Coisas da vida

Coisas da vida Martha Medeiros

Resenhas - Coisas da vida

Lucia Andrade 29/10/2011

Diversão pura
Livro de crônicas do cotidiano, narrado pelo ponto de vista de uma mulher, mãe, trabalhadora e moderna.
Divertidíssimo. Ri sozinha por diversas vezes.
Martha é uma excelente autora, mestre em captar em palavras os sentimentos, as frustrações, as alegrias e as augústias femininas.
Não é a toa que volta e meia, compro e leio mais um livro dela!

Y. Abayomi 21/04/2011

As tramas que o cotidiano esconde sob os panos
Nesta obra, Martha Medeiros leva os leitores a observarem e contestarem os tabus que lhes são impostos sutilmente pela rotina. Com uma linguagem simples e muito voltada para a classe média, Martha expõe conflitos tão corriqueiros que, apesar de nos afetarem diretamente, nos passam desapercebidos.
"Coisas da Vida" reúne crônicas originalmente publicadas em jornais. Esse é um dado interessante se tivermos a sensibilidade de perceber que a autora busca em cada texto explorar ao máximo assuntos cotidianos. Seria realmente muito bom ler uma crônica daquelas por dia, logo de manhã, pra começar bem a jornada.
Eu, pessoalmente, não só me emocionei, mas me identifiquei profundamente com determinadas crônicas - até porque esse é o gênero literário que mais gosto de ler. E é importante ressaltar que nesse livro, Martha mostra que as crônicas, quando bem escritas, são literatura digna de aplausos.

x Dida 06/03/2011

"Coisas da Vida" é um livro que reúne crônicas de Martha Medeiros, e acho que não haveria título melhor para o livro, as crônicas falam disso mesmo: coisas da vida.
Algumas crônicas têm passagens engraçadas, mas a maioria delas dá pra parar e refletir por um bom tempo. Em algumas a autora fala sobre os livros e filmes que já viu, ficando assim boas recomendações.
Penso que todos deveriam ler essas crônicas, pois dão um tapa na cara, e seria bom que certas pessoas lessem também para se antenar na realidade da vida.
Martha passou a ser minha crônista preferida, quero ler os demais livros dela agora.

Carla Beatriz 27/01/2011

Trechos
Melhor seria se não fossemos educadas para casar, e sim para ser feliz.

Trair pressupõe que algo foi feito contra alguém. E sexo não é algo que seja feito contra uma terceira pessoa. Sexo é sempre a favor, sempre pró, e sempre egoísta - não diz respeito a quem ficou do lado de fora do quarto. Faz-se sexo para dar e receber prazer, e não para prejudicar quem quer que seja. Traição é uma palavra dura demais para ser usada como sinônimo de infidelidade e adultério.
A palavra adultério é até romântica, remete a encontros clandestinos, beijos roubados, vidas secretas, roteiros de cinema, letras de samba. O adúltero - apesar de ter que carregar esse palavrão nas costas - é na verdade um alegre.
...nada disso tem a ver com desamor...

Jeniffer Geraldine 30/12/2010

São coisas da vida mesmo!
Realmente são sobre coisas da vida que a Martha Medeiros escreve. No livro temos crônicas sobre relacionamentos, mães e filhos, dinheiro, morte e vida, vaidade, felicidade.
Aliás Felicidade é um dos temas que ela aborda de um jeito único e que nos faz pensar. A minha felicidade não é a sua felicidade e vice-versa.

Ao longo de todo o livro Martha me diz, a minha vida não é a sua, assim como a do vizinho, a da sua mãe e de todos que estão a sua volta. São crônicas que apesar de serem de 2003 fazem total sentido nos dias de hoje e creio que sempre fará.

Iuri 01/01/2011minha estante
Parece um bom livro! =)

Olgashion 12/07/2010

Como sempre, Martha com textos excelentes. Por causa de um dos textos eu me dediquei ao ócio ontem, inseri a fórceps a diversão na minha vida! =D