Manual de Sobrevivência Familiar

Manual de Sobrevivência Familiar Ivan Jaf

Resenhas - Manual de Sobrevivência Familiar

MarAlia63 13/07/2023

Em uma noite de réveillon e após a extração de um dente, um jovem narra memórias de sua vida em um ?Manual de Sobrevivência Familiar?
Só não abandonei porque coloquei na meta de leitura desse ano.
Um livro que tinha de tudo pra ser super gostosinho de ler, mas que infelizmente tem a única coisa que não suporto ler (ouvir ou ver): Maus tratos com animais.
Tenho aversão de quem acha que judiar de bicho é arte de criança.

Eddie.blathanna 08/07/2023

Manual de Sobrevivência Familiar
Um rapaz arranca o dente, têm hemorragia, e passa o ano novo contando pra gente sobre sua infância e juventude, enquanto todo mundo faz festa do lado de fora. Então é, basicamente, um adolescente conversando com você durante 100 páginas. Isso pode ser engraçado, pode ser ofensivo, pode ser absurdo... Vai de quem lê. A parte boa é que é bem escrito, bem pensado, sincero e especialmente significativo pro novo adulto brasileiro do gênero masculino. Certeza que esses indivíduos, dentro desses critérios, vão encontrar aqui vários pontos de identificação.

Jheffeson.AraAjo 16/01/2023

Doce e penosa infância
O autor relata algumas das memórias de sua infância, sendo verdadeiras ou não, trazem um tom cômico e trágico de sua experiência em relação as descobertas da vida. Algumas partes são bem dispensáveis, mas no geral foi uma leitura leve e divertida.

Eve_carol 03/11/2022

Uma leitura bem leve. Achei muito interessante a história e os acontecimentos na vida do narrador. Tem algumas dicas muito boas.
Só algumas poucas páginas me incomodaram, mas nada que incomodasse tanto a ponto de largar.
Não é muito o tipo de livro que eu me identifico, mas foi bem divertido chegar até aqui

Helo M. 01/06/2022

Ótimo livro para recomeçar o hábito de ler!
Engraçado, traz muitos acontecimentos da infância e da adolescência de forma muito peculiar, sem falar na linguagem muito tranquila e acessível, além de não ser um livro denso. Recomendo.

Ju Gomes 02/06/2020

Uma ótima lembrança...
Um dos poucos livros que li no colégio e dos quais me lembro. Leitura fantástica e atemporal, acredito. Riso fácil do começo ao fim!! Kkkkk

bia 30/03/2014

Hilário!!!!!

Bru 20/09/2013

Sem clichês.
Inicialmente achei o livro um tanto tedioso,chato,sem ação alguma que me motivasse a continuar minha leitura.
O garoto da história é um tanto curioso,não tem amigos e sua vida é uma total bagunça.Por um descuido do avô,que construía prédios e subornava os fiscais,ele e toda a família foram obrigados á se mudar para um pequeno prédio(Um dos prédios que o avô havia construído).
Depois disso,a vida do garoto mudou completamente e ele passou á conviver com as loucuras e diferenças da sua família(nem um pouco normal).O avô,que era a sua única companhia,faleceu.Sua prima o odiava e sua irmã não dava atenção.
Em meio á tantas diferenças e pessoas,cada qual com a sua mania,o menino passou a sua adolescência.
E se me perguntarem,qual foi o motivo que me fez continuar a leitura,já que eu havia achado o livro sem-graça? Foi porque a história não tinha clichês,a família não era perfeita e a curiosidade era mais forte do que tudo.

Juliana Nacci 28/01/2013

Acho que eu fui a única que não gostou desse livro. Achei muito masculinizado pro meu gosto, e fala muita besteira.

DanielaMG 05/12/2011

Livro da minha adolescência
Li na adolescência, parecia que o autor traduzia todo o meu universo com muito bom humor e sarcasmo. Adorei o livro. Alguns passagens são impagáveis de tão cômicas.

hammy 16/10/2011

Livro bom demais
Cotidiano puro. Aposto que muitas pessoas se identificaram com os comportamentos do garoto e da família

Drielli 27/04/2011

Apesar de ter lido há anos,lembro-me de chorar de rir com este livro.Muito bom.

Juliana ;* 24/10/2010

Muito boooooom!
O livro é narrado por um homem, ele conta as suas aventuras, seus medos e seus pensamentos mais marcantes de sua infância e sua adolescencia.
Muito engraçado, e por diversas vezes você lembra de situações que passou tambem, de coisas que você dava tanta importância na época e que agora você lembra e ri simplismente, pensa como era bom viver inocentemente, sem responsabilidade só aprendendo.
Recomendo para as pessoas que gostam de rir e passar o tempo. :)

Ingridy Rayane 11/06/2009

Nossa! Com esse eu ri demaiss!!!! Uma comédia leve mas muuuuuuuuuuito comédia! Recomendo 100%!