Obra Reunida

Obra Reunida Campos de Carvalho




Resenhas - Campos de Carvalho - Obra Reunida


1 encontrados | exibindo 1 a 1


jota 18/08/2018

Obra reunida e (finalmente) lida por inteiro...
Primeiro de tudo temos a Apresentação de Mário Prata: Carta-orelha ao púcaro Walter Campos de Carvalho. Nela ficamos sabendo que o autor era primo da mãe do Prata.

Depois vem o Prefácio de Jorge Amado: José Olympio e Campos de Carvalho, singulares. Amado escreve sobre sua enorme alegria ao saber que a José Olympio Editora iria reeditar num único volume os quatro livros de Carvalho, tal como se apresenta esta edição, publicada pela primeira vez em 1995 (capa azul com letras amarelas, sem figuras).

Em seguida temos a Introdução de Carlos Felipe Moisés: A lua, a vaca, a chuva e o púcaro. Para Moisés esses quatro livros "(...) não formam propriamente uma tetralogia, mas guardam entre si alguns pontos de contato, como o estilo fluente e impetuoso, rico de sutilezas, culto e elaborado mas, ao mesmo tempo, coloquial." E por aí vai...

Minha avaliação:
A lua vem da Ásia – cinco estrelas
Vaca de nariz sutil – três estrelas
A chuva imóvel – três estrelas
O púcaro búlgaro – cinco estrelas

Penso que o leitor mediano (que é o que eu sou) aproveitaria melhor este volume se começasse a leitura pelos textos com menos humor, que são A chuva imóvel e Vaca de nariz sutil. E deixasse A lua vem da Ásia e O púcaro búlgaro por último, textos cuja leitura me deram grande prazer, ao contrário daqueles dois. Campos de Carvalho é, realmente, um escritor singular (ou anárquico, como querem alguns críticos) dentro do vasto panorama de nossa literatura.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR