Bíblia Sagrada - NTLH

Bíblia Sagrada - NTLH Vários Autores

Resenhas - Bíblia Sagrada

Emy_love 13/02/2023

Bíblia Sagrada
Esse livro é maravilhoso!! É uma forma de estarmos com Deus e com Jesus, de conhecermos o Senhor e entendermos nossas circunstâncias, até mesmo quem somos. Ler a Bíblia deixa nosso coração quentinho e é ótimo quando Deus nos revela a palavra e quando choramos sentindo Sua Presença ao lê-la. Um livro riquíssimo de conhecimento e que o próprio autor sempre está conosco quando lemos, leiam e sintam Jesus em seus corações ???

z..... 01/01/2017

Ano novo e renovação de um propósito: a leitura bíblica anual. A meta é possível lendo-se quatro capítulos diários. É o quarto ano seguido que estou nessa bênção e dessa vez escolhi a edição NTLH da SBB. Traduzindo em miúdos, a Nova tradução na Linguagem de Hoje publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil. Novamente iniciando essa boa jornada em primeiro de janeiro.

Não é minha preferida, mas é uma edição que facilita muito o entendimento, pois a linguagem é popular e assim não encontramos termos desconhecidos pela maioria (como beneplácito, concupiscência, unigênito, genealogia, etc e tal).
Registrando um pouco da história das traduções na linguagem de hoje, resultam de um trabalho valoroso que levou alguns anos. Primeiro foi publicado o Novo Testamento em 1973, a versão completa com o Antigo Testamento é de 1988 e no ano 2000 a SBB fez uma nova atualização, resultando nessa edição que agora estou lendo.

Sugiro para todos a leitura da Bíblia Sagrada. Aproveitemos a oportunidade, que muitos não tem e enquanto há tempo.

*************************
Em 22/01/17 - terminei a leitura dos Evangelhos.
Algo que chamou minha atenção foi a tradução de "dídimo" para "gêmeo", em termo relacionado ao discípulo Tomé, como ele era também conhecido. Gostaria de entender mais isso. Será que ele tinha um irmão gêmeo ou isso refere-se a um sentido figurado e ilustrativo?
As versões da Linguagem de Hoje são parafraseadas e abertas à críticas. Particularmente, não digeri muito bem a parte em que Pilatos e sacerdotes interrogam Jesus, se era o rei dos judeus ou o Cristo, e ele responde "o senhor está dizendo". Ah, não! Muito melhor o "Tu o disseste", pois na outra forma parece que Jesus está se submetendo ao interrogador, enquanto na segunda fica explícito o seu senhorio em sua identidade.

Em 29/01/17 - terminei a leitura de Atos dos Apóstolos
Uma pequena nota. Em Atos 17:11, um dos versículos que mais gosto nesse livro, a tradução de "nobres" para os bereanos deveria ter um sentido de "sábios". Na minha visão a escolha "bem-educados" não traduz com eficácia o sentido de "nobre" na passagem.
Esse ano não vou ler na ordem conhecida dos livros e vou passar agora para a leitura do Pentateuco.

*************************
08/02/17 - Terminei hoje a leitura de Gênesis.
Algo que comecei a prestar atenção só agora nessa edição foram curiosidades no rodapé. Em certas notas há a referência de palavras em hebraico e chamou minha atenção as palavras para "homem" e "mulher". Conforme o texto em Gênesis, reproduzem aquela questão da mulher ter sido criada a partir do homem. No hebraico as palavras correspondentes são Ish e Isha. Curioso! Gostei de aprender isso, ainda que pareça insignificante.

*************************
Em 16/03/17 - Iniciei a leitura de Josué, que representa o primeiro livro da seção de históricos após o Pentateuco. Na leitura da seção anterior, descobri uma particularidade da edição que não me familiarizei: os versículos não são separados pontualmente, valorizando-se as frases (tudo bem, já li edições assim, mas o que não curti é que dentro das frases eles não estão marcados, ficando apenas uma inusitada referencia geral no início dela - tipo assim: versiculo 1 a 10, seguindo-se a frase sem saber onde cada um se insere). Definitivamente, não tive boa aceitação disso dentro de um princípio para estudos, pois a edição parece ser mais usada em paralelos com as versões rotineiras. Será que me fiz entender...

*************************
Em 28/05/17 - Terminei a leitura da seção de Livros Históricos no Antigo Testamento (Josué à Ester). Sinto necessidade de ler o Novo Testamento. Tenho percebido que um espaço longo de leituras sem ele não me pareceu interessante. Vou para a Carta aos Hebreus e depois as Cartas Gerais (conhecidas também como Epístolas Universais, Gerais ou Católicas, que vão de Tiago à Judas). O AT faz a gente notar severidade e o NT sempre nos lembra o amor e graça em Deus.

*************************
Em 08/06/17 voltei para o Antigo Testamento iniciando a leitura dos Livros Poéticos, uma seção de 5 livros entre Jó e Cantares (também conhecido como Cântico dos Cânticos).
Conclusão definitiva para mim: a leitura na Bíblia Linguagem de Hoje é para apoio. Não me acostumo com ela como leitura base diária. É melhor estabelecendo paralelos com a versão que gosto mais. Depois que findar essa versão, só vou ler com paralelos e não mais de forma isolada. Estranho muito e acabo sentindo falta de algo.

*************************
Em 07/12/17 terminei a leitura na íntegra dessa edição, finalizando em Malaquias. Reitero que não me acostumei como leitura bíblica de base e acho mais interessante para paralelos em estudos bíblicos e eventuais consultas. Mas isso é pessoal e fica o incentivo para a leitura bíblica. Com 04 capítulos por dia, lemos as Sagradas Escrituras anualmente. Uma benção para todos que tomam posse. Amém!

Graças a Deus pelo privilégio que nos oportuna com sua Palavra.
Clebe 01/01/2017minha estante
Muito bom.

Clebe 26/01/2017minha estante
Parabéns. Ler a Bíblia em um ano já é difícil, imagina ler todos os anos.
Tô a uns dois anos já tentando terminar de ler kkkkk.

z..... 27/01/2017minha estante
ô, amigo! Difícil é quando não há oportunidade. Determinação, disposição, organização e vontade proporcionam o alcance do objetivo, principalmente se houver o amor, valorização. Vamos em frente aproveitando essa boa dádiva exaltada no Salmo 1.

@ALeituradeHoje 12/06/2017minha estante
Adorei a resenha. Já comecei a ler a Bíblia mas nunca finalizei (metade do antigo, e os dois primeiros evangelhos). Acho que vou retomá-la logo. Sua resenha me despertou.

z..... 12/06/2017minha estante
Oi, Olana! Vá em frente, muito edificante, uma mensagem que é luz para os caminhos. Leio em um ano com a meta de 4 capítulos diários.