Os pescadores

Resenhas - Os pescadores

1 | 2 | 3 | 4

Bárbara Lis 23/04/2021

Sensível e trágico
Devo dizer que discordo com a BBC que o declara "O caçador de pipas africano", como consta na capa da obra. O que não quer dizer que não é bom, apenas não se encontram no mesmo patamar.

Os irmãos Ikenna, Boja, Obembe e Benjamin possuem um laço de amizade muito forte, as lembranças retomadas por Ben, que narra a história em primeira pessoa, nos toca com tamanho bem querer que sentem uns pelos outros. Todavia, esse vínculo é posto em risco após os garotos cruzarem o caminho de Abulu, figura conhecida na cidade por suas profecias.

Nilsonln 04/01/2023

Trágico, angustiante e emocionante
Meu Deus, que me deu forças para esta leitura, obrigado!

Poucas vezes me angustiei tanto por causa de um livro. Isso porquê não tem como reagir diferente a esta história narrada em primeira pessoa por Benjamim, um dos 6 irmãos de uma família nigeriana.

Ambientado na Nigéria, nos anos 90, em um momento de disputas políticas, guerra civil, insegurança, violência, corrupção, fome e quase zero de perspectiva para o futuro.

Em meio a tanta turbulência vemos a família de Benjamim, e todo o país, tentando sobreviver e visualizar um futuro melhor, falhando miseravelmente.

Jovens tendo suas vidas ceifadas precocemente, irmãos sendo separados, justiça sendo feita pela próprias mãos passam a se normalitizar. O desespero, abandono e desamparo passam a fazer parte fo cotidiano. A dignidade é reduzida à extremos desumanos.

A medida que avançamos a leitura a tragédia vai se avolumando, a perspectiva de algo melhor se reduz cada vez mais. É possível um final feliz? Para alguns, talvez, mas nem isso, tudo escapa pelas mãos no caos instaurado por um governo desumano, cruel e ignorante.

Todos são punidos, sejam pessoas de bem, com problemas mentais ou miseráveis (pobre Abulo!).

Sofri com a leitura deste livro, mecheu muito com meu emocional, o autor fez com que eu me importasse com os personagens, me fez sentir suas dores, medos e angústias.

Recomendo a leitura de forma consciente. Não é uma história bonita de ler, pois é muito possível no mundo injusto em que vivemos. ?

Súh 04/05/2023

Absurdamente lindo!
Confesso que precisei de forças em determinados trechos para continuar a leitura, esse livro vai crescendo e se construindo através do amor entre os irmãos. Um livro para se recordar para sempre.

Raissa 05/10/2020

"Os pescadores" tornou - se meu romance favorito de ficção africana até o momento.

Vamos lá... O livro conta a história de uma família que mora em Akure, Nigéria, e se centra na vida dos quatro irmãos mais velhos, que têm entre 9 e 15 anos. Toda a narração é feita por Benjamin, o quarto filho.

Esses jovens meninos têm o costume de pescar escondidos de seus pais, já que frequentam uma região considerada perigosa pela comunidade local. A vida dessa família é afetada profundamente após uma chocante tragédia. Os eventos ocorridos se cruzam com o panorama político difícil enfrentado pela Nigéria na década de 90 (embora, não seja necessário conhecer essas informações antes da leitura do livro).

Quase todos os títulos dos capítulos do livro fazem referência à natureza: "O rio", "A águia", "A sucuri" e etc. É interessante como o autor consegue conectar esses títulos às características dos personagens ou aos eventos que estão ocorrendo. A leitura é muito fluída e quase poética em alguns momentos. Conforme avançamos na história, nos sentimos tão próximos da família em questão que é quase como se conhecêssemos aquelas pessoas. Tudo graças à narrativa de Chigozie Obioma, que é bem descritiva e realista. Segue um trecho:

"- Bons garotos - murmurou o Pai, um sorriso largo desanuviando as rugas ásperas que a raiva e a fúria tinham traçado na pele de seu rosto. - Escutem. Lembrando o que sempre ensinei a vocês, que é possível encontrar coisas boas mesmo nas coisas ruins, posso lhes dizer para serem um tipo diferente de pescadores. Não do tipo que pesca num pântano imundo como o Omi-Ala, mas pescadores de ideias. Empreendedores. Crianças que vão enfiar as mãos nos rios, nos mares e oceanos desta vida para se tornarem homens de sucesso: médicos, pilotos, professores, advogados. Hein?" (p.40).

Fica uma recomendação de leitura e a chance de conhecer um novo autor. Para quem quiser se aventurar pelas literaturas africanas, é um ótimo começo!

Patrick 02/04/2021

Os pescadores
Uma família nigeriana assiste seus sonhos ruirem, logo que o patriarca, a trabalho, se vê obrigado a se ausentar do lar. Deixando sobre os ombros da esposa, a responsabilidade dos seis filhos.
Uma desobediência, e em seguida uma clarividência, tiram do eixo as mentes pueris que antes em alegria brincavam. Tornando as reféns do medo, da ignorância, da superstição e do ódio: da loucura.
O desfecho é trágico. É uma história comovente e triste.

Fer Paimel 04/08/2021

Gostei
Fiquei surpresa com o livro. Uma história muito bem contada, alguns trechos emocionantes. Ainda estou conhecendo esse autor, mas ele parece ótimo.
Gostei do enredo, dos personagens bem construídos e da narrativa a partir da voz de uma criança.
Recomendo!

Fernanda 19/11/2022

Os Pescadores de Chigozie Obioma
"Quero que vocês sejam pescadores de bons sonhos, que não descansem enquanto não apanharem um grande peixe. Quero que sejam pescadores colossais, ameaçadores e incontroláveis." (p. 39)
O livro conta a história de uma família vivendo na Nigéria nos anos 90, com intensas transformações políticas.
São 6 irmãos, Benjamin, Boja, Ikenna, Obembe, David e Nnem, sendo que a história é narrada por Benjamin já adulto fazendo um apanhado de suas memórias de infância e adolescência.
A história começa quando o patriarca da família é transferido da cidade de Akure onde trabalha no Banco Nacional da Nigéria para uma outra cidade do interior, tendo que deixar esposa e filhos em Akure e visitando-os algumas vezes. Mas as coisas começaram a mudar quando Abulu, o doido da cidade, faz uma profecia a Ikenna no rio, lhe dizendo que ele seria morto por um pescador. Depois disso, o rapaz começou a enlouquecer e a evitar os irmãos, achando que, no futuro, um deles iria matá-lo.

Ligia.Carvalho 02/01/2021

Lindo
Não é um romance feliz. Não existem casamentos e personagens perfeitos, mas existe amor. A história é marcada pela dor, pelas perdas e pelas angústias de de uma família, que se torna vítima de uma profecia lançada por um "louco".
Mas o interessante é que é exatamente em torno de todo esse sofrimento que a gente encontra a poesia, a delicadeza es emoções.

"Hoje, quando olho para trás, como tenho feito com mais frequência agora que tenho meus filhos, percebo que foi durante uma dessas idas ao rio que nossas vidas e o nosso mundo mudaram. Pois foi nele que o tempo começou a ter importância, foi naquele rio que nos tornamos pescadores."

"Uma vez ouvi dizer que, quando o medo se apossa do coração de uma pessoa, ela se apequena. Isso poderia ser dito do meu irmão, pois, quando o medo tomou posse de seu coração, roubou muitas de suas coisas - sua paz, seu bem-estar, seus relacionamentos, sua saúde e até sua fé."

Nat 03/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Os Pescadores é um livro com um forte traço cultural da Nigéria. Acompanhamos a história de uma família simples e, até então, feliz, que sofre com a profecia (ou maldição) lançada por um louco conhecido das redondezas do bairro. O título, Os Pescadores, vem do fato dos filhos mais velhos irem ao rio pescar – apenas por achar divertido, eles não tinham a necessidade. É lá que encontram o louco e sua profecia de que o primogênito será assassinado por um pescador. Depois disso, o filho mais velho passa a agir de forma diferente, provavelmente por medo dessa profecia. Tudo a partir daí é muito trágico. Gostei muito da história e da narrativa. Recomendo!
(resumindo, só tem desgraça nesse livro, gostei!)

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Rudiely 02/08/2023

Que dor!
Esse livro conta a história de uma família nigeriana formada por um Pai, a Mãe, cinco irmãos (Ikenna, Boja, Obembe, Benjamim e David) e uma irmã mais nova (Nken). Sendo que os acontecimentos se iniciam nos anos 1990 e terminam nos anos 2000.
Benjamim é o narrador da história, e também um dos protagonistas. Porém, ele conta a história da família toda.
Esse livro tem uma série de acontecimentos terríveis e tristes demais, e várias vezes fiquei pensando se seria possível suportar tantas aflições. E tais acontecimentos se dão início após os garotos darem ouvidos a um louco que vivia na cidade deles.
O livro me trouxe a vontade pungente de ter irmãos, e o nojo repugnante de certos episódios relatados. Não é um livro leve, abrange assuntos bem sensíveis e polêmicos!
Por outro lado é cultura pura. Mostra um vislumbre da Nigéria de 1990, mostra um pouco de como a religião nativa de um povo é substituída por seus colonizadores e como as pessoas colonizadas aprendem novos costumes ao ponto de abandonar os antigos.

"O ódio é uma sanguessuga: Uma coisa que gruda na pele das pessoas; alimenta-se delas, suga a seiva de seus espíritos. Transforma uma pessoa e não se vai enquanto não sugar a última gota de paz dela. O ódio gruda à pele da mesma forma que uma sanguessuga, enterrando-se cada vez mais na epiderme, de maneira que, para arrancar o parasita da pele, é preciso rasgar uma parte da carne, e matá-lo é o mesmo que um autoflagelo."

"A esperança era um girino: Uma coisa que você pegava e levava para casa numa lata, mas que logo morria, apesar de estar na água certa."

Ingrid 13/03/2021

Gostei do final mas a narrativa é muito arrastada e excessivamente adjetiva e metafórica. Durante quase todo o livro, me pareceu que o autor forçava uma descrição que ficasse poética mas que só me causou incômodo e me fez demorar muito para concluir o livro, que é curto. A história em si é linda, a execução me frustrou. Também não sei dizer até que ponto é a escrita do autor ou a tradução que me atrapalhou.
Kikibel 19/09/2021minha estante
Nossa, sim! Tive uma sensação muito parecida com a tua e também demorei muito pra um livro curto assim. As vezes alguns são muito pesados de digerir, tipo tristes mesmo, mas acho q o caso foi q a escrita ou a tradução desse foi entruncada (talvez a primeira)

Rodrigo 15/12/2020

Metafórico
Que narrativa envolvente! Que história surreal e ao mesmo tempo, tão comum.
A cada dia fico mais encantado com a literatura africana.
Chigozie Obioma soube conduzir e prender a atenção dos seus leitores.

Mari 02/11/2020

Muito emocionante
Na minha opinião o livro é muito emocionante. Relata a história de uma família nigeriana nos anos 1990, onde depois de uma profecia do louco da cidade, a vida de toda família tem uma reviravolta.
O livro também trás muitos aspectos políticos e culturais do país.

Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4