Mudanças de um Destino

Mudanças de um Destino Luciano Otaciano

Resenhas - Mudanças de um Destino

Rosemary 07/05/2023

Resenha Mudanças De Um Destino
Em "Mudanças De Um Destino" acompanhamos a vida de Ágata que é Carioca e tem dois irmãos Ângela e Eduardo. Ágata tem um espírito livre, e a obra segue mostrando a vida dela desde a juventude até a vida adulta. No princípio apesar deste espírito de liberdade, a jovem é muito apegada a mãe, isto segue até mesmo depois de se casar e ter filho.

No entanto seu gênero livre fala mais alto e ela acaba se separando. Mas logo se apaixona de novo quando conhece Daniel um médico Veterinário, com quem ela acaba se casando. Mesmo um pouco mais madura Ágata não consegue ser feliz e abandona Daniel. Daniel é um cara do bem e gosta muito de Agatha, e durante a separação de Ágatha, ele acaba se aproximando do seu ex-cunhado Eduardo e Luiz um amigo.

Os três homens acima formam um trio peculiar Eduardo é casado, Luiz que tem um estilo meio mulherengo e Daniel sofre com a separação e tenta recomeçar sua vida. O trio em particular acaba formando uma sociedade secreta para desvendar crimes e segredos que acontecem pelo bairro onde moram, na família e no trabalho.

"Mudanças De Um Destino" fala da vida, de nossas inquietações, casamento, a vida com chegada dos filhos, amigos, e as consequências de nossas escolhas. Quanto aos personagens a Ágata eu achei ela um pouquinho egoísta, quando as coisas davam errado ou ficavam difícil, ela caia fora, sem pensar duas vezes ou tentar resolver os problemas. Eduardo achei um personagem legal, gente como a gente, com inseguranças normais, que acarretam a todos, Luiz gostei dele também apesar do estilo conquistador tem um astral legal, já Daniel gostei bastante dele é o caro que dá tudo de si, seja no trabalho ou na família.

Bom "Mudanças De Um Destino" tem uma leitura rápida e fácil, vale muito a pena ler, eu só gostaria de ver mais sobre a sociedade secreta, achei muito legal, e gostaria que tivesse uma continuação, pois no final da história a um acontecimento, que me deixou surpresa, e nada mais justo que a sociedade secreta retornasse para fazer justiça (fica a dica Luciano Otaciano). Enfim super recomendo.

site: https://leituracomigo.blogspot.com/
Luciano Otaciano 18/05/2023minha estante
Muito obrigado pela resenha Rosemary! Adorei saber sua opinião sobre a obra.

Bru | @umoceanodehistorias 21/02/2017

Mudanças de um Destino é um romance policial escrito pelo autor nacional Luciano Otaciano que, gentilmente, cedeu a obra para resenha.

A obra nos apresenta à história de Ágatha, desde o seu nascimento, até as escolhas que ela faz quando adulta e como isso influencia na vida de todos. É uma obra curta repleta de reviravoltas e que fará o leitor pensar como nossas escolhas podem mudar nosso destino.

Infelizmente, mais uma vez, acabei criando grandes expectativas com relação a obra que não foram supridas, causando uma decepção bem grande. Logo nas primeiras páginas Luciano nos presenteia com o seguinte parágrafo:
"Nunca poderíamos imaginar como esse ditado tão bobo se tornaria tão profético. Naquela tarde, deitada em sua cama, Eunice, segurando-a em seus braços pela primeira vez, não poderia acreditar sequer por um segundo que aquele bebezinho, tão pequenino e indefeso, morreria antes dela, ou que morreria de uma das piores maneiras possíveis. Esse pensamento seria simplesmente insuportável."
A primeira coisa que pensei foi: “Nossa, que legal que o autor compartilhou isso com o leitor, serve para deixa-lo apreensivo sobre o que vai acontecer”. É, mas as coisas não acontecem assim e esse livro me deu, claramente, a sensação de que fui enganada por uma oferta errônea de um produto completamente diferente do vendido.

Além desse sentimento que a obra despertou, senti que tudo aconteceu rápido demais e sem muitas explicações. Simplesmente a protagonista cresceu, casou, separou e tudo isso acontece num piscar de olhos. Obviamente, isso e a vontade do leitor de saber como a promessa acontece torna a leitura extremamente ágil, mas um aprofundamento em algumas questões é interessante.

Por fim, o final do livro acontece ainda mais rápido que o desenrolar e me senti procurando mais páginas para saber o que acontecia após aquela bomba que o autor lança no colo do leitor.

Mudanças de um Destino é um livro que, em minha opinião, tinha tudo para dar certo, mas que o autor escolheu trilhar um caminho diferente para sair da caixinha e foi algo que acabou não dando muito certo para mim. Digo isso porque outros leitores gostaram muito da obra e o mesmo pode acontecer com você.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2017/02/resenha-mudancas-de-um-destino-luciano.html
Luciano Otaciano 18/03/2017minha estante
Que pena que a obra não tenha lhe agradado. Abraço!

Mel 28/11/2016

Destino Inesperado!
A história não demora no desenvolvimento. De inicio não somos apresentados a Ágata nossa protagonista, mas sim como seus pais se conheceram. Ágata foi uma garota meio rebelde, com atos impulsivos na adolescência e demora para amadurecer. Vemos suas tentativas de encontrar alguém perfeito, ou que pelo menos se encaixe na sua vida. Nesse processo, o drama toma espaço, nossa Ágata deixa corações machucado no caminho.
Enquanto ela começa sua procura pelo amor, também conhecemos outras personagens: Eunice, Andrezinho, Luiz, Sara, Eduardo, Daniel... Em fim, também pegamos um pouco da vida deles, fácil de entender e se envolver já que é narrado em 3° pessoa, e é incrível o quanto parece ser real todo esse mundo que Luciano nos apresenta.
Ficamos intrigados com os mistérios e nos surpreendemos com os fatos. A leitura não nos deixa entediados nenhum segundo! Em todo o livro me vejo envolvida, sem ter vontade de parar, o drama e o romance são sentimentos muito bem construídos, mas o que estava realmente ansiosa e o que mais amei e me apeguei foi em momentos que me deparei com reflexões, admiro tanto a escrita do Luciano por me fazer parar tudo que estou fazendo e ficar vários minutos refletindo sobre algo.

site: https://melissamorei.blogspot.com.br/2016/11/resenha-mudancas-de-um-destino.html
Luciano Otaciano 18/03/2017minha estante
Que bom que gostou da obra Melissa! Um forte abraço para ti.

Léo 19/09/2016

Fascinante, envolvente; um romance agradável e real
Quem aí nunca se perguntou sobre o tal do destino, não é mesmo? E quem é que nesses questionamentos nunca se deparou com a tal dúvida sobre a existência do acaso? No livro do artigo de hoje, a história de Ágata faz o leitor refletir e se envolver intensamente com A VIDA, mas não somente com a vida da protagonista e dos demais personagens, mas com a sua própria vida em si. O leitor se depara vendo a sua própria jornada nos passos de Ágata e de um núcleo de personalidades expressivas que descobrem de uma maneira comum que o drama e o acaso são companheiros inseparáveis da vida, quer queiramos ou não. Neste enredo acentuado onde os desfechos dessas figuras tão comuns se entrelaçam, acaba-se raciocinando o real sentido dos laços familiares, afetivos e sociais. As dificuldades, o sofrimento e todas as reviravoltas que o dito acaso lança sobre as personagens, implica fatores desfavoráveis e até mesmo favoráveis à medida em que as resoluções são reveladas. ''Mudanças de um Destino'', do instruído autor Luciano Otaciano, publicado através do Clube de Autores, é uma composição para tirar o fôlego dos amantes de romance.

Ao iniciar a leitura, o leitor já percebe a precisão na escrita de Luciano Otaciano, que não utiliza manobras para defender seus personagens e momentos tentando transformá-los em pessoas e situações perfeitas. O livro é um representativo aprimorado da própria vida real, levando em consideração aspectos como o relacionamento, a vida amorosa, a vicissitude, a ausência e a imperfeição, modelo mais comum encontrado nos padrões da sociedade. Um núcleo de enredo desenvolvido no conceito de ideais de convivência familiar, amorosa e de padrões sociais. O livro retrata a beleza sem fachada dos infortúnios da vida, e os conflitos de relacionamentos, de um ponto de vista imparcial, precisamente realístico. O autor soube expressar seus sentimentos sobre a vida através de todas as pessoalidades expressivas que marcam ''Mudanças de um Destino''.

Qualquer um dos personagens descortinados pelo autor poderia ser o protagonista do enredo pela simples razão de apresentarem a intensidade nas emoções e a realidade de suas vidas. Os atritos nos lares após certas escolhas que divergem opiniões e levantam muitos questionamentos e pontos de vista dissemelhantes, denotam para o leitor a verdadeira instabilidade no campo de vivência. Essa intensidade transmitida pelos personagens e seus eventos, bons ou ruins, é gritante ao ponto de tornar a leitura não apenas intuitiva e momentânea mas também sintomática, por exibir com facilidade as entranhas de famílias distintas da sociedade.

Ágata, a protagonista, inicia sua jornada em busca de seus sonhos mas encontra pelo caminho as mudanças que o destino lhe reserva. A destemida personagem sofre diversas transformações ao decorrer do enredo mas, mesmo assim, passa para o leitor a proeza de manter-se ainda, fiel ao seu intelecto de vida. Vê-se os personagens crescendo — progredindo ou não — enquanto os anos se passam e as escolhas vão sendo feitas. Luciano Otaciano registra indiretamente uma estrutura peculiar em que o meio socioafetivo é defrontado a todo instante. Usitando a protagonista como ponto de observação, entende-se muito bem essas questões. Ágata é o modelo perfeito do fator 'mudança'. Ora triste, ora feliz. Ora completamente encantada com a vida, ora desesperadamente à procura de uma saída. Os elementos utilizados pelo autor em seu romance mostram ao leitor uma parcela significante da essência humana. Essa cadeia de sentimentos é reproduzida com naturalidade e capricho. O leitor compreende os personagens, concorda com suas ações ou mesmo se opõe a elas. Renunciar a leitura é impossível já que Luciano Otaciano combina o tom suave e romântico de sua escrita com uma pegada mais profunda, dramática e até mesmo reflexiva dos episódios.

Dentre os personagens pode-se destacar alguns que representam claramente aspectos importantes quanto as relações. Eunice, mãe da protagonista, pode ter sua figura elucidada como estabilidade emocional, por sempre tentar encontrar a melhor maneira para resolver as situações. Andrezinho, o filho de Ágata, reproduz o ícone da revolução, da mudança nos padrões familiares. Daniel, amigo íntimo de Ágata, desenha por várias vezes o retrato da desestimulação e decadência. E, a inesquecível Ágata, que por significado de seu próprio nome — boa; bondosa; peça semipreciosa caracterizada pela variedade de cores —, carrega para sua personalidade tais caraterísticas, mostrando-se um turbilhão de sentimentos, uma montanha-russa de emoções.

A agradável narrativa em 3ª pessoa é mais um dos pontos favoráveis do livro. Um fato bem interessante é que o narrador constantemente altera o núcleo de sua narrativa, não somente levando como base os acontecimentos com a protagonista. Episódios secundários com os outros personagens também são relatados com eficiência, causando uma uniformidade no enredo e completando cada ponto, interligando-os com primor.

A interação do leitor com o romance é maravilhoso. Acompanhamos momentos de amor, de descobertas, de mudanças, de imaturidade, de situações difíceis e de paixões que nascem tão logo quanto morrem. Tudo isso se passa em ambientações bem trabalhadas e descritas ao leitor, como por exemplo as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O autor consegue surpreender em alguns trechos e desfechos ao apresentar não apenas um romance dos mais comuns que se encontram facilmente nas livrarias, mas um aglomerado de romances em um enredo só. Há vestígios de romance social, histórico — em relação direta ao que é sentido quanto à narrativa e ambientação — e até mesmo um pouco do romance psicológico — quando é possível analisar os motivos íntimos das decisões e indecisões do núcleo dos personagens.

''Mudanças de um Destino'' pode ser definido como um volume de ideologia socioafetivo e familiar já que defronta vários cernes de experiências. O autor joga em seu campo histórico, peças simples e habituais [os personagens] — que às vezes até se mostram medíocres, insensatos e destruídos, mas ainda sim transmitem e sentem amor —, num jogo do imprevisível [a vida], cheio de encontros e desencontros. Luciano mostra a graça do destino, o mesmo que derruba quem tá no salto alto e retira do fundo do poço quem já se via derrotado. Nesse ponto vemos a semelhança dos fatores amor e vida e um novo embate extraordinário pode ser observado.

''Mudanças de um Destino'' é, sem dúvida, um romance completo, Exibe estilos de vivências, pontos de escape e a velha persistência no amor, mas sem aquela de ''amor perfeito'', em vez disso, sublinha-se o termo substancial. Em meio ao drama encontra-se, claro, a presença de resquícios românticos já conhecidos pelo público amante ou versado do gênero, mas não espere, de maneira alguma, um conto de fadas com figuras tão afáveis. ''Mudanças de um Destino'' é uma obra para os admiradores e amantes da vida e de suas circunstâncias, assim como Ágata, a bondosa e temperamental personagem que não se abala com os embates.

Pode ser fácil enxergar sua boa alma mas prever os seus próximos passos é definitivamente impossível. Ágata tornou-se a personagem feminina mais marcante em minhas leituras do ano. Luciano Otaciano demonstrou muita maturidade e talento no campo literário com este romance. A leitura, apesar da parcela de tensão empregada ao romance, é tranquila. O autor manteve sua objetividade quanto às características pessoais na escrita mas trabalhou muito bem a lapidação do que é apresentado. Soube detalhar fisionomias e psicológicos dos arquétipos que retratou. Com diálogos convidativos e convincentes, o enredo é desafogado, não se prende aos padrões do gênero, e os fatos narrados abrem diferentes esferas de possibilidades. Os capítulos são curtos e a grafia encontra-se bem trabalhada. Não houve momentos de entraves. O romance, num geral, está lotado de temáticas importantes e isso possibilita uma análise extensa sobre a sua estrutura e desenvolvimento. estou muito satisfeito com mais esta leitura.

Em contato com o autor, quando questionado sobre a definição de sua obra, ele diz: ''Acredito que meu livro é sensível, reflexivo e ao mesmo tempo real, ou seja, não é um conto de fadas, apesar de ser um romance. A realidade, às vezes, dói e é dura, porém nunca deixará de ser bela''.

Parabenizo o autor pelo trabalho bem desenvolvido e, com certeza, o recomendo para os nossos amigos leitores de plantão. A classificação é precisa, cinco estrelinhas com louvor. Dá-se ao grande literato, os méritos devidos por seu talento.

site: http://leootaciano.blogspot.com.br/
Luciano Otaciano 18/03/2017minha estante
Obrigado pela resenha Leonardo. Que bom que tenhas gostado tanto da obra. Para mim é gratificante ler uma análise tão bem elaborada da obra. Abraços!

Fernando Nery 02/04/2016

Resenha: Mudanças de um Destino, de Luciano Otaciano, Clube de Autores
Olá Queridos Amigos do Mundo Literário!
Hoje, é aniversário de Luciano Otaciano, um ESCRITOR MARAVILHOSO que considero, além de tudo, um GRANDE AMIGO. Visando homenageá-lo, resolvi resenhar uma de suas obras intitulada "Mudanças de um Destino", publicada pelo Clube de Autores.
De antemão, confesso que fiquei fascinado pela ESCRITA RICA e PROEMINENTE do Lu (olha a intimidade, rs...). A história é muito bem construída e arraigada de mistérios. Nem sempre, tais mistérios são profundos, mas nem por isso deixam de ser MERITÓRIOS, visto que eles nos prendem a atenção e nos fazem querer devorar o livro em poucos instantes. Paralelamente ao desejo de devorar a obra, surgiu em mim o conflito. Conflito? Mas que conflito? A questão é que também tinha vontade de deter-me em uma leitura mais demorada para refletir sobre os temas presentes em suas páginas. A minha razão e o coração se uniram numa dúvida conjunta e ambos não sabiam como prosseguir na leitura. Nem a RAZÃO e nem o CORAÇÃO me davam uma resposta adequada quanto ao ritmo que seria melhor exequível para "Mudanças de um Destino". No final, optei por uma leitura rápida que não foi tão bem executada, pois houve momentos em que razão e coração se detiveram em MEDITAÇÕES MAIS DEMORADAS sobre algumas situações do livro. Entretanto, não me arrependo dessas pausas, pois foram de grande proveito para mim, e sinceramente, se você ainda não leu esse texto maravilhoso do Luciano Otaciano, só posso dizer que sua PERDA é LASTIMÁVEL.
A protagonista do livro se chama ÁGATA. As páginas iniciais narram a origem de sua família contando como seus pais se conheceram. No princípio, deparei-me com detalhes bem interessantes sobre alguns costumes, e é claro que não vou contar para vocês, pois não me considero um ESTRAGA PRAZERES. Dessa forma, recomendo veemente mais uma vez que façam a leitura desse OPÚSCULO LITERÁRIO para poderem saborear determinadas curiosidades.
Devido ao caráter de mistério de boa parte do livro, não posso me reservar o direito de detalhar o enredo do livro, todavia cabe a mim tratar de impressões sobre o narrado, manifestando OPINIÕES BEM SINCERAS sobre o FASCÍNIO que o livro exerceu em minha pessoa.
OUSADIA seria a palavra adequada para descrever a história de Luciano. Ele não teve medo em criar algo que até pudesse chocar pessoas com as mentes mais fechadas. O autor ousou em querer expressar a realidade atual sem ficar mascarando a realidade com algo do tipo "BONITINHO" e "PERFEITINHO.
Ágata é uma mulher real e um tanto rebelde. Não se trata da PROTAGONISTA HERÓICA criada por muitos escritores que visam somente trazer para seu público um LIVRO COMERCIAL e AGRADÁVEL. Nela, podemos enxergar diversas facetas presentes nas criaturas do sexo feminino, mas nenhuma delas fazem desmerecer as qualidades do dito "SEXO FRÁGIL".
Tanto Ágata como os PERSONAGENS SECUNDÁRIOS, em sua maioria, são PESSOAS INCONSTANTES e por muitas vezes IMATURAS. Quando falamos em inconstância e imaturidade, o leitor logo se assusta, imaginando que poderia se meter em algo descortês. Entretanto, não é o caso da referida obra. Por incrível que pareça, o LITERATO conseguiu construir uma história perfeita, bem acabada e CHEIA DE NUANCES com essas FIGURAS REALISTICAMENTE CONSTRUÍDAS.
Resenhar "Mudanças de um Destino" é algo que exige MUITA CAUTELA e HABILIDADE para expor as qualidades da obra sem estragar as SURPRESAS e MISTÉRIOS ENVOLVIDOS. Por esse motivo, vocês já constataram o que mencionei anteriormente, ou seja, o fato de reservar-me o direito de não pormenorizar as minúcias do livro. Nossa!!! Quis ser tão detalhista agora, que acabei sendo REDUNDANTE, mas curto lançar-me em certas IMPERFEIÇÕES DESCRITIVAS, mesmo que os mais ERUDITOS resolvam me atacar com PEDRAS.
"Mudanças de um Destino" é uma história que me deixou imensamente feliz pelo fato de fazer-me enxergar NOVAS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÕES LITERÁRIAS. Acredito que é uma história do tipo "OU VOCÊ AMA OU VOCÊ ODEIA. Somente AUTORES CORAJOSOS conseguem desenvolver TRAMAS desse tipo, pois seu real interesse consiste na exposição do VERDADEIRO e nada mais.
Tive uma FORTE IMPRESSÃO. Pareceu-me que Luciano pensou: "Escrevo pelo prazer de narrar ALGO INUSITADO. Você pode adorar ou você pode odiar. Não procuro o seu AGRADO e não tenho MEDO DE SUA DESAPROVAÇÃO. Descrever o que os personagens me ditam é o meu DESEJO."
Por tabela, MINHA INTUIÇÃO diz que as ditas "MENTES FECHADAS' não irão apreciar a obra e até poderão DENEGRIR O ROMANCE COM PERFÍDIAS ARGUMENTAÇÕES. Entretanto, eu, como um leitor que não se prende a PRECONCEITOS BOBOS E INFANTIS, irei sempre ALUDIR AO ASPECTO GRANDIOSO DO LIVRO e RECOMENDÁ-LO AOS MEUS AMIGOS LEITORES. E por falar em recomendação, "Mudanças de um Destino" é um daqueles livros que se torna ideal para pessoas cujo o intento é SAIR DE SUA ZONA DE CONFORTO.
Enquanto resenho, veio uma PERCEPÇÃO ENGRAÇADA acerca do livro. Vou registrá-la. A obra gerou-me a sensação de assistir uma NOVELA com DIVERSOS NÚCLEOS e ENREDOS PARALELOS ao estilo "Rainha da Sucata". Se vocês lerem o livro e tiverem assistido à novela, entenderão porque falei isso. Espero que compreendam o sentido dessa ALEGAÇÃO como um ELOGIO, porque é desse jeito que me pronuncio.
Em um LIVRO RECHEADO DE TRAMAS E SUBTRAMAS, não há como não se envolver com determinados acontecimentos, outro fato que foi dito anteriormente ou pelo menos deixei subentendido. Para ilustrar o meu envolvimento, citarei alguns trechos do livro?
" Engraçado não é? comentou ela pelo microfone conectado aos fones do piloto. Às vezes na vida conseguimos realizar alguns sonhos ela se virou pra olhar pela janela, e Eduardo a viu enxugar algumas lágrimas de seu rosto." (p. 63)
Trouxe a citação para minha vida e filosofei sobre os poucos SONHOS realizados e sobre aqueles que nunca realizarei. Revelo que fui tomado por uma breve tristeza, porém benéfica. A compreensão de que sempre haverá lacunas a serem preenchidas é fantástica. Como diria o escritor Magan, "Um CORAÇÃO que das TREVAS se enche, que ao abismo se encontra, é um espaço para que um dia possam morar as ESTRELAS." Meu olho esquerdo se dissolveu em lágrimas.
Aponto outra citação que me causou uma certa comoção:
" Eu estava conversando com Daniel e um outro amigo no bar. Sobre esse sentimento. Bem, de que não fazemos diferença.
Eles também se sentem assim?
Acho que sim. Eles só não admitem, mas tenho certeza disso." (p. 66)
Essa foi a passagem que mais me tocou. MEXEU NA FERIDA. Noto que para muitos amigos, não faço falta alguma. Simplesmente, transformei-me numa PEÇA DESCARTÁVEL e para eles, estou esquecido. Recados e perguntas não são mais respondidos. Alguns até parecem arquitetar formas frias para me machucar. O fato é que não entendo CERTAS DEMONSTRAÇÕES DE DESAFETO. Entretanto, nessa VIDA SOLITÁRIA, compreendo que ao cair no ESQUECIMENTO e no DESPREZO de muitos, não devo forçar nada. AMIZADE é um PROCESSO NATURAL e somente quem me aprecia verdadeiramente como um amigo retorna. Deixo que o tempo leve para longe algumas pessoas. Espero que me tragam outras.
Não quero estender mais. Contudo, trago ainda um trecho que serve como ÓTIMA REFLEXÃO para a VIDA DOS CASAIS. É um trecho tão realista que, de certa forma, causou-me um CHOQUE. Mas amei perceber a SENSIBILIDADE DO AUTOR ao captar CERTAS VERDADES do COTIDIANO HUMANO:
" Só estava pensando. Nos casamos porque queremos ficar juntos, porque só queremos um ao outro. Aí, os filhos chegam e tudo muda. Nos esforçamos ao máximo para ainda nos importar um com o outro, para ter tempo um para o outro, e mesmo assim tudo fica um pouco diluído. Estamos tão ocupados cuidando dos filhos, nos preocupando com eles, levando as crianças de um lado para o outro... elas se tornam o foco de nossa vida. Certo dia, os filhos vão embora e, de repente, estamos sozinhos outra vez, Ainda nos preocupamos com eles mais do que qualquer outra coisa, mas na verdade, não podemos fazer nada de construtivo. Então, temos que juntar os cacos e começar tudo de novo um com o outro."
Essa DEFINIÇÃO sobre a VIDA DO CASAL está espetacular. Trata-se de algo muito inteligente. O que vocês acham? Concordam comigo?
Como falei, não quero me delongar mais. Já entenderam então qual é a classificação no Skoob?
Evidente que foi CINCO ESTRELAS.
Espero que vocês tenham gostado dessa resenha. Deixem nos comentários a opinião de vocês. Em breve, terei a resenha em vídeo desse livro em meu canal do youtube Filósofo dos Livros.
Abraços e até a próxima postagem.

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2016/04/resenha-mudancas-de-um-destino-de.html
Luciano Otaciano 18/03/2017minha estante
Que resenha maravilhosa Fernando. Que bom que o meu livro tenha lhe agradado. Abraço!