Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

osantana 14/02/2010

Um exercício de interpretação estatística
É o segundo livro do Malcolm Gladwell que leio e que me deixa com a mesma sensação: o autor 'interpreta' os dados estatísticos obtidos exclusivamente para provar suas idéias.

Se lermos o livro com algum rigor técnico (estatístico) podemos ver que nem tudo o que o autor afirma pode ser, de fato, comprovado.

Esse padrão também pode ser observado no livro Blink.

Exceto por esse (grave) problema, o autor tenta mostrar aspectos que eu apoio mas que não podia (e ainda não posso) provar serem verdadeiros.

Eu realmente acredito que as oportunidades em conjunto com habilidade e 'treino' criam os Outliers mas continuo sem subsídios pra provar minha crença.

Também acredito que decisões 'num piscar de olhos' são tão confiáveis quanto decisões fundamentadas (tema defendido em Blink) mas mesmo depois de ler os argumentos do autor continuo sem provas de que estou certo.

Isso não é exclusividade do Malcolm. Sou ateu e não consigo achar os livros do Dawkins (Deus, um Delírio; Gene Egoísta; etc) 'convincentes' nem mesmo pra mim.
Flávio 30/11/2010minha estante
Cara, juro que a única coisa que eu entendi da tua resenha é que vc não curtiu mto o livro... =P

e-zamprogno 16/03/2011minha estante
Eu entendi que você concorda com tudo o que o(s) livro(s) diz(em), mas ainda assim ele(s) não te "basta(m)".

Bom, quando eu terminar de ler, vou escrever minha própria resenha.

Felipe.NS 16/11/2012minha estante
É amigo tu sofre do mesmo mal do que eu, ser bem cético, digo que é um mal pois nos deixa chatos, em outras palavras a ignorância é uma benção.

Wender 22/01/2014minha estante
Eu também pensei assim, mas se tem uma coisa que esse livro me deixou com alguma convicção é que somos escravos do "contexto", ele não é o primeiro a dizer isso. Estamos sempre condicionado ao momento, e não importa muito as habilidade que você tem se o momento não é propicio para ser usado. Por exemplo - não adianta nada ser um excelente nadador no deserto. Isso pra mim é um raciocínio tão claro que nem precisava escrever um livro desse tamanho pra defender essa tese.

Afonso74 16/08/2009

Pra começar esse subtítulo do livro ("descubra pq certas pessoas tem sucesso e outras não") não poderia ser menos apropriado às idéias do livro, que são muito mais abrangentes e inteligentes. As editoras fazem de tudo para "auto-ajudarizar" qualquer livro que exponha pensamentos e reflexões mais interessantes. Seria menos canastrão se fosse algo no sentido de "o que faz alguém se tornar um Fora de Série", afinal Sucesso é um dos conceitos mais relativos que existem.

Mas vamos ao livro: de forma muito competente, o autor foca um determinado tipo de personagem, os fora de série, e traz lógica sobre o que leva alguém a ser uma personalidade de destaque, verdadeiros fenômenos de popularidade ou de relevância para o mundo.

Se me permitem uma digressão: A sociedade moderna se vê cada vez mais adotando a meritocracia e as pessoas ambiciosas (ou que se vêem na obrigação de assim se comportar) se frustram pelo fato de não serem "Outliers" pois, nessa linha de raciocínio, "o sucesso de um Bill Gates dependeu unicamente de seus esforços". Nesse ponto o livro é cirurgicamente preciso em relativizar esse mito e enriquecer a análise sobre o que leva alguém a ser um Fora de Série. Acredito que parte dos Outliers citados acabariam tendo sucesso em suas áreas ou em um outra, mas não teriam sido verdadeiros Fenômenos se não tivessem aquele determinado legado de sua família ou se não tivessem sofrido a influência de alguns fatores conjunturais que o livro tão bem descreve.

E também, após essa leitura me convenci de que as biografias(principalmente as auto-biografias) devem ser lidas com uma dose ainda maior de questionamentos sobre o que realmente levou pessoas a se tornarem bem sucedidas.
Paula 15/11/2017minha estante
"Auto-ajudarizar" ?? Cheguei Outliers por meio do Books4you e quando vi esse subtítulo quase caí pra trás. Feliz que li sua resenha :) Agora vou marcá-lo como "quero ler".

Rafa 15/08/2020minha estante
Pensei a mesma coisa rsrs problemas de tradução...no original seria "Fora de série - A história do sucesso"

Gi 10/08/2021minha estante
Sem contexto. Sem chance. Somos frutos do meio. A tal transpiração e um pouco de talento faz a complementação. Conheço e admiro Amyr Klink.

nathyarmy 07/04/2024

Ia colocar como abandonei mas vale a pena ler algumas partes
Pela forma que esse livro abre nossos olhos para nos questionar quem faz sucesso e porque essas pessoas alcançaram isso, esse livro atinge seu objetivo. Mas assim ele é mto longo para falar só sobre isso, eu tiraria umas 100 páginas facilmente mas mesmo assim vale a leitura e quando sentir que quer passar para frente, faça isso pq não vai perder mta coisa. Só uns exemplos de pessoas de áreas diferentes
Sander 24/04/2024minha estante
Pois eu tô passando pra frente mesmo kkkk algumas partes se tornam chatas por serem parecidas

Tayná Drielly 29/12/2020

O livro é interessante, mas é uma leitura maçante, no início a leitura flui bem, mas passa a ser repetitivo e cansativo. Demorei muito pra conseguir finalizar por esse motivo.
Apesar de ser um livro pequeno, as informações são tão repetitivas e tabelas estatísticas que a leitura não flui bem, e as informações passam a ser uma sucessão de repetições... Enfim, apesar de não ter gostado do método que foi escrito, é bem interessante ver que não é o esforço que faz as pessoas crescerem e serem excepcionais, tem uma porção de fatores que podemos resumir como sorte.
Gabriella.Spirandelli 17/02/2021minha estante
Concordo plenamente com você!

MauricioTiso 05/07/2014

O Livro aborda como a disciplina e a dedicação podem transformar os resultados em todos os campos da vida.
Como hoje tudo é rápido e descartável, avalio como muito importante para ajudar a dar uma outra visão sobre comprometimento e persistência.
Cid Espínola 04/01/2018minha estante
A melhor resenha! Direto ao ponto.

Essa obra tá na fila com outros dois: Maestria (Robert Greene) e Onde Nascem os Gênios (Eric Weiner).

Curto muito esse tema de desenvolvimento pessoal, tem mais sugestões?

Marcelon 28/02/2013

Quase bom
Ponto de Virada foi um livro mais surpreendente (talvez por ser o primeiro). A fórmula de Gladwell é interessantíssima: ele vê padrões onde ninguém mais vê e escreve sobre eles de uma forma que todo mundo consegue pensar "oh, é verdade, estava ali o tempo todo, mas eu não conseguia ver, obrigado". Mas em Fora de Série, o que fica muito claro é que, pelo menos para provar seu ponto de vista da origem do sucesso (uma série de fatores convergindo ao mesmo tempo - que no final das contas dá na boa e velha sorte), pouco daquele olhar único realmente é inédito. Você percebe quando ele elabora uma proposição e em seguida apresenta os dados de outros três ou quatro cientistas que estudaram aquilo previamente. Ele, ele mesmo teve o trabalho de encaixar as peças. Isso, é claro, não invalida o brilhantismo do livro, que é juntar esses pedaços de conhecimento aparentemente aleatórios numa explicação plausível sobre os diferentes tipos de sorte determinante. Mas deixou um gosto diferente na boca, um que esperava mais com a proposta do seu livro inicial. Espero que Blink seja diferente. Hoje li num livro de Paul Ekman que algum dos capítulos de Blink trata de micro-expressões e emoção. Vamos ver no que vai dar.
Virginia 02/03/2013minha estante
Marcelo,
o que realmente me inquietou na leitura de Outliers foi a ideia (não dita, mas implícita) de um determinismo existencial, tipo: não importa seu esforço, sua capacidade e nem a sorte, você e sua vida estão pré-estabelecidas pelas circunstâncias.
Tem aquela frase do Ortega y Gasset " O homem é o homem e suas circunstâncias", mas depois da leitura do livro fiquei com a impressão de que as circunstâncias predominam absolutamente e que o homem..., bem o homem seria muito pouco.
Tenho certeza que você vai apreciar Blink.

Sander 24/04/2024

Livro nota ok
Particularmente achei chato. No início realmente as histórias são interessantes, mas depois só tem mais do mesmo, da pra pular o livro quase todo depois de 50% de leitura. Tem algumas coisas úteis

Daniel Castroo 09/01/2009

Livro muito interessante, o Autor leva os leitores a terem uma outra visão das pessoas de sucesso, os fora de série.
Percebemos a importância de diversos elementos que levam uma pessoa ao alcançar o êxito, que na maioria das vezes passa despercebido.

£eo 18/02/2009

Outliers
visite www.blogvisionando.blogspot.com, lá está disponível uma resenha sobre o livro.

Skywalker 15/03/2009

Estou me tornando um fã de Malcolm Gladwell, dessa vez ele descreve a trajetória de uma pessoa fora de serie , como Bill Gates ou os jogadores de Hóquei do Canadá e depois apresenta vários fatores que contribuíram para o sucesso dos mesmos colocando uma pergunta na cabeça leitor:sem tais fatores ,essas pessoas teriam o mesmo sucesso?Recomendo

notzak 13/01/2010

Fora de Série - Outliers
Um livro surpreendente malcolm Gladwell nos ensina que é preciso treinar e aproveitar as oportunidades.

ivan 20/03/2010

Faz você pensar... Este livro e o "O andar do bêbado" complementam-se mutuamente, pois tratam do mesmo assunto, com enfoques diferentes.

FernandoMiranda 21/09/2010

Genialidade é uma raridade.
Fantástico. É o que posso dizer diretamente. Gladwell explica-nos que ela é para escolhidos. Mas explica também que ela não acontece num passe de mágica: carinho e incentivo da família, gestão das finanças, momento político e histórico, sociabilidade e visão, e o legado cultural tem um peso imenso na confecção de um gênio. Resumindo, genialidade é para escolhidos. Satisfação com o trabalho, saúde, diversão, estão mais acessível para nós mortais.

Flávio 29/11/2010

Enxergar além do óbvio
Ao invés de propor uma receita p/ ser bem sucedido, Malcolm Gladwell mostra quantos talentos o mundo perde simplesmente porque as oportunidades não são as mesmas p/ todos, enquanto que o senso comum insiste em achar que as pessoas atingem tal nível sozinhas.

Mostrar que sucesso é muito mais que inspiração e transpiração. São importantes, mas alguns fatores, que às vezes nem conseguimos controlar, podem ser tão cruciais quanto.

Leitura interessante e gostosa. Recomendo!

Glauber 30/01/2011

Mecanismo
Leia-o, não irá se arrepender.

irei fazer um breve resumo de algumas partes que ainda me marcam mesmo depois de um tempo de decorrida a leitura.

Introdução: Parece clichê, mas não desista.Apenas é uma inferência ao diferente ângulo de visão que será apresentado no decorrer do livro.

Capítulo 1:Mostrando como o sistema de seleção beneficia alguns e é injusto com outros por mais que haja isonomia no modo de seleção.

Capítulo 2: Antes de tudo, PERFEITO. Quebrando totalmente qualquer tipo de argumento determinista sobre os fatores de alguém ser realmente bom em algo.

Capítulo 3: Alguém do QI é preciso ter alma(criatividade)

Capítulo 4: A habilidade social ajuda alguns e chuta outros do jogo.

Capítulo 5: O trabalho significativo(ótimo capítulo)

PARTE 2 -- legado---> A melhor parte do livro.(Se resumi-la, estarei comprometendo a qualidade da obra.) leia

ótimo livro