Os Humanos

Os Humanos Matt Haig

Resenhas - Os Humanos

FabyTedrus 11/07/2020

Os Humanos - Matt Haig
É tão fácil falar de um livro quando eu não gosto dele, descrever os motivos do meu ódio e ranço saem facilmente, mas quando eu gosto do livro é difícil.
Talvez seja porque quando gosto do livro eu quero abraçar ele, como se dar carinho assim fosse uma boa retribuição para o carinho que ele me causou. Aquele quentinho no coração que senti enquanto lia e a saudade que senti quando terminou. Aquela vontade de mais algumas páginas, não por necessidade, mas por vontade de continuar lendo sobre aqueles personagens e histórias.
Esse livro foi assim, estava olhando um grupo no Telegram, a capa me chamou a atenção, gostei da sinopse e baixei. Pronto, simples assim... li e adorei.
A história é despretensiosa, leve, divertida mesmo sendo pesada em alguns pontos e ter me deixado com o coração apertado em outros. Gostei da ideia da história, dos personagens e das reviravoltas. Entender um pouco mais sobre a humanidade e os humanos através da visão de um extraterrestre, foi excelente, me diverti e me emocionei. Uma boa leitura para distrair a cabeça em meio ao caos atual. Super recomendo!

E fica aqui alguns dos conselhos de um visitante extraterrestre:
"40) Todos são uma comédia. Se as pessoas estão rindo de você, é porque não entenderam bem a piada que são elas mesmas.
61) Um dia, se chegar a uma posição de poder, diga isto às pessoas: só porque vocês conseguem, não significa que podem. Há poder e beleza em conjecturas não provadas, em lábios não beijados e em flores não colhidas.
84) Você é mais do que a soma de suas partículas. E essa soma é bem grande."
Raul 22/09/2020minha estante
Deu uma vontade danada de ler este livro depois que li os comentários de Faby! Comprei imediatamente e estou aguardando chegar pelo Registro Módico.

Amanda 23/09/2020minha estante
Eu também encontrei esse livro de maneira aleatória, sem nenhuma indicação. Foi uma das melhores leituras sem compromisso que já tive. Geralmente eu apago os ebooks que baixo, mas esse deixei guardadinho no meu notebook

FabyTedrus 16/11/2020minha estante
Raul, bom saber que minha resenha despertou essa vontade e espero que goste também.

FabyTedrus 16/11/2020minha estante
Amanda, te entendo bem. Já pensei em comprar o livro de papel pra poder abraçar ele, hahaha.

elle carmo 12/07/2021minha estante
nossa, me identifico demais com esse primeiro parágrafo

Thyanne.Ribeiro 05/12/2021minha estante
no introito so apareceu "É tão fácil falar de um livro quando eu não gosto dele, descrever os motivos do meu ódio e ranço saem facilmente" ... abri so pra odiar junto hahahahaha laudo médico: comprei pq li o resto da resenha e quero amar junto suasuhashahsuahauhsa

Lílian 25/12/2021minha estante
Depois de uma resenha dessas não tem nem como não despertar o interesse em lê-lo.

Dan 03/09/2022minha estante
Me deu até vontade de ler este livro novamente !

miguel.solano 15/01/2023minha estante
que resenha mais sincera! digo isso porque também sinto o mesmo :) esse livro é um dos meus preferidos na vida.

Lenas 07/07/2022

“Você não deveria ter nascido. Sua existência é o mais próximo possível do impossível. Descartar o impossível é descartar a si mesmo.”
Depois de ler “A Biblioteca da Meia Noite” foi uma decisão muito fácil tentar colocar todos os livros desse autor na minha lista de leitura, mas sendo sincera, não tinha muitas esperanças de que algum livro conseguiria ser tão bom quanto o primeiro dele que eu li, mesmo sendo do mesmo autor. No entanto, aqui estou eu, mais uma vez favoritando um livro e já pronta pra reler a qualquer momento.

A história é sobre um alienígena que vem para a Terra no lugar de um homem chamado Andrew Martin, com a missão de eliminar todas as evidências de uma descoberta que o próprio Andrew Martin (o humano) fez, descoberta essa que mudaria muita coisa no mundo e que os alienígenas decidiram que os humanos não estavam prontos para vivenciar.

É uma história de amadurecimento que envolve alienígenas que têm uma visão extremamente negativa e pessimista do mundo e da humanidade, até o momento em que o personagem principal percebe o quão bela, maravilhosa e significativa a vida na Terra pode ser. A maneira como ele vê a humanidade é muito interessante e de certa forma engraçada, porque ele não entende absolutamente nada do nosso mundo e dos nossos costumes e ver ele experimentando tudo pela primeira vez é muito legal.

Acho que, assim como o personagem principal, eu também costumo ter uma visão meio pessimista de tudo, e foi muito significativo ver o pessimismo dele se transformar em admiração. Amei, amei e amei. E de novo, mais um livro de Matt Haig para a lista de favoritos. Recomendo.

Ari Phanie 27/04/2022

"O que estou dizendo é que leva tempo para entender os humanos porque eles não entendem a si mesmos."

Depois de ler The Midnight Library e me apaixonar pela escrita e história criada pelo Matt Haig, resolvi colocar o autor sob o meu radar e investir em outras obras dele, que logo descobri que eram várias das quais nunca ouvi falar. Supostamente ele era um autor subestimado, até sua última obra. E o primeiro livro dele que eu resolvi ler depois de Midnight foi Os Humanos. E, mais um vez, eu tive uma ótima experiência lendo esse autor.

A história já chama atenção na sinopse. Um extraterrestre toma a forma de um ser humano para cumprir uma tarefa de grande importância para a sobrevivência da sua própria espécie e a dos seres humanos também. Ele precisa destruir toda e qualquer existência de informações sobre a teoria que esse humano chamado Andrew Martin conseguiu provar e tudo o que ele descobriu através dela. A tarefa não é simples e esse ser sem nome repudia imensamente estar entre humanos. Para ele, essa espécie é primitiva e repugnante. O que faz sentido diante das informações que ele tem sobre os humanos.

"Os humanos são uma espécie arrogante, definida pela violência e pela ganância. Eles pegaram seu próprio planeta, o único a que atualmente têm acesso, e o colocaram no caminho da destruição. Criaram um mundo de divisões e categorias e têm deixado continuamente de ver as semelhanças entre si mesmos. Desenvolveram a tecnologia em uma velocidade muito rápida para a psicologia humana poder lidar com ela, e ainda assim continuam a perseguir avanço após avanço e, com o objetivo de obter dinheiro e fama, eles têm cada vez mais ansiedade."

Mas ao se infiltrar na família do tal Andrew Martin e conhecer sua esposa e filho, ele começa a notar que esses seres tem muitas nuances. Ele começa a perceber que eles são mesmo violentos, gananciosos e confusos, mas descobre que há muito mais do que isso. Percebe que eles podem fazer coisas incríveis, como a poesia e a música, e que são capazes de ações altruístas como fazer compras para as pessoas que precisam, ou amar e cuidar de outra pessoa sem nenhuma razão aparente. No meio da sua missão, o Andrew ET percebe que é muito difícil não se “contaminar” com sentimentos e afetos como todo e qualquer humano. E percebe que o seu adorado e perfeito mundo há mil anos-luz de distância em que todos pensam no coletivo e ninguém está acima de ninguém, e onde não há nada parecido com família ou casamento ou amor; onde nunca haverá Emily Dickinson ou um cachorro chamado Newton, é um lugar para o qual ele não quer mais retornar.

"O amor provoca medo porque o suga com uma força intensa, um buraco negro supermassivo que não parece nada visto de fora, mas, quando se está dentro, ele desafia qualquer coisa ditada pela razão. A pessoa se perde, como eu me perdi, na mais cálida aniquilação."

E assim, com umas boas doses de humor, poesia, filosofia e matemática, a história mostra as doçuras e agruras de alguém que está se descobrindo humano e descobrindo como é amar um ser humano. Ao acompanhar Andrew ET tentando decifrar as várias dinâmicas desse novo e confuso mundo, nós somos levados a fazer várias reflexões sobre nossas crenças, nossas capacidades e a confusão que é ser da nossa espécie.

Eu adorei esse livro, sinceramente. Acho que o Matt Haig conseguiu captar a essência humana de uma forma tão visceral! E suas reflexões são todas interessantes. Também amei os personagens, mas senti falta de mais cenas com o Gulliver, o filho. Ele tem todos aqueles problemas, e eu senti que deveria ter havido mais espaço e profundidade para o personagem. A conclusão também me pareceu meio desconectada com o começo que para mim pareceu deixar implícito que Andrew ET está falando com os seus conterrâneos, mas até a última página fica claro que o contato com os seus compatriotas não é mais possível, e eu achei essa uma pequena falha narrativa, mas que não influencia a história. Foi apenas porque eu fiquei à espera de um final um pouco diferente.

Em suma, o livro é bem melhor do que eu esperava e eu tinha expectativas altas. O Matt Haig é um escritor muito sensível e que gosta de escrever histórias com grandes análises sobre a vida, e isso me ganhou na primeira vez que o li e nessa também. Por ser alguém que sofreu com problemas de saúde mental, ele consegue mostrar uma sensibilidade e emoção muito latente e realista em suas histórias e personagens. Não vejo a hora de ler mais de suas obras. Recomendadíssimo.

"Um paradoxo. As coisas de que não precisa para viver – livros, arte, cinema, vinho, etc. – são as coisas de que precisa para viver."

Carol 17/01/2022

Humano como todos nós!
Matt Haig nos oferece um livro com algumas boas e profundas reflexões numa escrita clara, leve e divertida. Você começa com a expectativa de uma ficção científica e quando percebe está refletindo sobre alguns aspectos humanos que há muito você não percebia mais.
A história em si é interessante, embora o autor não se aprofunde muito nas personagens (sabemos sobre o protagonista, por exemplo, apenas o que ele nos conta sobre esse curto espaço de tempo em que se passa a história). A leitura é bem fácil e rápida, perfeita para quem acabou de sair de um livro mais pesado.
Não é um livro com grandes cenas de ação nem reviravoltas mirabolantes, mas planta no leitor essa vontade de mudança tão necessária para nós humanos.

Thaise 10/02/2021

TÃO HUMANO QUANTO PODERIA SER
"Você não precisa ser um acadêmico. Não tem de ser nada. Não se force a nada. Sinta o seu
Talvez você seja a estrada e não o destino. Tudo bem. Seja a estrada. Mas garanta que seja uma estrada com algo a ser visto através da janela".

Nunca li um livro em que na medida certa me sugasse para uma outra visão do significado de ser humano.
Ele é de outro planeta e tem a missão de ser Andrew (um professor de matemática que acabou descobrindo o que não devia), ele chega no planeta terra com objetivos, e sabe que nada poderia desviar deles. Mas ai ele conhece Isobel (esposa de Andrew) e Gulliver (filho de Andrew e Isobel).
O livro é ele contando detalhes, tão nitidamente interessantes por um novo ponto de vista, mas ao mesmo tempo tão normais que acabou passando despercebido. Ele então começa a entender a complexidade de amar, de ser amado, de família, de solidão, de pesar, de alegria e tantas coisas que não percebemos mais.
É um livro tocante, emocionante, detalhista, incrível. Os diálogos, a história, e mesmo contendo tanta exatidão no quesito matemática, esse livro não poderia ter sido mais humano para mim.
Gostei e recomendo muito. Por favor humano, dê uma chance a esse livro *o*

"Não se preocupe com seus talentos. Você tem talento para amar, e isso é suficiente"
Thiago 20/02/2021minha estante
Estava procurando minha próxima leitura e, graças a sua resenha, parece que encontrei

Thaise 21/02/2021minha estante
Aiii fico feliz que você irá ler

Sol 21/01/2021

Fantástico
Na maior crise depressiva que tive, um amigo neuro me indicou este livro. Foi perfeito pra entender aquela sensação de será que pertenço a este lugar?

Lorena329 01/03/2022

This Must Be the Place
?Sinta o seu caminho, e não pare de sentir seu caminho até achar algo em que se encaixe. Talvez não ache. Talvez você seja a estrada e não o destino. Tudo bem. Seja a estrada. Mas garanta que seja uma estrada com algo a ser visto através da janela.?

?Os Humanos? de Matt Haig é uma narrativa surpreendentemente tocante, engraçada, cativante e cheia de compaixão. Um livro que explora o significado dos sentimentos e nos leva a um melhor conhecimento e percepção sobre nós mesmos. A história se desenvolve facilmente e nos desperta inúmeras emoções em relação a percepção do ?Andrew Martin? sobre os humanos. Sem dúvidas um livro para ler e reler. Um dos meus favoritos.
miguel.solano 15/01/2023minha estante
um dos meus livros preferidos da vida!

Lorena329 21/02/2023minha estante
Esse livro é espetacular, meu preferido da vida também!

miguel.solano 21/02/2023minha estante
você já leu outros dele? são ótimos também, mas esse é imbatível!

Lorena329 21/02/2023minha estante
Ainda não tive a oportunidade, mas há um livro dele chamado ?Biblioteca da Meia-noite? que parece ser tão bom quanto esse, espero poder ler em breve, você já ouviu falar ou leu?

miguel.solano 21/02/2023minha estante
já sim! li no começo desse mês! incrível! pode ir tranquila :)

Vinicius Nathan 16/12/2020

Peguei esse de forma despretensiosa e não esperava muito, mas me enganei e fiquei surpreso. Tem uma história boa e algumas verdades sobre o comportamento humano com um tom de humor ácido e bastante interessante.

Bruna.Toledo 27/05/2023

Excelente ficção científica
O enredo é simplesmente surpreendente. Adorei tudo, o desenrolar dos acontecimentos, os personages do núcleo central, os diálogos. .

Anne Balbueno 10/04/2021

Esse livro foi diferente de tudo o que eu esperava
Não só sobre o contexto do alienígena e outras formas de vidas inteligentes, mas sobre o comportamento humano.

A história te deixa com o coração partido e acalentado ao mesmo tempo. Meu deus Matt Haig eu te venero. Soube usar todos os artifícios possíveis para prender a atenção do leitor.

A divisão do livro em si é bem distinta no quesito de abordagem, deu uma quebrada no ritmo.

No final você ganha uma baita reflexão sobre vida, humanidade e amor. Eu não serei a mesma depois de hoje.

BanjoCore 12/01/2021

Bem gostosinho de ler! Adorei!
79 - Leonardo DaVinci não era um de vocês, era um dos nossos.

KaroL 16/05/2020

No começo do livro, dá a impressão de que ele é bem bobinho, seja pelo contexto ou pela linguagem simples, mas a mensagem que ele passa é bem interessante, devemos resgatar nossa humanidade. É bem tranquilo de ler.

L. Vertuan 17/08/2020

91) Você tem sorte por estar vivo. Respire fundo e inspire as maravilhas da vida. Nunca passe indiferente por uma única pétala ou uma só flor.

Simplesmente amei! Excedeu minhas expectativas, apesar de achar o final calmo e sem muita emoção quase deixando a impressão de um fim abrupto, mas que se encaixou tão bem na estória que ficou perfeito a sua maneira.

É interessante principalmente por ser narrado na visão de um alienígena na Terra, transparecendo de forma natural percepções da nossa existência, forma de ser, qualidades, defeitos como se estivéssemos realmente sendo observados por alguém que não é humano, um olhar de fora que capta nossas peculiaridades que passam despercebidas ou ignoradas por nós mesmos.

P.S: a vaca não deixa de ser vaca só porque você chama de bife.

Bruna 05/06/2022

Então...
Eu amei o começo engraçadinho e sarcástico, depois foi ficando mais sentimental, e eu particularmente não gosto disso, em geral. Mas acho que a maioria das pessoas iriam gostar. Então eu recomendo a leitura. Dá pra rir e refletir um pouco.

Paulo 20/06/2022

Listinha
Esse foi o primeiro livro que li depois de uns bons anos sem ler nada e foi ótimo lê -lo.
Por falta de interesse próprio, demorei uns 3 meses para acabar, mas isso não mudou o fato de que o livro me interessou e emocionou bastante.
Seu inicio é muito divertido, nos mostrando a chegada de um alien no planeta Terra e como ele se encaixava na vida do humano que substitui.
Com o passar das páginas, o livro passa para uma abordagem mais emocional, trazendo alguns temas meio pesados (confesso que quase chorei).
Recomendo :).