A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira Clarice Lispector

Resenhas - A Legião Estrangeira

Izabella.Edite 16/11/2023

Legiao estrangeira
Primeiro livro de Clarice que eu li e eu gostei muito ,e nem é um dos melhores a escrita dela e única.

Juliana2370 16/11/2023

N entendo,mas sinto tudo
Vou ler mais os contos da diva pq sério, eu as vezes(quase todas as vezes) lia os capítulos, e , logicamente, estranhava bastante,mas ela tem o poder d fazer vc sentir msm n acompanhando o brilhante raciocínio por trás das histórias (q aliás eu pesquisava e me espantava c a genialidade dela). Vc pensa q nada ficou c vc,mas garanto q ficou. Enfim, Clarice né

Bruno.Dellatorre 15/11/2023

Tormento
O livro mais denso que já li na vida. Ponto final. Sei do perigo que é brincar com superlativos assim, mas sem medo de errar: que livro complicado! Jesus. Agora que cheguei ao fim fico com a sensação de ter lido alguns contos rápido demais, precisaria reler. Mas a cabeça tonteia só de pensar em releitura porque tem uns textos que doeram minha cabeça de tão pesados. E pesados não no sentido comum que é usado pra definir certos livros, pesado porque vão muito fundo. Vão tão longe nas possibilidades humanas que a gente acaba se perdendo. Os melhores contos, pra mim, foram: O ovo e a galinha, A quinta história e A legião estrangeira. Esse último, que fecha o livro e dá nome a ele, é de arrepiar. Teria me arrepiado se eu fosse mais dado a sensações físicas durante leituras.
Só não dou cinco estrelas pra manter a chatice e porque tem uns contos que, mesmo reconhecendo a profundidade, não gostei tanto. A saber: Tentação e Os obedientes.
Ao mesmo tempo em que quero ler tudo da autora, não sei se faço isso tão já porque ainda preciso terminar de digerir esse.
Dica do amigo: leia o mais devagar que puder. É pedir pra ter náusea ler um troço desses correndo.

Jade8 15/11/2023

Livro bom, mas a leitura nem tanto?
Achei o livro ótimo, mas não foi uma leitura agradável para mim. Muitas vezes não entendia o que estava escrito e lia várias vezes o mesmo parágrafo, sem contar que era fácil de devagar para outros pensamentos em minha mente. É um livro difícil, que exige um certo conhecimento com o tipo de escrita da autora, o que não é meu caso, todavia o livro contém contos interessantes.

juhreoli 08/11/2023

Simplesmente Clarice
Amo, amo a escrita da Clarice e seus contos, que por mais simples que sejam e sobre o cotidiano, tocam na alma.... E só ela consegue esse fenômeno.

Mariiiii_ 29/10/2023

Não dei cinco estrelas porque alguns contos são arrastados. Mas tem contos que sua cabeça explode ou te dá uma angústia, te faz pensar. Com certeza um dos melhores que li esse ano.

Beatriz3345 14/10/2023

O livro reúne contos da autora. Com descrições de cenas inusitadas, alguns contos nos causam estranhamento e nos provocam, permitindo que façamos reflexões sobre experiências reais que ocorrem em nosso cotidiano e possuem relação com o descrito.

duda 13/10/2023

Uau
Primeiro livro da Clarisse Lispector que eu li e eu NECESSITO ler mais livros dela.

Li ?Legião Estrangeira? porque é um livro que vai cair no vestibular da universidade da minha cidade e eu fui só por ler e me apaixonei.

Obrigada Uesb por ter colocado esse livro como leitura obrigatória, agora Clarisse Lispector é a minha mais nova obsessão.

mila ð 30/09/2023

Não sei bem o que falar bem desse livro, é a Clarice, né? tem algumas partes que mexem muito com a pessoa, porém em algumas vezes a pessoa fica bem perdida e não sabe o que tá lendo. o livro é bom, porém esperava mais

Jenny.day 25/09/2023

Legião Estrangeira ??
Confesso que não entendi nada ???

Por ser uma autora mais clássica e complexa, essa leitura foi um tanto difícil para mim. Eu lia e relia parágrafos para tentar entender, mas as suas análises e alegorias eram bem profundas e a minha falta de costume com a autora me deixaram "boiando" em grande parte das vezes.

Gostei muito do conto "Viagem à Petrópolis", me senti bem sensibilizada com o final, e em meu ponto de vista foi o mais fácil de ler.

Finalizei essa leitura com o desejo de ler mais livros e pesquisar mais sobre Lispector, a fim de me familiarizar mais com o estilo de escrita dela.

?Jenifer ??

ticaticia 24/09/2023

Eu não sei se tem a ver com o fato da dislexia, mas pra mim é muito difícil entender esse tipo de escrita, é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, muito detalhe, muita narração paralela, eu literalmente li cada conto duas vezes, demorei pra perceber que eram histórias separadas mas ai é burrice minha mesmo. Eu acho lindo o jeito que a clarice narra o introspectivo, ela ta bem mais interessada em mostrar oq se passa na mente humana em momentos de crises, todo fim do capítulo parece uma paz, divergindo do início que é uma guerra mental, leitura rapida pra quem teve que ler duas vezes.

sussu 20/09/2023

Sentimentos são água de um instante.
Incrível. meu segundo contato com algo da clarice e os sentimentos que as coisas escritas por ela despertam são inimagináveis. amo, amo e amo. terei que reler futuramente.

Jonny 18/09/2023

O ovo vem antes da galinha
Primeiramente é uma edição muito linda, o posfácio demonstra o carinha que tiveram com esta obra da Clarice Lispector. Foi o primeiro livro completo que li dela e super recomendo. Muitos contos tocantes, muitos contos confusos, mas nenhum ficou em branco na lembrança. Meu favorito sem duvidas foi "Viagem a Petrópolis", eu perdi minha vó tem uns anos e esse conto me bateu muito forte... Bom, agora serei obrigado a comprar toda coleção dessa edição ksksksk

Bia 17/09/2023

Qualquer livro da Clarice me gera um misto de sentimentos e esse não poderia ter sido diferente. Como ela consegue transformar eventos banais e cotidianos em uma reflexão tão profunda sobre vida, alma, paixão e solidão?

Maria 12/09/2023

Melhor que li da clarice até agora e, mesmo vendo muito sentido nas suas palavras, acho que daqui uns anos vai ser bem mais identificável