Mattarazzo

Resenhas - Matarazzo

Léo Araújo 24/02/2010

Grande biografia
1º Volume - A Travessia

A biografia de Francesco Matarazzo, do dono do maior conglomerado industrial da América-latina do início do século XX, foi separada em dois volumes: O primeiro fala da travessia da Itália recém reunificada e com problemas econômicos para o Brasil no fim do império; o segundo, do Colosso brasileiro que se tornou a IRFM (Indústrias Reunidas F. Matarazzo).

A forma como foi escrita a biografia nos dá um panorama inicial de onde nasceu, como foi criado, quais os possíveis motivos que o trouxeram ao Brasil, como se iniciou o empreendimento, os percalços, sucessos, as decisões, a partilha da herança e relacionamentos até se tornar o Grande Colosso. Além de sua história pessoal, o livro descreve pontos históricos e importantes acerca do Brasil República que estava nascendo.

Leitura agradável, em forma de entrevista com pessoas próximas ao Matarazzo e narrativas baseadas em pesquisas de historiadores...

O primeiro volume conta como foi a travessia, como estava a situação política de ambos os países e como o "Castelabatense" conseguiu se tornar um grande comerciante na região de Sorocaba, na época, o grande centro comercial de São Paulo.

A história é rica em detalhes de como Francesco Matarazzo conseguiu ser bem sucedido. Este volume termina com a decisão de se transferir para a cidade de São Paulo, até o momento, sem expressão no cenário nacional da época.

2º volume - Colosso Brasileiro

A partir deste volume é descrito o crescimento desenfreado das IRFM. A forma como é administrada a empresa, a comunicação da partilha, momentos históricos, como o envolvimento com Mussolini e o Facismo (descritos na página 242 a 246 do segundo volume), a amizade com "Chatô", entre outros momentos da vida de Matarazzo.

Uma das grandes personalidades do século XX descrita de uma forma clara, direta e empolgante.

Certamente, é uma das melhores biografias já escritas.

Recomendo!