Empire of Storms

Empire of Storms Sarah J. Maas




Resenhas - Untitled


52 encontrados | exibindo 46 a 52
1 | 2 | 3 | 4


Camila 25/10/2016

Clique e assista a resenha completa!
https://youtu.be/yPs6rrnBKyg
comentários(0)comente



fevieira 25/09/2016

Não sei por onde começar... Esse livro foi uma decepção, foi previsível, pra mim o pior livro da série, eu decidi abandonar a série por completo, não tenho a mínima vontade de continuar,não quero ler o último livro, pra mim deu.

Esse livro tem um GRANDE problema com os personagens masculino, PQP todos os homens são uns bando de cachorros territoriais que acham que as mulheres são suas propriedades!

Essa história tinha um conteúdo para ser boa, porém várias coisas desnecessárias acontecem e faz com que a historia caia no fundo do poço!

A primeira coisa que me irritou profundamente, meu deus ninguém nessa série pode ficar solteiro absolutamente ninguém! Todos os personagens tem que ter um parceiro ( e todos os parceiros masculinos são iguais so muda o cabelo e o os olhos, todos são territoriais e tem um ciúmes ridículo!).

A segunda coisa, o amor de matar! Meu pai do céu que amor é esse? Quantas juras de amor desnecessárias e sem propósito, e vou deixar bem CLARO, EU NÃO TENHO PROBLEMAS COM CENAS DE SEXO EM LIVROS Y.A! PORÉM QUAL É A NECESSIDADE DA AELIN E DO ROWAN TRANSAR 3X NA PRAIA?! Foi tão desnecessário! E sem fala as juras de amor "Você me ama? Eu te amo, e Você? Me ama? Eu tbm te amo", Ai meu deus alguém me leva pro hospital pq esse doce todo me deixou com diabete!.

A terceira coisa foi que pra mim esse livro foi muito previsível! Em todo livro apenas duas cenas que me deixaram sem fôlego e as duas cenas está envolvendo a Manon, você consegue facilmente descobrir o que vai acontecer e isso foi péssimo, pelo menos para mim.

A quarta coisa, os personagem, Aelin contínua uma vaca arrogante e ainda por cima de tudo mentirosa, Rowan não tem propósito nenhum a não ser o amante da Aelin é assim que vejo o Rowan na série, um cara "bonito" de morrer que é par da Aelin, o Dorian tadinho mais perdido que do que cego em um tiroteio, pqp esse é o penúltimo livro e o Dorian continua um ze perdido! Vamos falar do Chaol! A participação do Chaol foi tão Incri... a espera ele não ta no livro vdd.... A Manon falo mais tarde.

Lorcan e a guria que eu esqueci o nome, previsível de novo! Encheção de linguiça! No exato momento que os dois se encontraram eu já sabia que eles iriam ter uma relação, que ela iria surpreender ele e algum sentimento iria crescer dentro deles.

Lysandra e Aedion, a Lysandra me irritou um pouco muita babação de ovo pra Aelin, a parte que foi mostrada do Aedion com o pai foi bem legal admito porém foi so isso tbm.

A quinta coisa foi como TUDO gira em torno da Aelin, TODOS os núcleos desse livro gira em torno dela, ou é para encontrar a Aelin ou seila Aelin! Absolutamente tudo gira em volta dela e isso pra mim foi ridículo, tudo bem ela é a principal, mais não tem necessidade de TUDO girar em torno dela, isso é péssimo.

Agora vamos para as coisas que eu "gostei", o encontro com o Lord Pirata foi tão legal tão nostálgico! #SaudadesCealena #SaudadesSam.
As duas partes que me deixaram sem chão foram duas parte com a Manon, a primeira parte foi logo no começo do livro ( não irei da spoilers) com a Manon e as thirteen e a Manon lutando com uma personagem haaaaaa foi tão FODA! E a segunda parte foi bem no final do livro com a volta das Thirteen! Foi de tirar o fôlego tbm! O livro tem um núcleo bom porém as coisas que eu falei anteriormente são tão maiores que esse núcleo que simplesmente ofuscam toda as coisas boas.

Agora vamos falar dela,Manon, adoro a Manon ela é tão forte e uma líder incrivel! Adoro ver como ela e as Thirteen vão se desenvolvendo a cada livro, porém a autora fez um grande erro pra mim, a Manon não precisa de um homem, nenhuma mulher precisa de um homem! Qual o problema de uma personagem mulher forte! Independentemente! Escolher ficar solteira?! A Manon não precisa de um homem para ser completa! Ela sozinha ja basta! Essa Relação com o Dorian foi péssima! Pelo menos pra mim.

Essa é a minha opinião em relação a esse livro, você está lendo minha opinião, não deixe de ler o livro so pq eu não gostei, você pode ler e simplesmente amar o livro, e não adianta me xingar ou falar " ai vc nao entendeu o livro" foda-se nada do que você falar ou o quanto me xingar vai mudar minha opinião, pra mim é um livro ruim.

1 estrela e meia (so por conta da Manon).
Lucas 25/09/2016minha estante
não me arraza não! Eu comprei os 4 livros lançados aqui no Brasil,agora to com medo de me decepcionar.


Jade 14/11/2016minha estante
Abandonei essa saga no terceiro livro porque previ que esse mimimi diabético ia acontecer. Pelo visto acho que fiz a escolha certa.


Eschiley 01/12/2016minha estante
Puta merda, Celaena e Rowan? Tristeza me define.


Thaira.Corpes 12/01/2017minha estante
Dorian é um caso perdido kkk


fevieira 12/01/2017minha estante
Kkkkkkk sim!


Thais.Santos 08/02/2023minha estante
Talvez o problema não seja o livro em si, mas quem leu, fica ai a reflexão.




Sarah | @only_a_snowflake 20/09/2016

"The world will be saved and remade by the dreamers" (Booktalk SEM spoilers)
[Resenha editada dia 07/02/19, após releitura do livro]

Quinto livro já... Quem acompanhou a saga desde o lançamento já tem uma média de cinco anos aturando, rindo, brigando e se revoltando com a Aelin. É muito tempo. Nós, leitores, mudamos, e os personagens também. [edit] Após a releitura senti que em EoS a história tomou um rumo bem mais profundo. Os últimos capítulos foram realmente muito pesados e densos.[/edit]

- Aelin: Antes de comentar sobre ela, queria que ficasse claro que minhas impressões sobre a Aelin mudam drasticamente depois da segunda metade do livro. Então assim, meus comentários para ela até o capítulo 39 são: Baixa a bola, Aelin. Menos, beeeeem menos, menos ainda. Fiquei feliz que algumas verdades foram jogadas na cara da nossa rainha pra ela perceber que não é essa coca-cola toda não. [edit] Discordo do que eu disse. Acho que a Aelin estava no direito de fazer tudo o que ela fez. Ela não estava se achando, ela é tudo aquilo mesmo.[/edit] Porém, do capítulo 40 até o final do livro... eu percebi que talvez ela não fosse tão inconsequente assim, e aí... bem, me deixem chorar em posição fetal sozinha. [edit]

- Dorian (meu rolinho de canela): Não fiquei nem um pouco satisfeita com a participação do menino Dorian em Empire. Ele não é o primeiro membro de realeza que reparo essa inutilidade irritante (vulgo Kai das Crônicas Lunares). Veja só, ele é o segundo personagem mais poderoso da saga (depois da Aelin e sem contar com o Erawan), [edit] Dorian não é o 2º personagem mais forte, antes dele temos Maeve, Rowan e Lorcan [/edit] e mesmo assim ele é tão invisível quanto no primeiro livro. Dorian não ficou sabendo da noite pro dia que ele era príncipe herdeiro, ele foi criado para um dia ser Rei. Ele deveria entender de estratégias militares, devia ser expert em arrumar alianças políticas, mas não é bem isso que acontece. Eu entendo que a personagem principal é a Aelin, que ela toma as decisões, mas a presença do Dorian é tão secundária que ele mal colabora (tudo bem que houveram diversas partes que ele foi fundamental, não nego isso), mas onde estão seus aliados, Dorian? Todo mundo se revirando pra conseguir aliados e exércitos e ele fica se remoendo pelo que aconteceu no passado. É uma guerra, lute primeiro e fique de luto depois. (P.S.: E espero que ele não faça a burrada que eu acho que ele vai fazer no próximo livro. [edit] Eu sei que ele não vai fazer essa burrada, mas se fizesse ia fechar com chave de ouro [/edit])

- Elide: Menina, queria ter um pouquinho da sua coragem. [edit] Na boa, ela realmente é uma personagem incrível. Não tenho mais certeza se shippo ela com o Lorcan, depois do final do livro. [/edit]

- Lorcan: Digo novamente, não sei se te abraço ou se te dou uns tapas. [edit] Agora já sei: dou uns tapas [/edit]. Mas agradeço por tornar a narrativa incrivelmente maravilhosa. [edit] Lorcan é um personagem complicado. Acho louvável que em momento nenhum ele foi um bruto com a Elide e quase sempre soube a hora de parar de forçar a barra. Porém, entretanto, todavia, não consigo entender ele. Acho que ele é burro mesmo, por fazer tudo o que ele fez no fim do livro [/edit].

-Manon: Diva maravilhosa arrasando com tudo. [edit] Véeeeeei, a Manon foi o lacre desse livro. Não teve nenhum capítulo dela que foi chato ou parado. Tudo sempre frenético. Acho a personalidade dela incrível e super combina com o seu backstory [/edit].

- Aedion e Lysandra: CASEM-SE. (E Lysandra, como eu te subestimei, minha filha O_O) [edit] O amadurecimento da Lysandra é um show à parte nesse livro. Aliás, EoS tá cheio de personagens femininas fortes e empoderadas [/edit].

- Maeve: Tomara que seu botox endureça [edit] D-E-S-G-R-A-Ç-A-D-A [/edit].

História: Ainda prefiro Queen of Shadows. Aqui já começamos a sentir que a história está chegando ao fim (talvez um fim não muito agradável para alguns personagens). Conseguimos entender finalmente o que raios estava acontecendo nos três primeiros livros, e as peças vão se encaixando. Um final sangrento vem por aí. [edit] Só gostaria de acrescentar que tenho um ranço eterno a Elena, ô muié burra [/edit]

"Even when this world is a forgotten whisper of dust between the stars, I will love you."

BGM: "Yeul's Theme" (Joelle/Final Fantasy XIII-2)
Rapha 28/09/2016minha estante
A pessoa ja ta chorando a mais de duas semanas depois de ler esse livro e tu ainda me aparece com Yeul's Theme? Meu deus... *lagrimas rolando*


Sarah | @only_a_snowflake 29/09/2016minha estante
É pra ficar no fundo do poço de vez, Rapha kkkkkkkkkk (tô rindo mas tô chorando)


Vitória 19/12/2016minha estante
Chorando em posição fetal tbm viu kkkkk


Sarah | @only_a_snowflake 23/12/2016minha estante
Nadando nas lágrimas, Vitória ;_;




spoiler visualizar
Layla 17/09/2016minha estante
O SENHOR CLIFFHANGER FDP, CARA!!!!!!!!!! fiquei até com raiva da Sarah pq foi destruidor


Keila Gonçalves 19/09/2016minha estante
Amei a sua resenha...me deixou ainda mais ansiosa!


Rapha 28/09/2016minha estante
"Como aguentar um ano sem ToG 6 ?"

ESTOU ME PERGUNTANDO EXATAMENTE ISSO!


LetAcia237 27/12/2016minha estante
menina eu MORRI com esse final. eu to depressiva e morrendo de ódio da sarah, mas ainda assim AMEI hahaha
quero o próximo logo...




Layla 10/09/2016

O céu e o inferno em forma de páginas
ATENÇÃO, RESENHA COM SPOILERS. LEIA A OUTRA VERSÃO, SEM SPOILERS, NO LINK ABAIXO CASO NÃO QUEIRA RECEBÊ-LOS.

Vocês já tiveram a impressão... o sentimento impotente de que todos aqueles que governam nosso mundo, seja um país, um presidente, o capitalismo, um deus ou um parente, que eles tiram na mesma proporção em que dão?

Fora este pensamento inconsolável que tive ao terminar esta leitura: que Sarah deu muito, mas tirou com a mesma - senão mais - facilidade. Sarah... eu amo essa mulher. E odeio. Por quê? Porque todas as dúvidas que um dia tivemos foram explicadas, e a explicação é o céu e o inferno. Todas as interrogações foram apagadas e a peça essencial para tudo fora Elena.

Elena. Elena sempre fora um enigma, e neste livro nós a desvendamos. Elena, que covardemente adiou a morte de Erawan quando estava viva para que outros o fizessem. Elena, que sabia como este preço teria de ser pago: com sangue da linhagem de Mala. Elena, que sabia que apenas Aelin (e Dorian também, como descobrimos neste livro) poderiam pagar este preço e ele será pago com cada gota de sangue e magia. Elena, que sabia que O PREÇO É INOMINÁVEL. Elena, que sabia que Aelin tem a marca de Brannon, o Inominável, em sua pele. Elena, que vira a Aelin morrer quando era pequena e escapara de seu castelo quando todo o resto de sua família e corte também morria. Elena, que contra os deuses, a salvara. Elena, que guiou Arobynn ao corpo inerte de Aelin para que ela pudesse ter a ajuda (e o treino) do qual necessitara.

Tudo vai se esclarecendo.

A deusa Deanna se apossa do corpo de Aelin quando ela usa a chave de Wyrd e seu poder atinge dimensões nunca antes alcançadas. Ela a chama de algo que Aelin nunca ouvira antes: A Rainha Prometida. Este nome, na hora em que fora pronunciado, causara-me arrepios. E não fora para menos: Aelin fora prometida para os deuses, para que derramasse sua magia e seu sangue no mundo com as três chaves e assim fazer do portão de Wyrd completo. Aelin fora prometida para as chaves.

E Aelin também fora prometida para Rowan, assim como Rowan fora para ela. Destinados a ficarem juntos. O que só faz que tudo isso doa mais.

E, depois de tudo isso, Aelin ainda fora levada numa jaula inteiramente de ferro, presa a algemas e amarras de ferro, com uma máscara de ferro, mas com a firmeza de ferro que só Aelin é capaz de ter - a firmeza de que ela lutará até o fim.

Porém, não fora só de tristezas que as páginas deste livro foram construídas: vimos a corte de Aelin se construir e expandir; vimos Elide encontrar a rainha que procurava e em Lorcan alguém a quem pudesse confiar de corpo e alma; Aedion encontrara seu pai e convivera com ele; Dorian e Manon ficaram juntos, e que alegria fora essa união, mesmo que mergulhada em luxúria; Manon se descobriu a última rainha de uma linhagem real há muito extinta; Rowan e Aelin casaram-se e viram neles mais do que amor e paixão e a ligação carranam, viram aquele laço eterno e indestrutível de parceiros, de almas gêmeas.

Visando tudo o que ocorrera, Sarah nos deu na medida em que tirou, mas ainda há esperanças. Sempre há. Todas as revelações me fizeram lembrar de Harry Potter e As Relíquias da Morte: que Snape e Dumbledore prepararam Harry para morrer durante anos e que, mesmo morrendo, ele ainda tivera uma escolha. É no que me agarro. Rowan, Dorian, Aedion... Eles podem descobrir algo sobre as chaves. Um jeito de burlar as regras dos deuses. Ou os próprios deuses podem ajudar Aelin. Mas não aceito que Aelin e Dorian morram por isso. E acredito que juntos eles possam achar um jeito.

Com risos e lágrimas, agora penso que Empire Of Storms fora um dos melhores livros deste ano. Fiquei horrorizada em alguns momentos, horror que pendia para o terror e para a profunda admiração. Os mais fantásticos livros são assim, fazem você vagar entre o pior e o melhor de ser, de sentir, de viver uma vida que não é sua por algumas páginas. E o preço deles vai além do valor pago, da espera ou da dor que sentimos: o preço dele é vermos tudo acontecendo e não podermos fazer nada para interferir. Não há nada em um livro que não seja feito para amarmos pois amamos a vida, amamos os personagens, amamos as árvores que deram vida às páginas assim como amamos os autores que dão vida às palavras, e quando amamos algo ou alguém, ficar impotente é a pior coisa que podemos passar.

E Aelin ganhou um brilho ainda mais intenso para mim... porque Aelin Galathynius pode ser admirada por muita coisa. Por ser Celaena Sardothien. Por ser A Rainha Prometida. Por todos os seus títulos e conquistas. Mas, neste livro, ela ganha outro relampse em sua personalidade, algo que me fez admirá-la muito mais: o fato de saber o que o futuro a guardava, saber que a derrota era certa e mesmo assim não desistir. Porque não é pelo fato de até o destino estar contra você que você tornará fácil a vitória de seu fado. Não. Não mesmo.

E ela não desistirá. Nem ela e nem sua corte. A corte que mudará o mundo.



site: https://www.instagram.com/laylafromthebooks/
Lucas 10/09/2016minha estante
os spoiler sos
vou acabar pra ter a noção da gravidade


Layla 10/09/2016minha estante
A gravidade é gravíssima, migo. Termine e VENHA FALAR CMG PFVR


Lucas 10/09/2016minha estante
irei mesmo viu


Maria Eduarda 11/09/2016minha estante
Eu acabei o livro agr, li ele praticamente em um dia, n conseguia parar e quando terminei... O final acabou comigo e me fez querer matar a Sarah mas ao mesmo tempo me fez amar Aelin ainda mais. Desde inicio do livro Lorcan foi me ganhando e no final, bem, ele me decepcionou bastante apesar de entender pq ele fez isso. Anyway, acho q sua resenja descreve bem... Saran deu e tirou mas como tirou! Kkk amei demais e n sei se aguento até o ano q vem ? (Desculpe o tamanho mas ainda estou meio abalada)

Ps:o proximo livro é o ultimo?


Ju 12/09/2016minha estante
MELHOR RESENHA EVER! Tudo o que senti, tudo o que sofri, tudo o que amei e chorei tá aí. Arrasou demais! Mal posso esperar pelo próximo livro e pra saber como a Sarah vai resolver essa porra toda, pois assim como você, não aceito perder nenhum desses personagens maravilhosos que tanto amo.


Layla 12/09/2016minha estante
Sim! Não pode ter nenhuma morte, a não ser a lenta e bem torturante da Maeve. Se a Sarah matar a Aelin ou o Dorian depois de tudo o que eles passaram, vou ficar BEM BRAVA. Obrigada pelos elogios e espero que você tenha arrumado forças pós EoS porque ainda estou na senhora caca.


Layla 17/09/2016minha estante
Maria Eduarda, o próximo livro é o último sim, infelizmente. E, mesmo fazendo dias que li, ainda estou abalada! Sei como você se sente


Keila Gonçalves 19/09/2016minha estante
Amei a sua resenha!


Layla 19/09/2016minha estante
Obrigada, Keila [emoji de coração]


Rapha 21/09/2016minha estante
E a lágrima caiu ao ler o que vc escreveu. Sério. DEUS, esse livro realmente me levou ao céu e ao inferno, apesar que o inferno foi tão mais constante e profundo. T.T Nenhum livro que ja li se compara ao que vi e senti em Empire of Storms. Sarah conseguiu me destruir a cada linha a partir do momento que Aelin pisou naquela praia, naquele final. Ai meu deus....vemos ai, um ano doloroso de espera até o ultimo livro.


Layla 22/09/2016minha estante
Disse tudo, Rapha. Quero só ver o que será da gente durante este ano e como faremos pra aguentar o que está por vir. Sei que estou morrendo de medo.


Vitoria 22/09/2016minha estante
Eu so posso dizer que estou morta depois de ler esse livro . Pensei que fosse só eu que tinha comparado com Harry Potter, estou achando que talvez a Aelin seja a ultima chave ate porque a Sarah é muito fa de Hp e teve muita, mas muita coisa parecida ...


Layla 24/09/2016minha estante
A primeira coisa que pensei foi em HP, Mavi! Agora é esperar pra ver. Sei que estou destruída apenas


Tuanny 21/10/2016minha estante
Que resenha maravilhosa! parabens viu! ainda nao li, mas ja to sofrendo so pela sua resenha.


Layla 22/10/2016minha estante
Obrigada, Tuanny! E é sofrimento puro o livro também, prepare-se, viu?


Vitória 19/12/2016minha estante
Nem sei o que dizer dos últimos capítulos! Meu coração foi se despedaçando ao longo desse final.
Sofri junto com o Aedion e com o Rowan e nem sei como conseguirei esperar pelo lançamento do sexto livro.
P.s.: Se a Sarh matar a Aelin, nem sei oq vou fazer.


Layla 27/12/2016minha estante
Somos duas, V! Outubro será o mês de lançamento e tbm o de caça às bruxas pq irei atrás da Sarah!!!!!!


Leila Stefany 07/01/2017minha estante
gente quando sai o proximo livro??, necessitoooo.


Layla 07/01/2017minha estante
Acho que em outubro, S!




Sarah Warman/ @travelholic_sarah 09/09/2016

Amei!!!
Mais um livro maravilhoso da série. Agora é sentar e esperar o próximo. Amo todos personagens, amo todos casais novos.


Agora, se você é fã do Chaol, não vai gostar muito, pq ele não aparece nesse livro. Estou contando isso para você não se decepcionar, mas parece que vai ter um conto sobre ele.
Não teve nem 1 capítulo sobre ele e por mais que amo Aelin e Rowan, eu acho que Chaol é importante para história, já que o mesmo foi tão importante nos primeiros livro. Ele foi descartado, como se nunca tivesse existido. Acho q a Sarah não deu voz para o Chaol nesse livro, pq ela é apaixonada e obcecada pelo Rowan e quer que todos se apaixonem por ele tb e para acabar de vez com as esperanças de quem ainda sonhava em ver Aelin com Chaol.

Confesso que apesar de amar Rowan, estou um pouco cansada dos personagens masculinos da Sarah, toda série a mesma coisa. Amo as duas séries dela, mas espero que a próxima não seja sobre Fae. Personagem principal sempre se apaixona pelo Fae mais poderoso do planeta, com toda sua masculinidade, so gorgeous, so perfect, so powerful. Não me entenda errado, eu amo o Rowan e acho que ele é o par perfeito para Aelin, só acho q a Sarah força muuuuito, acho que não precisa disso tudo. Mas acho que ela ainda está tentando converter team Chaol em team Rowan. Acho que nessa altura do campeonato quem não gosta do Rowan, não vai mudar de opinião.

Apesar desses pontos negativos eu amei o livro.

Léo Carvalho 10/09/2016minha estante
Tb acho isso sobre o Chaol. E isso foi uma das coisas q me fez abandonar a série. Isso e essa obsessão da Maas com Elfos. Achei q ela descaracteriza a série completamente dos primeiros livros. Celaena era ótima. Aelin eh um porre...


Sarah Warman/ @travelholic_sarah 11/09/2016minha estante
Léo, eu não entendo essa obsessão por elfos tb não. O q tem a pessoa se apaixonar por uma pessoa normal? Toda série isso. E ter descartado o Chaol Tb, foi besteira e acho q foi só por causa da enfiar goela abaixo das pessoas q ainda querem ele com Aelin. Realmente a série mudou muito, bem diferente dos primeiros livros.


Dani 17/06/2017minha estante
Concordo com vc. Tadinho do Chaol. Não sei o que a Sarah tem contra ele. Mas também, pelo caminho que a autora levou a Aelin, se ela tivesse ficado com o Chaol, matava ele na primeira vez que ficassem juntos (aquela cena na praia com Chaol? não dá certo. kkkk)
Também já cansei dos super machos féricos da Sarah.
Apesar de tudo, ainda foi um ótimo livro.




Samira Zorkot 09/09/2016

Haja coração
Empire of Storms me deixou sem palavras! Todas as coisas que eu vinha torcendo para acontecer ao longo da série, finalmente ocorreram. A emoção é tão grande ao longo da leitura, que você não vai conseguir se livrar do sentimento e dos personagens, por mais que tente.
Eu sou uma grande fã de Sarah J. Maas, ela é sem dúvida alguma minha autora favorita. E quando ela mencionou que iriamos amá-la e odiá-la por esse livro... Bom, eu não esperava que realmente acontecesse.
Aelin é uma grande individualista, sempre guardando seus planos e contendo informações. Nesse livro isso aconteceu mais do que nunca. Aqui vemos antigos aliados e débitos sendo cobrados.
Acho que de alguma forma a história ficou mais centrada nos personagens secundários, como Manon e Elide. Eu me apaixonei ainda mais por Manon nesse livro e, ao longo da série eu tinha uma certa irritação com Elide. Depois desse livro Elide tem um lugar no meu coração.
Achei a história extremamente bem construída, os personagens bem interligados e com um final surpreendente e de partir o coração.
Sem contar no meu amor por Rowan, Dorian e Aedion!
Empire of Storms agora disputa com Heir of Fire entre os meus preferidos na série!
Recomendo!
comentários(0)comente



52 encontrados | exibindo 46 a 52
1 | 2 | 3 | 4