O Vôo da Águia

O Vôo da Águia Ken Follett

Resenhas - o Vôo da Águia

Michael 05/11/2013

Não gostei
Por ser um contado a partir de dados reais, achei os personagens muito maniqueísta, os protagonistas sempre corretos e incorruptíveis e para os antagonistas não é apresentada nenhuma motivação para suas ações.

Mais ou menos pelo meio do livro a história se arrasta um pouco e ao fim uma solução, que achei, bastante anti-clímax.

Tem uma boa ambientação de um acontecimento decisivo do século.

Julcimari 23/11/2021

A águia decolou para o ninho
Como fala o lema da Companhia EDS: Águias nunca andam em bando, precisam ser encontradas uma a uma...

E o executivo Ross Perot foi perito no assunto de encontrar águias, como é possível ver neste livro.

O voo da águia conta a história real de um resgate de dois executivos da Companhia EDS que estavam presos no Irã. Resgate esse coordenado pelo dono da Companhia, Ross Perot, contando com a ajuda de sua equipe de águias!

É uma história cheia de emoção. Cheguei a ficar angustiada no fim para ver logo a equipe a salvo.

Contada pelo incrível Ken Follet, um livro que super indico para quem gosta de aventura, conflitos políticos e história real.
Vale muito a leitura ?

de Paula 02/09/2022

Os águias de Perot
Essa foi minha primeira leitura de não ficção do Ken e não esperava encontrar uma leitura tão empolgante quanto a que encontrei. A história de Bill e Paul, de Ross Perot, Bull Simons e das águias da EDS em sua evacuação e resgate em Teerã é sem dúvida uma das melhores que li na vida. Só tive um contato com o que ocorreu em 1979 no Irã, mas foi sobre novembro daquele ano, com o sequestro da embaixada americana e a missão de resgate protagonizada pela CIA, contada ao mundo em um aniversário da agência, através do livro da operação Argo. Acompanhando o que aconteceu com Paul e Bill, confesso que tive aquele sentimento de "bem feito!", afinal, o país deles se recusou a defendê-los de uma prisão arbitrária.

É uma grande aventura, a qual você vai se prendendo aos poucos, reconhecendo os personagens, suas histórias e ambições. Como é de se esperar, Ken dá voz a todos os envolvidos e mostra a humanidade em cada um deles, suas dúvidas, erros e anseios. Tudo começa num dia normal no edifício Bucareste e de repente se transforma no Caos, com letra maiúscula mesmo. Paul e Bill são presos por conta de suspeitas de suborno ao governo do Xá, que ainda estava no Irã e no poder a essa altura, mas sem uma acusação formal, sob fiança de 13 milhões de dólares! Isso em 1979, num país em crise, deveria valer quase o PIB do Irã! Nunca se havia cobrado tal fiança. Então, o dono da EDS, Ross Perot começa o plano de salvação, pelos contatos políticos até chegar no veterano do Vietnã, Bull Simons. Homem de extrema inteligência humana e tática, fez com os águias o que o governo Carter não fez pela embaixada meses depois, foi crucial para o resgate dos executivos com vida.

A leitura é muito fluída, com muita ação, como é de se esperar do Ken, por isso, dá para confundir com os episódios de ficção histórica escritos por ele. É um ótimo livro, com uma péssima edição. Mesmo que muitos livros dele tenham sido relançados por outra editora, este título em específico só se encontra na antiga edição, com uma diagramação pequena, o que pode impactar no tempo de leitura e na experiência.

Vale a pena conferir e conhecer a aventura dos águias de Perot, principalmente para quem gosta de um palco histórico caótico como o Irã em 1979.