Auschwitz -  O Testemunho de um Médico

Auschwitz - O Testemunho de um Médico Miklos Nyiszli

Resenhas - Auschwitz - O Testemunho de um Médico

Laura 15/12/2023

Provavelmente um dos livros + fortes que já li sobre o tema
Comprei o livro (a versão em inglês) no próprio campo de Auschwitz na minha última viagem, por indicação da nossa guia, e comecei a ler no mesmo dia.

Por causa do tema, não é uma leitura fácil de ser digerida, então fui intercalando com outros livros e lendo aos pouquinhos.

Indico muito para quem quiser aprender mais sobre o tema, mas já adianto que esse livro não te poupa nem dos piores detalhes.

Brenda324 22/02/2023

Chocante
Esse livro com certeza não é tão fácil assim de ler, pois tem momentos que você não consegue acreditar que isso realmente aconteceu um dia e também por conter partes pesadas. Eu achei a leitura de fácil entendimento. O livro é bom e esclarece muitas coisas sobre o holocausto.

Déa 12/11/2022

Narrativa de um médico judeu, que trabalhou diretamente com Dr. Mengele em Auschiwitz, próximo aos crematórios. Não se trata de uma obra literária, mas um diário de suas trágicas lembranças. Um dos melhores livros que li nesse sentido.

Fred Zanitti 23/03/2022

Vale pelo valor histórico
É extremamente difícil imaginar o quão sofrível é você viver sabendo que a data da sua morte está estampada na testa, o quão difícil é ser testemunha do massacre diário do seu povo, e ainda ser obrigado a trabalhar para as pessoas responsáveis por esse massacre. Testemunhar milhares do seu povo chegando quase diariamente em comboios, sendo mortos nas câmaras de gás e por fim cremados num dos 4 imensos crematórios do campo de concentração, não saber se seus familiares estão vivos ou não, e viver sempre pensando que a qualquer momento pode ser a sua vez.

Os relatos do médico são tenebrosos, as situações vividas por ele, os serviços que ele era obrigado a prestar, são fatos assombrosos que nos fazem refletir em como é possível os seres humanos ter tanta maldade no coração. É impensável! O assunto sempre me interessa por valores históricos, mas cada leitura do tema nos deixa de coração partido. Leia por sua conta e risco.

14/01/2022

O relato do Dr. Nyiszli um médico judeu em Auschwitz, o qual por algumas atitudes mal pensadas acabou trabalhando ao lado do cruel Dr Josef Mengele o responsável por realizar a seleção na chegada ao KZ. Dr. Nyiszli vivenciou por 8 meses a realidade da câmara de gás, dos crematórios e das várias formas que os SS usavam para executar um prisioneiro. Após deixar Auschwitz ainda passou por outros KZ até ser libertado. Um dos livros que li que mais relatou a rotina dos horrores do campo de concentração.

Braguinha 10/10/2021

Pesa 100kg nas suas mãos.
Emocionante relato de um judeu médico legista que vira assistente – forçado, é lógico – do temível “Anjo da Morte”, o Dr. Josef Mengele. Narra toda a sua angústia no dia a dia de Auschwitz, lidando sempre com a morte de seus patrícios judeus e vendo o drama das pessoas naquele campo de concentração na Polônia. Há picos de emoção, como o dia da revolta de alguns judeus que tentam fugir do campo. Ótimo livro para quem gosta do tema ou não.

Bruno 05/10/2021

Horrivelmente Interessante.
Livro mais horrendo e repugnante que eu já li, porém o relato mais interessante do período nazista que eu já li!

Impossível conseguir imaginar os acontecimentos nos campos de concentração nazistas, em especial o de Auschwitzs, são relatos que nenhuma mente minimamente sã é capaz de imaginar completamente, impossível não sentir náuseas e real nojo em várias partes do livro, também é impossível não ficar imaginando como os soldados nazistas passaram a cometer crimes tão horrendos sem questionar. Que a maioria deles não eram psicopatas isso é fato, eles não sendo psicopatas como chegaram tão longe?

Acho que não à muito a se dizer, a capa do livro fala por si só, eu já comecei lendo sabendo que ia ter relatos horríveis, porém mesmo assim foram além da minha imaginação. Esse é um livro que qualquer pessoa que tenha interesse pelo período nazista ou esteja puramente estudando tem que ler, pois não foram muitos do sonderkommandos que sobreviveram, e em especial um médico judeu que forçadamente fazia autópsia em pessoas assassinadas minutos antes a mando de um "médico" doente e pertubado, Dr. Mengele, que usava qualquer judeu, cigano e etc com alguma deficiência para justificar suas ideologias de perturbados mentais de supremacia ariana, com cara de "ciência".

Uma coisa que eu não entendo é o pq que esse livro não é mais produzido, na versão inglês ele aparentemente é bem conhecido, já na brasileira não se vende mais novos livros, esse meu eu comprei por acaso em uma loja de sebo por 10 reais, porém na Internet o livro físico eu achei no mínimo por 150 reais no Estante Virtual, esse livro, assim como tantos outros relatos, é essencial para tentar entender o que se passava nos campos de concentração nazista, achei muito errado a Record ter parado de produzir e vender.
Castilho 05/10/2021minha estante
Pior que nem pra kindle tem também a versão em português :/

Bruno 05/10/2021minha estante
Pois é... Mas o PDF, MOBI e Epub dele tem pra baixar

Castilho 05/10/2021minha estante
Boa! Vou procurar e baixar! Vlw

Mr. Matos 06/10/2021minha estante
A Record está sentada em cima de uma série de títulos importantes, que ela não reimprime nem libera os direitos para outras editoras publicarem, e isso ainda não é o pior, a pior parte é que o grupo Record comanda uma série de editoras que repetem o mesmo problema como Paz e Terra, Civilização brasileira, brasiliense e etc.

Bruno 06/10/2021minha estante
Pqp mano, isso é triste e meio sem lógica, pq esses livros com certeza iria vender bastante

Laura1726 16/04/2020

A barbárie sempre se supera
Já estive diversas vezes em auschwitz (através da literatura) mas essa sem dúvida foi a mais cruel. A visão de um médico que trabalhou la foi terrível. Tive a sensação de ler o livro sem respirar, parei diversas vezes pois faltava coragem pra continuar. Leitura dura e pesada.

Ras 04/01/2020

O inferno deve ser melhor
Li há alguns anos. Até hoje me lembro dos detalhes, do sadismo do Mengele com sua pseudo medicina. O inferno deveria ser um lugar melhor do que Auschwitz.

Ryllder 12/06/2017

O Inferno é fichinha...
Aterrador,abismante.Se na época dos acontecimentos descritos nessa obra Deus existisse,Ele estaria fazendo outra coisa,menos olhando para esta parte do Universo...?Nós aprendemos que tudo é efêmero e que nenhum valor é absoluto.A única exceção à regra:a liberdade".
Ronaldo.Refundini 04/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Erika 06/08/2017minha estante
Isso!

Delânio 04/09/2016

Os relatos verídicos de um Médico Judeu, no campo de concentração de Auschwitz, relatando os terrores vistos pelos seus próprios olhos e a esperança de salvar sua família do terror que era o campo de concentração de Auschwitz.

Carol 06/02/2015

Assustador e difícil de engolir!
Eu imaginava que não seria uma leitura tão fácil e por ler muitas coisas do tipo, já me preparei de antemão, porém, o preparo foi pouco diante do que eu leria. Um livro que me fez derramar lágrimas algumas vezes durante a leitura, me deixou com raiva e desacreditada em certos momentos. Com certeza, nunca esquecerei de nada do que li aqui, porque existem coisas que jamais devem ser esquecidas.