Janete Clair

Janete Clair Artur Xexéo

Resenhas - Janete Clair

Charleees 28/03/2023

Foi Carlos Drummond quem a chamou pela primeira vez de "a usineira de sonhos" Janete Clair parava o Brasil com o final da novela O Astro, era 1977 auge da ditadura militar instaurada no país, mas naquele momento a pergunta que parava o país era "Quem matou Salomão Hayalla? Janete escreveu só para Rede Globo 18 telenovelas, todas de enorme sucesso. De 1986 para cá já teve 6 histórias suas remontadas novamente, a última não por acaso O Astro foi reescrita por Alcides Nogueira em 2011 e apresentado como novela das 11 na Rede Globo, sucesso claro. Janete sinônimo de inspiração e amor pelo que fez, casada com o também escritor Dias Gomes nunca ficou um dia sem escrever. Antes das telenovelas, no Rádio ela ja estava com as radionovelas, antes disso foi radioatriz emprestando sua voz aos dramalhões da época. Revolucionou a linguagem das novelas com "Véu de noiva" em 1969 na Rede Globo, fez os homens se apaixonar por novela com "Irmãos Coragem" 1970,1971.
Ela é sem igual, uma dessas mulheres maravilhosas que revolucionou o seu tempo, deixou seu nome escrito na história. Salve Salve Jenete Stocco Emmer, ou se preferir, Janete Clair.
"Agora que O Astro acabou vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando"
- Carlos Drummond.

* Resenha editada em Agosto de 2017

Gerson 18/11/2020

Uma das minhas lembranças mais antigas é da TV ligada na minha casa e meus pais assistindo Irmãos Coragem... lembro até do nome de alguns personagens como João e Jerônimo Coragem, Índia Potira... depois lembro de Selva de Pedra, com Regina Duarte, Dina Sfat e Francisco Cuoco.... até chegar enfim a Sétimo Sentido, novamente com Regina e Cuoco... o que essas telenovelas tem em comum? Todas foram criações de Janete Clair, chamada de "A Usineira de Sonhos" por ninguém menos do que Carlos Drummond de Andrade.

Se não foi a primeira autora de novelas, com certeza Janete Clair foi uma das precursoras de tais obras e merece essa homenagem singela feita por Artur Xexeo em 128 páginas que dão apenas uma amostra rápida de sua genialidade.

Nilton 21/10/2020

Novela Brasileira
A autora que parou o país, interessado em descobrir a solução de um mistério: "Quem matou Salomão Aiala?"

Dados biográficos, vida com Dias Gomes, problemas com a censura, algumas fotos e muito talento.
Leitura leve e ótima lista de obras ao final.
Cultura popular brasileira.

Nilton 21/10/2020

Novela Brasileira

Leitura leve e ótima lista de obras ao final.
Cultura popular brasileira.