Alma e Sangue - O Império dos Vampiros

Nazareth Fonseca

Resenhas - Alma e Sangue - O Império dos Vampiros

Adélia 21/02/2024

Cansativo
Tava parecendo que esse segundo livro seria um triângulo amoroso com muita ação, mistérios e revelações de segredos do passado. Mas não, foi mais uma introdução do mundo dos vampiros, assim, suas regras e como tudo começou, focou muito nos personagens Otávio e Ariel e mais uma penca de outros vampiros que pra mim foram irrelevantes porque eu não gostei de nenhum.
As reviravoltas foram tão sem graça e os outros personagens que apareceram eram também tão sem sal, foi uma quebra de expectativa pra pior, os melhores momentos foram o começo e o final porque parecia que ia pra algum lugar. Espero que o próximo seja melhor.

Karina 22/04/2014

Um novo universo vampiresco se constrói para os amantes do gênero
O segundo volume de Alma e Sangue foi lido por mim numa pressa tal que tentar fazer esta resenha quase quatro anos depois me dá vontade de parar de escrever e relê-la novamente porque a criatividade de Fonseca nos faz deparar com várias subtramas e personagens secundários maravilhosos.
Entretanto, talvez a mesma empolgação de minha primeira leitura, tenha sido da autora, e em alguns momentos, é possível o leitor sentir-se sufocar por excesso de informações e cenários.
Jean Kman é um personagem forte, romântico, destemido, protetor. É tudo que o imaginário feminino deseja ter. Kara, uma jovem vampira, terá que aprender como viver neste novo mundo que a suga e ter cuidado com os amigos que se colocam.
Com certeza, farei uma nova releitura deste lindo romance. Recomendadíssimo!

Aninha 22/08/2012

Alma e Sangue: O império dos vampiros
Cinco anos se passaram desde o primeiro encontro de Kara e Kmam no casarão da Rua do Sol. Agora Kara está de volta à São Luis a fim de limpar seu nome e desfazer maus entendidos através de um manuscrito narrando todos os acontecimentos que a levaram a seguir Jan Kmam. No entanto, este documento contem informações que jamais deveriam ser reveladas aos mortais e pode trazer terríveis consequências para Kara e seu amado.

Conhecemos cada vez mais o universo vampiresco de Alma e Sangue, parte importante da história de sua sociedade e as regras implacáveis que mantém os imortais unidos e longe do conhecimento dos humanos há milênios.

Durante toda a história há um intenso clima de intriga política e segredos. Com mistério, suspense e ação na medida certa a trama é narrada em 3ª pessoa, revelando os pontos de vista de diversos personagens e dando um ritmo acelerado à leitura.

Ganhou 5 estreles e me deixou ansiosa para o próximo volume: O Pacto dos Vampiros.

Drik Ramiro 26/01/2012

kara causando...
Olá, amigo leitor...

Vamos a mais uma resenha e hoje eu quero falar sobre o Império dos Vampiros.

Quando chegou a mim o segundo volume da Série Alma e Sangue e ao terminar a leitura, confesso que ele não atingiu as expectativas que alimentei dureante a espera.

Vou te contar o porquê...

Kara, acaba de ser transformada e a sua atual natureza não permite viver certos risco onde a exposição pode levá-la a destruição assim como o reino dos seres da qual agora ela faz parte.

Para varear, a teimosia foi um dos sentimentos que ela não deixou para sua humanidade, trouxe-a consigo e já começa causando no mundo vampirico, quando por descuido deixa cair em mãos erradas os segredos destes seres e agora o Império dos Vampiros se ve ameaçado e caos na humanidade em geral por ser instaurando a qualquer momento.

Neste livro, a autora usa os conflitos originários da confusão que Kara causou e desnuda a história da vida de muitos vampiros, suas mortes carnais e seus renascimentos como vampiros. Revela caraters nada amigaveis, também a presença do Rei dos Vampiros que em meio ao " vuco, vuco" causado por Kara revela seu interesse por ela que nada é mais que a amante e pupila do seu favorito, Jan Kman.

Cabeças vão rolar, bons e maus, somente o amor e a confiança poderá restaurar a paz. Mas espera aí. Eu disse amor e confiança?! Sim, disse e aí que o " bicho pega", pois no mundo vampirico a lealdade não é baseada no mesmo principio mortal e com isto Kara novamente se vê confusa, pois o amor ainda é amor, mesmo quando o que se vê e descobre prova totalmente o contrário.

Ok, agora vamos falar da minha certa decepção... a autora mantem o conflito central porém ele vem cercados de histórias paralelas muito dificeis para serem guardadas se for no caso de ser necessário lembrá-las em um proximo volume, são muito nomes e algumas situações que aparecem sem muita explicação e que se vão da mesma forma e a leitura pode ficar cansativa, mas persista pois ela volta ao ritmo e o final é surpreendente.

Outra coisa, entender o cerne da mundo no Império do Vampiros é complicado, então eu não vou ficar explicando o que é Cinco Poderes, as leis etc. Mas a autora deixa em seu blog a explicação sobre todos eles, antes de ler este livro aconselho que leiam o post dela.

Acho que te ajudo com o link: http://nazarethefonseca.wordpress.com/2011/05/18/289/

Bom , pessoas esperam que tenham um ótima leitura...

Raquel 15/04/2011

Como o proprio nome diz, Nazarethe Fonseca agora detalha mais sobre a mitologia que iniciou em Alma e Sangue, apresentando novos personagens e subtramas. A historia fica mais complexa. Achei legal saber mais sobre os Poderes e o Rei Ariel.

A escritora conseguiu escrever um livro que deve agradar homens e mulheres pois tem cenas de amor e cenas de luta (com espadas e muito sangue escorrendo!). Não é apenas um livrinho de amor "água com açucar".

O amor de Jan Kman por Kara ficou mais explicito (no primeiro livro parecia que tê-la era um capricho da parte dele). E Kara foi descrita como a salvadora mas ainda é necessário salvá-la na maior parte do tempo!

O livro está dividido em 3 partes, e a segunda funciona como um anticlimax, muda completamente o rumo da historia. Eu achei meio broxante, já nem lembrava o final de primeira parte quando a terceira começou e achei que tirou um pouco da minha empolgação no final. Mas acho que outras pessoas podem gostar desta quebra na historia. O final foi bom, muitas reviravoltas, mas fiquei um pouco decepcionada com o final dos vilões (acho que sou mais cruel que a autora!).

Assim como no primeiro livro, em algumas falas eu fiquei sem saber quem estava falando, tive que reler as falas pra entender quem falava o quê. Isso não me agradou.

Em algumas partes foram apresentados num mesmo parágrafo muitos personagens que nem eram muito importantes e eu fiquei meio perdida quanto a quem era quem.

Assim como em Alma e Sangue, eu demorei muito mais do que esperava pra ler o livro (no primeiro, acho que levei um mês, no segundo foram 15 dias mas eu esperava lê-lo em 5-7). E assim como o primeiro, eu queria saber logo o final mas parecia que ele nunca chegava. Acho que o jeito que a autora escreve não me agrada muito então isso faz com que minha leitura fique meio arrastada. Tem horas que me pego lendo sem prestar atenção em nada e ai tenho que ler de novo.

Mesmo com todos os defeitos que eu vejo no jeito de escrever da autora, eu vou ler o terceiro pra saber como a historia termina. Recomendo pra quem gosta do genero.

Anica 08/04/2011

Alma e Sangue: O Império dos Vampiros (Nazarethe Fonseca)
Dando continuidade à saga iniciada com O Despertar do Vampiro, Nazarethe Fonseca continua apresentando a vida de Kara e Jan Kman em O Império dos Vampiros. Como o próprio título já dá a entender, muito mais da mitologia do mundo inventado por Fonseca é apresentado para o leitor, com isso novas personagens e muitas outras subtramas, tornando a história de Kara e Jan ainda mais complexa do que era inicialmente no primeiro livro da série.

Recapitulando o evento mais importante do volume anterior, Kara foi transformada em vampira – o que já é uma grande diferença na maior parte das histórias de vampiros que tem sido publicadas atualmente, quando a “mocinha” sequer passa pela transformação, ou quando isso acontece, é mais próximo da conclusão da série. Chegamos então a’O Império do Vampiro com Kara escrevendo um manuscrito contando muito dessa vida de vampira, o problema é que esse é roubado, podendo expor segredos da sociedade secreta dos vampiros.

Aqui é óbvio que muitos elementos de outras histórias mais antigas se repetem. A questão da organização partindo para uma monarquia, o fato de o poder supremo não ser exatamente a criatura mais bondosa desse mundo (com isso Ariel, o rei, torna-se uma personagem até bem interessante, por não ser previsível), ou ainda a já esperada corrida pelo trono, envolvendo muitas intrigas, traições, jogos de poder. De qualquer forma, mesmo que nisso o enredo não seja exatamente uma novidade, é interessante ver as explicações sobre a sociedade de vampiros. Fonseca faz um trabalho interessante, que pode agradar inclusive o leitor que já é familiarizado com essa ideia de castas, hierarquia e afins como podemos ver em jogos de RPG, por exemplo.

A estrutura do livro é um pouco semelhante a do primeiro, dividido em três partes, sendo que uma delas (a segunda, entitulada Crime e Castigo) dá uma pausa na narrativa principal e traz um flashback de algumas personagens. Eu ainda não sei o quanto gosto deste recurso, porque acho que tira um pouco o fôlego da história em um momento bastante importante – é quase parecido com comercial durante um filme de horror, aparecendo bem na hora que o vilão vai atacar o protagonista. Mas embora esse flashback venha como um anticlímax, o desfecho (a terceira parte) não deve nada ao leitor, trazendo só para variar um bom gancho para o próximo livro, O pacto dos vampiros.

Além disso, é fácil perceber como a autora foge do risco de fazer uma história água com açúcar voltada apenas para o público feminino. Há ação, e bastante – incluindo o uso de espadas, trazendo aquele anacronismo bacana de um vampiro de blusa antiga, calça jeans e botas, empunhando uma espada. Parece pronto para ser filmado, não? E já foi. Há uma websérie de Alma e Sangue, para quem quiser conferir basta visitar este link >> http://www.almaesangue.com.br/

Vale ressaltar também que Fonseca situa a principal parte da história no Brasil, mas nem por isso fica trazendo elementos que tenham que ficar lembrando o leitor a toda hora que trata-se de um romance brasileiro – o que é ótimo. É uma história de vampiro, que extrapola os limites do espaço, tanto faz se estão em Paris ou São Luís, o mais importante é a ação das personagens. O resultado é diversão para o leitor, especialmente aquele que gosta dos vampiros como costumavam aparecer em boas histórias como a série Anita Blake e Entrevista com o Vampiro, antes dessa onda de vampiros adolescentes que chegou na última década.

Rafael 02/03/2011

Alma e Sangue - vol. II
Neste segundo volume, Nazarethe Fonseca dá continuidade ao primeiro livro O Despertar do Vampiro. Passaram-se 5 anos do término do primeiro livro, e Kara, agora já vampira, volta ao Brasil após convencer Jan Kmam que precisava fazer a viagem sozinha.

O mundo vampiro está a beira de um colapso com uma possível exposição e Kara contribuiu muito para isso. Assim, com o mundo vampiro em perigo, todos os Poderes vão ao Brasil tentar salvar Kara e o sistema que os governa a milhares de anos. O que Jan Kmam não sabe é do secreto interesse que o seu Rei e amigo Ariel tem por sua pupila...

O livro logo no começo mostra Kara sendo raptada por Graco, um meio vampiro que nasceu já assim e que a quer como Rainha para governar o mundo vampiro, assim que seu plano de roubar o trono seja concretizado. Mas ela não está disposta a se render e espera ansiosa pelo retorno aos braços do amado Jan, assim como o herói da estória faz de tudo para encontrar sua pupila.

Jan Kman tem uma situação difícil em suas mãos. Ceder sua amada ao rei, ou matá-la pelos crimes cometidos contra a espécie!!!

Nazarethe continua nos brindado com uma ótima estória e com sua forma mágica de escrever. A separação de Jan e Kara deu um ritmo diferente a trama, não ficou meloso, como temia, pelo contrário. E foi bom ver Jan sendo malvado novamente, até por que ele é muito mais divertido quando é mau e sarcástico.

Gostei bastante também de Vitor. O paralelo criado entre o médico e o monstro foi deveras interessante. Outro ponto alto foram as revelações do passado de Ariel e Otávio.

Livro Nacional, leitura recomendada !!!

Iza 16/01/2011

Somente para quem já leu o primeiro
Neste segundo volume, Nazarethe Fonseca dá continuidade ao primeiro livro O Despertar do Vampiro, no qual se passaram 5 anos do término do primeiro. Kara, agora já vampira, volta ao Brasil após convencer Jan Kmam que precisava fazer a viagem sozinha. Porém, Inimigos de Jan e do Rei a raptam para fazer experiências com a vampira e se apossar do trono. Assim, com o mundo vampiro em perigo, todos os Poderes vão ao Brasil tentar salvar Kara e o sistema que os governa a milhares de anos. O que Jan Kmam não sabe é do secreto interesse que o sei Rei e amigo Ariel tem por sua pupula...

O livro já começa com Kara sendo raptada por Graco, um meio vampiro que nasceu já assim e a quer como Rainha para governar o mundo vampiro. Mas ela não está disposta a se render e espera ansiosa pelo retorno aos braços do amado Jan, assim como o herói da estória faz de tudo para encontrar sua pupila. A situação se agrava quando o Rei é contaminado e está seriamente doente, sua morte parece inevitável e quem tomará o seu lugar?

Minha opinião: a Nazarethe tem uma escrita fabulosa e sabe como contar uma estória; o livro não tem erros, pelo menos nenhum que eu tenha encontrado e continua no mesmo estilo do primeiro, então quem gostou dele, não precisa se preocupar, pois a autora manteve sua escrita. Porém, ela aborda muitos temas do passado, sobre quase toda a vida de Ariel e de Otávio, assim como ela fez no primeiro livro com a vida de Jan. Acontece que essa volta no passado tomou muito tempo do livro e se tornou maçante por um tempo. Devo confessar que o larguei uma época, pois o livro não me incentivou muito, mas quando voltei a ele, a estória começou a correr mais rápido e voltou a ficar interessante. Por isso, considero um livro muito bom e o que somente me desagradou foi esse período muito longo no retorno da época, mas depois foi agradável conhecer a vida dos dois vampiros.

Devo dizer ainda que esse período em que Jan e Kara ficaram afastados foi muito interessante e, julgo, bom para a estória, pois não ficou meloso e sim me deu expectativa para o encontro dos dois. Confesso, ainda, que sempre gostei quando o Jan foi malvado, desde o primeiro livro, porque é mais emocionante, rs.
Capa: não gostei, achei um pouco aquém da estória, pois o livro merece uma capa mais impressionante.
Por fim, gostaria de acrescentar que eu gostei do primeiro, muito mais do que o segundo, mas é só a minha opinião ;]

Melhor trecho: "Não há tempo que possa nos separar, pois o tempo do nosso amor é eterno. Jan Kmam"

Tâni Falabello 09/12/2010

Surpreendente!
Olha, valeu muito pela espera, como disse antes, o término abrupto do "Despertar" me deixou meio frustrada! rs...

A história tem ritmo, envolve conceitos científicos bem interessantes, uma criatura com natureza indefinida, a princípio, que surpreende. Gostei de Vitor, achei-o ainda mais atuante, o paralelo entre o médico e o mostro ficou deveras interessante.
Mais uma vez, Ariel me deixou contente, e o flashback mais para o fim do livro foi bom, longo na medida certa para não se tornar enfadonho, e muito elucidativo.
A pesquisa histórica que Nazarethe fez matou a pau! Egito, Roma, Grécia, esmiuçados na visão dos imortais. Para quem gosta de história como eu, um prato cheio!

Vale muito a leitura!

Mone 01/07/2010

Depois de tudo que li no livro 1 "Alma de sangue- O despertar do vampiro", esperei mais de Kara e Kman.
Nazareth escreve muuuuuuuito bem, todavia achei o livro meio cansativo, pois conta a história do rei vampiro e seu irmão, que vem desde a civilização egipcia. Não gostei desta parte.
Fora isto, os momentos de ação foram uaaaaaaaaaau... Kara detonou! Vizualizei Trinity de Matrix lutando.

Psychobooks 09/05/2010

Então pessoal, essa é o último livro lançado da saga Alma e Sangue, segundo informações, me desculpem mas eu não lembro a fonte, o terceiro sai ainda este ano, meados segundo semestre.
Não sei se lembram, mas eu disse que o foco do primeiro livro é o casal, Kara e Kmam. Neste segundo livro temos mais personagens e o desenvolvimento de suas histórias.
Por um breve momento me senti lendo Anne Rice, principalmente na história de Ariel, o rei dos vampiros.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Dy 11/03/2010

Tempo de Leitura: 5 dias

Leitura de Ano Novo. Calor, Sol, Maresia, Vento calmo e grãos de areia entre as páginas dos livros (não é desleixo, ok, é lembrança para quando reler a história me transportar de volta para Praia).

Absolutamente maravilhoso. Aprofundamos ainda mais na mitologia, nota-se que a Nazareth dedicou-se a criar uma real história vampírica. Por vezes um pouco complexo, me vi fazendo algo nada comum: voltando paginas para reler, pois certos trechos trazem tanta informação nova sobre os Poderes e a dinâmica do mundo vampiro civilizado que me foi necessário retornar para garantir que compreendi corretamente.

Bastante interessante a divisão de poderes e toda a política por trás deles. Eu sei que o Rei dos Vampiros, Ariel, deveria parecer mais interessante, mas de verdade, perto do charme de Jan Kman e Kara o Rei perde a majestade, com o perdão da piada sem graça. Muito embora a Kara tenha me dado nos nervos em certos momentos – que mania de arrumar problema essa mulher tem... Ainda assim ela é absolutamente feroz – e no melhor dos sentidos, obviamente.

Essa é uma daquelas histórias de vampiro que mesclam medo e paixão nas proporções quase exatas, deixando no entanto uma sensação de insaciedade, por querer saber o que virá pela frente.
Por favor, alguém leia que é para que eu possa discutir o livro!!