Um Passado Sombrio

Um Passado Sombrio Peter Straub

Resenhas - Um Passado Sombrio

Helena 22/03/2017

Decepção
Eu ainda não acredito que li esse livro até o fim. Sem comentários.
Daniel.Bernardo 09/07/2017minha estante
Estou com você! Não acredito que fui até o fim rsrsrs

Livroseliteratura 10/10/2017minha estante
Hahahaha melhor resenha!

Samara 25/10/2017minha estante
Nem eu.

Duanna.Reis 08/09/2022minha estante
Pelo jeito, é péssimo o livro né!? Kkkkkkk.
Ia baixar pra ler. Mas nem vou.

Deh 07/12/2022minha estante
Eu ia começar a ler kkkk

Danilo 13/03/2023minha estante
Eu gostei e não gostei kkkkkk pra mim que não gosto de livro clichê eu achei bom

Saulo Eduardo 03/04/2023minha estante
Eu detesto abandonar livro. Mas esse, infelizmente, não consegui ler até o final

Eder Ribeiro 07/01/2023

Entediante
Que livro chato. Acho que nem merece a meia estrela. Não percam tempo aventurando nessa história sem pé e cabeça (do escritor, porque ele deve ter mãos para escrever). Simplesmente entediante

Anna Bonniee 18/02/2018

PÉSSIMO!
Não percam seus tempos preciosos lendo essa obra insana sem pé nem cabeça.
Desperdicei dinheiro e tempo.
Nunca mais leio nada desse autor.
Não sei como ele conseguiu tanta fama de ser um bom autor. Deve ter comprado opiniões, só pode.

Tai Massi 27/01/2017

Mais uma maravilha do mestre do horror
Peter Straub não cansa de surpreender, sua forma de escrever exala inteligência, cada livro é uma descoberta sombria inigualável. Com certeza "Um passado sombrio" é mais um para a lista de favoritos. A narrativa é apaixonante, cada página traz uma nova visão e a história individual de cada personagem é rica e complexa perfeitamente ligada ao contexto amplo. O livro gera um conflito de emoções e mostra que nada e ninguém é completamente bom ou mau e que realmente, nas palavras de Spencer Mallon "tudo é tudo".

feérica_prateada 08/09/2021

Simplesmente não recomendo; O Livro é tedioso e pesado, não dá a menor vontade de continuar a leitura e nem dá medo, muito menos suspense. É uma leitura cansativa e chata.

Marselle Urman 08/11/2017

Bigshite
Esse é um romance peculiar, fora do espaço-tempo comum, e foi escrito para uma pessoa ( a Lee que é citada nos agradecimentos).
É fácil não gostar dele. Trata somente de reminiscências. Em 1966, quatro estudantes secundários e três universitários vão a um campo, seguindo seu guru, mestre, mago, ou como queira chamar, para uma experiência de contato com o sobrenatural.
Essa experiência mudou a vida de todos os que saíram com vida dela, e o livro trata do ponto de vista de cada um deles sobre aquela noite.
É fantástico e curioso. Cheio de imaginação e imagens fabulosas. E assustadoras também, embora mais para Terry Pratchett que para Clive Barker, acho.
O livro pode ser descrito como parado, cansativo, sem ação.
Particularmente eu gostei.

SP, 07/11/2017
Rodrigo 16/03/2023minha estante
Terminei agora de ler e super entendi o título da sua resenha, uma doideira mesmo os relatos, pareve que os caras estavam descrevendo uma viagem de LSD pessoal,também gostei mas algumas visões beiram o comico até

Marcão 08/09/2016

Muito boa leitura. O modo de escrever pode lhe fazer cansar...
Pesadelos.
Tente se lembrar daquele que te marcou a mente como ferro em brasa.
Que te fez reviver detalhes incômodos;
Viver por anos depois de escolhas feitas no passado, por consequências trazidas de uma vida por essas escolhas e por motivos escondidos, pode não ser um modo de ver a vida com bons olhos, mas de se ter algo, uma coisa, em seus ombros sempre a respirar muito próximo de você.
Cinco jovens se apaixonam pelas palavras, histórias e e jeito de ser, de estar e de viver de Spencer Mallon, um andarilho que aprece com seu mágico modo de encarar a vida e de propor um desafio de mudança para essas jovns vidas desajustadas em família e com mentes, enfim, jovens.
Depois de ouvirem relato de suas viagens onde vislumbrou e vivenciou coisas extraordinárias de encher os corações e mentes com mudanças, Spoencer convece a esses jovens a participar de um desafio, de um pacto.
Procurei e achei referências ao Efeito Rashomon, onde a história por ter diferentes pontos de vista e relatos, pode ter ao fim, diversos fins, que se cruzam em uma área cinza, onde as interpretações a meu ver causam mais desconforto.
Depois de reunião onde o saldo foi um corpo de um eles estripado e os outros desaparecidos ou não querendo mais falar sobre o q houve, com suas mentas arrasadas. Peter nos conta por diversas óticas e de maneira não linear, o q pode te fazer desistir da leitura, ou continuar, o que pode ter acontecido naquele dia ao elencar o marido de umas das "vitimas" para incomodado com o que aconteceu, o porque não participou, a desvendar e saber de uma vez por todas o fim dessa história.
Como comecei lá em cima, se você olhar para dentro da sensação que um pesadelo lhe traz a história lhe entrega isso; desconforto, até horror. Para somar a isso, um personagem de outra história se faz presente com toda as suas características emulando o mal.
Por outro lado, as consequências que a experiência trouxe a cada um, a cada vida, já é por si, uma horrível forma de ver como decisões erradas (ou não) podem mudar nos mínimos detalhes nossas vidas.
Confesso que por vezes achei que faltou a esse emulação de horror um compasso mais dinâmico para dar aquela necessidade de roer as unhas e por fim a sensação de que a história ficaria na cabeça por alguns dias ainda (ou anos).
Recomendo, mas não vi o porque dos prêmios. Talvez se ler os outros, tirando Um Lugar Especial, curta novela que é uma porrada no estômago, fique mais animado com esse autor.

Alineprates 26/04/2016

Como grande fã da literatura de horror quando eu soube do lançamento desse livro fiquei super ansiosa, afinal trata-se de um autor consagrado no gênero e eu sempre tive ótimas experiências com as histórias do Straub.
Peter Straub é um mestre do terror e já contribuiu de forma significativa para o gênero com obras como Os Mortos Vivos, Mr. X e outros. Suas histórias, as que abordam o lado sobrenatural, o fazem de uma forma perturbadora e profunda, ele sempre vai muito além de assustar o leitor, ele cria uma narrativa bela e viciante, que vai tornando o leitor dependente. Se existe um autor capaz de causar arrepios em leitores já acostumados com esse tipo de literatura mais sombria, esse é o Peter Straub.

Um Passado Sombrio traz um enredo muito interessante e bem assustador, o sobrenatural é abordado de uma forma sinistra e medonha, no entanto talvez pelas grandes expectativas que eu tinha em relação a esse livro, não o considero realmente arrepiante como Os Mortos-Vivos, por exemplo. É uma história sombria e impressionante com certeza, mas não é algo que excepcional que vai revolucionar o gênero do terror. É um história macabra e bem construída, mas não causa medo, não causa aquele frio na espinha, sabe?

A narrativa tem seus altos e baixos, em alguns momentos o leitor vai se deparar com uma escrita super ágil, onde é possível se envolver com os mistérios e ficar cada vez mais empolgado para montar o quebra-cabeças sobre o que aconteceu naquela fatídica noite que afetou a todos, porém em outros momentos a narrativa segue de uma forma confusa e cansativa, deixando a trama mais lenta.

O personagens são desenvolvidos de uma forma magistral, são complexos e profundos, com seus dramas pessoais bem arquitetados.Todos tem um excelente embasamento psicológico. Cada um é afetado de uma forma pelo evento ocorrido e traz os reflexos sobre isso em suas vidas. Peter Straub foi magnânimo na criação de seus personagens.

Apesar dos pontos positivos e negativos, é um leitura agradável e eu recomendo muito, principalemtne para os leitores já acostumados com o gênero de terror. É um história densa e complexa, onde é preciso estar atento a cada detalhe.
Para aqueles qu gostam de tramas mais intrincadas e obscuras Um Passado Sombrio pode ser uma ótima escolha

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/2016/04/um-passado-sombrio-peter-straub-ed.html
Euflauzino 26/04/2016minha estante
cara Aline, como você sabe também estou lendo este livro, só que em passo de formiga, não tenho sua velocidade. estou tendo alguma dificuldade da mesma forma que você, straub não é um autor que mastiga tudo pra gente engolir, é preciso mastigar, deglutir. seu horror é psicológico e nem sempre agrada muito. basta ler a saga "rosa azul" pra entender o que estou dizendo. por outro lado o que me fez buscar livros do straub foi a parceria com king, num livro que está entre meu top 10 - "o talismã". que é muito diferente deste e também de "os mortos vivos" que é um clássico. querida você escolheu as palavras de forma exemplar, adorei a resenha. parabéns. já já posto a minha pra gente prosear.

Jéssica 10/05/2016

Ultimamente tenho tentado sair da minha zona de conforto e ler alguns gêneros que não estou tão costumada, então quando vi a sinopse fiquei interessada pela obra e o comentário do Stephen King foi o ápice para eu decidir ler um livro mais aterrorizante. Publicado aqui no Brasil pela Bertrand Brasil, selo do Grupo Editorial Record, Um Passado Sombrio ganhou em 2010 o prêmio Bram Stoker Award.

Pensa o seguinte: Há quarenta anos um grupo de adolescentes participa de um ritual secreto que acabou em tragédia e com pessoas extremamente abaladas psicologicamente. Macabro, né? Mas Lee Harwell, amigo da maioria das pessoas do grupo, foi o único que não participou disso e, depois de tantos anos, é um escritor relativamente de sucesso e precisa desesperadamente descobrir o que aconteceu nesse dia tão macabro, principalmente porque sua esposa, Lee Truax, era uma das pessoas envolvida nisso e por querer escrever um livro sobre esse acontecimento.

Spencer Mallon, o responsável pelo ritual e que se autodenominava guru, influenciou e manipulou esses jovens a seguirem-no como discípulos e a amá-lo. Os integrantes e amigos de Lee são Hootie Bly, Jason “Boats” Boatman, Dilly Olson e, claro, Lee Truax. Os outros participantes são Meredith, Hayward e Milstrap.

"Nunca ignore avisos vindos de suas entranhas agitadas."

Um Passado Sombrio é um livro bem intenso e diferente de tudo que já li, a escrita de Peter é bem meticulosa e detalhista – o que pode incomodar um pouco para quem não está habituado a isso – e durante a narrativa ele vai intercalando várias cenas o que me deixou um pouco perdida no começo e, por isso, diminuí a nota.

Não é fácil para Lee obter respostas do que aconteceu, principalmente porque ninguém tem coragem de contar, ele perdeu contato com a maioria de seus amigos e, depois de tantos, as sequelas daquela noite ainda atinge a maioria deles, tanto física como psicologicamente. Lee e o leitor vão descobrir ao mesmo tempo as histórias de cada um do grupo individualmente e como eles vão encarar esse passado sombrio que tanto quiseram enterrar.

Eu esperava um livro de terror que me deixasse extremamente amedrontada, mas não encontrei isso e fiquei um pouco desapontada. Só que acontecem umas coisas tão bizarras que mesmo que um amigo me pedisse para contar eu não saberia dizer (Gente, é bem bizarro mesmo!!!!), mas preciso mencionar que é um livro bem escrito e com uma história muitoooo diferente e interessante, onde cada pessoa precisa ler para tirar suas próprias conclusões e poder entender - ou não - o que realmente aconteceu naquela noite estranha.

A capa do livro é bonita, simples e que condiz com a história. A diagramação é básica e a letra está num tamanho agradável para leitura, mas as páginas são brancas e não gosto disso. Os personagens são bem construídos e vamos conhecendo a fundo cada um deles, como suas personalidades e como o que aconteceu naquele dia ou mesmo em suas infâncias (quase todo o grupo teve problemas familiares) fizeram cada um seguir caminhos diferentes (alguns bons e outros ruins). Peter Straub tem uma escrita diferente e posso não ter gostado tanto do livro, mas eu pretendo ler um outro livro dele e quero realmente me viciar na escrita dele, afinal o autor tem uma escrita marcante e que os fãs de suspense e terror merecem conhecer.

site: http://www.leitorasempre.com/2016/05/resenha-um-passado-sombrio-peter-straub.html

Samira Paola Butarelli 21/07/2016

História sem objetivo
Particularmente foi uma perda de tempo e dinheiro, história maçante sem objetivo, escrita entediante do autor, foi um fardo para terminar de ler, contar um fato cinco vezes pelo angulo de pessoas diferentes, me fez querer abandonar o livro. Infelizmente, acredito que seja o primeiro e último livro do autor que leio.
Em relação a edição, folhas brancas me incomodaram muito, sem orelhas, edição bastante barata, que me fez, mais uma vez, me arrepender da escolha do livro.

Lê Golz 12/04/2016

Um passado sombrio
Um passado sombrio é uma publicação da Bertrand Brasil, escrito por Peter Straub, um renomado autor do gênero terror. Minha curiosidade em ler o livro foi pela sinopse, claro, mas também por nunca ter lido realmente um livro do gênero. Depois de ler uma citação de Stephen King na capa elogiando o livro, minhas expectativas eram altas e achei até que sentiria medo, mas não foi o que aconteceu. E acredito que se realmente tivesse sentido medo, eu teria gostado mais do livro.

Lee Harwell é um escritor de relativo sucesso, que pretende escrever um livro sobre uma noite misteriosa que aconteceu há quarenta anos atrás com seus amigos de infância, inclusive sua esposa. No passado, especificamente em 1966, o guru Spencer Mallon, conquistou os jovens amigos de Lee, que passaram a segui-lo e concordaram em participar de um macabro ritual. O que acontece é que o ritual secreto acaba não funcionando como o planejado, resultando na morte de um deles, cujo corpo foi horrivelmente dilacerado, e o desaparecimento de outro. Os que sobreviveram tiveram suas vidas transformadas de alguma forma, e suas almas abaladas. Agora, Lee tenta desvendar tudo o que aconteceu naquela noite, e para isso precisa reencontrar seus amigos e convencê-los a falar depois de tantos anos.

A narrativa ora acontece em primeira pessoa pelos olhos de Lee, ora pelo relato das pessoas que participaram do ritual. Todas elas têm as suas versões, que devem ser juntadas para que ele finalmente entenda o que todos viram naquela noite. Partindo então dessa premissa, a escrita do autor é clara na maior parte do livro, onde ele trabalha muito bem cada visão dos personagens e seus pensamentos conflitantes. Porém, o primeiro capítulo do livro demorou um pouco a engrenar, pois achei a narrativa um pouco confusa no início. Não digo pela quantidade de personagens e seus respectivos apelidos, que de certa forma também causou confusão, mas algumas frases pareciam sem sentido, talvez tenha sido algum problema na tradução. Contudo, do segundo capítulo em diante, a leitura se tornou mais envolvente e foi mais fácil se familiarizar com os personagens e os acontecimentos.

O que mais gostei no livro foi a construção dos personagens - todos com seus inúmeros defeitos e mistérios. Vou destacar apenas alguns, para não estender a resenha. Hootie, por exemplo, foi o personagem que mais me cativou, tanto por sua inocência, quanto por ter sido ele um dos mais abalados depois da realização do ritual. Eel, a esposa de Lee, que é apelidada assim, mas tem o mesmo nome que o marido (Lee), foi um mistério total desde o início, e ainda, mesmo com o desfecho não confiei totalmente nela. Keith é o personagem mais perturbador. O fato de o autor ter trabalhado crimes que aconteciam na região, e ter levantado as suspeitas para esse personagem, foi algo que me rendeu entusiasmo. Só não vou entrar em detalhes para não soltar spoilers, pois prefiro que o leitor descubra o que esse personagem tem a mostrar ou a esconder.

Apesar dos pontos positivos, o que me fez dar três estrelas, foi principalmente a narrativa confusa em alguns trechos. Mesmo depois que acostumei com o nome dos personagens, fiquei um pouco embaralhada. Por exemplo, como temos dois personagens com o mesmo nome, a Lee, esposa de Lee Harwell, é apelidada de Eel, porém o que poderia facilitar me confundia, pois no mesmo parágrafo ela era chamada mais de uma vez, ora de Eel, ora de Lee, e às vezes, não sabia de quem realmente o autor estava falando. Isso aconteceu com o sobrenome de outros personagens também. Além disso, o medo que pensei sentir quando li a sinopse, não fez nem cócegas, e acredito, como já mencionei, que se tivesse ficado amedrontada com a história ela teria sido mais surpreendente no meu ponto de vista.

"Na elevação escura, três metros a direita do círculo pintado, uma coisa vaga, escura e extremamente zangada tremeluzia dentro e fora do alcance da visão. Algumas moscas giravam tontas sobre ela, atraídas por seu terrível fedor de bode..." (p. 268)

Quanto ao trabalho gráfico da editora, permitiu uma leitura confortável. As folhas são brancas, porém não me atrapalharam, a fonte e espaçamento estão no tamanho ideal, e a revisão apesar de poucos erros, também não atrapalhou a leitura. A capa, sem dúvidas, combina muito com o enredo, o que me agradou bastante.

Em linhas gerais, Um passado sombrio é um livro de terror, que apesar de não ter me causado medo, tem suas passagens bem macabras e aterrorizantes, nada que tenha me surpreendido, mas que pode dar um certo frio na espinha. Apesar disso, temos a construção de ótimos personagens e que irão introduzir, além de um mistério na trama, todos os seus dramas internos e seus maiores defeitos. É uma obra que deve ser lida lentamente a fim de não perder nenhum detalhe. Enfim, o que sempre digo aqui, o que não me agradou, pode agradar você, sem contar que Peter é considerado um dos mestres do horror. Se você gosta de livros nesse estilo, eu recomendo Um passado sombrio.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2016/04/resenha-um-passado-sombrio.html

Fêh Zenatto 19/08/2016

RESENHA - BLOG COISA E TAL
Todo mundo que acompanha o blog já sabe que sou muito fã do gênero suspense/terror seja em filmes, seja em livros. Então, vocês conseguem imaginar como fiquei animada quando solicitei Um Passado Sombrio e que estava ansiosa para devorar o livro pois acho que a literatura de terror é extremamente mal-explorada.

Logo que comecei a leitura, li uma crítica muito negativa mas até comentei dizendo que estava nas primeiras páginas e estava gostando. O fato é que o começo do livro começa a criar um clima de suspense muito gostoso, que foi me deixando bastante curiosa; no início, passamos a conhecer toda a situação em que a história se passa - os tempos atuais onde Lee é casado com Eel e os tempos passados onde o grupo de amigos ainda era unido. O problema já começa nesse início onde as apresentações estendem-se demais e tudo começa a ficar meio monótono.

Conforme o livro vai se desenrolando, vamos acompanhar a saga de Lee atrás de cada um dos personagens e da sua própria experiência com todos os acontecimentos. Novamente, o livro se alonga demais, tornando a leitura monótona e repetindo informações que não acrescentam, tentando guardar o auge para o final.
Esse final, o grande ato, contudo, demora demais para acontecer e, mesmo eu, que não desisto de livros, dei grandes pausas na leitura por puro desestímulo. Os personagens são muito particulares e interessantes mas tiveram força para segurar a história.

Quando o derradeiro momento finalmente chega, se você ainda não tiver desistido da leitura, há uma grata surpresa. A cena é realmente muitíssimo bem construída e exige um nível de narração acima do comum por tratar de objetos não palpáveis e sensações dos personagens, ou seja, tudo bastante abstrato. Nesse momento, pude perceber o quão bom é o autor, que fugiu do lugar-comum e fez uma narrativa extremamente única.

Minha opinião final sobre o livro é ruim. Apesar da cena final ser realmente interessante assim como a proposta e os personagens do livro, esses fatores não foram suficientes para segurar a narrativa hiper detalhista e repetitiva de Peter, o que faz com que sejam poucos os que tenham forças para chegar até o final para apreciar o melhor.

site: http://goo.gl/o8I5io

Rafa 07/05/2016

Um Passado Sombrio
Spencer Mallon, um suposto guru que conquistou a confiança de alguns jovens que passaram a segui-lo e de certa forma considerando um deus, tudo isso nos anos de 1966 e que de certa forma acabou mudando a vida desses adolescentes.

O livro foi lançado pela editora Bertrand Brasil, que faz parte do catalogo do Grupo Editorial Record. A obra em si é muito bem diagramada, uma capa bem assustadora e com um enredo de arrepiar. Peter Straub é um escritor de sucesso e considerado um gênio do terror e amigo do mestre Stephen King, cujo já escreveram alguns livros em parceria.

Straub constrói um cenário bem elaborado com os personagens cujo são mostrados seus defeitos e qualidades e cada personagem tem de certa forma varias ligações na trama que é recheado com muito mistério. O autor desenvolve uma leitura bem fluida e instigante.

m dos personagens principais da história é o escritor Lee Harwell que começa a remexer o passado e no fatídico dia de um ritual macabro que envolve Spencer Mallon e seus amigos de infância, Harwell tem objetivo de escrever um livro contando tudo que aconteceu naquela noite do ritual.

Harwell entra em uma série de investigações para saber tudo que aconteceu naquele ritual, sendo que seus amigos de infância estavam envolvidos, inclusive sua esposa. No decorrer da leitura, temos a ideia de cada pessoa que esta ligada com aquele evento macabro, que de certa maneira acabou dando errado e todos eles acaba dando o seu depoimento do que viu e presenciou.

Agora fica para o leitor descobrir o que realmente aconteceu com Spencer Mallom e seus fiéis e jovens seguidores. Na capa do livro lemos a seguinte frase: “Aterrorisante...Impossível de largar...Coloque este no topo da sua lista” – Stephen King. Faça isso!

site: http://www.livreando.com.br/2016/04/resenha-um-passado-sombrio.html

Fer Kaczynski 21/05/2016

Ótimo
Nem preciso comentar aqui que entre os meus gêneros preferidos estão o suspense e o terror, e claro, Stephen King está no topo da lista quando falo dos meus autores favoritos, o autor de Um Passado Sombrio é nada menos que o parceiro de King em várias obras literárias como: O Talismã e A Casa Negra por exemplo.

Neste lançamento do Grupo Editorial Record, temos uma ótima diagramação, capa realmente arrepiante e sombria como o título diz, e uma história de tirar o fôlego.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/04/um-passado-sombrio-peter-straub.html

Raniere 04/07/2016

AS VÁRIAS VERSÕES DO TERROR EM UM PASSADO SOMBRIO
Um grupo de sete jovens é atraído por Spencer Mallon, um guru de índole duvidosa, e todos são convencidos a participar de um perigoso ritual. Tal ritual acaba matando um jovem, além de deixar outro desaparecido, uma cega e um louco. A influência de Spencer Mallon também causou males (além dos causados pelo ritual liderado por ele); dos três jovens que não sofreram nenhum mal físico, uma perdeu toda empatia que tinha por qualquer pessoa, outro largou os estudos e foi viver roubando e o terceiro resolveu seguir os passos de Mallon e virou um fracassado. Um único jovem, Lee Harwell, namorado de Eel (que ficou cega), decidiu não se juntar ao “rebanho” e nunca entendeu o que houve no dia das reuniões. Porém, após um episódio em uma lanchonete e após ler sobre uma série de assassinatos de um serial killer e associá-los ao rapaz que morreu no ritual, Lee resolve investigar o que houve naquele dia tão fatídico. Em Um Passado Sombrio, o autor Peter Straub leva o leitor para o meio dessa investigação.

Um Passado Sombrio é um livro difícil. Sua narrativa tem diversas perspectivas, e a história é contada na versão de cinco personagens. As perspectivas do livro variam: a principal é contada em primeira pessoa, através do olhar de Lee Harwell; Em outras partes, a história é contada em primeira pessoa, sendo a narração de algum dos envolvidos no ritual, ou em terceira pessoa. Durante a narração de alguns relatos, Peter Straub começa em primeira pessoa e logo depois passa para terceira pessoa e, quando algum personagem (no presente) interrompe a narrativa, muitas vezes esta não é sinalizada com parênteses nem itálico.

As partes mais confusas são as contadas por Hootie, o personagem que foi internado em um hospício. Após o ritual, Hootie passa a se comunicar apenas usando partes de livros que ele já leu (principalmente A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne, e o Dicionário de Palavras Desconhecidas, Estranhas e Absurdas do Capitão Leland Fountain). Hootie tem uma melhora quando reencontra seus amigos, mas seus relatos (principalmente o primeiro deles) acabam misturando presente com passado.

A história, tanto a investigação de Lee Harwell quanto os relatos, é contada de forma não linear. Os relatos de cada personagem se mesclam com o passado deles, com suas impressões acerca de outros personagens e seus próprios conceitos e preconceitos. As diferentes versões contadas pelos personagens acabam virando um “telefone sem fio”, às vezes se complementando, às vezes se contradizendo. Cabe aos leitores e leitoras decidirem quais versões são mais confiáveis.

Peter Straub mostra uma genialidade além dos limites neste livro. Contado no estilo de narrativa do filme japonês Rashomon, onde o espectador conhece diferentes versões da história e a compreensão da verdade (que não será absoluta) depende da interpretação de cada telespectador, Um Passado Sombrio é o tipo de livro que a cada leitura, os leitores e leitoras entenderão de uma maneira diferente. Os fãs de terror e suspense irão se deliciar com esse livro!

site: www.encontrosliterarios.com.br