Tatiana & Alexander

Tatiana & Alexander Paullina Simons




Resenhas - Tatiana & Alexander


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


VickdeNariz 08/03/2024

Mais que amor e guerra, fé
Esse livro representa bem aquele ditado "Nada está tão ruim que não possa piorar".

Depois de mais um desfecho dramático do segundo livro, com nossos protagonistas novamente se separando em circunstâncias bem tensas, eu não esperava tantas perturbações que os impedissem de ficar juntos, afinal, já sabemos os segredos de todo mundo; Alexander é um americano, Tatiana se voltou contra a União Soviética e Dimitri é a escória das escórias. Não havia mais que fizesse diferença além do presente, mas tem.

Dividido em momentos do passado e do presente, logo no começo somos apresentados ao Alexander Barrington ainda um escoteiro mirim dos Estados Unidos, antes de ter sua vida condenada pelo comunismo, e é nesse vai e vem de flashbacks que temos noção do quanto a vida dele foi difícil até a vida adulta, mesmo confiando em Dimitri, mesmo se envolvendo com Dasha, até o momento em que voltamos para aquele 22 de junho de 1941, o dia em que ele viu Tatiana pela primeira vez e sentiu-se, após muito tempo, livre daquela dor acumulada de anos.

Confesso que demorei muitooooooo para engajar na leitura porque os flashbacks eram muito chatos com as informações políticas e econômicas da época (pra mim, pelo menos), e sobre o presente não preciso falar muito, mas eu me arrastei bastante vendo a Tatiana lidando com sua nova responsabilidade como mãe "solteira" (não é spoiler porque sabemos como terminou o segundo livro) enquanto nosso Alexander passa pelas medidas de segurança da NKVD (medidas terríveis).

Mais do que romance, esse livro fala de luto de uma forma crua e agonizante, de fé, destino, escolhas, patriotismo e perseverança, fala sobre as consequências da guerra não se limitarem a destruição e perda de vidas, mas também da perda do coração do homem em troca de traumas que ficariam talvez pelo resto da vida. Não passando pano para algumas atitudes do Alexander, mas a gente precisa considerar o cenário total e não só o da Tatiana, além de que uma coisa que é lembrada com fervor nesse livro é o quão forte é o amor dele por ela e o dela por ele.

Terminei essa leitura com a mesma opinião sobre as personagens (menos o Dimitri, tive pena dele no outro livro, mas nesse aqui percebi que o cara não merecia nada não) e chorei em muitas partes por não poder abraçar essas pessoas.

Este é um livro muito mais maduro que os anteriores e por isso acredito que demorei, um livro sentimental e absurdamente agonizante, porém maravilhoso também. Não é meu preferido da trilogia, mas conseguiu dar um bom final ao nosso casal de lutadores.

Ps: foi pra minha lista de leituras obrigatórias para todo leitor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dafni_cris 07/12/2023

Impressionante, todos deveriam ler!
A história de Tatia e Shura é emocionante desde o primeiro livro, a forma como ela se torna uma mulher simplesmente incrível é maravilhosa. Embora eu ache ele é um pouco rude dá para ver claramente o amor entre os dois.
comentários(0)comente



Sra. Cass 09/09/2022

No terceiro e último da trilogia, Pauline se prolonga demais que cansa a gente. Ela se estende tanto no passado de Alexander que o livro vira um calhamaço chato de ler, mas vai dando continuidade à história atual, o que vai deixando o livro um pouco melhor. Li rápido pois já estava amarrada demais aos personagens pra pecar demorando para terminá-lo. O final é como a gente espera, mas não sem antes muito sofrimento.
comentários(0)comente



GeL 05/03/2022

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Depois de terminar a leitura de O Cavaleiro de Bronze, me questionei se eu poderia amar mais essa história? Se Tatia e Shura poderiam me conquistar ainda mais, bom, a resposta você encontra nessa resenha, e sim, é uma resenha apaixonada.

Tatiana & Alexander é a continuação de o Cavaleiro de Bronze, logo após os eventos que nos deixaram com o coração na mão, estamos novamente na Rússia em plena II Guerra Mundial. O ano é 1943 e Tatiana finalmente conseguiu fugir e agora está na América, ela acredita ser uma viúva, que seu amado marido faleceu após um bombardeio e só lhe resta reconstruir a própria vida ao lado do filho na terra dos livres. Porém ela não está em paz.

Alexander deixa com ela algumas pistas que fazem com que nossa mocinha desconfie que ele teve um fim diferente do que o atestado de óbito afirma, e ela está correta. Nosso Shura, prevendo sua iminente prisão e as consequências dela para sua esposa, prepara um plano para salvá-la de uma possível prisão e tortura. Ele é preso após ser denunciado como um espião americano e entregue para a NKGB para interrogatório. Não entrarei em detalhes quanto a essa parte, é tenso demais.

Bom, ele acaba sendo condenado a comandar um batalhão prisional, estamos em guerra, muitos presos e em teoria o dever deles era lutar pela pátria, mas é claro que com os piores recursos e em condições péssimas. Era um batalhão enviado para a morte certa. A vantagem é que nosso Shura é duro na queda e meus queridos, ele constantemente vai ver a morte de perto.

A vida de Tatiana e Alexander está em polos opostos e a sensação que nos dá é que esse casal chegou ao fim, seria possível sobreviver? E na era onde as pessoas se comunicavam por telegramas, em plena guerra onde as informações se perdem e Alex estando em um país onde os dados não são confiáveis, seria possível eles se reencontrarem e viverem um final feliz?

Esse livro é sobre fé queridos leitores, sobre acreditar que existe sim a possibilidade e não desistir. Tatiana e Alexander são personagens ficcionais, eu sei, mas que nos fazem acreditar que existe sim almas gêmeas, que o amor é sobre sacrifício e pensar no outro e amar muito ao ponto de abrir mão do que for necessário para que o outro sobreviva. Com eles eu aprendi que não precisa ser perfeito, que para além da guerra e problemas externos, qualquer casal enfrenta problemas entre si. Eles brigam, e como brigam kkk, mas se amam com tanta intensidade que dificilmente você não vai desejar um amor tão intenso quanto na sua vida.

E digam o que quiserem, eles não são perfeitos, mas juntos… suspiro.

O romance já é o suficiente para nos conquistar, mas isso é um romance histórico meu caros e Paullina Simons nos leva para um passeio pela história, vivenciamos a guerra como se estivéssemos lá e é tão enriquecedor. Ela entremeia o romance com fatos históricos e fica perfeito, fora a narrativa poética tão apaixonante!

Eu passei por um misto de sensações enquanto lia, cheguei a duvidar se existia a possibilidade de um final feliz, estava até um pouco conformada, mas aí tudo mudou e foi uma reviravolta atrás da outra rs, a perfeição! Eu terminei a leitura emocionada e feliz por ter lido um livro tão bom. Só posso agradecer à Paullina por essa obra e por criar Tatiana e Alexander.

Leiam e eu espero que vocês se apaixonem tanto quanto eu.

site: https://www.garotasentrelivros.com/2022/03/resenha-405-tatiana-alexander.html
comentários(0)comente



Juh 01/01/2022

Você arriscaria td por amor a alguém?
A busca frenética de uma mulher para salvar a vida do homem que ama em meio a uma guerra mundial. Suspense, ação e romance perfeitamente combinados em um pano de fundo histórico. Esse eh o ultimo livro da trilogia O Cavaleiro de Bronze. Sou completamente apaixonada por essa trilogia?
comentários(0)comente



insaniadora 13/08/2021

Intenso, magnífico, e triste!
Depois de sete anos, finalmente eu li o segundo livro da trilogia! (sim, esse tecnicamente é o segundo. O primeiro e o ?segundo? lançados no Brasil na verdade é apenas o primeiro volume, que a editora decidiu dividir em dois. O terceiro de fato, chamado de The Summer Garden nunca foi lançado no Brasil)

Esse aqui com certeza foi o mais intenso de todos! Enquanto Tatiana está em Nova York, tentando erguer sua vida, com o filho de Alexander no colo, vivendo seu luto, jurando que o marido está morto, Alexander ainda está na europa, lutando no auge da Segunda Guerra.

O que eu amei nesse livro é que tem bastante flashback da infância e adolescência de Alexander, e assim podemos entender melhor o que aconteceu com seus pais e com ele.

Aqui o sofrimento não tem fim. Cada página uma angústia, uma ânsia pra que eles se reencontrem, pra que a guerra acabe. Tudo que sofremos lendo o primeiro livro, é multiplicado nesse, pois além de vermos as mortes, a fome, e o que de fato foi o socialismo, também tem a parte psicológica; como de fato estava a mente daqueles soldados, e como ficou depois de tanta barbaridade.

Único spoiler que posso dar é que sim, eles se reencontram, mas apenas em 80% do livro. E mesmo assim, a angústia só acaba nas últimas páginas.
comentários(0)comente



taisa r 27/05/2021

Aprendizado
Mesmo sendo uma saga sobre o amor de Alexander e Tatiana, posso afirmar que aprendi e refleti muito sobre fatos da 2 guerra mundial. A trilogia mostra muito bem o sofrimento dos civis numa guerra, mostra como os homens que eram obrigados a se alistar no exército eram considerados por seus superiores, como o serviço da Cruz Vermelha era incansável ...enfim...temos uma linda e sofrida história de amor, com personagens muito reais, com falhas e necessidades, mas temos um romance com muito mais que isso.
Apesar de, em mais de uma vez, eu pensar por que afinal insistir nesse romance , posso dizer que pra mim valeu a pena.
comentários(0)comente



Gi 27/03/2021

Ah meu coração...
E assim eu termino a saga O cavaleiro de bronze, confesso que eu não queria termina-lo, tão sofrido, tão intenso e ainda assim tão lindo.
Tatia e Shurra...pra sempre na minha memória. ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anna 04/03/2021

É desespero atrás de raiva.
Quer livro grande! Só esclarecendo aqui no início que, pelo final ele vale muito a pena, mas esse meio não justifica o fim.
Não chega a ser cansativo, só desesperador, porque você fica o tempo se perguntando "quando?" E passa páginas, capítulos, coisas desnecessárias, até chegar. E que fim curto e injusto esse, queria saber mais sem ter que ler o outro livro (sim, tem mais um, que não lerei porque olha... talvez um dia quando sentir falta deles).
Enfim, falando da saga: é incrível, bem escrita, esclarecida, não fala só do romance, mas vários temas e questionamentos, principalmente em relação a sociedade por causa da guerra, deveria ser mais reconhecida e falada, quem sabe até uma adaptação. Amo muito a Tatia e o Shura, por mais que os dois me irritassem as vezes, essa conexão deles é muito bem trabalhada e eu simplesmente amei. Recomendo demais a leitura dos três livros, tenha paciência e esperança, que o final vale a pena.
comentários(0)comente



Milena 13/11/2020

No final tudo vale a pena?
Tão duro, sôfrego e atordoante, mas ao fim tão libertador! Essas são minhas considerações a respeito desta leitura!
Para aqueles que seguem a trilogia com afinco eu indicaria dar uma pausa, ler outras histórias e só então mergulhar no ponto final desse romance/drama, pois ler um atrás do outro tornou esse livro, para mim, muito cansativo! Foram longos 6 meses de abandonos e reencontros com essa leitura, porém no fim tudo valeu a pena. Pode parecer clichê, mas se é clichê, alguma verdade tem, não é mesmo?!
Não sei se foi a intenção da autora fazer com que através da leitura pudéssemos sentir toda a confusão que existia dentro da personagem, inclusive a breve desistência de correr atrás dos seus instintos, nesse caso eu quase larguei de mão, mas assim como Tatiana, não consegui me dar por vencida. Assim, eu fui recompensada com medo, incertezas, adrenalina e lágrimas de emoção no final, todos os sentimentos que um bom livro é capaz de transmitir ao seu leitor.
Então sim! Eu indico essa leitura, desde que ela não seja realizada em sequência dos outros livros.
comentários(0)comente



Gabis 08/07/2020

Conseguiu superar o primeiro livro!
O que dizer sobre essa saga linda de amor e superação? Nunca li um livro e senti o coração tão quente e amargurado ao mesmo tempo. Sofri com os personagens. Amei com eles. E a guerra... tudo representado de forma tão fantástica! Me sinto entorpecida - vejo que a ressaca literária será longa!
comentários(0)comente



Rose 07/07/2020

Nova vida
E fantasmas do passado. Será possível um reencontro após a ?despedida?? Com o coração na mão aguardamos o reencontro de Tatia e Shura
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR