Prelúdio de Sangue

Prelúdio de Sangue Jean Plaidy

Resenhas - Prelúdio de Sangue

Karol 30/09/2011

Prelúdio de Sangue- Resenha para Livros em Série
Ganhei esse livro de aniversário (em janeiro) da Bruna e desde então parecia que ele ficava me olhando de cima da estante falando ‘vem me ler! Eu sei que você quer.’, e por várias vezes eu cheguei a pegá-lo na mão, ler a primeira página e colocar de lado até terminar outro livro que eu tinha que ler. Sou muito fã de romances históricos, e como já comentei por aqui, também sou fã da dinastia Tudor e para entender um pouco melhor da onde ela surgiu sabia que deveria voltar um pouco no tempo e aprender sobre os Plantagenetas.

Não penso em melhor maneira de resenhar esse livro do que dividindo entre duas categorias: para os que estão afim de ler um bom livro, e para os fãs de romances históricos.

Comecemos pelos que estão afim de ler um bom livro. Jean Plaidy é uma escritora fantástica, a maneira com que ela conta uma história real colocando pequenos toques de ficção é de dar inveja a qualquer escritor, principalmente quando na história existem tantos personagens interligados e que tem o mesmo nome. Você não vai se perder no livro apesar de que, quando você menos espera, percebe que o personagem que começou sendo narrado naquele capítulo nem está mais presente na história. A autora consegue te prender e eu confesso que me boicotei quando estava chegando ao fim do livro, lendo cada vez menos por dia, só para ele não terminar. Parece que você vai amadurecendo com os personagens, ele começa bem leve, meio adolescente e cheio de vida e vai se tornando mais maduro, mais astuto e dramático. Porém, se não fosse a maneira deliciosa que ela escreve, o livro seria a mesma coisa dos outros romances históricos: amor, traição, lutas, religião, sangue e uma coroa.

Agora aos ‘fãs de romances históricos’. GENIAL! Só de pensar que é uma história verídica e que enquanto o nosso humilde país não tinha sido nem descoberto a Inglaterra já tava passando por tudo isso é de deixar qualquer um louco. Jean mostra como a safadinha da Eleanor de Aquitânia era uma mulher poderosa, que fazia o que ela tinha vontade e que muitas vezes chegava a ser irritante. Mostra como Henrique II era um mulherengo valentão que gostava do poder (acho que é mal do nome), e ao mesmo tempo era doce quando ele estava com Eleanor e mais tarde com sua amante Rosamund e seu amigo Thomas Becket. Um personagem que eu achei muito interessante e deu vontade de pegar no colo, foi o fofo do rei da França, Luis VII, que apesar de ser fofo é um coitado praticamente do começo ao fim. O livro é uma lição de história e você acaba aprendendo, e entendendo, muito facilmente o que foi a dinastia Plantageneta.

Um pouco sobre a autora, já que essa é a primeira resenha de um livro dela:

Jean Plaidy é um dos pseudônimos da escritora inglesa Eleanor Alice Burford Hibbert (1906-1993). A autora se consagrou ao publicar essa série que conta com 14 livros.

1- Prelúdio de Sangue
11- A estrela de Lancaster
12- Epitáfio para três mulheres
13- A rosa vermelha de Anjou
14- Sol em esplendor

E, no Brasil o livro que no exterior faz parte da série Tudor, mas aqui dizem que é dessa:

15- Catarina, a viúva virgem (Livro XV)

A autora também tem outras séries lançadas, a maioria respeitando de uma maneira artística outras histórias reais.

Elwing 16/07/2013minha estante
Sobre o Louis VII, você já viu como ele era bonitinho? Owwwnnn... =D

Vivi 19/04/2017minha estante
Adorei a forma como a autora escreve fatos históricos de uma forma leve e fácil de entender. Infelizmente só achei para comprar até o volume 10, lançados pela BestBolso... Gosto tanto de ter uma série com o mesmo formato, mas dessa vez não deu =(

marfigueira 23/03/2011

O 1o. livro de uma série magnífica.
Se tem uma série de livros que recomendo, e sei que ninguém vai se arrepender de ler, é essa série de livros da Jean Plaidy que faz uma passeio pela idade média, se você quer ter um gostinho do que era viver um dia comum na idade média, como se estivesse lá, essa série de livros são os seus livros.
Li resenhas dos outros livros e já li (há algum tempo atrás) o primeiro e o segundo livro da série, e posso dizer sem sombra de dúvidas que vale a pena.

Ket 15/09/2010

A escrita de Jean é simples, mas detalhista, com um tino para a época que retrata e com convicção nos sentimentos dos personagens.
Esse livro fez com que eu me apaixonasse perdidamente pela figura histórica de Eleonor de Aquitânia.
Recomendo muito pra quem gosta de História e pra quem procura um bom livro de época.

Simone Castro 15/01/2010

Uma forma ímpar e envolvente de começar a saga dos Plantagenetas.

margolo 09/08/2009

A saga dos plantagenetas
Primeiro livro da saga dos plantagenetas que reinaram por muito tempo na Inglaterra.

Leo 12/01/2009

Ótimo começo
Achei que foi dado muita ênfase a Eleanor e suas aventuras, mas era importante mostrar o força dessa mulher e como ela estava acostumada a ser atendida.

Particularmente achei o máximo ela ter ficado de escanteio por causa da Rosemound, mas acho que o Rei errou ao levar o Geofredo para a ala real.

O livro começa devagar mas quando entra o Henrique-guerreiro fica mais agil e finalmente quando ele assume a coroa, a história fica vibrante.

Foi uma pena o destino do Thomas Becket, o melhor personagem do livro, mas o seu final que estava anunciado desde o principio.

Crisim 10/01/2010minha estante
Gostei justamente do destaque a Eleanor, uma personagem incrível da história medieval. A autora carrega nas tintas e tem um estilo folhetinesco, mas construiu bem os personagens e segurou a trama. Licensas literárias e estilísticas a parte, a pesquisa historiográfica que fez salta à vista.