Love

Resenhas - Love

Báh 28/01/2011

LOVE - A história de Lisey
Portuguese -

LOVE é um livro muito interresante. Ao pegarmos LOVE inicialmente, sempre temos a impressão de que será um livro de romance e feminino, por ser narrado em "primeira pessoa", no caso, uma mulher, Lisey. Cheio de suspense, o livro é digno de nota dez, sua trama é excelente e depois da primeira linha, parar de acompanhar Lisey nessa história é algo doloroso. Recomendo!

English -

LOVE is a book very interresant. When we take initially LOVE, we always have the impression that it will be a book of romance and women, being told in "first person" in the case, a wife, Lisey. Full of suspense, the book is noteworthy ten, his plot is excellent and after the first line, to accompany this story Lisey is something painful. I recommend it!

Paloma.Rocha 31/12/2022

Bom rs
As relações humanas são o ponto forte dessa. O ponto inicial é um tanto monótono, por muito tempo eu não soube pra onde o autor queria ir com a história, mas no final tudo valeu a pena!

Diversos assuntos importantes são tratados no decorrer de Love e King considera esse livro um dos preferidos dele. Não está entre os meus, mas entendo o porquê o mestre o escolheu.

Nath 18/12/2020

"Eu te gritarei para casa."
Eu já disse tempos atrás que como fã eu precisei mudar um pouco a minha forma de encarar os livros do Stephen King. Tive que ajustar minhas expectativas e parar de colocá-las altas ao ponto de quase gostar dos livros por antecipação, a fim de evitar experiências ruins que inevitavelmente viriam. Em geral, consigo fazer isso muito bem, o que já me rendeu gratas surpresas com livros que ao meu ver são bastante subestimados (esse, por exemplo?), mas, dessa vez eu me traí.
Esse ano eu li "Coração Assombrado" e mesmo já sabendo que "Love" é um dos livros favoritos do King, ler sobre o processo de criação e publicação desse livro e o carinho com que ele se refere à essa história, fez com que mesmo eu tentando não colocar grandes expectativas, começasse a lê-la já querendo muito gostar.
Entretanto, eu cheguei muito perto de abandonar esse livro, muito mesmo. Inclusive, acho que posso afirmar que talvez, se tivesse sido escrito por outra pessoa, eu teria feito menos esforço pra ir adiante e o livro teria voltado pra estante lido pela metade. Fico feliz que isso não tenha acontecido.
É verdade que esse livro tem altos e baixos. A narração não é daquelas que faz a gente querer devorar o livro, pelo contrário, pra mim pelo mens foi uma leitura bem "empacada". Mas talvez (e digo isso sabendo que posso parecer repetitiva) tenha a ver com a coisa das expectativas. Explico; pra um livro chamado "Love – A História de Lisey", eu iniciei a leitura esperando o óbvio: a história da Lisey. Logo, tudo seria sobre a Lisey ou pelo menos era o que eu queria/esperava que fosse. Só que eu esqueci que os livros do Stephen King não são exatamente o que parecem ser porque uma coisa nunca é simplesmente "uma coisa"; uma pessoa não é "uma pessoa" pura e simplesmente; na cabeça dele, as coisas sempre são muito mais complexas do que isso e ele precisa nos dizer e explicar com detalhes todos os porquês. Ainda assim e mesmo conhecendo a sinopse do livro, eu não queria ler sobre o Scott, não me interessava saber muitos detalhes sobre ele, afinal, eu já sabia do papel de destaque que ele ocupara na vida da Lisey, então, eu não queria o protagonismo dele na história que me seria contada sobre ELA. Foi aí que meu problema aconteceu. A história do Scott é importante pra esse livro ser o que é. Não porque é obrigatoriamente necessário falar sobre ele pra falar sobre a Lisey, mas sim pra falar sobre os elementos que rodeiam a história dela, principalmente onde se entrelaça com a dele. E querendo ou não, eles ficaram juntos por mais de 25 anos, logo, ele tem uma grande cota de relevância na história dela.
A questão é que (como sempre) isso só fica realmente explícito conforme a história avança (e ela avança devagar) e os mistérios envolvidos se revelam. Até chegar nesse ponto, eu já tinha lido muito mais sobre o Scott do que eu gostaria em um primeiro momento e estava muito perto de desistir por causa disso, já que essa foi a primeira vez que me incomodei um pouco com a prolixidade da escrita e achei algumas partes da narração da infância do Scott um pouco enfadonhas. Provavelmente isso tem a ver com o fato de eu ter custado um pouco a me conectar com esse personagem e ficar o tempo todo pensando: "não quero saber sobre sua carreira, sobre sua infância, sobre seus traumas e sobre o que você pensava, eu quero ler a Lisey", mas também pode ter a ver com o fato de que há um momento do livro em que a Lisey se encontra em um ponto crucial e a cena é cortada pra um tipo de devaneio sobre a família problemática do Scott que se estende por capítulos a fio de um jeito que pra mim pareceu muito repetitivo. Essa parte da leitura foi particularmente frustrante pra mim porque "esfriou" um dos clímax que a história estava prestes a atingir, o que me irritou um pouco.
Porém, dando continuidade, finalmente pude ler melhor a Lisey em toda sua personalidade única e em sua coragem e devoção ímpares. E eu digo com tranquilidade que amo essa mulher demais, socorro.
Além disso, pude aproveitar o que mais tinha me dado expectativas no começo do livro e que achei que também acabaria me frustrando quando a história do Scott roubou um pouco a cena: mais uma coadjuvante incrível criada pelo King: Amanda, uma das irmãs mais velhas de Lisey. Eu amei a construção dessa personagem e a relação das duas; amei a coisa do "lance das irmãs" e como isso por si só pôde demonstrar muito do que a Lisey se tornou, sem a necessidade de contar nos mínimos detalhes a história dela desde criança, por exemplo. Scott, no fim das contas, entra como a explicação pra muitas das coisas que acontecem na história e claro, que acontecem com Lisey. E a história da Lisey abraça tudo isso e mais. E pra entendê-la, é muito simples: basta que a observemos de perto, basta que a enxerguemos.
Fiquei com muito receio de que essa fosse uma história não sobre uma mulher, mas sobre a "mulher de alguém", como fica claro que enquanto Scott era vivo, era assim que se referiam à ela em revistas e publicações em geral. Mas isso não aconteceu. Ao contrário do que cheguei a pensar quando quase larguei a leitura, esse livro é sim "A História de Lisey" ou talvez uma das tantas que poderiam ser contadas sobre ela, mas ainda assim, é inteiramente sobre ela e eu gostei muito de ler meu autor preferido narrar um protagonismo feminino mais uma vez; algo que não é tão corriqueiro em suas obras, mas que ficou evidente que quando ele decide fazer, faz muito bem.
Além disso, gostei muito de ler uma história de amor escrita por ele; eu que não sou uma grande fã de histórias sobre casais, me emocionei muito em várias partes (e a última, meu deus, eu tava chorando e mal percebi). Esse livro é um lado do King interessante de conhecer pra quem ainda não o tem muito claro: é um lado mais sensível em um sentido mais clichê da palavra, mas ao mesmo tempo tem aquela obscuridade que já esperamos de suas histórias.
Não pensei que fosse dizer isso mas: adorei. Vou guardar esse livro no meu coração com todo o carinho do mundo porque ele é LINDO MIL VEZES. Tudo na mesma.

Kate Dias 26/08/2021

Eu te gritarei para casa
Lisey e seu marido Scott tinham um amor além do mundo.

Dois anos após a morte dele, chega a vez de Lisey enfrentar os demônios e os segredos que seu marido guardava.

Uma história sobre luto, perda e sobre o poder transformador do amor.

Confesso que esse não foi um livro fácil de ler. A dor de perder alguém é palpável, as lembranças constantes e o sofrimento de estar sem aquele com quem você compartilhou anos de sua vida estão presentes em todas as páginas.

“Eu estava perdido no escuro e você me encontrou. Eu estava com calor – com tanto calor – e você me deu gelo.”

Esse livro é para refletir sobre laços, segredos obscuros e luto.

Não recomendo para quem perdeu alguém recentemente.

iammoremylrds 09/12/2021

gostei da leitura, principalmente no que tange a construção e o desenvolvimento dos personagens, sem falar de um enredo muito interessante e envolvente, porém de outro lado, achei ele um pouco arrastado...

Rita Nunes 03/08/2013

Espetacular!
Que livro!
Sobre o que é a história? Sobre muitas coisas, amor, loucura, imaginação, determinação, e muito mais.
Algumas pessoas poderiam achar o início meio chato, mas quem continuar a ler vai entender que precisa ser assim, que cada trecho, cada palavra, cada expressão estão ali por uma razão. Ora, estamos falando de Stephen King, o homem sabe o que faz!
Só sei que nunca um livro mexeu tanto comigo! Provocou-me pesadelos, me arrancou lágrimas e seu final me deixou com uma sensação avassaladora de vazio, quase dolorosa.
Muitos livros têm frases marcantes. Este tem várias, então escolhi apenas uma para citar aqui: "Algumas coisas precisam ser verdade porque elas não têm outra escolha".
Recomendadíssimo!
Bianca 31/08/2013minha estante
Amei sua resenha, me animou ainda mais para ler o livro.

Bárbara 27/03/2024minha estante
Kd vc? Sinto falta dos seus comentários

Fábio Pinho 07/01/2013

Encheção de linguiça
Muito texto e pouca história
Jacy 05/08/2015minha estante
Concordo! Achei muito forçada a narrativa e pouco cativante.

AlessandraD. 22/11/2021

Engatilhe Lisey
Engatilhe Babyluv
Poderia facilmente ter 100/200 páginas a menos, mas é uma boa leitura, diferente dos demais

I. Cristhini 05/08/2022

acho que fui com expectativas diferentes pro livro e por isso acabei me decepcionando um pouco, porém o livro poderia facilmente ter umas 200 páginas a menos, porém no fim me apeguei mais a história

Gio 19/05/2023

Altos e baixos
Bom, como uma grande fã do King tenho que admitir que essa não é uma de suas grandes obras de destaque, é um dos primeiros calhamaços que leio dele que eu sinto que poderia ser um livro mais curto.

Dessas 500 páginas o ritmo oscilava muito, ora eu estava louca pra querer ler tudo, ora eu sentia que não saía do lugar de tão chato.
Por isso acho que não precisava de tantas
enrolação... as últimas 100 páginas aumentaram bastante a nota final que eu decidi dar, mas o meio é bem entediante.

JoAo 12/08/2022

Não atingiu as minhas expectativas
Eu sou muito fã do Stephen King, por isso, estava ansioso para ler mais esse livro dele. Cheguei a ver muitos elogios à obra, mas, infelizmente, minhas expectativas não foram atingidas e eu não vou passar pano pro Kingzinho! hehe

A história é, de fato, muito interessante, mas a forma como o autor escolhe narrá-la deixa muitas partes maçantes e confusas. Durante metade do livro simplesmente não acontece nada, vemos apenas a esposa recordando o que viveu com o marido! E, mesmo depois, quando acontecem algumas coisas, você já está tão cansado da leitura que nada mais empolga. Na minha opinião, o livro poderia tranquilamente ser reduzido pela metade!

Eu entendo que a proposta do autor para essa obra era trazer algo diferente, ser mais intimista e profundo, um mergulho nas lembranças de uma viúva. Mas não acredito que tenha feito isso de forma satisfatória. Tanto que esse foi um dos livros que mais demorei pra terminar, devido a falta de ânimo.

Claro que também há momentos bons, por isso a nota não foi tão baixa. Por exemplo, o trecho final, onde muita coisa é revelada, é ótimo! Também há um leve suspense no ar, um toque sobrenatural e um mistério a ser resolvido, que faz você insistir na leitura.

Mas enfim, no geral, LOVE não me cativou. Mas tudo bem, não dá pra gente gostar de todos os livros do nosso autor preferido, né?! hehe

Lucas 11/09/2021

Love a história de Lisey
Assim, o livro é bom. Porém, o início é muito lento e senti muita dificuldade. Depois dos 50% a leitura fluiu muito, a história conseguiu prender demais.
Quem ler Rose madder antes de ler esse livro, vai conseguir entender muito mais muito cedo o que vai ocorrer no final. Isso me deixou um pouco triste.
Entretanto, os personagens foram bem construídos, o terror se fez presente, o King não maneirou nas cenas de violência. Mas isso tudo depois dos 50%.
Fernanda 13/09/2021minha estante
Foi exatamente o que eu pensei, foi difícil eu conseguir me prender nessa leitura, mas depois que passou a metade do livro só foi

Lucas 13/09/2021minha estante
Sim sim. Bem isso mesmo.

Sandra.Pogalski 10/08/2021

Didiva. Fim.
Muitos consideram o início meio arrastado, eu me identifiquei com a leitura desde o início. Adoro o linguajar peculiar de Lisey e Scott.

Um livro que contagia e te leva para passear. Imaginar a infância do Scott, como ele se tornou esse grande escritor e como Lisey o amava mesmo com tantas perturbações.

Quando terminei a leitura fiquei com um vazio, queria que ela não terminasse. Mais didiva, mais babyluv, engatilhe e espane!

?Eu te chamarei de volta pra casa?.

madu 25/02/2023

"Tudo na mesma."
"ESPANE, babyluv."

Love, de todos os livros que eu li do King, é o mais sensível e pessoal. Sei do peso de muitos na vida do autor, mas esse aqui me mostrou um lado do King que eu sempre desejei ver e sempre soube que existia; o lado totalmente ligado ao amor.

Stephen escreve casais e relações de personagens com uma maestria impecável. Não se sentir conectado a Lisey em todas as páginas é impossível. Levarei essa personagem comigo sempre.

E Scott, com sua aura assombrada e um passado horrível, entrega a doçura de um homem totalmente em cacos, que faria de tudo para salvar e ficar com o amor de sua vida. Eles se olharam, se sentiram e tenho certeza que foi o início para tudo isso, porque Lisey é a base, é única em um milhão e seria a coragem de Scott até o fim.

Sinto que Love é sobre esse mundo mágico e terrível, sobre sonhos e imaginação, mas também que King brincou com o enredo e que tudo ligado a Boo'ya Moon carrega metáforas infinitas sobre abuso, depressão, luto, trauma etc.

Eu aceito a magia nele, aceito o sobrenatural, mas lá no fundo sei que Scott e Paul sofreram de verdade, sei que Amanda não está bem, sei que Lisey ainda não aceitou a morte do marido e sei que pessoas obcecadas acabam com a vida de qualquer um e nesses momentos é necessário criar um refúgio, algo inimaginável, algo que so iremos compartilhar com quem amamos, algo como Boo'ya Moon, seu clima tropical e sua lagoa milagrosa. Porque o ser humano só precisa de um respiro ? gole ? às vezes. E isso o fará voltar para casa. O fará sobreviver.

"Baby... babyluv."
"I'll follow you, when the stars go blue."
Katlyn3 07/05/2023minha estante
Descreveu exatamente o que eu senti depois que acabei esse livro. Eu achei que tava doida, mas interpretei da mesma forma. Achei meio arrastado, mas o final deixou meu coração quentinho.

madu 10/05/2023minha estante
espero que tente outros do autor e goste até mais do que esse ? e fico feliz que tivemos a mesma interpretação, king é otimo com metáforas e analogias subentendidas.