A Águia Pousou

A Águia Pousou Jack Higgins

Resenhas - A Águia Pousou

Clio0 01/09/2023

O primeiro livro da série Liam Devlin, embora aqui ele não seja o personagem principal.

A Águia Pousou faz parte do gênero documentário fictício em que um fato histórico ganha adendos ou o famoso "E se... ?". Há algumas obras bem famosas nesse estilo como "A Queda" e "Bastardos Inglórios".

O romance de Higgins é tão bem feito em sua estrutura narrativa e formação documental que a primeira vista parece ser uma história baseada em fatos reais, tornando o suspense ainda mais atraente nesse tema batido de Segunda Guerra Mundial.

O emaranhado de planos, politicagem e, principalmente, ódio torna a ambientação pesada e detalhista, forçando o leitor a prestar cuidadosa atenção no desenrolar da trama ao mesmo tempo que exige um certo conhecimento da conjuntura em questão - caso contrário, pode se perder nas mentiras bem contadas do autor.

Recomendo.

Alan kleber 19/05/2023

Uma imersão tensa e fascinante.
Ao embarcar na leitura de "A Águia Pousou", de Jack Higgins, mergulhei de cabeça em uma jornada épica pelos labirintos sombrios da Segunda Guerra Mundial. Este romance histórico é uma obra-prima que combina habilmente fatos reais com a imaginação criativa do autor, criando uma narrativa envolvente e intensa.
A trama de "A Águia Pousou" se desenrola em um momento crucial da guerra, quando o regime nazista busca desesperadamente uma virada de jogo para reverter a maré do conflito. O plano é audacioso: assassinar Winston Churchill durante uma visita a uma pequena cidade costeira britânica, em uma tentativa de semear a discórdia e a desmoralização entre os Aliados. O homem encarregado dessa missão é o comandante alemão Kurt Steiner, um personagem complexo e enigmático que se torna o fio condutor da narrativa.
Higgins é um mestre em criar personagens memoráveis e multifacetados, e isso fica evidente em "A Águia Pousou". Cada figura que habita as páginas deste livro possui uma profundidade psicológica impressionante, repleta de motivações, dilemas e segredos. Steiner, por exemplo, é um oficial alemão com uma lealdade ambígua, que se debate entre o cumprimento do dever e suas próprias convicções. É impossível não se sentir atraído pela sua complexidade moral e pela luta interna que o consome.
Além disso, o romance é permeado por uma atmosfera de tensão constante. À medida que a operação secreta se desenvolve, somos levados a um estado de suspense agoniante. A cada página, a sensação de que a qualquer momento a conspiração pode ser descoberta aumenta, criando uma crescente ansiedade que nos mantém grudados no livro.
Um aspecto admirável de "A Águia Pousou" é a sua fidelidade histórica. Higgins realizou uma extensa pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial, e isso transparece na riqueza de detalhes e na precisão com que os eventos são retratados. A ambientação é excepcional, com descrições vívidas que nos transportam para a época, fazendo-nos sentir como se estivéssemos presentes nos campos de batalha e nas salas de estratégia.
Outro ponto que merece destaque é a habilidade do autor em entrelaçar múltiplas tramas e personagens de maneira magistral. A narrativa se desdobra em diferentes perspectivas, revelando a complexidade dos bastidores da guerra e mostrando como as ações individuais podem moldar o destino de nações inteiras. A escrita de Higgins é fluída e cativante, tornando a leitura uma experiência imersiva e emocionante.

Wagneroliveirrah 19/07/2022

Maravilhoso
Sabe aquele livro que você lê e fica imaginando se o que está nele aconteceu de verdade ou é mera aventura ficcional do autor? Então, A Águia Pousou é assim. Misturando fatos históricos da Segunda Guerra Mundial com ficção, este livro te mantêm preso na leitura até o seu final surpreendente. Maravilhoso, para quem gosta deste tipo de leitura!

JCarlos 02/03/2022

Paraquedistas, valentões badass e um plano quase infalível
A história começa com Higgins descobrindo em um cemitério que os treze paraquedistas alemães ali sepultados participaram do elaborado plano de capturar o primeiro-ministro britânico Winston Churchill.
Após essa introdução, a narrativa remonta à 1943 e todo o estudo de viabilidade e execução do plano, que não ocorreu, como demonstra os fatos históricos.
Recomendo se gostar de estrategismo militar, fatos históricos, dinamismo, guerra mundial, Alemanha, Inglaterra, Irã e, claro, espionagem.
Vale a pena ler o livro de 1975, bem como assistir a adaptação para o cinema de 1976, que surpreende pelo elenco.

?? Meu Deus, homem, assassinar Churchill, quando já perdemos a guerra? De que maneira pode isso ajudar??

Eder.Machado 06/09/2021

Excelente história...
Uma história envolvente ambientada durante o final da segunda guerra. Com uma excelente dinâmica entre os personagens e com um ótimo desenvolvimento, o desenrolar da até a sua conclusão é bem cativante, sendo uma ótima leitura com um desfecho muito bem feito.

Fernanda.Couto 28/02/2020

História que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, discorre sobre um plano macumunado de Hitler para realizar um sequestro.

Hester1 10/06/2018

Ótimo livro. É tudo.

Inlectus 16/04/2018

Bom.
Clássico triller.

Alexsander.Camargos 20/10/2014

Ao analisar acontecimentos históricos é sempre importante ver os fatos na ótica de todos os povos envolvidos. Nesse romance temos o desenrolar da Segunda Guerra Mundial na ótica nazistas, o que nos leva a pensar que de uma forma um pouco torta eles também tinham um ideal visionário para a supremacia mundial.

Felipe 03/11/2012

Viciante
O estilo de escrita do Higgins (pseudônimo de Harry Patterson) é viciante, convidativo, instigante.

Gosto muito de histórias de 2a GM e recomendo esta. Ficção e realidade se misturam e você chega a se perguntar até onde vai cada uma delas. Espionagem, romance, ação, aventura: tudo isso tem nesse livro. Já li inúmeras vezes.

MárcioBastos 23/06/2012

Detalhista
Excelente em vários aspectos,com personagens marcantes e uma trama envolvente.
Nos mostra quem nem todos os nazistas eram vis,mas havia homens honrados
entre eles.

Cervethion 17/04/2012

O livro apresenta uma trama escrita de forma magnífica! A leitura envolve até o final!

Um ponto deve ser ressaltado: a narrativa mostra que nem todos os soldados alemães eram nazistas fanáticos, capazes dos atos mais vis!

Erica 15/04/2010

Perfeito!
Detalhista, historico e fascinante. Os muitos personagens deste enredo são emblemáticos e marcantes. Em cada um há uma personalidade forte, vc não consegue misturá-los, tão pouco esquecê-los. Apesar do horror do Nazismo, busca no intimo do ser humano o seu preciosismo. Vemos isso no regimento de Steiner. Valeu a pena ler este livro.

Silvana 19/01/2010

Gostei bastante do enredo. Fica-se pensando o quanto da história aconteceu realmente.