Resenhas - Lex Luthor: O Homem de Aço

P3te3rr 31/07/2023

A visão de Lex Luthor...
Ao longo dos anos, Lex Luthor vem sendo o principal inimigo do Superman. Mas nunca entendemos 100% do que se passa na cabeça dele. Isso muda aqui.

Brian Azzarello escreve um roteiro onde vemos a visão do Lex em relação ao alienígena que voa acima de todos em Metrópolis, como um deus. O que o impede de se voltar contra a humanidade? Devemos mesmo confiar em sua palavra? Lex está disposto a jogar fora toda sua humanidade pra acabar com a possível "ameaça" que o homem de aço é. Toda sua motivação é mostrada de forma magistral.

Lee Bermejo faz uma arte LINDA. Confesso que a primeira vez que li essa HQ eu não curti muito. Mas hoje foi diferente. Não é atoa que ele é ganhador de um Eisner. Bermejo retrata Metrópolis de forma linda e profunda. Assim como retrata as pessoas de forma bem humana. Sua maneira de desenhar... é diferente...

A Eaglemoss traz a primeira aparição de Lex Luthor em Action Comics 23, de 1940. Ele era bem diferente...
ssam 02/08/2023minha estante
uia

Luciano Luíz 18/03/2016

LEX LUTHOR - O HOMEM DE AÇO nada mais é do que uma estória sob os olhos do gênio e magnata que continua cultivando o sonho de destruir Superman. Aqui Luthor mostra-se ainda mais canalha, ambicioso em nível extremo pelo poder. Faz alianças com pessoas desesperadas e quem mais ele conseguir persuadir. O homem não presta e se preciso for matar para fazer de conta aos olhos das pessoas de todo o mundo que ele é apenas alguém que em verdade quer fazer o bem, como ações de caridade ou construir uma Torre da Ciência, ele o fará sem escrúpulos.
Lex é imoral e acredita que tem o direito, dever de moldar a humanidade ao seu bel-prazer. Ele não vale nada. É um insulto. O cara é podre. Até chegou a criar uma personagem para competir com Superman, a fim de desmoralizá-lo aos olhos de todos... Mostrando que o Super valoriza a vida de qualquer pessoa, mesmo que esta seja um criminoso que assassinara dezenas de crianças. Para Superman, o homem acusado deve ser investigado, preso, julgado e condenado. E não simplesmente morto como deseja Luthor e boa parte da população...
Enfim, o enredo não tem nada de novo. Nenhuma originalidade. Porém, compensa pelo fato de que é mais do mesmo. Luthor agindo de forma vil. E claro, além disso, temos a arte espetacular do mesmo profissional que desenhou BATMAN NOEL e CORINGA. Aquele visual repleto de detalhes com uma poluição aqui e ali. Dando um aspecto realista em diversos sentidos.
Além da estória de capa, ainda vem com uma aventura que mostra a primeira aparição de Lex em 1940. Quando tinha cabelos ruivos e não era o careca que a imensa maioria dos leitores e fãs de filmes e séries estão acostumados. Apesar que na década de 1990, passava na Globo uma série onde Lex tinha cabelo preto... A HQ extra é daquele jeito tosco da época, com muitos textos nos quadros, onde o narrador explica o que você vê, como se fosse em um filme mudo... Mas assim mesmo são páginas que valem a pena.
E com relação a estória da capa, não é um estouro, mas compensa assim mesmo. Só que podia ser melhor, bem melhor... Já visualmente falando é fantástico.

Nota: 5 (pelo enredo)
Nota 10 (desenhaços)

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/L-L-Santos-254579094626804/?fref=ts

Rose 10/05/2016

Que Superman e Lex Luthor nunca se deram bem todo mundo sabe.
O que vemos neste volume é como Lex Luthor encara de fato o Superman. Ao contrário de todo mundo, ele não vê o Superman como um herói a ser reverenciado, e sim um extraterrestre com excesso de poder e que pode dominar o mundo a seu bel prazer. Em outras palavras, um homem a ser temido por sua força.
Em sua visão distorcida, ele acha que é o único que pode desmascarar e enfrentar o homem de aço.
Usando a sua fachada de magnata e magnânimo, aquele mesmo que ajuda aos pobres e põe o povo em primeiro lugar (qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência...), ele desenvolve um personagem para fazer frente ao nosso herói.
No caso o personagem criado cientificamente é uma mulher que recebe o nome de Esperança, e tem a força similar ao homem de aço. Ela também combate o crime, mas com uma grande diferença entre ela e Superman. Enquanto ele dá valor e respeita qualquer vida, seja a de um criminoso ou de um cidadão honesto, ela não se importa se um bandido vier a morrer.
Lex pretende com isso mostrar para a população que o Superman é capaz de salvar a vida de um assassino em detrimento da sociedade, ou do bem que esta morte poderia causar para a sociedade.
Todos sabemos que para o Superman toda pessoa deve ter um julgamento justo e o direito de cumprir sua pena. Assim, Lex tem a intenção de deixá-lo em maus lençóis com a população.
Quando o leitor pensa que Lex é capaz de um gesto de amor, percebemos que tudo o que interessa a ele é o poder e ele não se importa de usar as armas que tem a seu favor...
Não foi um enredo que eu possa dizer "nossa, que maravilha", mas foi razoável. O que eu gostei mesmo foi do traçado dos desenhos, estes me conquistaram!
Na parte final temos mais uma vez as já tradicionais capas extras que são lindas.
No enredo extra, temos a primeira aparição de Lex Luthor em 1940! E para quem não sabe, o vilão tão famoso por sua careca, teve sua aparição ostentando uma farta cabeleira ruiva!

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

Marieliton M. B. 06/06/2017

Quando a Esperança sobrepõe o medo
Superman é o ser mais poderoso do planeta Terra. Já enfrentou diversos vilões que rivalizavam com ele em poder e força, mas o seu maior arqui-inimigo não passa de um ser humano comum, sem poderes, seu nome é Lex Luthor. E é através do seu olhar que vemos o quanto que um obcecado é capaz de fazer... e isso é uma força que consegue sim bater de frente com o Superman.

Excelente quadrinho! Já vou deixar isso claro logo de cara. Roteiro muito competente do Brian Azzarello e uma arte linda do Lee Bermejo mostra um lado do vilão Lex Luthor que não costumamos ver nas estórias do Superman. Afinal, ele é o vilão, o cara que tá na estória pra fazer alguma maldade e levar porrada do herói por isso.

Nessa estória, Azzarello entra na cabeça do grande empresário Lex Luthor e tenta mostrar o quanto que a humanidade está errada em idolatrar um ser de outro planeta e não fazer o mesmo com um semelhante, no caso ele próprio. Luthor se apresenta como um ardiloso manipulador e capaz de fazer qualquer coisa para alcançar seus objetivos. Os diálogos são tão bons que não é estranho chegar no ponto de achar que o Luthor está com a razão nas coisas que diz. E isso é fruto de um bom escritor o que também casa lindamente com as expressões desenhadas pelo Lee Bermejo. Em algumas cenas só a cara do Luthor já diz tudo. Pontos também pra o artista. 8)

Samuel Simões 20/09/2017

Mais pela arte do que roteiro.
Uma excelente quadrinho, a arte do Lee Bermejo é FODA! Já o roteiro não é dos mais inovadores possíveis, mas mesmo assim consegue ser uma historia divertida de se acompanhar. Meu problema como sempre é EXPECTATIVAS. Mas recomendo!

Thainá - @osonharliterario 09/10/2018

Lex Luthor ou Superman? Quem é o verdadeiro vilão?
Lex Luthor é manipulador, estrategista, vingativo e demonstra sua proteção perante Metropólis com atitudes severas e expressivas de seus ideais. Trás consigo toda força que precisa para enfrentar um super herói e promete a si mesmo revelar a verdadeira face de seu inimigo, nem que para isso as decisões tomadas não sejam agradáveis para todos. O personagem consegue enganar até mesmo os leitores mais atentos, e com isso peço para terem cuidado durante a leitura, pois algo em Lex pode te seduzir e te fazer "mudar de lado".

Lex Luthor - O Homem de Aço é uma HQ que me trouxe bastante conhecimento sobre o personagem e despertou em mim uma grande vontade de conhecê-lo ainda mais, mas agora pela visão do Superman. Lex é alguém para se ficar de olho, se acompanhar com atenção e afinco, algo que pretendo fazer com mais precisão daqui para frente. A história também despertou diferentes emoções dentro de mim e enquanto lia sempre me mantinha em dúvida sobre em quem acreditar e em qual ideal faria mais sentido para a sobrevivência da população. Admito que me senti insegura, confusa e até mesmo realizada em certos momentos da leitura. Realmente um misto de emoções e adrenalina.

Com roteiro escrito por Brian Azarello e uma arte maravilhosa (e tão realista a ponto de te tirar o ar) de Lee Bermejo, o encadernado lançado pela Editora Eaglemoss ganha traços realistas, cores foscas e ainda te faz pensar mais a fundo sobre quem é o verdadeiro vilão dessa história: Lex Luthor ou Superman? Com uma ideologia forte e uma mensagem sobre o perigo da idolatração, Lex Luthor - O Homem de Aço engloba rivalidade, manipulação e ódio perante à uma ameaça.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2018/10/resenha-lex-luthor-o-homem-de-aco-brian.html

Teu 06/12/2020

Leitura obrigatória
Uma leitura quase obrigatória para aqueles fãs do homem de aço, é incrível como o azzarello consegue com seu brilhantismo demonstrar a diferença de um ponto de isra pra história, a forma como o Luthor encherga o Superman é assustadora e muito crível, super recomendo

Ana 11 11/02/2021

História contada a partir dos olhos de Lex Luthor, não é uma historia incrível, mas vale a pena ler. Possui uma arte incrível, porém o enredo deixa a desejar.

Lucas.Leal 23/04/2021

História do Lex de Sempre
Basicamente mais uma história fraca de onde o Lex odeia o Superman e quer se mostrar superior a ele e derrotá-lo.

lleo_rmg 03/10/2021

Todo vilão é o herói em sua própria história
Se eu achei que Brian Azarello não sabia escrever uma história do azulão após me decepcionar com "Superman: Pelo Amanhã", peço desculpas pois eu estava errado!
A visão sombria do autor se encaixa muito melhor quando trabalhada em cima de um personagem também pessimista e sombrio. Na verdade "pessismista" talvez seja um equívoco.
Somos apresentados aos mais íntimos pensamentos da careca de Lex Luthor, conhecendo suas motivações e medos. O quadrinho além de fazer jus a inteligência do personagem apresenta um pouco de sua "integridade" mesmo que seja totalmente questionável. É interessante ver também como Luthor tem o controle sobre as pessoas em Metrópoles, sendo capaz de manipular até mesmo o Cavaleiro das trevas, o quê acaba reforçando o ódio do vilão pelo Superman, que é o único sob o qual ele não tem controle.
Contudo o quadrinho não é perfeito, até porque acredito que determinados acontecimentos sejam totalmente desnecessárias para o desenrolar da história como por exemplo certos triângulos amorosos...
Essa pegada sombria foi bem enfatizada pelo trabalho do Lee Bermejo, ou seja, é a mesma dupla que trouxe a hq "Coringa" a tona, então só tenho a dizer que quando é para trabalhar com super vilões, esses dois ninguém segura.

Romero 26/02/2022

Meia boca
Leitura rápida porém a história não foi nada de mais. Em comparação aos quadrinhos do universo DC que venho lendo e colecionando esse aqui é o pior.

J. Silva 05/03/2023

Lex Luthor: O Homem de Aço
Trata-se de uma grafic novel, onde o enredo se desenvolve sobre o ponto de vista de Lex Luthor, arqui-inimigo do Superman. A dinâmica da história é tão centrada que, as aparições do super-herói Kryptoniano são esporádicas.

Nessa história a obsessão de Luthor pelo Superman ganha realismo e plausibilidade, pois na visão do vilão, o herói é um alienígena e não um homem comum, que pode a qualquer momento mudar sua percepção de proteção, e decidir os rumos da humanidade.

" (...) E se... ele acordar amanhã com uma ideia de que ele sabe o que é melhor para nós...? de que não lhe basta proteger o mundo... quando pode dominá-lo? Nossa única salvaguarda contra essas possibilidades é a palavra dele."

Com a ideia de que o alienígena foi endeusado e que suas atividades são um risco a perpetuidade da humanidade, Luthor cria um plano para acabar com a "ameaça", se valendo do apoio de Bruce Wayne e de um robô, que é uma versão feminina do herói Kryptoniano.

Conquanto a obra tenha poucas páginas, o trabalho de arte, cor e enredo foi fantástico e conseguiu apresentar ao leitor uma visão diferente de Luthor. Aqui o vilão não é caricato, ao largo disso, é incrivelmente humano e guiado por um forte ideal, e não por mera rivalidade ou motivos torpes.

Em derradeiro, destaco uma situação bem interessante: por várias vezes Superman flutua frente ao edifício de Luthor em nítida provocação.

Matheus.Soares 31/03/2023

"Você não é um homem"
Nesta hq temos o foco totalmente voltado para o personagem título, Lex Luthor, e temos o Superman apenas como um figurante da sua história. Uma escolha interessante e que serve para nos mostrar mais da psique do maior inimigo do Homem de Aço.
Vemos seus ideais, suas motivações e toda sua hipocrisia. Tudo muito bem amarrado e explicado. Uma ótima história para quem deseja conhecer melhor o personagem. Vale a leitura.

Léo 10/05/2023

Surpreendente a visão do Luthor
Muito distinta a visão do livro, onde a percepção do Luthor é clara e fácil de compreender. O livro consegue te trazer para dentro da mente do vilão e como ele considera suas ações coerentes frente aos atos do superman e como ele torna-se o guardião da humanidade. Seus "filhos", nós humanos, nos tornamos dependentes dele e não evoluímos.