pensar, sentir, sorrir e talvez, chorar.

ADOREI!!!"

Fonte da resenha: http://meuamorpeloslivros.blogspot.com/2016/02/coisas-da-vida-martha-medeiros.html

Empreste esse livro na biblioteca pública Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=343992&tipoPesquisa=titulo&tipoDoc=0