Emmeline

Emmeline Judith Rossner

Resenhas - Emmeline

saraiva 02/01/2021

revoltante
fiquei muito triste ao terminar o livro - triste, não, revoltada é a palavra certa. principalmente por saber que é uma história real, que isso aconteceu de fato com uma mulher nos anos de 1800. surreal, parece até ficção, mas, infelizmente, não foi.

Mavi 23/06/2020

Emmeline
Quando comprei esse livro num sebo, só por ser baratinho, não imaginei que a leitura mexeria tanto comigo. Um retrato de uma sociedade diferente e puritana do início do século XIX. Rastros machistas e sexistas daquela época ainda vemos hoje, o que é interessante de se refletir durante a leitura.

Emmeline, uma criança de 13 anos, passou por coisas que claramente não tinha maturidade para entender, foi usada e descartada sem nem perceber o que lhe ocorria, quando só buscava o amparo que precisava para aguentar a nova vida longe de todos que conhecia, numa realidade totalmente assustadora e diferente.

O abuso que sofreu na infância lhe causou consequências que a seguiram até que morresse, sozinha e esquecida por todos que amava.

@bea.lendo 07/09/2017

Isso foi real!
Um dos livros mais sensíveis que li em minha vida. Emmeline desperta em nós um sentimento imenso de compaixão e perplexidade em relação a vida.
O mais chocante em todas a história é saber que ela foi baseada em fatos reais.
Em um lugar muito remoto Emmeline existiu, sofreu todos seus fardos e os carregou humildemente, inocentemente; sem nem ao menos ter consciência do que se passava à sua volta.
Um livro chocante, que faz qualquer pessoa se questionar: "qual o sentido da vida?"

Jéssica 31/08/2016

Sensacional!
O primeiro livro realmente impressionante que li, quando eu li ainda era uma criança e de certa forma não estava preparada para esta estória, acredito q por isto mesmo fiquei muito impressionada e mesmo 15 anos depois eu me lembro perfeitamente de muitos trechos do livro, achei espetacular do começo ao fim!
July 27/09/2016minha estante
undefined

Bárbara X. P. 14/07/2016

Uma jóia rara inquebrantável
5stars com orgulho, favoritos
Séc. XIX, Revolução Industrial. As fábricas estavam sedentas por mão-de-obra, e diversas famílias estavam famintas, com quase nenhum recurso financeiro. A de Emmeline era uma destas.
Com treze anos, sem saber quase nada, a não ser que sua família precisava desesperadamente de dinheiro, Emmeline Mosher sai de Fayette e vai para Lowel, esperando poder sustentá-los por algum tempo como operária. Ela encontra-se sozinha, sem amigos e longe de casa. Vulnerável, não percebe que a única mão estendida e lábios que proferiam palavras gentis lhe puxariam para ainda mais dificuldades.
Foi um erro, um equívoco, e por mais que ela tivesse alguma sensação disso, não conseguia nem queria mais fugir. O oceano de desgraças já estava se formando.
É um livro que aborda muitos temas polêmicos e que é bem escrito, sendo uma pena que sua última edição foi nos anos 80. Apesar de ter recebido spoilers, há tantas coisas mais... Como culpá-la? Como desprezar a relação ignorante? Como não sentir compaixão dela e dele? Concordando com o cerne do que minha mãe disse, não foi vida, foi sobrevivência. Como escreveu Gregório de Matos, a Luz se tornou noite escura. As poucas chamas que lhe deram esperança lhe queimaram e se apagaram para jamais voltar.
Uma história, história mesmo, real. Um drama que nos faz pensar em quantas pessoas viveram e vivem sem nunca saber e nunca serem conhecidas. O relato dela foi guardado por anos na memória de quem o ouviu quando criança e passou para uma escritora. Uma preciosidade que não vai sair da minha estante, mesmo sendo velho e fedidinho.
Um amor assim não pode ser esquecido e, suponho com quase certeza, jamais poderá ser superado.
Dyana Xavier 28/07/2016minha estante
Resenha linda filha... Eu não sei até agora como descrever este livro.. só dei dizer que fiquei uma bagunça ao termina-lo...

Camila 17/04/2014

Emocionante!
Triste e emocionante! Uma história que com toda certeza do mundo, vale a pena ler!

Dodo 09/01/2014

Uma indicação de livro?
Resolvi escrever um texto de opinião/resenha,/resumo, ou sei lá o que seja rs,sobre um livro maravilhoso,o importante é que tentei escrever rs.
Pois bem,vamos lá:

Nunca Julgue um livro pela capa.Pois o seu conteudo pode ser surpreendente!
Artur C Martins
Essa frase fez todo o sentido após ler Emmeline.
Confesso que comecei o livro desacreditado que seria uma leitura que me ‘’prenderia’’,mas foi um dos poucos livros assim como ‘’ O menino de pijama listrado,O Diário de Anne Frank,O caçador de pipas..’’ que ao terminar tive uma vaga sensação de que ‘’A VIDA NÃO FAZ SENTIDO’’.
O que me deixou mais perplexo foi pesquisar sobre o livro após terminá-lo e descobrir que a autora:’’Judith Rossner’’ se inspirou em uma tragédia familiar ocorrida em Massachutes,cidade onde ocorre grande parte do romance.Não quero cometer Spoilers e contar tudo o que acontece. para não tirar do leitor as mesmas sensações que tive ao lê-lo. Mas para indicar algo temos que falar daquilo antes,certo?rs .A personagem principal é definida assim:
Como um animalzinho perdido e acuado num covil de serpentes
Ela procura sobreviver e amar
Sendo dividido em duas partes,começa assim:
Esta é a história de Emmeline Mosher,que antes de completar 14 anos foi retirada de sua casa,numa fazenda no Maine,para sustentar sua família,trabalhando numa usina de fiação e tecelagem de algodão em Massachutts.

A protagonista é a filha mais velha de nove irmãos,e após uma visita de sua tia Hannah,(que mais tarde será a guardadora do maior segredo de Emmeline),que os pais da menina decidem mandá-la para trabalhar fora e mandar dinheiro para sua família que está em um estado precário.Perceberemos também durante o livro,detalhes da Revolução Industrial, a grande influência das máquinas e do trabalho infantil na época. Durante o tempo em que estará trabalhando em Massachutts ela morará com a Dona Bass-(dona de uma pensão). É muito subjetiva a impressão que o leitor pode ter dessa Senhora-eu particularmente achei que ela seria uma grande antagonista,mas depois comecei a gostar dela,enxergando como uma coadjuvante -O que posso adiantar é que as opiniões sobre ela poderá mudar de acordo com os fatos ocorridos no livro.O mesmo acontecerá com Hilda(uma das moças que também moram na pensão).

O fato é que eu me apaixonei por Emmeline nessa fase,até porque vocês verão como ela é humilhada,considerada caipira pelos demais.No começo achei que seria uma paixão igual a que tive por Pollyanna(a menina do jogo do contente),mas depois vemos que é uma paixão intensa com compaixão (e alguns momentos até raiva) de sua inocência,já que ela tem que lutar pra sobreviver.
Pra finalizar,o que posso dizer é que ela acabará se envolvendo com seu patrão Sr. Maguire,que é casado .Um detalhe importante é que a mulher dele é muito boa para Emmeline,e apesar da menina saber o que está fazendo percebemos como ela é inocente.Numa das ocasiões que ela vai à casa deles para fazerem amor,ela quer brincar de boneca.Desse amor ela engravida,e a partir daí a história ficará muito interessante.E o sofrimento da menina só aumentará.
Na segunda parte ela já está com 33 anos o sofrimento dela só aumentará,provavelmente levando os leitores aos arrepios e as lágrimas.Perto do final ,trinta e nove anos se passarão,deduzimos que ela estará com seus 73 anos, e o sofrimento dela continuará o mesmo. O livro termina com a seguinte frase:
Sentimentos tão poderosos que só poderiam ter vindo de Deus levaram aos atos mais fortemente condenados por Sua palavra.É inútil dizer aos outros que os Mandamentos só são simples para aqueles que deixam de ver por que eles precisaram ser estabelecidos
Vale a pena ler,assim que puderem,não percam a oportunidade. O livro é um verdadeiro mergulho na sociedade puritana do século XIX.Emocionante do começo ao fim!

Carol 15/09/2013

Meu olhar sobre o livro
A história se passa no fervor da revolução industrial, quando crianças trabalhavam para ajudar com as despesas da família e isso era aceito.
A personagem principal Emmeline Mosher sai de sua casa aos 13 anos para trabalhar em uma usina de fiação e tecelagem em Massachusetts. O início de uma história marcada por trabalho, desilusões, sofrimento e abandono em várias fases de sua vida.
O livro é de leitura fácil, tem uma história bem construída, me fez chorar em alguns momentos, e outros senti raiva. É um livro que desperta forte sentimentos do amor ao ódio. A lição? A vida as vezes pode ser amarga e as consequências dos atos impensados sempre aparecem.

site: http://carolinabotelho799.blogspot.com.br

July 10/06/2013

SURPREENDENTE!!
A história de Emmeline é surpreendente, bem diferente de tudo que já li. Fiquei vários dias chocada, pensando nesta história, que envolve Emmeline, o que pude perceber é que a vida foi cruel com ela, tudo que aconteceu em sua vida, não foi exatamente por escolha própria, por livre arbitrio, isso foi o que mais me chocou, por exemplo, primeiramente sua tia aparece do nada e a leva pra trabalhar em Lowel,nas fábricas, lá é rejeitada pelas "amigas" e termina se envolvendo com um homem mais velho,(sem saber ao menos o q era sexo), desse relacionamento nasce um filho, que ela nem imaginava q poderia ter, seu filho, mais uma vez sem seu consentimento,é retirado de si. Depois ela retorna a casa e sem revelar nada a sua familia vive uma vida pacata dedicada a Deus e a igreja. depois de vinte e um anos ela conhece um rapaz, e se apaixona e termina por se envolver com ele, até que casam, tudo parece que está indo bem em sua vida, porém, mais uma vez sua tia aparece revelando uma terrível verdade, que mais uma vez aconteceu na vida de Emmeline, sem ela saber, sem ela escolher.....
Realmente essa história é trágica, injusta.... A vida foi injusta com Emmeline, não lhe dando a chance de fazer suas escolhas, consciente do que realmente estava fazendo.
Dodo 06/01/2014minha estante
Concordo..Você sabe se foi baseada em fatos reais?

Nazaret 25/04/2013

Incrível!!!
Uma das minha citações favoritas: Pq os mandamentos só são simples para aqueles que deixaram de ver pq eles precisaram ser estabelecidos... - Judith Russner in Emmiline.

Dai Michaelsen 26/03/2013

Chocante.
Emmeline nasceu e viveu sob circunstâncias tristes, a história chega a ser desesperadora.
Se fosse uma obra fictícia... Mas não.
Emmeline teve azar suficiente em sua vida para viver algo que pensamos ser possível apenas nos piores pesadelos.

July 09/07/2012

Simplesmente Chocante

Carmen Kofalk 22/01/2013minha estante
A história de Emmeline também me deixou chocada por uns bons dias. Já faz dois anos e pouco que li e ainda hoje, quando questionada sobre um livro marcante, é um dos primeiros que me vem à mente.

Neiva 08/12/2010

Com certeza o livro mais complexo que eu já li, e talvez por ser baseado em uma história real inesquecível. Uma história triste e surpreendente.
Luiza 26/11/2011minha estante
Realmente é bem complexa essa história.
Lembra minha adolescencia e algumas passagens memarcaram muito,gostaria de relê-lo.

Danni 12/01/2014minha estante
Alguém tem esse livro em PDF?