Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis

Resenhas -

Guilherme2550 06/06/2024

Ótimo livro, de um autor nacional único. Ainda que gerem obstáculos palavras e expressões da época, a mensagem reflexiva e bem humorada do livro é incrível.

Cândida 24/05/2024

INTANKAVEEEEEELLLL
Durante essa leitura eu só pensei "caraca mas a vida é mesmo uma constante oscilação entre a ansia de ter e o tédio de possuir, ne amados?", ou "nasceu aqui ó, branquinho, bonitinho, playboysinho, e conseguiu ser um INCOMPETENDE EM TUDOOOOOO INTANKAAAAVELLLLL". Brás Cubas tinha a faca e o queijo na mão, mas não gostava de queijo e não sabia usar a faca (meio bobo? Com ctz, mas achei que se encaixa). É um homem que tem tanto, que não conquista nada, tudo que aprendeu, aprendeu superficialmente, tudo que sentiu, sentiu apenas no calor do momento, e tudo que fez foi por impulso ou vaidade (e uma vontade superficial, impulso infantil). Gostei da ironia da história, de Brás sendo uma eterna criança acostumada a agir por impulsos e buscando conquistas aleatórias para tentar achar seu rumo. Demorei MUITO mais que o comum pra ler esta, pq essa é uma história sobre a vida nada extraordinária de um homem nada extraordinário, entende oq quero dizer? Sem grandes conquistas, sem super acontecimentos, e cheia de passagens meio sem proposito (acho que é de propósito, se for é genial, pq senti o tédio da vida de Brás em muitos momentos, se não for, Machado escreveu esse livro com mt raiva). Brás não é um homem bom, nem um homem ruim, é a imagem perfeita de muitos homens ricos, foi uma criança que não teve limites, um adolescente cheio de privilégios, um adulto vaidoso e preguiçoso, alguém tão cercado de privilégios que não existe mais nenhuma regalia valiosa pra conquistar, é uma vida bem triste. Sabe "uma vida pequena", da Hanya Yanagihara? A vida de Jude não teve nada de pequena, e aquele livro nada mais é que a história de um cadaver, seria fácil trocar os títulos, aquele seria "memórias póstumas de Jude Sant. Francis" e este seria "Uma vida pequena", pq não existe nada que torne uma vida menor, que a falta de proposito. Ótimo livro, recomendo, é barato e cheio de frases memoráveis e filosofias incríveis, por mais que Brás fique no limbo entre ser um homem bom e ser um homem ruim, ele ainda é um bom personagem, cativante, e a história é um retrato mt real da vida de alguém que não precisa lutar por nada que tem, e que por isso tbm não tem nada de real valor.

Gabriela.Griep 18/05/2024

Não era o que eu esperava
Não sei descrever exatamente o que eu esperava, mas não foi o que li. Gostei da separação de capítulos e de como o narrador fala com o leitor. Simpatizei com Brás Cubas e sinto muito por suas negativas.
No entanto, o livro é daqueles que leio por curiosidade ou por certa obrigação social e intelectual, e não por gostar do conteúdo. Por isso, por vezes a leitura foi enfadonha, principalmente a parte do Quincas Borba e sua filosofia.
Enfim, valeu a leitura, mas nas 40 páginas restantes eu só queria que o livro acabasse.

raii :)) 29/07/2023

Em meio as memórias
Realmente Machado de Assis é um excelente escritor, porém a linguagem nesse livro é mais difícil, oq leva mais tempo para leitura, mesmo com a linguagem não sendo a usual, o livro flui de maneira rápida, com capítulos pequenos oq deixa tudo em certo equilíbrio, e no livro realmente senti que estava lá conversando e vivendo as situações pq vc se sente parte dele

VitAria107 28/04/2023

Leitura diferente
Não tenho muito a comentar porque eu achei um livro realmente difícil de interpretar mas normal, porque era realmente um tempo diferente um português diferente, mas foi bacana ter conhecido novas palavras, conhecido um autor nacional que tem uma alta relevância pra literatura brasileira e realmente eu achei interessante a leitura.
Claro não me pegou não amei de primeira mas sempre bom estar disposto a aprender a ler outros tipos de livros não só o que a gente está acostumado, nesse livro conta a história de brás cubas um personagem de machado e eu achei legal pq a gente se sente, como se realmente tivesse dentro, vivendo como brás e mostra a vida de um homem e todas suas vivências e como elas realmente são, que nem td é sempre fácil e que nem tudo é como nós queremos.
Kaka 28/04/2023minha estante
As vezes e importante sair um pouco da nossa zona de conforto

Kaka 28/04/2023minha estante
Parabéns ?

Júlia 28/04/2023minha estante
Este é um dos meus livros favoritos do Machado e te conto que minha relação com ele começou bem difícil. Hoje o leio com o maior gosto. Eu acredito que alguns livros precisam ser lidos em momentos diferentes da nossa vida a fim de serem melhor compreendidos e este com certeza é um deles. No futuro, dê mais uma chance a ele.

ComTruise 28/04/2023minha estante

frsco 15/10/2022

ih
MUIIIIITO bom, amei, todo mundo deveria ler nem que fosse em 1 ano, a escola faz o simples papel de deixar essa obra de arte aq desinteressante, falando que é lindo mas é difícil; mentira! o livro não é fácil, sim, mas com um pouco de tentativa vc consegue e realmente vale muito cada segundo

Jhonny Moreira 03/04/2022

Ao verme que..
Livro muito bom. Curti demais ler sobre o Brás cubas. Dei várias risadas de canto e também tirei algumas reflexões da Obra.

natalya 17/01/2021

Brás Cubas
Achei incrível todo desenrolar cronológico da história e a maneira que Machado conversa com o leitor, fazendo com que a leitura seja ainda mais prazerosa.

aslan 31/12/2020

Com toda certeza, o livro é um marco na literatura brasileira.
Logo no início já podemos perceber o quanto o livro é bom pela clássica e famosa frase:
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas"

~Coppi~ 24/07/2018

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Brás Cubas. É incrível como Machado de Assis faz-nos por vezes gostar do personagem e sermos empáticos com ele e por outras vezes pensar ?que canalha, burguês safado!?. Mas isso é porque o autor (mais que brilhante autor) faz uma crítica a toda a sociedade, e nós fazemos parte dessa sociedade.
Hipocrisia, ostentação, preguiça, malandragem... Podemos por muitas vezes pender para esses lados explorado sutilmente (e ?maestralmente?) por Machado.
A leitura não é densa na maior parte do tempo, com a característica realista e inovadora do escritor que se utiliza de capítulos curtos, irônicos e metalinguísticos.
E as situações evidenciadas ao transcorrer da trama faz com que refletimos sobre nossas próprias escolhas. Nada dá certo para Brás, que termina sentindo a angústia do fracasso, o que é por muitas vezes real e consequentemente triste.
Não vou me estender muito pois como é um livro de memórias, em uma resenha eu teria de contar toda a vida do personagem, só digo que gostei bastante da leitura e espero por Dom Casmurro.