Auschwitz -  O Testemunho de um Médico

Auschwitz - O Testemunho de um Médico Miklos Nyiszli

Resenhas - Auschwitz - O Testemunho de um Médico

Canafístula 26/01/2012

Auschwitz - O Testemunho de um Médico, de Miklos Nyiszli
Esse, sem dúvida, é o livro mais forte que já li sobre Holocausto e Segunda Guerra Mundial. Acho que só “O Último Judeu” faz parâmetro, mas esse, ainda assim, consegue ser o mais forte e chocante que já li.

Quem conhece a Karen Pereira, a verdadeira pessoa por trás do pseudônimo de Anne Marie, sabe o quanto eu sou completamente louca por esses assuntos. Sempre estou lendo cada vez mais livros, assistindo filmes, vendo séries e documentários sobre a Segunda Guerra Mundial e tudo o que a envolve. Pensei que já tinha lido e visto de tudo. Mas o relato desse médico húngaro que esteve em Auschwitz e trabalhou com o carrasco Josef Mengele me surpreendeu.

O médico patologista húngaro Miklos Nyiszli chegou a Auschwitz junto com sua mulher e sua filha. Por ser médico patologista, falar alemão fluentemente e ter se formado em uma universidade também alemã, é escolhido por Josef Mengele para trabalhar dissecando corpos em Auschwitz. As coisas que ele testemunha são simplesmente chocantes. É óbvio que eu não posso transcrever aqui porque é spoiler, mas as coisas que ele viu e relatou, eu jamais tinha visto antes.

Acredito que este livro seja mais pesado que outros porque o patologista húngaro fazia parte de um grupo de judeus privilegiados no campo, que por executarem certos trabalhos que eram essenciais aos nazistas, eram tratados com mais regalias do que outros prisioneiros. Só que esse médico trabalhava diretamente com os corpos das vítimas que lhe eram enviadas, além de ter acesso a Josef Mengele e ver muitas de suas atrocidades. Creio que é por isso que esse livro tenha me chocado tanto: ele mostra coisas que não vimos em outros livros. Coisas que os filmes não mostram.

O livro narra, em um trecho, uma menina que milagrosamente havia sobrevivido à câmara de gás – coisa que era praticamente impossível. Esse relato é um dos muitos do livro que chocam, tanto pela frieza quanto pela crueldade.

Há um filme desse livro, chamado The Grey Zone (Cinzas da Guerra, em português). O filme não é ruim, é interessante, mas nem preciso dizer que o livro é mil vezes melhor, né? Mudaram bastante a história do livro durante a adaptação, o que me desagradou um pouco. Enfim, esse livro, apesar de muito bom, é bem raro. Acho que pelo conteúdo ser forte, ele não é vendido em livrarias e é difícil achá-lo à venda na internet. A maioria das pessoas que conheço, inclusive eu, leu por download. Dá uma olhadinha aí pela internet que você acha.

Recomendo a leitura desse livro para todos que querem conhecer a que ponto a crueldade humana já foi capaz.

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/
Luis.Fernando 25/03/2016minha estante
EXCELENTE LIVRO ...LI E RELI VARIAS VEZES...TIVE ESTE EXEMPLAR UMA DAS PRIMEIRAS EDICOES A CIRCULAR NO BRAZIL PELA JA EXTINTO CIRCULO DO LIVRO EDITORA..ADIQUIRI MAIS 2 EXEMPALRES EM NOME DA RAÇA E NO MEIO DAS TREVAS TODOS COM A TEMATICA EXTERMINIOS E CAUSAS DO HOLOCAUSTO. NA VERDADE O TITULO ORIGINAL EM LP É. FUI MEDICO PATOLOGISTA AUXILIAR NO CREMATORIO DE AUSHWITIZ NOS MUITOS EMPRESTIMOS FOI PERDIDO. QUEM SOUBER D ALGUMA REEEDIÇAO M AVISE...AINDA NAO SEI COMO O CINEMA NAO FEZ UMA VERSAO P AS TELAS C FOSSE FILMADO SERIA O FILME MAIS MONSTRUOZO E TERRIVEL JAMAIS FEITO SENDO Q SÓ P CITAR GEMEOS SENDO UNIDOS ATRAVES DE COSTURA P C TORNAREM SIAMESES CHIPOFAGOS ...É SERIA HORRIVEL..MUITA GNT NAO IA CONSEGUIR ASSISTIR ..ABRAÇO E OTIMA LEITURA..

Priscila 29/07/2020minha estante
Que resenha maravilhosa!

DEA 23/11/2021minha estante
Ótima resenha!!!

Bruno 05/10/2021

Horrivelmente Interessante.
Livro mais horrendo e repugnante que eu já li, porém o relato mais interessante do período nazista que eu já li!

Impossível conseguir imaginar os acontecimentos nos campos de concentração nazistas, em especial o de Auschwitzs, são relatos que nenhuma mente minimamente sã é capaz de imaginar completamente, impossível não sentir náuseas e real nojo em várias partes do livro, também é impossível não ficar imaginando como os soldados nazistas passaram a cometer crimes tão horrendos sem questionar. Que a maioria deles não eram psicopatas isso é fato, eles não sendo psicopatas como chegaram tão longe?

Acho que não à muito a se dizer, a capa do livro fala por si só, eu já comecei lendo sabendo que ia ter relatos horríveis, porém mesmo assim foram além da minha imaginação. Esse é um livro que qualquer pessoa que tenha interesse pelo período nazista ou esteja puramente estudando tem que ler, pois não foram muitos do sonderkommandos que sobreviveram, e em especial um médico judeu que forçadamente fazia autópsia em pessoas assassinadas minutos antes a mando de um "médico" doente e pertubado, Dr. Mengele, que usava qualquer judeu, cigano e etc com alguma deficiência para justificar suas ideologias de perturbados mentais de supremacia ariana, com cara de "ciência".

Uma coisa que eu não entendo é o pq que esse livro não é mais produzido, na versão inglês ele aparentemente é bem conhecido, já na brasileira não se vende mais novos livros, esse meu eu comprei por acaso em uma loja de sebo por 10 reais, porém na Internet o livro físico eu achei no mínimo por 150 reais no Estante Virtual, esse livro, assim como tantos outros relatos, é essencial para tentar entender o que se passava nos campos de concentração nazista, achei muito errado a Record ter parado de produzir e vender.
Castilho 05/10/2021minha estante
Pior que nem pra kindle tem também a versão em português :/

Bruno 05/10/2021minha estante
Pois é... Mas o PDF, MOBI e Epub dele tem pra baixar

Castilho 05/10/2021minha estante
Boa! Vou procurar e baixar! Vlw

Mr. Matos 06/10/2021minha estante
A Record está sentada em cima de uma série de títulos importantes, que ela não reimprime nem libera os direitos para outras editoras publicarem, e isso ainda não é o pior, a pior parte é que o grupo Record comanda uma série de editoras que repetem o mesmo problema como Paz e Terra, Civilização brasileira, brasiliense e etc.

Bruno 06/10/2021minha estante
Pqp mano, isso é triste e meio sem lógica, pq esses livros com certeza iria vender bastante

Laura1726 16/04/2020

A barbárie sempre se supera
Já estive diversas vezes em auschwitz (através da literatura) mas essa sem dúvida foi a mais cruel. A visão de um médico que trabalhou la foi terrível. Tive a sensação de ler o livro sem respirar, parei diversas vezes pois faltava coragem pra continuar. Leitura dura e pesada.

Déa 12/11/2022

Narrativa de um médico judeu, que trabalhou diretamente com Dr. Mengele em Auschiwitz, próximo aos crematórios. Não se trata de uma obra literária, mas um diário de suas trágicas lembranças. Um dos melhores livros que li nesse sentido.

Fred Zanitti 23/03/2022

Vale pelo valor histórico
É extremamente difícil imaginar o quão sofrível é você viver sabendo que a data da sua morte está estampada na testa, o quão difícil é ser testemunha do massacre diário do seu povo, e ainda ser obrigado a trabalhar para as pessoas responsáveis por esse massacre. Testemunhar milhares do seu povo chegando quase diariamente em comboios, sendo mortos nas câmaras de gás e por fim cremados num dos 4 imensos crematórios do campo de concentração, não saber se seus familiares estão vivos ou não, e viver sempre pensando que a qualquer momento pode ser a sua vez.

Os relatos do médico são tenebrosos, as situações vividas por ele, os serviços que ele era obrigado a prestar, são fatos assombrosos que nos fazem refletir em como é possível os seres humanos ter tanta maldade no coração. É impensável! O assunto sempre me interessa por valores históricos, mas cada leitura do tema nos deixa de coração partido. Leia por sua conta e risco.

Tiago Lott 26/02/2014

Tensão pura
O livro é um relato de um médico sem grandes dotes literários. Por outro lado é uma história fantástica e assustadora. A sobrevivência do autor/protagonista parece improvável em um ambiente tão hostil. Livro imperdível.
Ronaldo.Refundini 04/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Carol 06/02/2015

Assustador e difícil de engolir!
Eu imaginava que não seria uma leitura tão fácil e por ler muitas coisas do tipo, já me preparei de antemão, porém, o preparo foi pouco diante do que eu leria. Um livro que me fez derramar lágrimas algumas vezes durante a leitura, me deixou com raiva e desacreditada em certos momentos. Com certeza, nunca esquecerei de nada do que li aqui, porque existem coisas que jamais devem ser esquecidas.

Kassemany 27/11/2010

...Tempo de Perdoar... http://www.youtube.com/watch?v=rLoPDe2Au4o
Foi um dos 1ºs livros que li sobre o holocausto, me marcou muito... tinha uns 14 anos, gostei da autobiografia do Dr.Miklos Nyiszli, FRANCA... e depois que li outros desse tema por mais emocionantes que fossem, porém nenhum com uma verdade de dentro tão brutal e direta, que me esclareceu tantos pontos quanto este...

Dr.Miklos Nyiszli mesmo sendo semita e prisioneiro, nos conta a história do que viu através da perspectiva do serviço médico alemão... consegue ser por vezes frio e descritivo para finalmente um ser humano tomado pelo incrível sentimento de sobrevivência e irmandade... com um panorama de ter de trabalhar e conviver com os alemães, vendo e sentindo a dor dos seus irmãos judeus...

Os alemães com o seu entusiasmo inicial de uma suposta razão... a eloqüência de Hitler, desde pintor fracassado em Munique, seus inflamados discursos radicais de cabo na Baviera, Chanceler (Bundeskanzler), Imperador do 1º, 2º e 3º Reich... aos campos, suas pesquisas desumanas com atrocidades, a frieza... e o fatal desfecho de:... não era bem isso que queríamos... porém é assim que foi e ficou... a pergunta é: quem vai pagar a conta??? ou quem já pagou e quem anda pagando???...

Através dos campos e de sua saga Miklos descreve o horror que viu e participou... sem qualquer chantagem emocional, só relato... descobrindo-se chocado, desgostoso com tudo, principalmente com a frieza e o escárnio dos soldados. Subornando quando preciso para salvar a esposa e a filha. Indignado porém sem se fazer de vítima... só HUMANO...

...As vezes ver através do inimigo, nos faz seguramente enxergar por todos os ângulos, e Dr.Miklos é a essa nossa visão, então vc não vitimiza, vc AMA a vítima... fecha com ela e sofre junto, podendo entender do que realmente necessitam para se recompor; que não é pena ou vingança, mas RESPEITO.

As lembranças não devem crucificar e sim ensinar para não repetirmos os mesmos erros, mas começar a perdoar... então talvez finalmente nos libertemos do passado e possamos ir para um futuro...

Penso muitas vezes ao emitir qualquer opinião sobre esse fato, sempre com muito cuidado, pois existem muitas mentes imaturas e que se acham poderosas, assim é só uma simples percepção de uma Maronita.

Kassemany
Lucas 04/11/2011minha estante
Olá,

Você saberia onde comprar este livro? Não acho em lugar algum! Alguém sabe?

Celia.Rabelo 03/09/2013

Um testemunho histórico
O livro nos conta sobre a dinâmica de Auschwitz, um dos maiores campos de extermínio do nazismo pela ótica de um médico judeu "privilegiado" por sua condição médico legista. A convivência com o carniceiro, Dr. Mengele, as funções dos sonderkommando e seu prazo de validade, as filas de seleções, a dinâmica das câmeras de gases, dos crematórios, das pesquisas sobre gêmeos, fome e epidemias até o fim do horror, são relatados detalhadamente pelo doutor Miklos. Um grande documento histórico, o horror não pode ser esquecido para que nunca se repita. Recomendo aos que gostam de história.

Leticia 20/08/2014

Assustador
Eu não gosto de livros de terror, pelo simples motivo que eles me assustam e não consigo parar de lê-los enquanto não parar.
Esse livro me chamou a atenção pelo seu contexto histórico, porém o terror nele contido prenderia e assustaria o mais frio leitor do Stephen King. Não leiam a noite, o conteúdo é forte e difícil de digerir. O material histórico é precioso e só nos leva a pesquisar mais sobre esse episódio sombrio da humanidade.
Erika 25/08/2014minha estante
Pior que livro de terror: uma história real.
Não leiam à noite mesmo, nem na hora das refeições!

Brenda324 22/02/2023

Chocante
Esse livro com certeza não é tão fácil assim de ler, pois tem momentos que você não consegue acreditar que isso realmente aconteceu um dia e também por conter partes pesadas. Eu achei a leitura de fácil entendimento. O livro é bom e esclarece muitas coisas sobre o holocausto.

Delânio 04/09/2016

Os relatos verídicos de um Médico Judeu, no campo de concentração de Auschwitz, relatando os terrores vistos pelos seus próprios olhos e a esperança de salvar sua família do terror que era o campo de concentração de Auschwitz.

Ras 04/01/2020

O inferno deve ser melhor
Li há alguns anos. Até hoje me lembro dos detalhes, do sadismo do Mengele com sua pseudo medicina. O inferno deveria ser um lugar melhor do que Auschwitz.