Uma Viagem para Loucos

Uma Viagem para Loucos Peter Nichols

Resenhas - Uma Viagem para Loucos

Jhaze 04/02/2024

Perfeitamente Maravilhoso!!
Eu não sei o que leva os historiadores que contam as histórias dos que se aventuram no mar, produzirem um excepcional e rico trabalho histórico intrigante e bem feito.
Seguindo a linha de reconstrução histórica demonstrada por Nathanael Phillbrick em seu empolgante trabalho No Coração do Mar, Peter Nicholls não deixa por menos e se esmera e produz uma obra no mesmo nível.
Nota-se um gigantesco e profundo trabalho de pesquisa, para entender a personalidade, pensamentos, anseios e inspirações dos nove homens que participaram da primeira regata de navegação de volta ao mundo sem escala/parada.
Mesmo com um texto recheado de termos náuticos, o texto flui sem problemas. O autor foi genial em dosar a narrativa com cortes que deixam o leitor curioso, querendo mais, enquanto o texto entra na história de outro personagem, fazendo com que a leitura fique corrida pois se quer saber o que aconteceu com aquele primário personagem.
Torna-se impossível desgrudar do livro. Sendo um fato histórico real, o autor reconstroe os fatos através de uma narrativa que envolve uma dose de suspense narrativo, e algumas vezes certas frases sobre alguém leva o leitor a conjecturar erroneamente sobre o desenrolar dos acontecimentos. E então percebe-se que o autor inseriu a frase de propósito...
Peter Nicholls sabe manipular emoções não com um suspense fictício, mas com fatos reais.
Genialidade pra poucos!!