IbirAMARes

IbirAMARes Harry Wiese

Resenhas - IbirAMARes

Ricardo Brandes 11/04/2016

Uma bela coletânea de poesia regional
Quase todo mundo conhece (ou já ouviu falar) de um grande poeta e sua arte. Pessoa, Drummond, Quintana, Bilac, entre uma constelação de astros e estrelas da poesia nacional. Mas e quanto aos poetas regionais? Você sabia que temos inúmeros poetas de qualidade aqui em nosso estado? Bem próximos de nós?

A resenha de hoje traz mais uma obra do premiado Escritor e Poeta Harry Wiese, natural de Presidente Getúlio, Santa Catarina. (Já resenhamos aqui A sétima Caverna, Romance do mesmo autor).

Em IbirAMARes, o autor faz uma declaração de amor à Ibirama, cidade que o acolheu como cidadão honorário em 2007. Nesta coletânea de poemas, subdivididos em temáticas como Existência, Ecologia, Amor, Metapoesia e Profecias, Harry Wiese expõe toda a beleza da poesia clássica, que traz os sentimentos guardados no fundo da alma do poeta.

A poesia existe para existir plena,
Amada,
Misteriosa, Nada mais!

Percebe-se com clareza a questão do amor, da justiça social, da música (presente em vários poemas com citações musicais) marcando presença nos poemas, assim como as lembranças da infância e do passado, elevando o ser humano a uma condição mais sublime através de palavras e sentimentos.

Ah, poetas! Cadê a maestria,
A garra e a travessia planejada?

O livro, publicado pela Editora Nova Letra, traz 98 páginas de belos poemas, além de uma interessante apresentação que conta um pouco da vida do autor e suas experiências.
E na última parte do livro IbirAMARes, há um fato interessante: O poema Profecias parece fazer jus ao título, trazendo uma profecia que bem poderia exprimir a atual situação de nosso país e de nossa gente...

Vejo abutres disfarçados em milagreiros,
No palácio,
Que prometem pão de centeio
À tribo faminta de justiça.

Seja local, nacional ou internacional, leia poesia e desperte em sua alma um sentimento sem igual!

Por Ricardo Brandes