Cartas a Malcolm

Cartas a Malcolm C. S. Lewis

Resenhas - Oração: Cartas a Malcolm

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Zazaxk 12/03/2024

C.S Lewis era só um cara.
Esse foi o livro mais diferentão do Lewis que eu já li. Criou-se uma mística em cima do autor, alguns da igreja tratam Lewis quase como uma quarta pessoa da trindade, armazenam em suas mentes mais frases do autor, do que passagens bíblicas. Alguns enxergam ele como um oráculo que carrega consigo todas as respostas. Porém, aqui, em Cartas à Malcolm, vemos um cara normal. Um cara que não gosta de orar, que pensa muito em coisas que não deveria pensar, alguém que demorou 30 anos pra perdoar uma pessoa, vemos um "Lewis Puro e Simples".
Essa característica foi o que mais me encantou na obra, tendo em vista que Clive Staples Lewis é meu autor favorito. Conhecer esse lado humano dele foi o grande tesouro de minha leitura.
Porém, qual é o assunto do livro? No mais, oração. Mas não apenas isso, o autor cria esse personagem, (Malcolm), quase como um espantalho, onde ele deposita (e as vezes bate forte), suas críticas e visões. Suas visões sobre igreja e sociedade, Malcolm é um espantalho, que Lewis usa para de maneira muito coloquial dar suas opiniões sobre assuntos sobre oração, e igreja.
Uma leitura muito prazerosa, muito leve, e muito rápida. Mais uma pérola em sua bibliografia.

Gabriel 09/03/2024

Este não é um livro comum sobre a prática da oração e não é um livro que se propõe a fornecer substratos para que o leitor aprimore sua experiência devocional.

Devo começar assim depois de ter lido alguns comentários e resenhas sobre o livro, considerando-o "difícil" ou "verborrágico" por complicar algo que é simples -- isto é, a oração.

No entanto, a impressão que tenho é de que essas pessoas não entenderam exatamente do que trata o livro e qual é o seu propósito. O formato de cartas endereçadas para um interlocutor que não existe senão como criação de Lewis reforça a natureza intimista e reflexiva do seu conteúdo.

De início, Lewis distingue entre a prática da adoração e contemplação, também fenômenos incluídos na oração, daquilo que é a "oração petitória", isto é, aquela mediante a qual o fiel se debruça para pedir e clamar a Deus. É em torno desse último tipo de oração que as cartas serão escritas.

Malcom, o interlocutor imaginário de Lewis, não é um leigo de fé simples. Antes, como o próprio Lewis, é alguém que está preocupado com os rumos da liturgia anglicana, com a natureza da própria fé e com a reflexão detida das doutrinas que professa. Assim, ao contrário de um livro comum sobre a oração -- um livro que fosse diretamente endereçado ao público geral, não a um leitor específico com quem o autor troca cartas --, este é um livro em que Lewis pressupõe estar conversando de igual para igual com alguém que entende suas preocupações e suas indagações.

Talvez o leitor mais apressado se perca em sua própria desatenção, projetando antecipadamente sobre o livro aquilo que o livro em nenhum momento se propõe a fazer.

Em "Cartas a Malcom", Lewis não quer simplesmente dizer o que é a oração e como o devoto pode se utilizar dela para ter um contato mais próximo com Deus. O que se pretende é usar uma ferramenta dialética para entender como a oração pode ser capaz de aproximar e criar uma interação do finito com o infinito, além de identificar quais efeitos e implicações ela realmente traz.

Quem abre o livro com a mera percepção de que a oração é tão somente algo "simples" não pode compreender o que está escrito, e ao mesmo tempo, sair da leitura convencido dessa pretensa simplicidade.

Embora a abordagem se detenha principalmente nos temas correlatos à oração, Lewis fala de muitas outras coisas no livro, mantendo seu rigor e sua sinceridade habituais.

Por se reconhecer como sendo apenas um leigo refletindo sobre essas questões, e não um teólogo, Lewis vai mais fundo onde nenhum teólogo jamais poderia ir. O livro é excepcional e vale a atenção despendida em cada parágrafo -- ainda que às vezes se perder nas divagações seja inevitável.

alexsandernsantos 15/02/2024

CORRESPONDÊNCIAS SINCERAS SOBRE ORAÇÃO
Após ler Cartas de um diabo a seu aprendiz, decidi "gabaritar" a leitura das obras de C. S. Lewis que estavam em minha estante há alguns anos e ainda não tinham sido lidas. Inclusive, este livro ainda estava lacrado. Claro que, diante da vastidão de escritos do autor, ainda existem muitas outras obras para eu visitar em minha vida terrena.

Cartas a Malcolm é uma coleção de vinte e duas cartas fictícias trocadas entre correspondentes imaginários (Lewis e Malcolm). Nesse livro, Lewis discorre sobre o tema "oração", na liturgia do culto, em comunidade e na prática. Os leitores terão acesso apenas às cartas escritas por Lewis, mas em cada uma delas lerão suas réplicas e tréplicas sobre as cartas que Malcolm redigiu, bem como a explanação de suas opiniões sobre temas diversos.

Confesso que a cada livro lido do autor, tenho a convicção de que suas palavras são sinceras. Lewis parece um velho amigo, que dialoga conosco por meio de seus escritos. Poucos escritores têm essa capacidade. Assim como nós, Lewis não foi um cristão perfeito. Ele tinha suas convicções referentes à fé, algumas questionáveis se comparadas à luz da Palavra. Entretanto, ele me parece ter sido um homem autêntico, que tinha sua própria opinião em relação a alguns temas relacionados ao cristianismo, sem ferir a imagem de Deus. Talvez isso se deva ao fato de ele ter experienciado situações difíceis desde a tenra idade. Afinal, existem momentos em nossas vidas capazes de moldar nossas crenças e visão de mundo. Mas esse meu devaneio não passa de mera suposição.

O livro oferece uma visão profunda e reflexiva sobre a oração, convidando os leitores a considerar seu relacionamento com Deus de maneira mais significativa. Além disso, Lewis utiliza diversas referências bibliográficas de outros autores em seus escritos. Esse cruzamento de fontes me permite criar uma lista de leituras futuras.

CITAÇÕES

"Amplie sua mente, Malcolm, amplie sua mente! São necessárias pessoas de todos os tipos para se fazer um mundo - ou uma igreja."

"O ponto em destaque é que ajoelhar-se é importante, mas outras coisas importam ainda mais. Uma mente concentrada e um corpo sentado contribuem para uma boa oração mais do que um corpo ajoelhado e uma mente meio adormecida."

"[...] Posso bem entender como um homem que está tentando amar a Deus e ao próximo pode ser levado a não gostar da própria palavra religião; uma palavra, a propósito, que quase nunca aparece no Novo Testamento."

Caio Vitor 13/02/2024

Dois amigos e discussões a sobre a oração
Como sempre, C. S. Lewis vem trazendo uma discussão, por assim dizer, sobre o tema ?oração? em ?Cartas a Malcolm?.

O conteúdo do autor, para os familiarizados, mantém o padrão que ele utiliza em sua escrita: muitas vírgulas, voltas em pensamentos anteriores, muitas citações de outros escritores.

C. S. Lewis escreve sobre diversos temas relacionados a oração, e muitos dos dilemas apresentados por ele são problemas que a maior parte da pessoas enfrentam, porém acham que não muitos entendem ou podem ajudar. Lewis, da maneira que pode, explica e contextualiza diversos desses entraves.

Ao olhar a obra no panorama geral, posso facilmente dar 5 estrelas, entretanto, um capítulo específico me impede de completar essa ação.

Recomendo a leitura, mas com um olhar mais crítico na carta XX.

?????????

evelynalb0 31/01/2024

O que falar de cs lewis?
Rasgo de elogios para os livros do cs lewis, cara sábio, nesse livro em forma de cartas, lewis fala de uma forma clara sobre a oração e diversas situações e conversas com com seu amigo imaginário Malcolm. assim como cartas de um diabo ao seu aprendiz, a leitura não é complicada como os demais livros do autor. no entendo, esse livro pode te deixar um pouco perdido nos assuntos devido a quantidade de referência da literatura britânica a qual lewis utiliza bastante na obra, porém, continuo achando o livro excelente!

Jhow Freitas 03/01/2024

Agradecido
Incrível como esse livro me salvou ontem e hoje. Depois de ter meio que uma batalha espiritual com pensamentos ruins, orei antes de ler e incrível como as palavras acalmaram meu coração. Me sinto vivo e agradecido por tudo de novo. Lewis é incrível em como descreve Deus.

PatyLendo2023 26/09/2023

Cartas para um amigo sobre oração
Cartas a Malcolm é um livro mostrando a ideia de oração para Lewis em suas cartas para seu amigo fictício.
Traz muito sobre como orar, quando orar, pelo quê orar. Como sempre coloco aqui ler Lewis requer concentração e reler algumas vezes para pegar o fio da ideia que ele quer chegar. Tem algumas partes controversas dependendo da sua linha de pensamento em relação ao Cristianismo. Mas sabendo entender as diferenças a leitura se torna mais fácil. Lewis sabe muito bem usar as palavras e mostrar os vários pontos de vista que ele tem. Independente de sua visão tenha em mente que Lewis não é um teólogo, ele mostra em seus livros sua visão sobre o Cristianismo.

"Nenhum ruído é tão evidente quanto o que você está tentando não ouvir."

" O problema é que as pessoas tiram conclusões até do silêncio."

"Nós - ou, pelo menos, eu - não poderemos adorar a Deus nas ocasiões mais elevadas se não tivermos aprendido o hábito de fazê-lo nas mais comezinhas."
Lorrany.Nath 27/09/2023minha estante
que incrível, eu gosto muito do Lewis, vou colocar para ler tbm

Victoria573 08/07/2023

Não leia C.S. Lewis como um passatempo!
Se você está à procura de uma leitura leve para passar o seu tempo, não recomendo! Este livro requer atenção.

"Cartas para Malcolm" aborda o tema oração. Entre uma carta e outra, temos diversos tipos de orações sendo analisadas e desenvolvidas. Em muitas delas acabei levando puxões de orelhas.

É um livro curto, no entanto, se não estiver familiarizado com a escrita de Lewis, não flui num ritmo tão frenético quanto um romance qualquer.

Ótimo! Assim como todos os outros livros do C.S. que já li.

Filipe378 16/06/2023

Sobre orações
Nesse livro Lewis irá tratar, majoritariamente, sobre o tema da oração. Ele começa por definir o papel da oração e o que é lícito ou não quando oramos. Em seguida aborda os tipos de oração: peticionárias, de adoração e louvor e de penitência.
É um livro muito enriquecedor, mas não é uma leitura leve e nem fácil, visto que ele aborda temas metafísicos relacionados ao tema: a oração e a liberdade humana, a presciencia de Deus e a utilidade da oração, o verdadeiro homem e o verdadeiro Deus e etc.
Contudo é uma leitura que vale o esforço e é bem vinda para todos os cristãos.

Clarice 28/03/2023

Nunca achei q fosse gostar tanto de ver um homem conversando sozinho (ou com uma pessoa q ele inventou kkkkk)
amei! de explodir a mente

Amanda1792 07/02/2023

Cartas a Malcon
Esse livro fala sobre a oração.

É muito esclarecedor. Apesar de ter uma escrita difícil.

Gostei muito e recomendo!

Israel 05/02/2023

Uma intimidade profunda
Entre as 22 cartas trocadas de Lewis á Malcolm, a pauta mais abordada foi sobre a Oração. Lewis desfia a palavra oração ao ponto de torná-lo flexível, possibilitando a várias reflexões. Mas a que mais me encantou foi visando a intimidade e não apenas algumas palavras ditas durante o dia. Ele eleva a importância de uma interação com o Criador que nos assusta de tão profunda e inteligente. Ele muda a ideia de que a oração não é apenas um simples ato cristão como todo mundo acha, mas sim um ato cotidiano que todos podem aderir e habituar de forma mais simples possível, como uma conversa entre amigos, por exemplo. Eu amei também o fato de ter lido no momento certo e na hora certa haha pronto para o próximo, que é provável que seja "Um experimento em crítica literária".

Davi.Rissi 02/02/2023

6/10
Cartas de Lewis para um amigo imaginário que ele tem. Aqui conversa sobre alguns assuntos que o Lewis queria falar. Para isso utiliza sua habilidade de escritor de conseguir criar um personagem para que ele possa ficar discutindo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6