Confissões

Confissões Santo Agostinho

Resenhas - Confissões

Mutante X 11/05/2024

Confesso... que não gostei.
Há muito tempo tenho ouvido falar desta obra de Santo Agostinho, sem dúvidas, a sua mais importante e inspiradora. O santo, que levou uma vida no pecado, se converteu e não apenas se converteu, mas se tornou um dos maiores doutores da Igreja, com a profundidade de suas reflexões só poderia ter sua obra mais importante como um dos livros obrigatórios para qualquer católico. De fato, o livro é de uma profundidade ímpar e mostra o grande dom que Santo Agostinho tinha para a retórica. No entanto, ele deve funcionar mais como livro de estudos e não como livro de leitura. O texto é pesado, cheio de verborragia e pensamentos redundantes - que até fazem sentido na intenção de motivar o pensamento filosófico, mas como leitura, não é tão fluente.
Achei interessante ver o diálogo do santo com Deus, narrando o processo de sua conversão, mas a leitura foi bastante cansativa e de difícil compreensão, mesmo para alguém com uma longa vivência na Igreja - como é meu caso. Não querendo dizer com isso que sou alguém que já sabe tudo de religião (mesmo porque, se fosse, não precisaria ler o livro!), mas já tenho uma certa bagagem e imaginei que a obra me ajudaria a aprofundar mais a minha fé, mas não foi o que aconteceu.
No entanto, reconheço que Santo Agostinho escreveu um texto profundo, filosófico e excelente para aprofundar-se no mistério divino. Mas acredito que funcione mais como uma obra de estudo do que um livro para ler do começo ao fim. Não é uma obra para qualquer pessoa. Continuarei admirando o santo pela sua história de vida, que serve de modelo para todos. Pela obra, infelizmente, não me tocou.

site: http://mutantexis.wordpress.com

Raquel.Albuquerque 10/05/2024

Ótima leitura, apesar de não ter sido fácil... Linguagem do século IV mas que traz reflexões atuais sobre a nossa existência e quem somos em Deus e o que queremos ao nos colocar à disposição de sua transformação.
O autor conta a sua trajetória de conversão, nos 10 primeiros capítulos, e nos três últimos discorre de forma filosófica sobre o tempo, felicidade e a memória. Nessa parte o livro fica interessantíssimo apesar de dar uns nós na cabeça por causa das suas considerações sobre os assuntos. No mais uma leitura riquíssima que vale a pena reler de forma mais paciente.

Deixo aqui as frases finais de Agostinho...

"Quem dos homens poderá dar a outro homem a inteligência deste mistério? Que anjo a outro anjo? Que anjo ao homem? A Vós se peça, em Vós se procure, à vossa porta se bata. Deste modo, sim, deste modo se há de receber, se há de encontrar e se há de abrir a porta do mistério."

Cass 05/05/2024

Muito além de ?tarde Vos amei??
Agostinho de Hipona, ou Santo Agostinho tem grande importância para o protestantismo por conta de sua teologia.
Em suas confissões lemos os seus próprios relatos sobre sua vida, mas muito mais do que ações, seus pensamentos e sua sede pela real Sabedoria, aquela criadora de todas as coisas.

Este livro me gerou momentos de reflexão que vão desde meu próprio pecado até onde estou inserido dentro da criação e o que são meus dias.

Por fim, creio que as Confissões devem ser lidas ao menos uma vez por todo cristão que queira se dedicar aos estudos teológicos e filosóficos.

"Até quando? Até quando direi amanhã, amanhã? Por que não hoje? Por que não pôr fim imediatamente às minhas torpezas?"

WillVerd 03/05/2024

Leitura pra vida
Santo Agostinho é muito realista, sincero e completo ao descrever sua história. Sua conversão e compreensão são de emocionar.

Alex'a 18/04/2024

O livro nesta edição contempla os primeiros 8 livros da obra completa de Confissões, narrando desde a infância até o momento da conversão de Santo Agostinho de Hipona.
Com uma escrita erudita, porém perspicaz, Agostinho conta sua trajetória de vida conturbada por inúmeros pecados, que, aprisionando-o, o impediam de chegar à verdadeira fonte de sua felicidade: Deus.
Agostinho conta como foi liberto de seu fardo e como isso o transformou de tal maneira, que não seria aceitável viver outra vida que não uma totalmente dedicada à Deus.

Dany Areia 03/04/2024

Edificante!! Experiência maravilhosa com a leitura. Cada trecho grifado que com certeza, vai ficar marcado na minha vida

_matheus.freitas 26/03/2024

"Tarde vos amei!"
Agostinho, como homem santo que era trás a tona a falhabilidade de si mesmo, em suas "Confissões" e sua trajetória até o conhecimento de Deus e de uma vida com Ele.

Aqui vemos a vulnerabilidade de alguém que teve TODAS as áreas de sua vida transformadas pelo divino. Seja emocional, social, relacional, intelectual dentre tantas outras, vemos como
passo a passo, cada uma se rendeu aos parâmetros e vontades do Eterno

Saindo de um marasmo existencial, para sua plenitude, ao ponto de que em dado ponto torna-se impossível resistir a tal e tudo que sobre é inegavelmente render-se ao Criador, e segui-lo !

Leitura belissima e recomendada a todo aquele que tem em si, curiosidade de conhecer sobre a alma humana e em como ela pode e deve se relacionar com Deus e suas demandas!

Linhares 21/03/2024

Agostinho de Hipona nos conta a história de sua conversão como plano de fundo dessa obra, enquanto discute sobre a origem do mal, a natureza da memória, o tempo e a criação pela trindade.

Agostinho também nos fala da importância de termos nosso Senhor Jesus Cristo como ÚNICO mediador entre nós e Deus Pai.

Excelente obra filosófica e teológica.

dasmc 18/03/2024

Mais uma pedrada do mestre
O livro é muito bom, pela forma que Agostinho escreve nos dá a falsa impressão de que somos melhores do que ele, mas, creio eu que é muito pelo contrário! Se fôssemos fazer o mesmo que ele e fazer uma contrição perfeita, provavelmente não conseguiríamos sequer passar da atrição para a contrição, então, é um livro que propõe uma reflexão incrível, Agostinho de Hipona conseguiu o que todo cristão objetiva, tornou-se Santo Agostinho.
Recomendo a leitura mesmo para quem não é cristão, esse livro é uma grande lição até pra quem é cético/ateu, bebam da sabedoria desse mestre e reflitam a própria vida, é pra isso que esse livro serve.

Júlia Montibeller 13/03/2024

Maravilhoso!
Terminado!
Foram dois meses lendo essa obra-prima. Minhas partes favoritas definitivamente foram a história da sua vida e conversão e as digressões sobre a natureza do mal e sobre a eternidade.
Além da profundidade, os textos são todos muito belos e bem elaborados. É um livro para ser lido com calma e revisitado ao longo da vida. Santo Agostinho, rogai por nós!

Aline 13/03/2024

Interessante
Confissões de Agostinho, um livro interessante mas que eu tive um pouco de dificuldade para entender. Nele Agostinho relata sua conversão e algumas de suas dúvidas.

blousrie 04/03/2024

Profundo, pessoal, e espiritual
Assim que você começa a ler as Confissões, percebe rapidamente o porquê de ser um clássico. Com uma devoção apaixonante, Santo Agostinho fala da sua busca incessante pela Verdade, expondo os pensamentos, as aflições, as histórias passadas, as orações de Santa Mônica...é interessante que, apesar de ser um livro extremamente pessoal, é possível nos identificar com Santo Agostinho em diversos momentos, devido essas dúvidas e questões que surgem em todo ser humano. É muito bonito ver e sentir a conversão dele, e o livro é riquíssimo em sabedoria.

"Dai-me o que me ordenais é ordenai-me o que quiserdes."

Maria18689 02/03/2024

Muito muito muito lindo
difícil de ler? sim
muita questão filosófica? sim
muita citação? sim
mas o conteúdo é riquíssimo e a história dele é maravilhosa.

Luan 27/02/2024

Catolicismo e filosofia
Por mais que o tempo tenha passado, os problemas e dúvidas interiores dos homens ainda são os mesmos. Nesse sentido, Santo Agostinho é gênio ao fazer com que um livro do século IV continue sendo influente no século XXI, ao ponto de ainda oferecer respostas e trazer outros questionamentos à vida de qualquer ser humano. Santo Agostinho e Santa Mônica, rogai por nós!

Clara3486 26/02/2024

?O desejo da alma é existir e repousar no objeto que ama?
Comecei a ler no ano passado e terminei hoje.
Muito diferente de como eu pensava que seria, nessa obra Santo Agostinho confessa seus pecados, mas também glorifica a Deus e proporciona várias reflexões filosóficas sobre a Sagrada Escritura nos últimos capítulos.
Não sou muito fã de biografias, mas é sempre bom ter uma leitura espiritual consigo e eu já estava querendo ler esse há muito tempo.
Me emocionei particularmente na parte em que o santo é tocado por Deus e decide converter-se definitivamente (capítulo 12 do VIII Livro). Santo Agostinho foi um grande homem escolhido pelo Senhor para converter gerações por meio de sua sabedoria.