Os Confins do Mundo

Os Confins do Mundo Valerio Massimo Manfredi

Resenhas - Aléxandros

Núbia Esther 03/10/2011

E eis que chegamos ao fim de mais uma trilogia, acompanhando a crueza das batalhas, a barbárie das conquistas e sim, muito sangue. No segundo livro nos despedimos de Alexandre em território egípcio e é lá que nos reencontramos. O conquistador visita o templo de Amon (o correspondente egípcio de Zeus) e é decretado por este como sendo seu filho e sendo filho de um deus é então, coroado faraó.

A cidade de Alexandria estava sendo construída, mas, pelo que sabemos da história e pela índole do personagem seria impossível esperar que Alexandre voltasse para a Macedônia. Antes de voltar para casa ele tinha pretensões de ir mais além, onde nenhum outro homem esteve antes então, é claro que o último volume está repleto de batalhas, disputas e ações políticas.

Alexandre parte novamente em direção à Pérsia e à Ásia, em direção à sua última e decisiva batalha contra o Grande Rei persa Dario. No percurso, ele perde entes queridos, faz novos tratados políticos e se casa, mais de uma vez que é para manter o costume ensinado pelo pai. Ao conquistar a Pérsia, Alexandre não subjuga o povo, mas tenta uma miscigenação entre os povos chegando mesmo a acatar alguns costumes persas. Decisão que faz com que ele perca o respeito e a confiança de muitos dos seus subordinados surgindo até mesmo conspirações para matá-lo. Em seu afã por conquistar o mundo, Alexandre esqueceu-se de quem era e de onde veio. O empreendimento de libertar as cidades gregas das garras dos persas transformou-se em algo muito maior que nem mesmo ele era capaz de controlar. Alguns dizem que quem tudo quer tudo perde, quem sabe não foi a história do grande conquistador que inspirou essa máxima.

“[...] Muitos choravam em silêncio e as lágrimas escorriam devagar sobre aquelas barbas híspidas, sobre aqueles rostos marcados por oito anos de batalhas, de vigílias, de assaltos, de gelo e calor, de neve e de chuva. Choravam porque o seu rei não estava zangado com eles; ainda os amava como filhos e levava-os de volta para casa.”

Tudo que ele fez foi em demasia, amou demais, lutou demais, conquistou demais, foi duro demais em alguns momentos, perdeu a razão demais em outros e desejou demais conquistar o mundo. Acabou consumido por tanta demasia. Olympias fora avisada de que seu filho carregava em si uma chama de vida muito grande e que ainda que ele estivesse destinado a brilhar como nenhum outro antes dele sua chama também se consumiria rapidamente, o mundo testemunhou essa chama, mas também a viu tremeluzir e apagar quando menos se esperava. O garoto que partiu da Macedônia não chegou a rever sua terra novamente.

Manfredi encerra os fatos sobre a vida do conquistador com muita emoção e como ele mesmo disse tentando ser o mais fiel possível aos fatos históricos, ainda que essa parte da vida de Alexandre apresente muitas lacunas debatidas pelos historiadores. Como fã de romances históricos, gostei de conhecer um pouco mais sobre a vida de Alexandre e ir além do que os livros de história nos proporcionam.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2011/09/28/alexandros-%E2%80%93-os-confins-do-mundo-valerio-massimo-manfredi/

Paulo 12/09/2015

O melhor da trilogia, mas, mesmo assim não chega a ser ótimo.

prof.vinic 01/09/2011

Um grande final!
Como não poderia deixar de ser, o livro traz com maestria os últimos anos e as últimas conquistas de Alexandre. Aqui o lado mais obscuro e perigoso do Rei da Macedônia ser torna mais nítido e a incompreensão por parte de seus soldados gregos e macedônicos.

As batalhas estão bem detalhadas e o perfil psicológico de Alexandre, assim como de seus amigos, está bem completo. Impossível não se deixar levar pela aventura, sempre querendo ir um passo adiante a mais!

Sinceramente, romances históricos estão cada vez mais interessantes nos dias atuais. Recomendo fortemente!

Alessandra 01/04/2012

Sinopse - Aléxandros - Vol. 3 - Os Confins do Mundo - Valerio Massimo Manfredi
Nesse último volume da trilogia sobre Alexandre, o Grande, chegamos à apoteose definitiva e à morte precoce, aos 33 anos, do jovem rei fundador do maior império que já existiu. Depois de "O sonho de Olympias" e de "As areias de Amon", "Os confins" do mundo retoma a formidável galeria de personagens, eventos e emoções responsável pelo enorme sucesso dessa saga, perfeitamente equilibrada entre a rigorosa documentação histórica e um vibrante ritmo de romance. Figuras de valorosos soldados ao lado de políticos pusilânimes, heroísmo e traição, amizade, lealdade e violência desfilam ao longo de páginas densas e movimentadas, em tensão constante, das quais emergem os sentimentos mais nobres e também os mais repugnantes da alma humana. O inesquecível cavalo Bucéfalo, o cão Péritas, o médico Filipe, a belíssima Roxana e muitos outros são os personagens descritos com vigor e nitidez que acompanham a definitiva vitória sobre o império persa, a viagem aos extremos confins do mundo e a morte de Alexandre, em um final grandioso e comovente. O autor reconhece que esta última parte das aventuras do rei macedônio talvez tenha sido a mais complexa e difícil de interpretar. Há vários trechos obscuros, mesmo nas fontes originais. O conquistador, no entanto, é sempre representado de forma fiel, mesmo nos momentos mais escabrosos e menos honrosos da sua história. Aos personagens femininos, que nas fontes antigas mal chegam a ser mencionados, o autor deu consistência e reconstruiu, na base de considerações lógicas, a presença dessas mulheres e a influência que tiveram sobre os acontecimentos da história. De batalha em batalha, os três volumes chegam até a morte de Alexandre. Esta também foi uma morte misteriosa. Falou-se de um envenenamento por arsênico, se bem que um artigo publicado no New England Journal of Medicine atribui a morte a uma febre tifóide. O corpo de Alexandre foi transportado para o Egito, como queria o oráculo de Amon. Mas ninguém sabe onde está sua tumba. Em 1850, um funcionário do consulado russo em Alexandria disse ter visto, nos subterrâneos de uma mesquita, um esqueleto no trono, cercado por armas e papiros. O que é bem provável é que Alexandre ainda reine em alguma parte do universo, sobre uma legião de anjos ou demônios.

Inlectus 24/08/2011

Boa leitura.

Um bonito romance histórico.

druidadp 12/11/2012

Número de Leituras: 2x

miriamz 17/03/2011

O GRANDE ALEXANDRE
Gostei muito desse livro não somente pelo seu valor historico, pois, por ser apresentada de forma romanceada, a história tornou-se mais viva, mais próxima de nós. Mas principalmente porque me deu oportunidade de conhecer essa figura quase mitolólogica, que embora muitos o considerassem como um deus era na verdade homem de carne e osso, com os mesmos medos e anseios que todos nós temos... mas o que o diferenciava era a ousadia, a fé inabalável em seus sonhos diante dos terríveis obstáculos que encotrava. Ele tornou-se um exemplo de liderança de como agir e também de como não agir. Pude perceber a importancia que um bom lider faz para o grupo que lidera e como a sua ausência pode ser danosa.

Esse último volume, para mim, foi bem mais interessante, pois ele, Alexandre, já estava mais maduro e aventurou-se em lugares mais longínguos e inóspitos. Acabei de ler o livro e agora já estou com saudades de Alexandre, o Grande. Virei sua fã.

Luca Coelho 03/01/2011

O final da saga de um dos maiores conquistadores do mundo mostra como é o ser humano, um pouco de poder lhe é dado e até o sentimento mais precioso da vida - a amizada é subjulgada e extinta.

Vivi Martins 18/12/2010

Alexandre realmente foi um grande Rei!
Este último livro da trilogia, retrata Alexandre já adulto, empenhado na conquista do Oriente, suas lutas, suas guerras, seus amores e a forma como ele mudou, como ele cresceu e aprendeu o que era ser o Grande Rei, o Rei dos Reis! Alexandre foi um homem sensacional, cheio de contraditoriedades, mas um grande homem, um grande Rei.
Intrigas, traições, guerras, a forma como audaciosa de guerrear, tudo isso é retratado nesta terceira parte. Um livro realmente excelente!