The Ones Who Walk Away from Omelas

The Ones Who Walk Away from Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - The Ones Who Walk Away from Omelas

iasminnaara 21/03/2024

?Omelas already exists: no need to build it or choose it. We already live here?in the narrow, foul, dark prison we let our ignorance, fear, and hatred build for us and keep us in, here in the splendid, beautiful city of life??

Muito interessante! Eu já queria ler esse conto há muitos anos por conta de Spring Day (BTS), ai fui lembrada dele pela Carolyn Marie (minha booktuber preferida) num vídeo em que ela recomendava clássicos rápidos de ler. Nesse caso rápido é eufemismo? é muito curto, você acaba sem nem perceber.

A história em si é bem simples, até por ser muito curta pra se desenvolver melhor, mas acho que ela levantou curisidade mais pelo questionamento que ela deixa. Gostei que no final do e-book tem uma reflexão da própria autora, anos depois da publicação, sobre a forma como a história atingiu as pessoas, as cartas que ela ainda recebe, etc.

Vou procurar mais da autora!

May.a_Lua 01/03/2024

O sofrimento alheio te faz ser feliz?
Aqueles que se afastam de Omelas é um conto bem curto que te faz refletir em muitas coisas. O livro começa descrevendo uma cidade que aparenta ser perfeita e encantadora, onde todos são felizes, mas essa utopia toda tem um preço a ser pago, e todos da cidade estão cientes do que esta acontecendo para eles sejam felizes.

Em poucas páginas o livro te faz refletir o preço da felicidade e até onde as pessoas estão dispostas em ignorar a desgraça de outrem para serem felizes. Se formos parar para pensar um contexto social capitalista da nossa sociedade, muita das vezes pessoas vivem em extrema miseria e pobreza, enquantos outros estão esbanjando suas riquezas a custas dessas pessoas exploradas e oprimidas, onde quem explora, mesmo sabendo, prefere ignorar e seguir a vida achando que é "natural".

Diria até que é uma leitura necessaria

gabi.3 22/01/2024

The trouble is that we have a bad habit, encouraged by pedants and sophisticates, of considering happiness as something rather stupid. Only pain is intellectual, only evil interesting. This is the treason of the artist: a refusal to admit the banality of evil and the terrible boredom of pain. But to praise despair is to condemn delight, to embrace violence is to lose hold of everything else.

a história é curta, mas conseguiu me fazer refletir e questionar, além de ficar na cabeça por muito tempo depois de acabar o livro. com certeza vai me acompanhar e continuar se mostrando relevante.

dylan 24/07/2023

Queria mais debates sobre ele aqui porém ele é bem explicativo por si só enfim n vou expor meus pensamentos pq preguiça. é um bom texto

lewhoviana 16/06/2023

🤬 #$%!& . O que foi isso que li? O professor passou esse conto e avisou que era bom, mas eu nao esperava tamanha dor, tamanha indignação. Ler essa história foi como comer amemdoim cozido com bastante sal, você sente o desconforto a vontade de parar e beber alguma coisa, mas não consegue parar porque ainda é bom. O posfácio dela me deixou ainda mais angustiada, o jeito que facilmente conaeguimos ver Omelas na nossa realidade é o que deixa tudo pior.

Taís!! 03/05/2023

Oi senhor ooooi
Leitura complicada, em 20 pág te traz uns trocentos pontos pra pensar sobre e quebrar a cabeça.

Em geral a escrita é muito descritiva e toca bem no ponto de moral e ética humana, que te faz refletir sobre os conceitos que >nós< temos de certo e errado

isss 23/03/2023

Spring Day
Não é muito difícil se emocionar com essa história. Omelas é um lugar lindo, encantador e com pessoas perfeitas, que vivem em uma grande alegria interminável. Mas para isso alguém precisa sofrer. Uma garotinha é trancada em um porão escuro, completamente solitária e sem receber refeições adequadas. Tudo por um "bem maior". Afinal, o que é uma pessoa sofrendo comparada com milhares? A despreocupação da maioria, o descaso e a falta de empatia abalam, porém também somos apresentados aos inconformados, aqueles que entendem a injustiça e problemática, e por isso decidem se afastar. É um conto pequeno, mas que te faz refletir sobre a moral do mundo e como ela se aplica até os dias atuais.

cams 17/02/2023

Lindo
Lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo

Flavis 25/01/2023

Obrigada Namjoon
Inspiração para uma das melhores músicas do BTS, esse conto simplismente merecia mais páginas.
Estou a dias sem finalizar mais nada porque essa fantasia com poucas palavras foi tudo.
Achei q tinha odiado e hj estou favoritando.

lena 04/01/2023

the ones who walk away from omelas
Pqp que livro ein, ainda estou processando então não consigo dar minha opinião sobre esse paradoxo, mas fico feliz por ter ouvido a maysa e lido esse livro. Muitas coisas à considerar.

helena 03/01/2023

o preço da felicidade
4 páginas de história e consegue assombrar seus pensamentos para sempre.
É um baque pensar na objetificação e o tédio que é abordado quando se trata de felicidade na arte. Além disso, acho que não tenho capacidade de falar sobre o paradoxo da criança em uma resenha.
que conto espetacular, uma ótima maneira de começar as leituras de 2023!!!

Stein 02/01/2023

O dilema da felicidade
Uma história potente e que incomoda. Qual é o preço da felicidade?

Incrível, envolvente e muito reflexivo. Trás a tona aquelas típicas questões morais: o maquinista do trem tem a escolha de atropelar uma pessoa na linha ou várias. Quem ele escolhe?

Mas a verdade é essa: será que ele realmente tem só essas duas escolhas? Ou ele acredita que tem apenas duas escolhas?

Falando de felicidade, por fim, uma das frases mais impactantes para mim: "O problema é que temos um mau hábito, incentivado por pedantes e sofistas, de considerar a felicidade como algo muito estúpido. Só a dor é intelectual, só o mal é interessante".

leticia.niehues 16/10/2022

?The Ones Who Walk Away from Omelas? é um conto que impõe um dilema ético no leitor: o quanto vale a felicidade? Valeria o sacrifício de 1 pessoa pela felicidade dos demais? (Bem nítido o utilitarismo)
Como a autora mesmo disse, não tem um jeito correto de interpretar esse livro, o questionamento que ele impõe é aberto. Mas me deixou pensando que vivemos numa forma de Omelas, onde alguns estão que nem a criança, presas em sofrimento, em prol do benefício de outros. ?Omelas already exists: no need to build it or choose it.?
Uma passagem que gostei bastante foi a seguinte: ?The trouble is that we have a bad habit, encouraged by pedants and sophisticated, of considering happiness as something rather stupid. Only pain is intellectual, only evil interesting?. Me fez pensar em o quanto tendemos a valorizar mais a arte quando ela vem de um sentimento negativo, ao invés de positivo. Como tendemos a valorizar o sofrimento colocado em determinada tarefa, ao invés do equilíbrio.

Carol @solemgemeos15 09/10/2022

Um conto sobre a cidade de Omelas. Parece que todas as pessoas vivem incrivelmente feliz em Omelas, mas por trás disso há um segredo.
[spoiler: Para manter essa felicidade, uma única criança precisa ser mantida em total infelicidade, sujo, miserável, faminto, sem ninguém. E todos da cidade sabem que esse é o custo da felicidade da cidade a partir de certa idade. As reações variam um pouco, entre uns aceitarem que esse é o custo de viverem bem, enquanto outros resolvem sair da cidade.]
Provoca a reflexão sobre qual o custo de sua própria felicidade e os limites da empatia.

Luana 14/09/2022

Aqueles que se afastam de Omelas
Quando eu achei que estava começando, já tinha terminado de ler..

E menos de 20 minutos lendo foi o necessário para o choque total.

Eu acho que no fim das contas, essa história foi uma forma de colocar em discussão a moral do ser humano; até onde uma pessoa estaria disposta a saber do sofrimento de outra para manter sua própria felicidade ou até onde o bem estar de muitos depende da miséria de poucos.