Robôs e Império

Robôs e Império Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs e o Império

Jeferson 07/10/2022minha estante
Quero ver sua resenha de Poeira de Estrelas ?

Brujo 07/10/2022minha estante
Tenho medo de perguntar por que ... ?

Geovana 07/10/2022minha estante
Não sei se entendi direito, mas parece que a história começa bem e depois perde o rumo com coisas sem sentido e fica com um final mal trabalhado. É isso mesmo?

Brujo 07/10/2022minha estante
Não exatamente... O livro é bem escrito (Afinal, é Asimov) e não há nada nele que falte lógica, eu apenas salientei algumas coisas que me desagradaram na condução da história.

Nayany 07/10/2022minha estante
Vou deixar para ler sua resenha depois q eu fizer a leitura do livro.?

Brujo 07/10/2022minha estante
Melhor, Nayany, a resenha tá lotada de spoiler! ?

Laís 09/10/2022minha estante
Tenho réplicas a fazer hahahah..
Sobre os "poderes mentais" do Giskard, eu curtia quando ele mencionava que às vezes só precisava de um leve toque, ou que a pessoa já estava inclinada a algo, o que diminuía/minimizava a influência dele. Eu meio que pensei como uma analogia às influências que recebemos com esse tanto de informações num mundo tão conectado, e que nos fazem confirmar ou não nossas ideias.
E sobre os diálogos dos robôs, eram o ponto alto sempre, concordo! Inclusive, toda a ideia da Lei Zero foi o ponto alto pra mim, o que fez com que eu ficasse satisfeita no fim com a discussão que ela proporcionou. Mas concordo que a Gladia foi deixada de lado depois, e senti algo parecido com o desfecho, já que houve uma puta construção do enredo e um objetivo de impedir os maldosos, mas no fim a coisa toda "se resolveu" meio rápida e superficial. Acredito que não tenha ficado tão desapontada como você hahahahah

Brujo 09/10/2022minha estante
Ótima lembrança, Laís!! Esqueci de mencionar na resenha o principal ponto entre as conversas do Daneel e do Giskard, que foi a criação da Lei Zero, colocando o bem da raça humana em detrimento da segurança de um único indivíduo.
Quanto aos poderes telepáticos, eu gostei da sua analogia, de verdade. Mas ainda acho que poderia ter sido usada com mais parcimônia ! Eu gostei tanto de como isso foi feito no livro anterior...
Mas fico feliz que tenha gostado mais que eu !!!! ?

Gabriel.Chiquito 06/11/2022minha estante
Amém que esse mistério de solária é desvendado em Fundação e Terra

Gabriel.Chiquito 06/11/2022minha estante
Só me falta esse livro pra terminar o universo expandido do Asimov, e eu já tava inconformado que não ia descobrir isso

Wagner47 24/02/2023minha estante
Nunca uma critica me representou tanto ??
Gente.... O final!!!! Que fuleragem foi essa. Amadiro e Vasilia, apesar da construção firme, não serviram de nada. Se Mandamus executasse tudo sozinho daria no mesmo. O livro acabou sendo como a vontade de Giskard deu origem a muita coisa nessa cronologia.

Brujo 25/02/2023minha estante
Vi agora a sua resenha e realmente temos pontos de vista muito próximos, Wagner ! Que final ruuuuim....

Amadeu.Paes 12/01/2024minha estante
Puxa vida, você teve a mesma sensação que eu, embora este livro faça parte do universo da Fundação, meio que explicando porque que a Terra ficou radioativa. Mas o final foi de doer mesmo...

Gabriel.Chiquito 07/10/2021

Ruim por si só, mas essencial para o universo do Asimov
Começando pelo ponto forte do livro: ele liga toda a história antiga sobre os robôs e a trilogia dos robôs à saga da Fundação. São inúmeras referências a probabilidades prevendo o comportamento das massas e até o uso do termo psico-história, além de explicar algumas coisas que acabam ficando soltas na trilogia da Fundação (como o que aconteceu com a Terra e como surgiu um império galático). É realmente muito bom ver esse trabalho do Asimov atando as pontas soltas.

Mas como livro em si, ele tem vários problemas, e evidencia problemas do próprio autor também. O primeiro ponto é a falta de jeito do Asimov com romances e mulheres. A protagonista do livro acaba existindo apenas como um meio, e serve apenas para ser carregada e protegida a história toda, enquanto entra em um romance muito ruim.

O segundo ponto é que o enredo do livro é fraco, são muitos diálogos, e o livro inteiro se passa em conversas sobre possibilidades enquanto muito pouca coisa realmente acontece.

Ótimo para o universo compartilhado, mas ruim como livro em si. 3 estrelas está de bom tamanho.
Fred 09/10/2021minha estante
Eu esperava muito da """"protagonista"""" (mtas aspas aqui rs) nesse livro. Achei que seria a redenção do Asimov com relação as mulheres em todo esse universo, mas eu estava completamente errado. O estranho é que um dos pilares da robótica nesse universo criado por ele, é justamente uma mulher. Não lembro o nome da doutora agora, mas em Eu, Robô, ela é uma personagem importante e essa importância é mencionada em As Cavernas de Aço se não me engano.
Enfim, compartilho da sua opinião. O barato desse livro é que ele esclarece questões sobre a Fundação e só por isso valeu a pena pra mim.
Eu acho que deu 2,5 pra ele ?

Gabriel.Chiquito 10/10/2021minha estante
É muito verdade o que você disse, apesar de Asimov ser ruim pra construir mulheres, a personagem que eu mais gosto continua sendo a de Susan Calvin, melhor personagem da obra toda!!!!

Wagner 04/08/2022minha estante
Já li 60% e até agora, nada de conspiração, ameaça ou plano audacioso.

Alessa 04/04/2023minha estante
Obrigada por essa resenha! É bem isso mesmo, pro contexto geral da história é muito legal, mas a obra em si não se sustenta muito bem. Acho que 150 páginas a menos e a leitura seria mais agradável.

Wagner47 24/02/2023

Expansão e avanço (e talvez um tapinha nos ombros)
Os Siderais correm perigo.
A Terra corre perigo.
A Galáxia corre perigo.
Mas uma coisa pode salvá-los: o legado de Elijah Baley.

Se passando 20 décadas após Robôs da Alvorada (e com isso Baley não está mais entre nós e que Deus o tenha), o livro se diferencia de seus antecessores já pelo gênero. O suspense policial ficou para trás e temos um sci-fi 100%.

Agora temos também um trio protagonista: a Sideral Gladia e os robôs Daneel e Giskard. Não vou me abster dos spoilers a respeito do terceiro livro e a revelação envolvendo um deles. Portanto se ainda pretende ler Robôs da Alvorada, é melhor parar por aqui.

Amadiro, engasgado com uma derrota de 200 anos atrás, ainda quer sua vingança e a ascensão dos Siderais. O legado de Baley fez com os terráqueos finalmente saíssem de suas cavernas e partissem em direção a Galáxia, mas tem gente que prefere que fique vazia ao invés disso.

Apesar do tamanho, acho o tempo muito bem distribuído entre os personagens e não senti enrolação como seu antecessor. Outro fator positivo é Daneel se tornando cada vez mais humano: essa evolução é algo maravilhoso quando a gente lembra dele lá das primeiras páginas da Série dos Robôs.

Mas acho que o livro tem um defeito enorme e que tem nome: Giskard.
Sabemos agora que é um robô capaz de alterar emoções (apesar de não ser capaz de ler mentes), mas está proibido até certo ponto de executar tais qualidades devido às Três Leis da Robótica. Tal revelação é arrebatadora em Robôs da Alvorada, mas aqui Asimov o usa como um brinquedo novo: é utilizado a todo momento. Inclusive quando os personagens já estão predispostos a fazer algo, Giskard influencia mesmo assim quando não há a menor necessidade e faz questão de deixar claro.
Até mesmo quando Gladia tem um momento todo seu, descobrimos que não é bem assim, atrapalhando todo o desenvolvimento da personagem que tinha muito a crescer.

Não somente as atitudes do Giskard incomodam, como também as coisas que envolvem ele. Baley deixou a mensagem de confiar no robô sob qualquer coisa. Então toda discussão é cedida, me passando a impressão que no fim das contas vai se resolver tudo do mesmo jeito. O comportamento de Vasilia para recuperar sua posse é algo totalmente SEM SENTIDO e me pergunto o que uma roboticista conceituada tinha em mente pra achar que aquilo funcionaria.

Mas o livro também tem outros triunfos além da fluidez. A sequência de acontecimentos é bem delineada e tem um construção bem forte nos objetivos e nas suposições, abordando onde a Galáxia vai parar (se é apenas com terráqueos, apenas com Siderais, com os dois ou se ficará vazia).
Também apresenta ótimos breves momentos de ação e a relação de amizade construída entre Daneel e Giskard é bem sólida.
E a reunião de vilões só para planejar o mal é de uma roupagem bem gostosa de se ler.

Mas o final... Só fiquei com o sentimento que li muito por nada. Estava até inclinado em dar 3 estrelas, mas pesou bastante aqui.

Ainda é uma boa transição que levará às histórias de Fundação.
Mas na real, quanto mais eu paro pra pensar, mais defeito eu encontro.
Brujo 25/02/2023minha estante
Faço das suas as minhas palavras, Wagner. Pelo jeito nós temos visões muito próximas a respeito desse livro... O final realmente é péssimo, me incomoda cada vez que lembro dele.

Nayany 06/11/2022

Ser humano individual é concreto,a humanidade é abstrata.
Asimov ficou preocupado em fazer uma ponte com a outra série que essa história ficou sem identidade.

Eduardo Heldt Urban 24/10/2021

O melhor da série dos Robôs!
Esse livro se passa cerca de 200 anos após o terceiro, então não temos mais Elijah Baley, quer dizer, temos momentos importantes desse personagem em flashbacks dos próprios robôs, ou mesmo da Gladia.
A narrativa serve, assim como seu antecessor "Os Robôs da Alvorada", para ligar este universo às sagas do Império e Fundação.
Com o protagonismo assumido agora pelo R. Daneel Olivaw, que é quem investiga um caso que pode mudar a galáxia inteira, o livro flui que nem água! E o seu assistente sendo R. Giskard torna a experiência ainda melhor.
Daneel e Giskard, na minha opinião, formam uma dupla melhor que Elijah e Daneel.
Sem mais comentários, fechou a saga com chave de ouro!!!

Grazi Comenta 20/05/2022

A Magnífica finalização da série dos robôs
Depois eu volto aqui de novo e faço uma resenha que preste, mas nossa, que saudade que eu tava de uma trama gostosa, viciante, com mistério de verdade, com coerência, personagens que me ganham mesmo que esse não seja o objetivo da história...

Pra quem tá reclamando sobre a personagem feminina... achei a história dela muito boa sim e não, a história dela NÃO É de romance, é de libertação da cultura sideral e eu achei MARAVILHOSA. Leiam de novo, lerem errado. Ficou ótimo.

Daneel, que saudade de te ver pensando. Giskard... sua importância...

Foi lindo ver a explicação/construção para Fundação e Terra. Amei demais.

PRONTO, VOLTEI

Robôs e Império se passa muitos anos após o final de Robôs do Amanhecer, dessa vez tendo os robôs Daneel e Giskard como conectores lógicos da trama, junto a Gladia, ''a mulher solariana',' como protagonista e agora dona dos robôs mais importantes da galáxia.

NO terceiro livro o detetive Baley descobre uma grande trama contra a expansão terráquea ao mesmo tempo que um enorme avanço na robótica. Ele resolveu tudo isso com um embate discursivo bem feito, mas seu contra-ponto, o cientista que odeia a Terra, ainda tem muitos anos para viver (sendo ele um sideral) e suas ideias perdurarão. E agora, séculos após a morte de Elijah Baley, Gladia, Giskard e Daneel ficarão responsáveis por descobrir o que os cientistas anti-Terra estão tramando antes que todo o trabalho dos novos viajantes espaciais seja varrido do universo... literalmente.

Esse livro tem menos cenas de ação que os outros, mas mesmo sendo quase que todo embasado em diálogo, isso não torna a leitura lenta. Pelo contrário, tendo sido Asimov um grande orador e professor, seus textos tem uma fluência ''viva'', como se seus personagens existissem de verdade e estivessem falando com os leitores. Foi absolutamente maravilhoso ver a construção do que acaba sendo finalizado em Fundação e Terra (último livro da maior saga de Space Opera da literatura) e muito bonito ver a transformação dos robôs (tô tentando não dar spoiler aqui). Gladia ganhou um destaque importante, novos personagens interessantes surgem e as viagens interespaciais estão tão deliciosas quanto nos outros livros.

Nunca vou me cansar de me jogar no mundo de Asimov, ver como funciona a mente de seus personagens e ficar analisando cada pedacinho de informação para conectar com as outras séries dele. Essa foi mais uma leitura grandioso, que me fez me lembrar porquê scifi e Asimov são meus favoritos.

Fred 12/07/2021

Não tão cativante, mas de muita importância pra Fundação.
Na minha opinião, essa continuação está longe de ser tão boa quanto foi Os Robôs da Alvorada. Talvez seja até o menos cativante da saga dos robôs, mas é de muita importância pra leitura dos 7 livros da Fundação, mais precisamente sobre a Segunda Fundação. Muito do que acontece lá, tem origem no final de Os Robôs da Alvorada e principalmente aqui. Então pra quem ainda não leu, mas tem interesse na série da Fundação, minha dica é seguir essa ordem:

Eu, Robô
As Cavernas de Aço
O Sol Desvelado
Os Robôs da Alvorada
Os Robôs e o Império

Siga com "Pedra no Céu" pra ter um breve deslumbre de como a Terra está inabitável por decorrência das ações em Os Robôs e Império e só depois leia os 7 livros da Fundação.

Tendo as informações desses livros, faz a experiência de ler Fundação muito melhor.
@tigloko 18/07/2021minha estante
Bom saber disso já que nunca li Fundação. Só Eu, Robô e as Cavernas de Aço

Gabriel.Chiquito 27/09/2021minha estante
Eu voltei pra esse livro justamente por estar lendo prelúdio a fundação e ver referências a saga dos robôs que não reconhecia. Só ler pedra no céu já é suficiente ou ler a saga do império galático também é importante pra fechar Fundação?

Fred 27/09/2021minha estante
Pedra no Céu vai dar uma breve visão do que acontece com a Terra depois do desfecho de robôs e império, mas não é o foco da história. Eu recomendo a leitura pq tem a informação que explica pq ninguém mora mais na Terra ou lembra dela (e pq é uma boa história), mas não chega a ser necessááário. Se vc puder ler, leia, mas não é uma "obrigação"
Existem mais dois livros que entrariam antes de Fundação: as correntes do espaço e stars like dust, mas sinceramente? Pode seguir direto pro termino da saga fundação

andreiaflores 04/05/2023

Indescritível !!! Apesar da história se passar a mais de 15 décadas após os eventos do livro Os robôs da Alvorada , consegui reviver todos os protagonistas e saber mais sobre a colonização da galáxia pelos terráqueos. Apesar dos espaciais serem descendentes da Terra, alguns deles nutrem um ódio enorme pelos terráqueos, tanto que planejam sua destruição!!!!

Paulo de Carvalho 06/04/2023

Robôs e Império
Entendo perfeitamente as críticas que afirmem que o livro, por si só, serve mais para conectar a Saga do Robôs com a Saga do Império e consequentemente a Saga da Fundação. Isso não é mentira, o livro serve melhor como uma conexão, explica alguns pontos que serão explorados posteriormente em Pedra no Céu, que terão continuidade futuramente na Saga da Fundação e afins. Porém, mesmo que Elijah Baley tenha sido o ponto mais alto dos três primeiros e que Asimov tenha tentado emulá-lo utilizando Daneel, eu admito que o livro é bom. O que mais me agradou foram as interações entre Daneel e Giskard, os verdadeiros fios condutores da trama. Não é o melhor da saga, nem mesmo chega perto de ser o melhor de Asimov, mas além de ser muito necessário para todo o universo de Asimov, ele tem suas qualidades.

Emerson 20/04/2022

O elo que faltava
Este livro finaliza a Série dos Robôs e mantém várias ligações com a Fundação. Porém, como não é a conclui a trama, que ainda passa pela trilogia do Império Galactico antes de Fundação, o final não é totalmente satisfatório sendo uma preparação para os próximos livros.

Não é recomendado para leitores que não leram os outros livros da Série dos Robôs. Porém, é uma leitura obrigatória para aqueles que leram.
Grazi Comenta 07/06/2022minha estante
Também acho que não é uma leitura boa para quem não leu os sete da saga da Fundação. Depois de Fundação e Terra voltar e ver como tudo aquilo rolou é sem igual.

Filipe 20/07/2022

O Início do Império
Como continuação direta da história de Elijah Baley este é o livro mais fraco da série dos robôs, em termos de ação acontece pouca coisa, e o romance se baseia basicamente nas conversas e conjecturas de Daneel e Giskard.
Independente disso ele é de extrema importância para entender o nascimento do império galáctico e dos livros que vieram cronologicamente após este.
Não é uma leitura fácil, mas como fã deste mundo criado pelo Bom Doutor recomendo, você vai se ver filosofando sobre a vida e a natureza humana, assim como nossos queridos robôs milenares.

janeway 28/02/2021

O quarto e último livro da saga dos Robôs não segue a mesma linha dos livros anteriores, mas é tão interessante quanto.

A princípio senti estranheza ao iniciar a leitura, já que ela se passa 200 anos depois dos acontecimentos dos outros livros e por isso não existe mais um Elijah Baley como protagonista. Sem dúvidas o que mais me afetou foi saber que não veria novamente a dupla Elijah e Daneel, que me deram tantos momentos únicos com sua dinâmica entre um humano e um robô. Mas ao tirar isso do leitor, Asimov deu um presente maior e arrisco dizer muito mais interessante, que foi ver os robôs Daneel e Giskard trabalhando juntos.

Cada diálogo entre Giskard e Daneel é uma preciosidade. Ver eles questionando as leis da robótica e refletindo sobre o comportamento humano é o que faz este livro tão bom de se ler. Não que a trama seja ruim, pelo contrário, provavelmente ela é a mais interessante da saga por ter uma questão grande demais para qualquer personagem resolver por contra própria; mas o protagonismo destes dois (em especial do Giskard) dá uma profundidade ideal pra história. Sem contar que é aqui o ponto de partida oficial da psico-história e a criação da Lei Zero, ambas sendo conceitos essenciais para o que vem pela frente.

O final fugiu do que eu esperava e foi tão abrupto que demorou pra cair a ficha que aquele era mesmo o encerramento. Agora resta ler os livros do Império Galáctico para ver o quão impactante foi essa última decisão.

Filipe 20/07/2022minha estante
*spoiler*
Assimov não sabe escrever sobre mulheres, Gladia é levada a seguir na história sempre por outros homens e nesse caso, por seus robôs, e no final ainda precisa de um macho forte para protegê-la ?????