Confissões

Resenhas - Confissões

Viviane.Fonseca 19/09/2021

Finalmente li Confissões!
Que livro!
Incrível acompanhar através de "Confissões" a história de conversão de Santo Agostinho. Ele é um grande exemplo de que a santidade está ao alcance de todos, basta querermos, buscarmos e seguirmos verdadeiramente a Deus. No geral, não é um livro difícil de ler, mas apresenta grande influência filosófica, tornando a leitura um pouco mais densa em determinadas partes.
Através do livro também podemos conhecer um pouco sobre sua mãe, Santa Mônica, a qual nunca desistiu e sempre acreditou na conversão de seu filho. Uma santa a ser exemplo e refúgio para todas as mães que oram pelos seus filhos.

Arthur Bernard 06/09/2021

Pesado e interessante
A leitura é bem densa e distante da realidade teológica no sentido prático dos dias de hoje. Existem trechos bem atuais, me vemos mais o lamento de um homem cheio de marcas do passado. O interessante é ver pela vida de Agostinho todo o trânsito histórico de teologia e filosofia de sua época.

Bill 28/07/2021

(Santo) Agostinho (Aurélio) Agostinho de Hipona
354
13/11 - Nasceu Tagaste, Numídia (moderna Souk Ahras, Argélia).

372
XX/XX - Mudou-se para Cartago para estudar retórica.
XX/XX - Nasce seu filho Adeodato.

373
XX/XX - Ensinou gramática em Tagaste; até 374.

375
XX/XX - Mudou-se para Cartago para dirigir uma escola de retórica e lá permaneceu pelos nove anos seguintes.

383
XX/XX - Fundou uma escola em Roma.

384
XX/XX - professor de retórica para servir na corte imperial em Mediolano (Milão).

387
XX/XX - Converte ao cristianismo e aceita o batismo.

388
XX/XX - Completou sua apologia "Sobre a Santidade da Igreja Católica".
XX/XX - Sua família decidi voltar para a África, mas sua mãe Mônica (Santa Mônica) morreu em Óstia, perto de Roma, quando se preparava para embarcar.

391
XX/XX - Falece seu filho Adeodato; causa da morte desconhecida.
XX/XX - Foi ordenado sacerdote em Hipona.

395
XX/XX - Foi nomeado bispo coadjutor de Hipona e, logo depois, assumiu o trono episcopal, motivo pelo qual é conhecido como "Agostinho de Hipona", uma posição que manteve até sua morte em 430.

397
XX/XX - Iniciou a escrita de suas 'Confissões'; terminando em 398.

430
28/08 - Faleceu em Hipona, Numídia (moderna Annaba, Argélia)

Angerson 28/07/2021

Confissões
Confesso que já há um tempo vinha evitando ler esse livro pelo "medo" da linguagem de Santo Agostinho.

Porém, confesso que me surpreendi com a fluidez com que consegui lê-lo. Claro que requer atenção a cada instante, mas se a mantermos, conseguimos extrair muitas maravilhas deste escrito.

No livro, Santo Agostinho confessa seus pecados descrevendo sua vida. Ainda jovem inicia sua belíssima busca pela Verdade, onde A encontra somente na Igreja Católica, após vários estudos, conversas e reflexões.

Sua narrativa é inspiradora, seu exemplo e sua busca nos impele a sermos melhores cristãos e estudarmos e conhecermos melhor a Deus, para assim, O amarmos mais com nossa vida e doação.

Impossível descrever aqui tudo que o livro nos passa de motivação aos estudos, de abandono do mundo, da busca por Cristo e muitas outras virtudes.

Ainda há tempo de vermos o belíssimo exemplo de Santa Mônica (mãe de Santo Agostinho) que viveu pacientemente em oração pela conversão do marido e de seu filho.

Por fim, Santo Agostinho já descrevendo sua vida presente, vê que é a hora de se aprofundar nos estudos da criação e faz grandes interpretações teológicas, filosóficas e místicas sobre os Escritos Sagrados.

Enfim, não tenham receio como eu tive, leiam-no!

SaraOlliv 19/07/2021

Admirável e profundo
É incrível tudo que Agostinho escreveu em confissões, é uma leitura um pouco densa sim, mas recomendo para todos, ao ler as palavras dele não tem como não ficar admirado com tanta beleza e profundidade. Não sou muito boa em resenhas, mas é isso! Kkk leiam confissões, eu me apaixonei e acho que você também vai!

Carlos 07/07/2021

Mais que uma biografia, uma oração
Essa obra é um clássico da literatura, sendo a primeira autobiografia do ocidente, mas ela vai além da descrição de fatos e passa a ser uma conversa direta de Agostinho com Deus, uma conversa entre criatura e criador.

Ele divide a obra em duas partes, a primeira biográfica e a segunda teórica, sendo que ambas são de difícil leitura e exigem calma para entender as mensagens do autor, principalmente na segunda parte, pois a descrição de seus pensamentos é densa.

Com Agostinho pude entender um pouco mais sobre a conversão e principalmente sobre o cristianismo.

No geral eu recomendo a leitura, pois é linda, emocionante e inspiradora, com ele posso afirmar que não sou mais o mesmo, pois fiz junto com ele a minha própria trajetória.

Adnan.Bezerra 25/06/2021

É de tirar o fôlego a maneira como Santo Agostinho nos permite mergulhar a fundo na pessoa que foi ele, um dos maiores gênios da história da humanidade. A maneira como a lenda se faz homem, como o Santo se mostra um pecador e como um homem que viveu há quase dois milênios de súbito se mostra sendo um ser humano tanto quanto eu - com defeitos e conflitos os quais eu me identifico pois que já passei por semelhantes em meu processo de conversão. Graças a Deus que não levei os 30 anos que ele levou, mas quem dera ter ao menos 1% da inteligência dele! Tanta teologia tão complexa misturada com a sua história de vida, assuntos extremamente profundos que se unem ao cotidiano de um mero humano. Leitura fenomenal.

Sandra452 17/06/2021

Uma leitura densa
Olá, amigos leitores!
Hoje quero compartilhar com vocês o livro "Confissões", um clássico de Santo Agostinho.
Preciso confessar para vocês que nunca imaginei que leria este livro, mas meu pastor - @pastorfillipe , me recomendou a leitura antes de ler "Na estrada com Agostinho", minha próxima leitura.
Vou confessar também que a leitura não foi muito fácil. Além de longa é, em alguns momentos cansativa. Tem muitas palavras que não são comuns hoje mas, graças a uma leitura no Kindle isso não foi um problema. Porém, descobri tanto sobre a vida de Agostinho de Hipona que valeu a pena!
No livro Agostinho conta toda a sua vida, seus deslizes e pecados e como ele foi alcançado por Deus. É uma obra recheada de reflexões, filosofia e teologia.
Embora chamado de "Santo", Agostinho viveu uma vida de pecado como todos nós. E, nesta obra, vemos o quanto ele se arrepende de muitas coisas que fez e confessa a Deus toda a sua imundície. Ele mostra como Deus pode transformar a vida de cada um de nós.

lets 08/06/2021

Livro confissões Santo Agostinho e como ele é sensacional
Nunca pensei que iria me identificar tanto com um ex-pagão do sec IV, ele falando sobre a vida dele vida me encantou, me surpreendi de como o modo de viver das pessoas no sec IV se assemelham aos nossos dias de hoje. Esse livro mudou a minha visão sobre a igreja católica. A forma como ele fala da igreja e da descoberta da verdade, sobre como na igreja católica se encontra a resposta para todas as duvidas e questionamentos, de fato a dúvida não enfraquece a fé, muito pelo contrário. Esse livro faz jus ao versículo "buscai e achareis" Agostinho soube romper com o orgulho e procurar a verdade no lugar certo, de fato encontramos "meias verdades" em diversas religiões, mas ela inteira somente a católica nos proporciona. Esse livro é fantástico, sensacional, por mais que foi difícil para entender e tive que reler diversas vezes o mesmo parágrafo (inclusive meu livro está todo riscado ksksksks) valeu a pena cada página

Raquel.Correa 07/06/2021

Livro incrível
Primeira auto biografia da história, Santo agostinho faz reflexões sobre a origem do Mal, a origem do tempo, oque Deus fazia antes de toda a criação e entre outras passagens da criação em Genesis. Ele conta toda sua trajetória de conversão do Maniqueísmo ao Catolicismo, e confessa seus pecados e conta a história de sua vida.

Claire Scorzi 26/05/2021

Teologia Verdadeira Gera Doxologia
Agostinho de Hipona (354 - 430) foi um dos maiores teólogos do Cristianismo. Espécie de unanimidade entre católicos e protestantes, seu pensamento é assombroso porque perspicaz, original, fruto de profundo interesse nas coisas de Deus - e sendo assim, um pensamento focado nEle, que começa na inquirição dirigida ao Senhor e parte daí para fascinantes ideias que mesclam teologia e filosofia.
Em Confissões, Agostinho nos dá uma autobiografia diferente: é uma autobiografia que se confessa a Deus, que fala a Ele, todo o tempo, numa união de sinceridade e doxologia.
Falei em doxologia; procede, pois é quase impossível o cristão ir lendo "Confissões" sem ser levado ao louvor; diante das investigações agostinianas, que exaltam Deus enquanto o interrogam acerca das Suas maravilhas, É difícil também não chorar em certas passagens; Agostinho, apaixonado por seu Senhor e tão cônscio das próprias falhas, gera em nós a mesma humildade; a compreensão de quanto somos pequenos, miseravelmente pequenos e, contudo, tão amados por Aquele que é infinitamente maior do que nós.
"Dai-Vos a mim, ó meu Deus, entregai-Vos a mim. Eu amo-Vos e, se é ainda pouco, fazei que Vos ame com mais força. Não posso avaliar quanto amor me falta para ter o suficiente a fim de a minha vida correr para o vosso regaço e não sair dele..." (pág. 382).
Georgeton.Leal 26/05/2021minha estante
Esse está na minha próxima lista de aquisições. Agostinho é indispensável

Kelly Oliveira Barbosa 26/05/2021minha estante
Quero reler. Confissões foi uma experiência maravilhosa na minha vida.

LER ETERNO PRAZER 27/05/2021minha estante
Finalizei sua leitura essa semana! E foi uma leitura que me trouxe ótimas reflexões!

Claire Scorzi 27/05/2021minha estante
Que bom ver tantos terem esse encontro - ou a caminho de tê-lo - com Agostinho. A releitura fez-me um bem imenso. Recomendo demais ^^

Gessy 29/05/2021minha estante
Eu amo esse livro.

Claire Scorzi 29/05/2021minha estante
Tendo relido - ele passou com louvor no teste da releitura - digo o mesmo, de coração ^^

Biel 04/06/2021minha estante
Estou lendo e compartilho da mesma opinião com você. Lindo demais esse livro!

LER ETERNO PRAZER 25/05/2021

Escrito entre os anos de 397 e 398, Confissões narra detalhadamente a vida de Sto Augustinho, desde a concepção até o presente momento em que escrevia o livro. Finaliza o livro com um longo discurso sobre o Gênesis, mostrando como a Bíblia deve ser interpretada.
"Confissões" é uma das obras mais conhecidas de Santo Agostinho e um dos mais importantes livros da história, é considerada uma autobiografia na qual o santo relata sua vida antes de se tornar cristão e sua conversão. Com relação a esta obra, Santo Agostinho diz que a palavra "confissões", mais que confessar pecados, significa adorar a Deus. É, portanto, um hino de louvor. O livro é considerado um clássico, tanto da literatura mundial, quanto da teologia cristã e até mesmo da filosofia. Santo Agostinho narra também sua evolução espiritual e a sua procura pela verdade vista pela interpretação das escrituras.
Retrata também a história de um homem que se transformou em um dos maiores nomes do pensamento cristão. A obra faz ressurgir toda uma época, e marca a transição da cultura greco-romana para o Classicismo, que sofreu forte influência do Cristianismo.
Na primeira parte do livro, Santo Agostinho confessa quais foram, outrora, seus desregramentos. Nos cinco primeiros capítulos faz a invocação de uma epopéia teológica, sobrenatural. É um apelo do ser humano ao Ser Divino (Deus). Do sexto ao oitavo capítulos, discorre sobre sua infância e do nono ao vigésimo sobre a educação.
"Confissões" foi uma leitura bem complexas para mim, tive que buscar algumas informações e fazer algumas pesquisas, mas foi uma leitura bem enriquecedora. Livro que com certeza lhe traz bastante reflexões, na minha opinião, sendo você um pessoa religiosa ou não! Pois, trata-se de uma obra que a roda desde educação, religião e até um pouco de filosofia!

Aleandro 20/05/2021

Histórias e exemplos fascinantes de alguém que se encontrou com Cristo e foi transformado pelo evangelho.