Traidor

Traidor Bernard Cornwell

Resenhas - Traidor

Hugo 13/08/2023

A escolha.
Não existe uma escolha perfeita na vida, só uma tremenda diversão aguardando quem tem coragem de agarrá-la. O traidor fez a escolha dele, resta saber se acertou.

Felipi Fraga 09/06/2023

Lido o segundo livro sobre Nathaniel Starbuck, que se passa na guerra civil estadunidense, me parece a série em que Bernard Cornwell mais tenta se distanciar da sua fórmula narrativa de romances históricos. Assim como em outras séries do mesmo autor, temos o personagem originado em uma região, tendo de conviver com inimigos de guerra, aprendendo com esses ?inimigos feitos amigos?, respeitando-os e conquistando o respeito deles, como ?irmão de armas?. Porém, nessa série o protagonista é moralmente indefensável, pois se alia aos rebeldes sul dos Estados Unidos escravocrata. Entretanto, ainda assim é instigante acompanhar como Cornwell desenvolve uma narrativa que explicita como seus personagens têm mais nuances éticas, fugindo da lógica maniqueísta. E neste segundo volume, há a construção de um personagem coadjuvante, ao estilo do filme Os Infiltrados de Martin Scorsese, que aparece menos desde o início, mas que promete merecer nossa atenção nos próximos dois livros.

Fagner 09/06/2022

Sempre Bom.
Os livros de Bernard Cornwell são sempre bons, uma ótima mistura de história, ficção e aventura. Os personagens sempre são ótimos e cheios de amor, ódio e principalmente inteligentes e violentos.

Vinicius39 05/04/2022

Traidor - Bernard Cornwell
Segundo livro da saga As Crônicas de Starbuck.

A história é muito boa, mas a narrativa foi muito, muito, muito lenta.

Apesar da narrativa, encontramos elementos históricos de chocando com fantasia. Reviravoltas acontecendo desde o início do livro.

Mais uma vez digo: história muito boa.

DeBem 12/12/2021

Monótono
Muito lento, e descrições de batalha muito sem graça d uma história sem nenhuma paixão, enação ou engajamento.

Ed.Costa 15/04/2021

Excelente!
Nessa continuação, vemos um Nate mais maduro. Vemos que ele, de fato, escolheu um lado na batalha.
Nate é desafiado o tempo todo, passando por muitos contratempos... se vê envolvido em uma tramoia que o levará a uma descoberta bastante amarga... uma grande decepção. Será uma grande reviravolta na estória... nas suas relações mais próximas.
Mas, ele consegue driblar todos os percalços e dar a volta por cima!
Isso tudo acontece em meio a confrontos épicos entre os dois exércitos!
Como não ler? Impossível!

Ever 11/04/2021

Imprevisível
Este segundo volume da saga de Starbuck é incrível, contrastando com o primeiro volume onde a narrativa foi um pouco mais lenta, na minha opinião, pela necessidade de criar o pano de fundo de toda a trama que envolve Nathaniel e seus companheiros confederados.
Temos muitas reviravoltas em Traidor, batalhas de tirar o fôlego, traições, tortura e muita bala disparada pelos dois lados, nortistas e sulistas, cada um acreditando que sua causa na guerra é mais justa que a do inimigo.
Bernard Cornwell mantém o seu grande nível de narrativa, um prato cheio para fãs do autor. A expectativa se mantém do início ao fim, e que final...! Surpreendente.
Considero um ótimo livro.

Jbaclg 08/04/2021

É uma boa continuação. O autor já teve melhores. Estou torcendo para o personagem principal se encontrar e voltar a ter Fé. Sem duvida, lerei o próximo

Henrique Moutinho 13/01/2021

Na mesma linha do volume 1
O livro segue no mesmo ritmo do primeiro livro, com boas reviravoltas e explorando bem os personagens.

Artthur0 26/08/2020

Traidor.

Segundo volume das crônicas de Starbuck, da sequencia a jornada de Nathaniel, a história mantem o mesmo clima de guerra civil misturado com velho oeste, recheado de ação, transbordando descrições de batalha te fazendo viajar diretamente para um campo de batalha do sec XIX.
Ao contrario do primeiro volume, nesse temos alguns personagens secundários em maior numero e isso faz com alguns deles não seja tão bem desenvolvidos como foi no primeiro, e as principais cenas de batalha são com esses coadjuvantes do qual por não ter muita ligação, acaba não se importando tanto com o destino deles. Próprio Nathaniel acaba não sendo presente o livro todo devido a esses detalhes
Nesse segundo livro por mais que tenha batalhas muito bem descrita com a narração perfeita de Bernard Cornwell, os momentos menores, de diálogos e mais intimistas se tornam de mais impacto talvez pelo motivo de que os personagens envolvidos já tenha sido mais desenvolvidos e já estamos mais familiarizado com eles.
Falar sobre a escrita e narrativa é chover no molhado, é precisa e perfeita. Te faz mergulhar de cabeça em cada detalhe, te faz praticamente sentir o cheiro de pólvora e ouvir os sons dos morteiros. Segue também de forma criativa a jornada de Nathaniel fazendo o leitor entender cada vez mais suas decisões e motivações.
Num modo geral é uma boa continuação, porem particularmente falando não me interessei tanto por tantas batalhas, gostaria um pouco mais de background dos personagens do primeiro livro, gostaria talvez até de um pouco mais de desenvolvimento do clima do qual temos um gostinho quando Nathaniel está na cidade local, ou quando vai para o norte.
Na minha opinião um pouco abaixo do primeiro volume, mesmo assim ainda é uma leitura agradável e divertida. Veremos como se sairá o terceiro volume.

3,5/5

Josimar.Nunes 15/07/2020

Nesse segundo volume, Nate Starbuck continua tentando provar sua lealdade em meio a batalhas sangrentas e jogos de traição e espionagem entre os Confederados e a União.
Mais um excelente livro do autor.

Gisele296 30/06/2020

Esse livro/essa parte da batalha poderia ser resumida em "nunca superestime seu inimigo."
Na verdade, se o inimigo em questão não tivesse sido superestimado, provavelmente a famosa batalha não teria existido e sim, acabado logo depois de iniciar.
Em traidor temos um pouco mais da batalha norte x sul, o inicio real da batalha que está por vir. Nortistas viram sulistas, sulistas se transformam em traidores...
A parte mais marcante pra mim foi a capacidade que uma pessoa tem de se iludir quando está com medo de algo.
E claro a sacada magnífica de um dos lados para fazer suas tropas aumentarem absurdamente e magicamente de tamanho (essa foi a parte que não consegui conter o riso haha E pensar que provavelmente isso foi verdade, apesar do autor não dar confirmações históricas dessa parte).

SIMBRAS 03/06/2020

Tão bom quanto o primeiro!
Como era de se esperar, este segundo volume, segue de forma exata, com uma contextualização certeira, e com uma narrativa profunda e emocionante.