O Obelisco Preto

O Obelisco Preto Erich Maria Remarque




Resenhas - O Obelisco Negro


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Rick 16/10/2009

O Obelisco Negro (em alemão: Der schwarze Obelisk) é um romance escrito em 1956 pelo escritor alemão Erich Maria Remarque. Este romance pinta um retrato da Alemanha no início dos anos 1920, um período marcado pela hiper-inflação e crescente nacionalismo.

Ludwig, o protagonista, tem vinte anos de idade, assim como a maioria de seus amigos, ele é um veterano da Primeira Guerra Mundial. Apesar de ser um aspirante a poeta, ele trabalha para um amigo, Georg, gerenciando o escritório de uma pequena empresa de lápides. Ele tenta ganhar algum dinheiro extra trabalhando como professor particular para um filho de um dono de livraria e tocando órgão na capela de um asilo local insano.

Graças a esta diversidade de atividades, Ludwig interage com um amplo leque da população alemã de sua cidade e das aldeias vizinhas. O livro aborda os empresários da época - alguns tentando permanecer fiel aos seus princípios tradicionais e indo à falência, outros explorando o sistema econômico vigente, tornam-se ricos através de ações moralmente ambíguas. Há, ainda, os veteranos de guerra - alguns críticos ferozes das táticas antigas de guerra que os levaram ao fracasso na última guerra, outros, com saudade dos velhos tempos e da disciplina militar antiga se transformam em nacionalistas inflexíveis saudando as virtudes de seu líder ascendente, Adolf Hitler.

É neste contexto que Ludwig procura viver os seus ideais, mesmo que estes não sejam de sua livre escolha.
Flavio.Almeida 21/03/2017minha estante
Simplesmente genial.




1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR