Projetos Paralelos e o Poder do Tempo Livre

Projetos Paralelos e o Poder do Tempo Livre Luciano Braga

Resenhas - Projetos Paralelos e o poder do tempo livre

Evelin Bianca | @paginasete7 04/10/2023

#8 Onde paixão e tempo encontram resultados
"Projetos paralelos podem ser definidos como aquele trabalho empolgante que realizamos fora do nosso trabalho cotidiano, quando usamos nosso tempo livre para ir atrás de um objetivo". Para o autor Luciano Braga, os projetos paralelos são onde paixão e tempo encontram resultados. Seu livro Projetos Paralelos e o Poder do Tempo Livre não é para ser lido apenas, é para ser sublinhado, anotado, usado, aplicado.

Inicialmente, Luciano traz alguns motivos para começar um projeto paralelo, como aumentar suas habilidades, expandir sua zona de conforto, aumentar a criatividade e a possibilidade dele virar um emprego.

O primeiro passo então é descobrir com o que trabalhar. Para isso, o autor propõe que o leitor reflita sobre seus gostos, sonhos, o que ele queria ser quando crescesse. Traz um exercício muito interessante de autoconhecimento chamado grid dos setênios, em que a vida é dividida em fases de sete anos, adicionando acontecimentos, pessoas e talentos relacionados a cada etapa.

A partir daí, o livro traz inúmeras dicas práticas de passos para colocar o projeto em prática: escolher mídia, buscar referências, arranjar tempo (e para isso ele sugere desligar a TV e se desconectar das redes, mostrando como o tédio pode incentivar a criatividade), não ter medo de divulgar o seu trabalho e manter o foco.

O autor mostra que não necessariamente seu projeto vai render dinheiro ou virar seu trabalho oficial. Ou pode ser que sim. Mas que de qualquer forma é possível incluir uma ideia legal no seu tempo livre que pode tornar sua vida mais prazerosa. Qualquer coisa pode ser um projeto paralelo, desde que lhe dê prazer e você dedique tempo a isso. Boa leitura!

115 páginas
Lido: de 20 a 26/06/23