Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell




Resenhas - Fora de Série - Outliers


215 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Lodir 13/03/2011

Ótimo livro sobre sucesso
Todo mundo já se perguntou alguma vez por que uma pessoa tem sucesso. Algumas vezes essa questão é levantada com algum exemplo, talvez aquele seu amigo, que você não consegue entender o que tem de diferente para conseguiu ser bem-sucedido com facilidade. O que essas pessoas têm de diferentes? O que as faz especiais? O objetivo de “Fora de Série – Outliers”, de Malconlm Gladwell, é responder a essa pergunta nada simples.

Ao ler os primeiros capítulos, eu me perguntei: “Por que não li esse livro antes?”. O autor realmente impressiona. Ao mostrar uma série de casos e exemplos de pessoas ou grupos de pessoas – famosas ou não – ele convence de que ninguém consegue alcançar o sucesso na vida, seja qual for sua profissão, simplesmente porque é talentoso e esforçado. O autor é consciente de que essas características são necessárias. No entanto, para ele, mais do que isso é fundamental. Em outras palavras, ninguém se dá bem na vida só porque é bom, mas sim porque, além disso, passou por uma série de fatos que o ajudou a chegar onde está. Para argumentar tal tese, Gladwell desenvolve em cada capítulo uma teoria bem fundamentada sobre isso.

Um bom exemplo é o caso dos jogadores de hóquei americanos. Através de pesquisas, o autor prova que, graças à data de alistamento para as equipes oficiais, alguns jogadores ganham vantagens sobre outros. Como as equipes são definidas pela idade dos jogadores, os que são mais velhos nessa data, mas ainda tem a idade necessária, são beneficiados. Gladwell levanta vários outras teses e exemplos como esse, envolvendo nomes como os Beatles e Bill Gates, que pelos mais diferentes motivos foram beneficiados com um pouco de sorte.

Apesar de o livro começar com toda força, a segunda metade parece fugir do assunto. O autor passa a tratar detalhadamente de temas que, ainda que interessantes, não trazem conexão direta com o tema central da obra. O caso dos acidentes aéreos é o maior exemplo. O autor descreve vários acidentes com aviões que aconteceram nos últimos anos, sempre com vários detalhes, até chegar à conclusão de que uma empresa de aviação está envolvida em vários. Então ele chega à conclusão que, em muitos desses casos, o problema se deve a falta de comunicação entre o piloto e o co-piloto, devido à cultura do país em que foram criados. Ainda que seja um texto curioso, ninguém comprou o livro para ler sobre acidentes aéreos. Dessa forma, essa parte leva a concluir que talvez faltaram outros exemplos para o autor concluir seu livro.

Mesmo assim, “Fora de Série – Outliers” é uma boa obra, e que recomendo a todos. A leitura é muito fácil e as páginas viram rapidamente. Os outros livros do autor virão naturalmente. As lições dadas no início do livro já valem a leitura como um todo, e certamente, ao terminá-lo, você estará pensando diferente sobre o caminho para o sucesso. Chegará à conclusão de que, ainda que talento seja necessário, ele não é tudo. Aquela história do herói pobre que lutou e foi bem na vida pode ser muito romanceada e esconder fatores externos que ajudaram a construí-la.
comentários(0)comente



Nafn 07/09/2011

O Melhor Livro de Malcolm Gladwell
Comecei a me interessar pelos livros de Malcolm Gladwell quando li “Blink: A decisão num piscar de olhos”. Comprei logo em seguida seus outros livros, “O Ponto de Virada” e “Fora de Série”, respectivamente. Se eu soubesse que “Fora de Série” era tão bom, eu o teria comprado primeiro.

Atualmente, com as livrarias e supermercados entupidos de obras de auto-ajuda é realmente difícil acreditar que algum autor realmente saiba "o segredo” do sucesso. Malcolm Gladwell também não sabe o segredo do sucesso, mas ele nos convida a investigar o passado de pessoas bem sucedidas para mostrar que o sucesso não surge por acaso.

O sucesso, obviamente, depende de diversos fatores. Os mais significativos são o contexto o qual estamos inseridos e o trabalho duro. Leia o livro e entenda porque Bill Gates, Steve Jobs e outros se tornaram bem sucedidos por terem vivido na época certa e terem trabalhado muito (fica o destaque para regra das 10 mil horas).

Leia o livro e entenda porque ter um QI alto não implica em chances maiores de sucesso, porque os legados culturais são um fator chave para ser bem sucedido, porque os orientais são melhores em matemática do que os ocidentais, entre outras curiosidades sobre a origem do sucesso. Nada é por acaso.

Como de costume, o autor constantemente revisa as histórias e os fatos apresentados nos capítulos anteriores para reforçar a idéia que está passando. Isso pode ser bom por um lado (fixação pela repetição), mas pode ser um pouco chato às vezes (justamente devido à repetição).

“Fora de Série” é um livro para leitores céticos que sabem que "o segredo” do sucesso não está dentro de um biscoito da sorte chinês; muito pelo contrário, está no trabalho duro e na capacidade de estar atento às oportunidades quando elas aparecerem.

Bom entretenimento, e acima de tudo, uma boa fonte de inspiração.
comentários(0)comente



Patrick 02/05/2012

QI não é tudo...
Livro super interessante que desmistifica a idéia de que a genialidade se resume apenas e tão somente a um fator genético.

Há diversos fatores em jogo, muitas vezes fora de nosso controle e não raramente de natureza "banal", que contribuem significativamente para o desenvolvimento de todo o potencial dessa genialidade.

A época do nascimento, a comunidade em que vive, e a capacidade de influenciar/convencer/cativar as pessoas em geral, somente para citar alguns fatores, podem ser determinantes em nossas vidas e especialmente na de um "fora de série".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Márcio.Santos 11/03/2013

Explica muita coisa
Esse livro é para aqueles que acham que sucesso na vida é somente resultado do acaso; é necessário também se esforçar para que as coincidências sejam totalmente exploradas.
comentários(0)comente



Leandro 18/05/2013

Má o meno
Acho que o livro é sobre o que o cara pensa, difícil ter uma exatidão sobre o assunto, muito complexo!
comentários(0)comente



Lígia Mussi 26/05/2013

Outlier: algo que está afastado ou é classificado diferentemente de m corpo principal relacionado
"Porque a todo aquele que tem será dado e terá em abundância; mas, daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado."
(Efeito Matheus - Ouliers, Fora de Série).

O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas 'fora de série'?

Brilhante, inteligente, intrigante e bastante sutil.

Dentre tantas conclusões realísticas e consistentes trazidas pelo autor, uma delas é, justamente, o fato de que absolutamente ninguém se faz sozinho.
comentários(0)comente



Niasi 10/09/2013

Outliers
O Livro é bem interessante e de agradável leitura embora em algumas passagens seja um pouco maçante.

A ideia de que pessoas "Fora de Série" (no original Outliers) não devem seus sucessos apenas a eles mesmos e seus próprios esforços, parece um tanto polemica, mas vista sob uma analise mais profunda, completamente plausível.

Fatores como legado histórico da pessoa e oportunidades adquiridas pela geografia, etnia, condição financeira, época e outros, são muitas vezes condições essenciais para que determinado indivíduo se torne um Outliers enquanto outros sejam impedidos de tal desenvolvimento.

É obvio que o autor nos leva a aceitar sua tese, através de estudos que a apoiam, mas a conclusão não foge do racional: Um indivíduo que tenha força de vontade suficiente e oportunidades ao seu alcance que o ajude em sua busca pela realização (seja qual for), terá sempre vantagem em favor aos demais sem as mesmas condições.

Outros pontos interessantes do livro são: o conceito das 10.000 horas, que reforça a importância do empenho e dedicação para a busca do aperfeiçoamento e o trabalho significativo, mostrando como é importante ter uma realização e identificar o empenho vs benefício em suas atividades.

Recomendo a leitura, especialmente a quem é pai, para reforçar o conceito de que os maiores presentes que podem dar a seus filhos são as oportunidades e a consciência de seu legado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elisa.Plus 28/06/2015

Quem são as pessoas consideradas "Outliers"?
O autor do livro narra de forma analítica a trajetória de inúmeras pessoas consideradas "fora de série". São fatos desconhecidos pela maioria, porém revelados com a finalidade de explicar o motivo do sucesso de alguns e fracassos de outros. Segue um breve resumo dos aspectos mais relevantes capítulo a capítulo. Mas, se você quiser saber dos detalhes, deverá ler o livro... Vale a pena!
"Os valores do mundo que habitamos e as pessoas que nos cercam exercem um grande efeito sobre quem nós somos". Capítulo 1 - Ouliers - São pessoas que fazem coisas fora do comum. Existem os capazes, os talentosos e os determinados. SUCESSO - Ninguém surge do nada! "... é preciso ser beneficiário de vantagens ocultas, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitam aprender, trabalhar duro e entender o mundo de uma forma que os outros não conseguem". As pessoas bem-sucedidas se originam de sementes resistentes. E os ingredientes para o SUCESSO são: Paixão. Talento e Esforço Capítulo 2 - Os OUTLIERS atingem um status elevado por meio da combinação de: capacidade, oportunidade e vantagem totalmente arbitrária. Existe TALENTO inato??? SIM! Sucesso combina talento e preparação. Porém, ninguém chega ao topo sem esforço, sem prática e sem treinamento. Quem está no alto não apenas se dedica mais do que os outros. Dedica-se MUITO MAIS! Além disso, a excelência requer 10 mil horas de prática, ou seja, 3h por dia / 20h por semana - durante 10 anos no mínimo. Esse é o tempo para assimilar o que é necessário para atingir a verdadeira destreza. Foi assim com Mozart, os Beatles, Bill Gates, Bill Joy, entre outros. Para um jovem atingir 10 mil horas de prática ele precisará de apoio. Portanto é importante que os pais o incentive e também ter a oportunidade de ingressar em programas especiais que lhe dê a chance de cumprir todas essas horas. Na verdade, os outliers foram favorecidos por alguma oportunidade incomum (golpe de sorte). Capíltulo 3 - As pessoas brilhantes são capazes de decifrar enigmas... O sucesso tem relação com o QI? A inteligência importa até certo ponto, não sendo a chave para o sucesso. Capítulo 4 - A destreza social é construída por conhecimento e precisa ser aprendida. Chamamos de "inteligência prática" = saber o que dizer, para quem dizer, quando dizer e como dizer - para obter o máximo de efeito. É o conhecimento que ajuda a interpretar as situações de modo correto e obter aquilo que se deseja. Em pesquisa realizada com pais pertencentes a diferentes classes sociais, constatou-se que a cultura em que a pessoa está inserida determina se ela obterá sucesso ou não. Pais ricos (ou classe média) promovem e avaliam os talentos, as opiniões e as habilidades do filho e pais (de baixa renda) cuidam dos filhos, deixando-os crescer e se desenvolver por conta própria. O fato é que pais com melhores condições de vida ensinam seus filhos a questionar e ainda direcionam os talentos dos filhos. Outra pesquisa realizada com 730 homens (todos portadores de uma inteligência extraordinária), os separou em 3 grupos: Grupo A - Histórias de Sucesso; Grupo B - Pessoas consideradas "satisfatórias" e Grupo C - Pessoas que "não deram certo". A pesquisa investigou inúmeros itens (saúde física/mental; grau de masculinidade/feminilidade; hobbies/interesses/ idades que começaram a falar/andar; QIs no Ensino Fundamental e Ensino Médio ...) E a conclusão foi que apenas um fator foi importante para determinar o grau de sucesso de cada um deles: o AMBIENTE FAMILIAR! Então o que faltou aquelas pessoas com inteligência extraordinária e que não conseguiram se destacar? Faltou uma COMUNIDADE AO REDOR QUE AS PREPARASSE PARA O MUNDO. Foram talentos desperdiçados! Capítulo 5 - A conclusão é que as pessoas bem -sucedidas tem ajuda, sua origem importa e são produtos de lugares e ambientes específicos. Capítulo 6 - Os Legados Culturais estão relacionados a maneira como fomos criados. Possuem raízes profundas, persistem de geração a geração e desempenham papel importante no direcionamento de atitudes e condutas. A nossa procedência importa muito! Sendo assim, o sucesso também depende do acúmulo constante de vantagens, de quando e onde nascemos, da profissão de nossos pais, das circunstâncias de nossa criação.
comentários(0)comente



Raquel 27/08/2015

Sempre pensamos que os outliers são gênios em algum aspecto da vida. Neste livro, o autor mostra como essas pessoas atingiram tamanho sucesso: muito esforço e sorte. Sim, sorte. Ao terminar de ler tive a impressão que, por mais que você atinja as 10 mil horas de prática, é preciso estar no lugar certo na hora certa. Me lembrou um pouco o Andar do Bêbado, pois fala como o aleatório influencia nossas vidas.

Mas vale a leitura. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carmem 06/10/2015

O sucesso é um tripé: talento, sorte e ajuda de terceiros
É uma visão que contradiz o atual conceito de sucesso. Segundo o autor e as pesquisas que apresenta, o sucesso é um tripé pois conta com talento, sorte (estar no local certo na hora certa), e a ajuda de terceiros. Isso mesmo, para o autor é uma invencionice romântica a idéia de que alguém chegou lá devido ao esforço pessoal. Todos nós precisamos de esforço (mais até que de QI), de gente que nos apóie e pasme: de sorte! Leitura ótima!!
comentários(0)comente



215 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR