Miragem em Chamas

Miragem em Chamas Lee Child

Resenhas - Miragem em Chamas

Natalia1831 11/01/2024

Jack Reacher, Oficial da Reserva do Exército Americano, está à deriva em meio ao verão escaldante do Texas e sabe que carona é um meio de transporte dos mais inseguros, embora medo, não seja de fato o problema. A questão toda é que caronas estão cada vez mais em desuso, por isso ele tem certeza que vai demorar a conseguur uma, mas o destino guardava surpresas para Jack, em 3 minutos , ele pega sua carona e conhece Carmem, uma jovem linda e rica, de ascendência latina. Que desde do primeiro mês de seu casamento sofre com a violência do marido . Ela tem uma filha que, sem que ninguém saiba, está sendo mantida sob constante vigilância. O marido, não por acaso, está atrás das grades, mas quem irá protegê-las quando ele for solto? Reacher se imcube dessa função ; além do mais, perigos não são novidade para ele. E no rancho remoto dos sogros de Carmem, no Condado de Echo, há desafios em abundância: mentiras, preconceito, ódio e assassinato. A família é hostil, a polícia da cidade, não muito confiável, e os advogados sem ética.
Nesse cenário se desenvolve uma história que podia facilmente, e falo isso com desgosto, ser matéria de capa de veículos de comunicação. Violência contra mulheres, violência doméstica, Xenofobia, assassinato de minorias, um lugar onde a lei é ditada pela cor da pele.
Com diálogos inteligentes, Cheios de dinamismo, com cenas de ação cinematográficas, preparadas pela alta capacidade estratégica de Reacher, que também não tem problemas em improvisar caso se faça necessário. Podemos ver a fundo a mentalidade, o comportamento e a natureza de um Operador Especial do USA. Army. Não somente em suas habilidades, sua rusticidade, sua agressividade direcionada, mas também em seu coração bondoso, em sua honra, na força de sua palavra dada, na sua inquestionável vocação em proteger indefesos, na sua gana por justiça... Foi o primeiro livro que li desse personagem, embora já o conhecesse pelos filmes estrelados por Tom Cruise.
Amei a narrativa do autor e virei fã do personagem, qhe além de tudo é cheio de histórias pra contar, ensinar, tem um humor sagaz e tantas coisas boas.
Na minha opinião uma grande homenagem aos OpEsp da vida real, não só os norte americanos, mas do mundo todo.
Recomendadíssimo

HARRY BOSCH 27/04/2023

Miragem
O livro é uma verdadeira miragem em comparaçao aos outros,na qual ja li. Jack Reacher é um personagem muito bem construido,na qual ja rendeu dois filmes e uma serie,mas na referida obra pode nao agradar o leitor,historia muito extensa,sem necessidade e pouca açao.

Nanda_ELivros 22/01/2023

Ótimo livro, Jack sempre surpreende
A história começa quando Jack precisa de uma carona e uma mulher mexicana lhe oferece uma carona e um trabalho voluntário: matar o marido agressivo dela.
Jack Reacher não é um assassino profissional. É um ex militar andarilho que sabe matar? Sim. Sabe como quebrar ossos? Sim. Sabe fazer umas torturas psicológicas melhor que muitos? Sim e sim. E matar alguém, mesmo alguem tão covarde a ponto de bater em uma mulher, não é uma opção pra ele mas ele pode ajudar conversando/ameaçando/investigando/descobrindo inimigos e os verdadeiros assassinos da história, assassinos capazes de colocar em risco a vida de uma criança de 6 anos e meio.

mariaquiteria.s 15/08/2022

Miragem em Chamas
Sou suspeita a falar gosto muito deste tipo de leitura. Mas, neste livro a ação acontece já no final do livro. Super indico a leitura.

SIMBRAS 17/10/2018

Uma leitura fascinante.?
Neste novo conto, Jack Reacher se depara com uma doença, que apesar de antiga, ainda movimenta a nossa sociedade, e junto, ele salva o dia mais uma vez.

Manuel Gimo 18/10/2017

Jack Reacher, o Super-Herói!
AUTOR: Lee Child
LOCAL DA PUBLICAÇÃO: Rio de Janeiro
EDITORA: Bertrand Brasil
ANO DA PUBLICAÇÃO: 2016
PÁGINAS: 291
FORMATO DO LIVRO: eBook (PDF)

SINOPSE:
O 5º livro protagonizado por Jack Reacher, vivido nos cinemas por Tom Cruise.
Jack Reacher está à deriva em meio ao verão escaldante do Texas e sabe que carona é um meio de transporte dos mais inseguros. Porém quando Carmem, uma jovem linda e rica, de ascendência latina, aparece dirigindo um Cadillac, ele embarca de imediato. Ela tem uma filha que, sem que saibam, está sendo mantida sob constante vigilância. O marido, não por acaso, está atrás das grades. Quem irá protegê-las quando ele for solto? Nosso herói não resiste a uma bela dama em apuros; além do mais, perigos não são novidade para ele. E no rancho remoto dos sogros de Carmem, no Condado de Echo, há desafios em abundância: mentiras, preconceito, ódio e assassinato. A família é hostil, a polícia da cidade, não muito confiável, e os advogados, ah!, uns incompetentes. Se Reacher não puder acertar as coisas, quem poderá?
Crepitante como o sol de El Paso, Miragem em chamas é um suspense regado à pimenta jalapeño estrelado por um dos heróis mais engenhosos e memoráveis do gênero.
____________***_____________
«A vida é infinitamente capaz de surpreender.» (p. 10)
Primeiro temos a habitual abertura: Jack Reacher chutando bunda de um sujeito do mal, na verdade quebrando o dedo indicador e partindo o nariz do "bad guy". Ora, isso, porque o sujeito manchara a camisa de Reacher. Bom, na verdade essa abertura acontece depois de um prólogo, muito habitual em romances policiais e thrillers. Então, na manhã seguinte, o nosso anti-heroi (ou seria mesmo herói?) descobre que o sujeito é um polícia. É hora do ex-militar e agora o maior andarilho de todos os tempos pôr os pés na estrada antes que as coisas piorem para o seu lado. E é exactamente isso o que ele faz. O que lhe leva a estrada pedir boleia. E para sua surpresa, nem cinco minutos fazem que um Cadillac com uma mulher na cadeira de motorista pára. Um golpe de sorte? Talvez não seja bem assim.
A mulher que dera boleia a Reacher, chama-se Carmem Greer e ela precisa da ajuda do brucutu, urgentemente.
«Espere o melhor, se planeje para o pior.» (p. 49)
Apesar de se mostrar relutante em aceitar no início, Reacher vai ajudar a bela dama em perigo, porque não é do seu feitio virar as costas a quem precisa. Então, o ex-major vai até onde vive a mulher, no Condado de Echo, Texas, afim de ajuda-la. Lá, porém, o rumo que as coisas vão tomar vai levar Reacher não só aos tribunais mas envolve-lo em uma trama envolta em mentiras e segredos. E três assassinos profissionais na sua cola.

«Quando se mora na estrada, aprende-se muito rápido que qualquer lugar é tão bom quanto outro lugar qualquer.» (p. 56)

Depois de ler "Sem Retorno" ("Never Go Back", 2016)¹ não pude evitar ir à procura de uma outra aventura de Jack Reacher. Eis que me deparei com este "Miragem em Chamas" ("Echo Burning", 2016), tornando-se o quinto livro que leio da série "Jack Reacher". Sou fã desse andarilho.
O britânico Lee Child (pseudônimo de Jim Grant) é excepcional. É capaz de criar tensão e suspense de uma forma incrivelmente surpreendente. A sua escrita é segura e prende o leitor no " quero ver onde isso vai dar". Surprendeu-me com as reviravoltas da trama principal. Child coloca Reacher em situações em que ele se sente inseguro (há que frisar que isso é incomum quando se trata de Jack Reacher), e tudo é muito genuíno. Gostoso de se ler.
E o cinismo de Reacher é muito bem apresentado, rendendo bons momentos de risada.
"Miragem em Chamas" é aquele tipo de livro que você lê, relê e relê de novo.

«Durma quando pode para que não precise, quando não puder.» (p. 89)

AVALIAÇÃO: 9.0/10

_______________*________________
Review by: Manuel Gimo

FOOTNOTES:
¹ https://m.facebook.com/photo.php?fbid=91

site: www.fb.com/manueltchatche.rmt

Marcos Pinto 25/03/2016

Jack Reacher é um andarilho. Dorme em lugares baratos, veste roupas ainda mais baratas e, quando sujas, as joga fora e compra outras. Reacher não tem nada que o prenda em qualquer lugar. Ele vive para conhecer novos lugares e pensar apenas nas próximas horas. Porém, ele tem um passado. Jack já foi um policial. Aliás, não um policial qualquer: ele era detetive na polícia do exército. Apesar de isso ter ficado para trás, a essência de investigador ainda permanece nele.

Carmem, por sua vez, é uma mulher aflita. Mora no Condado de Echo, um lugar qualquer no meio do escaldante Texas. Ela enfrenta problemas inúmeros. Casada com um homem respeitado de uma família rica, poucos imaginam o que ela sofre. Carmem alega apanhar constantemente; diz ser maltratada e espancada. Ela está desesperada e disposta a encontrar alguém que resolva seus problemas.

O Condado de Echo, apesar de ser pequeno e distante, carrega histórias para lá de sangrentas. Um tanto ligado ainda ao Velho Oeste, o lugar é repleto de mentiras, assassinatos, orgulho, preconceito e gente sendo injustiçada. A vida ali é um desafio, a não ser que você seja um dos ricos do lugar. Se você for um deles, é você quem dita as regras.

Ela estava beirando a meia-idade, de tamanho mediano e era meio loura. Não havia nada de especial, exceto que matar pessoas era o seu meio de vida (p. 17).

Unindo esses elementos, Lee Child cria um empolgante livro policial. Apesar de o livro ser grande, a leitura é muito rápida, visto que o autor possui uma escrita ágil e direta. Ademais, o enredo prende o leitor por causa dos seus mais diversos desdobramentos. As intrigas, os preconceitos, o ódio... Tudo se junta para dar ao livro uma atratividade ímpar. Além disso, o autor trabalha o Condado de uma maneira tão intensa que o lugar parece até, em alguns momentos, ter vida própria, como se o chão escaldante manipulasse cada um dos personagens.

Aliás, falando em personagens, eles são sensacionais. Jack é o grande nome, sem dúvidas. Com um passado que prefere esconder e dúzias de nomes falsos, ele é misterioso e, ao mesmo tempo em que é um verdadeiro homem da lei, tem métodos e ações um tanto questionáveis. Carmem, por sua vez, começa parecendo apenas uma louca qualquer que alega ser espancada sem qualquer indício. Porém, com o passar das páginas, ela cresce significativamente. Mesmo quando não está presente, a trama gira em torno da sua personalidade. Outros personagens, como Alice e Walker também convencem, tornando a trama muito mais interessante.

Contudo, apesar dos bons personagens e da ambientação perfeita, alguns elementos me incomodaram um pouco. Os dois principais estão ligados ao fim da obra. O primeiro é em relação a Jack Reacher; tudo bem que ele é um ex-policial experiente e muito inteligente. Porém, em muitos momentos, ele parece ser um verdadeiro super-herói. Sua lógica é praticamente infalível, sua intuição é absurda e suas técnicas de combate parecem quase sobre-humanas. Juntos, esses elementos tornam a obra menos realística, o que me decepciona um pouco, visto que o livro tinha todos os elementos para ser muito acima da média.

Em sua experiência, a prisão não mudava as pessoas para melhor (p. 79).

O segundo elemento é a agilidade do desfecho. Temos uma boa ambientação durante a primeira metade da obra, com um aprofundamento louvável. Porém, quando nos aproximamos do fim, tudo se torna muito corrido. Em parte, isso ajuda a deixar o cenário mais nebuloso, aprofundando o mistério. Porém, por outro lado, faz com que a descoberta do porquê de tudo só seja possível porque Reacher é um herói da lógica e dedução.

Quanto à parte física, eu não tenho qualquer reclamação. A capa é bonita e reflete bem o enredo. A diagramação, apesar de simples, é bem confortável. As letras possuem um tamanho mediano e o espaçamento é bom, tornando a leitura agradável. Ademais, temos uma boa tradução e revisão.

Com base em todos os elementos, concluo que Miragem em Chamas é um bom livro, porém, tinha potencial para ser ainda melhor. Se você gosta de enredos bem trabalhados, ótima ambientação, personagens profundos e não se importa que o investigador tenha um ar de herói, esse livro é perfeito para você.

Este lugar é irreal. É como se o mundo lá fora não existisse (p. 154).

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/03/resenha-miragem-em-chamas.html