A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira Clarice Lispector

Resenhas - A Legião Estrangeira

iasmin 19/06/2022

Clarice sempre consegue surpreender com seu jeito de escrever, os contos desse livro são super fáceis de serem lidos, o tempo passa que a gente nem percebe.

Doca 13/06/2022

Clarice
Sei que Clarice é A ESCRITIRA para muitos leitores e leitoras . Acho que entendo os motivos. Sua escrita é inesperada. Ou como muitos dizem, ela causa estranhamento. Esse estranhamento toca profundamente alguns leitores, não todos. Pertenço ao grupo dos que não "sentem o texto", como ela mesma dizia.
Sim, alguns contos me tocaram, como o que inicia do livro (sobre Sofia) e outros também. A leitura, no geral, é prazerosa surpreendente.

Vi 24/05/2022

esse foi o meu livro de contos favorito! foi muito fácil me conectar com os personagens e consequentemente fiquei triste querendo saber mais deles quando cada história acabava.

Alex.Beph 05/05/2022

Muito bom, pronfundo e confuso
Nele há alguns contos de Clarice Lispector.
É uma leitura que pode te deixar confuso, fazer com que se encontre no que lê ou que te cause alguma reflexão. Todos perfeitos, contados com titulos infantis e algumas historias meio cotidianas, mas trazendo significados profundos.

Ravitz 11/04/2022

A coletânea de contos abrange desde passagens metafóricas de 3 páginas sobre fazer valer um sábado, passa por criticas à convenções sociais conjugais e chega até em uma reflexão sobre a vida através de um ovo.
Clarice é espontânea e domina as palavras. Julgo, porém, que alguns contos são um tanto opacos ou, pelo menos, experimentais.
Em contrapartida, outros são absolutamente deslumbrantes - falo de você, ovo - e provam que a autora sabe o que faz.
No fim, o saldo da leitura é definitivamente positiva.

Lore.dossn 21/02/2022

Numa terra de
morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que importava se num dia
futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por
enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas.

Isabela1030 05/02/2022

Livro simplesmente incrível. Eu particularmente acho encantadora a maneira que a autora evidencia os sentimentos. Assim, usando palavras com uma subjetividade que possibilitam a identificação do leitor. Senti que pude aproveitar a leitura ao máximo.

Verissimo 26/01/2022

Parece que nem ela sabe
Aqui, parece que Clarice encarna em algo sem nome, sem corpo, sem abertura para tal encarnação. Nem ela compreende. E não compreender é ótimo.

Gabi 16/01/2022

Novo favorito
Refleti muito sobre as coisas da vida e sobre mim mesma. Primeiro livro que li da autora e já quero ler cada vez mais Clarice, estou viciada na escrita maravilhosa dela ??

verônica 06/01/2022

Clarisse Lispector perfeita!!! Livro muito gostoso e rápido de ler! Com uma certa melancolia e temas cotidianos variados, os 13 contos trazem diversas reflexões, além dos personagens super desenvolvidos que são abordados de maneira intimista. Leitura mais do que recomendada!

tinhooo 29/12/2021

clarice né...como sempre, eu gostei muito. quer dizer, no geral eu gostei bastante. entretanto, teve alguns contos que eu não consegui entrar no clima. talvez numa próxima leitura

Leitora 15/12/2021

sempre que eu falo de clarice gosto de enfatizar: só ela se entende!
a obra dela tem uma carga emocional pesadíssima e ao mesmo tempo intrínseca em enredos muito leves e cotidianos, é sempre muito surpreendente.

o aprofundamento psicológico é real e detalhado na maioria das vezes, e os momentos de epifania dos personagens são o auge (ou os plots) dos contos.

meu conto favorito foi Viagem à Petrópolis.

Sarah.Santana 01/12/2021

Já sabia que eu ia gostar
Até agora amei todos os livros que li da Clarice Lispector e esse não foi diferente! esse livro é um conjunto de 13 contos da Clarice, com temas variados, alguns trazem questionamentos da adolescência, outros travessuras da infância, família, casamento, etc. Como sempre nos livros da autora, os personagens e as histórias nao sao nada superficiais e cada conto traz reflexões muito interessantes. Os contos que mais gostei foram Os desastres de Sofia, A Mensagem, Viagem a petrópolis (que dó da mocinha Jesus! chorei nesse rsrs) e Os Obedientes.

Adonai 12/10/2021

Primeiro contato com Clarice
Já teve aquela sensação de melancolia crescendo enquanto está lendo um livro? Meu primeiro contato com a escritora e senti saindo pelos meus poros o incomodo de compreender a produção de Clarice.

São contos rápidos, ágeis, mas que também cutucam feridas e até reorganizam algumas formas de pensar certas questões. Peguei o livro para ler apenas um conto (Tentação) e saio das páginas apaixonado por outro: Viagem a Petrópolis.

Foi um primeiro bom contato e espero ter outras chances e formas de ler essa mulher-escritora.
Dan 13/10/2021minha estante
Legal. Outra habilidade dela é descrever sensações e ideias que você acreditava que só você conhecia...

Adonai 15/10/2021minha estante
Sim, Dan! Eu tbm me identifiquei com isso, muito interessante!

Jacqueline112 22/06/2023minha estante
Me ajudem, eu não consigo entender aonde que clica para ler as páginas