Sob o sol de Satã

Sob o sol de Satã Georges Bernanos

Resenhas - Sob o Sol de Satã

Marc 06/11/2023minha estante
Tive o mesmo tipo de dificuldade com A Impostura. Não é fácil ler Bernanos, tanto que desisti do livro já avançado para mais da metade. Mas creio que seja recompensador. É preciso estar preparado para ele.

Pedróviz 06/11/2023minha estante
É possível que eu releia Sob o Sol de Satã.

Marcos606 11/08/2023

Apresenta todos os personagens e situações que marcam a obra do autor. O personagem central Padre Donissan, um jovem atormentado pela impiedade de sua paróquia e pelo sentimento de sua incompetência, uma galeria de personagens queimados pelo sofrimento e pela maldade.

A nota é pela tradução que é sofrível.

Bruno 27/05/2023

Uma viagem por almas atormentadas em busca da salvação.
Nada é mais cotidiano que o pecado. Sob o Sol de Satã descreve o percurso do Padre Donissan em direção à santidade. Não é uma jornada de herói, não tem final feliz. É a história de queda sobre queda, derrota sobre derrota.
Padre Donissan tem seu ministério marcado poe dúvidas, provações e falhas. É o melhor dos homens justamente por não tentar sê-lo.
Bernanos apresenta narrativa forte e angustiante sobre a inquietação da busca pelo sentido, encontrado apenas próximo de Deus.
Uma obra de teor existencialista primorosa, com forte crítica à modernidade e ao secularismo.

Anjos 06/04/2023

Supremo
Acabei de ler e fui procurar resenhas porque sinceramente não sei o que aconteceu. Um padre atormentado desde sempre pelo que ele via como sinais do mal, até ser confrontado pelo próprio Lúcifer e não ter mais paz até sua morte. Uma história não do bem contra o mal, mas uma tentativa de escapar desse mal tentador.

Gabriel 23/01/2023

Recomendo
Meu TCC é uma crítica literária desse livro, analisando o sentimento de culpa dentro do catolicismo. Que leitura densa, complexa, pesada. Me senti burro em muitas partes, sem conseguir interpretar as frases mesmo. No entanto, mesmo assim, quanto mais eu penso nesse livro mais ele cresce pra mim, mais intenso ele se torna e mais os assuntos são uma explosão. Com certeza precisarei reler um dia com mais maturidade literária e intelectual.

Sergio.Silva 30/01/2022

Na companhia de Satã
O livro retrata a vida do Padre Donissan, confessor e atormentado pela presença de Satã em diversos momentos de sua vida de sacerdote, essa presença é utilizada como ponto de referência para superar seus desafios existências, aumentar sua fé e ter forças para conduzir o rebanho de sua paróquia, um livro que rebate o ativismo e materialismo mundano, reforçando a importância de uma vida espiritual.

Dan 04/02/2021

Era noite, o príncipe das trevas se apresentou com um beijo.
De uma densidade sublunar e uma atmosfera de alucinações espirituais, a história da Jovem Mouchette e a do vigário Donissan ressoa uma na outra e vão terminar no mesmo aspecto: A tentação do mal!
A experiência mística que acontece nesse livro parece mostrar que enquanto não se percebe a presença do mal e, por conseguinte, se começa a guerrear contra ele, estamos em sintonia com o mal.
Aos homens comuns já são dadas suas fraquezas para q sejam tentados quando entram em conflitos com seus próprios demônios.
Mas para aqueles em q a VONTADE DE SANTIDADE é maior e mais elevada, a tentação só é possível quando o próprio Diabo se apresenta.

Gustavo.Araujo 26/01/2017

Difícil!
Talvez seja uma deficiência minha de leitura, mas, assim como Diário de um Pároco de Aldeia, achei esta narrativa de difícil compreensão. É preciso reler o livro para resenhá-lo melhor. Por ora, basta-me a sensação impregnada em mim, mesmo que imperfeita, pelas meticulosas e precisas descrições que Bernanos faz dos êxtases, visões, tentações do demônio e mortificações por que passa o Padre Donissan até chegar ao seu trágico final, após tentar ressuscitar aquela criança. As dúvidas e angústias do padre Donissan, um santo, são as nossas mesmas.
Jefferson Reis 22/08/2017minha estante
Porra, Gustavo. Estou lendo ele e sinto o mesmo. A leitura é truncada, não flui, mas os diálogos e pensares dos personagens faz o leitor persistir com gosto.