A Experiência Psicodélica

A Experiência Psicodélica Timothy Leary...

Resenhas - A Experiência Psicodélica

johannbsf 20/02/2024

"Como se tornar um buda" ou "estudos sobre o vazio"
Relaxe, desligue sua mente e sinta o fluxo contínuo

Lendo o começo desse livro, você pode ter as impressões sobre ele ser somente um manual para hippongas doidões que querem se drogar, porém, ao decorrer de seus ensinamentos, você nota uma abordagem tanto no quesito de segurança, quanto principalmente no meditativo. Irei explicar as duas partes, calma.

No quesito segurança, a abordagem com as drogas é um tanto diferente, sem aquele hedonismo barato de junkies, mas algo que deve ser pavimentado e cuidado, seja em um ambiente seguro, seja as pessoas de confiança e guias que irão te ajudar a entender, lidar e voltar de uma incursão nas terras do inexistente. Os cuidados desse manual vão até na preparação psicológica e alimentar em que o viajante deve ter.

Já na parte meditativa, o manual consegue explicar alguns conceitos que faziam anos que eu tentava entender, talvez esse mérito seja da utilização do livro tibetano dos mortos. Basicamente, a formação de um estado pleno de buda está na contemplação contínua do fluxo da clara-luz, o que emprega a vivência e entendimento do vazio absoluto, do não criado, da não consciência empírica, fenomenológica e epistemológica da mente.

Sinceramente, explicar os conceitos e sensações que esse livro produziu, é simplesmente impossível.

Só lhe digo: aceite a impermanência, mate seu ego e tenha coragem perante do teu velho eu, pois ele está morto, diferente de você.

Isa 30/01/2024

Esperava outra coisa
Não era nem um pouco o que eu esperava. Eu tinha entendido pela sinopse e por indicações que era um documentário sobre a experiência com drogas que eles fizeram na década de 60, que eu acho muito interessante.
Mas na verdade é um manual de como usar drogas psicodélicas. Qual seu caminho para encontrar a "libertação", como eles chamam, os desafios que você pode encontrar no caminho.
Pra mim não serviu de nada, não tenho intenção de usar drogas e ficava perdida quando ele falava de Clara luz, de jogos de ego e um monte de termo estranho.
Se é um manual que você busca, e com bastante filosofia, talvez goste do livro.

Anderson.Souza 28/01/2024

Auto explicativo e de suma importância.
Confesso que eu gostaria de muito de passar por uma experiência como essa, através de psicotrópicos, é uma experiência que podemos nivelar como uma quase morte, e nesse estado todos os sentidos, matérias e imateriais, se sujeitará a um novo estado, químico fisico o que quer que seja o que você vai encontrar. Como estamos ligados ao ego vamos querer voltar ao estado que somos hoje, e isso decai muito a experiência, algumas coisas eu já sabia mesmo não tendo participado de nenhuma sessão espiritual deste tipo, mas falar é mais fácil do que fazer, e esse livro pode ajudar e já ajuda aqueles que estao completamente perdidos nessa caminho espiritual, ou a busca pelo estado do Bardo.

Rita Nascimento 26/12/2023

A Experiência Psicodélica
Embora considere bastante problemática a proposta da obra, de ser um manual para a alteração da consciência a partir dos psicodélicos, considero o texto extremamente relevante para os pesquisadores do campo, tanto do ponto de vista histórico quanto antropológico.

Rayane.Martins 18/12/2023

Muito útil
Acho que todo mundo que consagra as medicinas sagradas ou faz o uso de psicodélico deveria ler esse livro, lendo as descrições dos bardos reconheci várias das sensações presentes ali no livro nas minhas experiências de consagração e acredito que isso vá ajudar muito

Flôr 30/03/2023

Bom livro!
Interessante para se pensar possibilidades...
Não me pareceu que o autor dominasse a teoria junguiana profundamente e as considerações iniciais sobre a "destruição do ego" são fundamentais... Fora isso, gostei! Entrega o que se propõe ?

Sereia Lunna 08/03/2023

Impressionante
O jeito que o livro é escrito faz com que ele seja um pouco complicado para ler e ele acaba fazendo muitas referências que te levam a ter que ler muitos outros livros ( o que não é necessariamente ruim).

srtvbkl 20/11/2022

Imprescindível para psiconautas! Diversas vezes eu via a própria descrição de alguma experiência vivenciada ao longo dos anos. Apesar de um livro curto sua leitura não é rápida.

Recomendo!

Well 23/09/2022

Um guia sobre a experiência legal, com as drogas.
Primeiramente, muitos aspectos da história da humanidade foram colocados em reflexão após a Segunda Guerra Mundial. Haviam inquietações e buscas por respostas do que os efeitos pós-guerra, um dos piores momentos da história, tinham trazido até as pessoas. Por que tantas pessoas ainda viviam a realidade da depressão?
Portanto, foram essas inquietações e o questionamento que impulsionaram a incentivaram Timothy Leary a fazer um estudo aprofundado sobre os efeitos do LSD com o foco no tratamento de doenças mentais.
O livro é baseado em uma experiência de pesquisa muito polêmica nos EUA, mesmo que tenha sido um estudo desenvolvido em um período em que se buscava saber mais sobre o uso medicinal de tais substâncias. Segundo estudos, houveram alguns investimentos para encontrar respostas sobre. Além disso, por volta de 1965, LSD e cogumelos eram legalizados no país.
O paralelo feito com o obra. O Livro Tibetano dos Mortos. Tem uma relação da importância dos vivos na construção social envolvendo mais justiça, paz e gentileza, pois Leary acreditava que se feita uma boa orientação em relação ao uso das substâncias alucinógenas, seria possível realizar uma conexão com a ancestralidade humana.
A primeira experiência de Timothy Leary com psilocibina em 1960, proporcionou a ele uma vontade de se dedicar aos estudos sobre o assunto. Dessa forma, ele passou a se inclinar às pesquisas de possíveis usos de psicodélicos com o foco na transformação da personalidade e do comportamento, permitindo a expansão da consciência, segundo o autor.
Leary se juntou à dois psicólogos da Universidade de Harvard. Ralph Metzner e Richard Alpert e juntos escreveram o livro, sendo pioneiro no assunto para romper barreiras da mente por meio de alucinógenos.
O uso de psicodélicos ainda é discutido em diferentes contextos e ainda pauta à luz da ciência, porém, se sabe ainda mais que é um tabu. Essa discussão leva em consideração o que quem acredita no assunto julga ser positivo ou negativo no consumo a curto e longo prazo.

Igor.Banin 22/07/2022

Ótimo
Adorei o guia, fazendo uma comparação de uma viagem psicodélica com o livro tibetano dos mortos, com todas as suas etapas.

Michelle.Gomes 04/05/2022

Difícil, mas recompensador
O livro é uma mistura de pesquisa científica e guia, além de tentar explicar O Livro Tibetano dos Mortos para quem nunca o leu. Quando eu digo que é um guia, é literalmente isso: na maior parte do livro, vamos acompanhar uma interpretação sobre o Livro Tibetano dos Mortos, relacionando com o que você pode encontrar em uma viagem alucinógena. Independente dos seus motivos para ter essa experiência, aqui você vai encontrar toda a ajuda que precisa para se preparar o melhor possível.
Para quem já teve uma experiência dessas, é com certeza um livro incrível para relembrar como foi, identificar por onde você esteve ou não, querer dividir suas histórias com outras pessoas. Também acredito que seja um livro interessantíssimo para quem pretende ter essa experiência ou pra quem tem muita curiosidade sobre o assunto.
Porém, o livro é denso, misturando espiritualidade com ciência e psicologia. Não pense que por ter 200 páginas é um livro para se ler de uma vez. Não tenha pressa, aproveite a viagem e prepare os post-its!
Senti uma jornada de auto-conhecimento na leitura, se você estiver aberto a interpretar o que é descrito no livro, tenho certeza que muita coisa pode ser tirada dele, independente da sua vontade de ter uma experiência psicodélica ou não. É um livro para se guardar e reler, tenho certeza que sempre verei coisas novas nele.