A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira Clarice Lispector

Resenhas - A Legião Estrangeira

Rodrigo 20/03/2021

PERFEIÇÃO!
Que Clarice Lispector é uma escritora sensacional, já sabemos há muito tempo, mas que ela conseguiu fazer um livro de contos PERFEITO, era novidade para mim. A cada conto lido fico mais impressionado com a genialidade da nossa musa literária!

Francisco240 16/03/2021

Ela me entriga. Me enlouquece. Me deixa sentimental. Emotivo
Esses contos me reviram as vísceras. Eles me deixam nostálgicos. Recomeçam meus deja-vus[...]. Essa escritora teve de morrer por estar presa num corpo mortal, mas sua escrita diz que ela morreu sem terminar de dizer a sua mensagem completa.
Uma bruxa. Uma escritora. Uma mulher. Um ser humano... Não tem como descrever esse ser humano...

karinacardoso 12/03/2021

Sentir Clarice... A coragem de ser o outro que se é.
É até um clichê dizer que para ler Clarice é preciso sentir Clarice, mas é o que acontece. É impossível ler essa reunião de contos e não sentir o desconforto que é nascer e ser...

ba3 12/03/2021

Obra prima
Os contos desse livro são com certeza mais devastadores que "onde estivestes de noite" que foi o primeiro livro de contos da Clarice que eu li. O meu conto preferido com certeza foi o primeiro que se chama "os desastres de Sofia", mas o último também é sensacional acho que não tinha conto melhor para o encerramento. Leiam, é simplesmente perfeito.

GabyyAlmeida 05/03/2021

A Legião Estrangeira
Um livro bem, bem, bem reflexivo. Mas que tem tem um pouco de humor, de vez em quando, e te prende em uma leitura hipnotizante.
O jeito como ele trata variados temas é realmente impressionante.

Bruno 18/02/2021

Estranho
Clarice Lispector traz o efeito de estranhamento em seus textos. Coisas comuns são vistas de uma forma totalmente diferente, como se fosse a primeira vez, e a autora transforma enredos simples em complexos graças ao trabalho com palavras sob essa ótica.

Cadu 05/01/2021

muito bom, me senti fumando um beque com Clarice enquanto ela escrevia ao ler o poema sobre miopia

Miryan Jussara 06/12/2020

Melhor livro de conto de Clarice Lispector
Está coletânea reúne 13 contos da autora, dentre os quais, Os desastres de Sofia, Tentação, Viagem a Petrópolis, Evolução da miopia, Uma amizade sincera, A legião estrangeira foram os meus contos favoritos. Lispector aborta nesses contos o desenvolvimento humano de uma maneira bem delicada e muitas vezes até implícita.
Trata da infância que chama através da perversidade pueril a atenção do educador; da alegria disfarçada em Basset ruivo; da amizade sincera e silenciosa; da miopia q evoluí a partir do amor estável da prima casada e sem filhos; da humildade de Dona Mocinha e sua velhice risonha q floresce ao pé de uma árvore ao admirar as belezas de Petrópolis; da descoberta do 1 amor ao fim de um ano letivo; dos comentários de Ofélia sobre como fazemos tudo errado e do amor torturador q ela acaba por conhecer na frágil figura de um pintinho q de tanto amor, Ofélia acaba (spoilers)...

Emi 03/12/2020

Clarice é demaissssss. Só tens uns contos aí que parece que ela fumou hahaha tendi foi nada.
Bibs 04/12/2020minha estante
HAHAHAJAHA

Emi 05/12/2020minha estante
LKKKK

Luan 20/04/2021minha estante
KDKAKAKWJWNAMAMA

asteuwick 02/12/2020

O constante estranhamento que é viver
Uma coisa é certa: Clarice nunca decepciona!
Livro de contos que entram na psiqué e desabrocham os mais complexos e contraditórios sentimentos.

Heitor 27/11/2020

Simplesmente incrível, simplesmente Clarice.
O livro reúne 13 contos que abordam as mais diversas temáticas, mas tendo a vida, a morte e a aceitação, em seus diversos sentidos, como centrais. Os desastres de Sofia, viagem a Petrópolis, a quinta história, amizade Sincera, o Ovo e a Galinha, são de longe os contos que mais se destacam. Os demais contos, porém, também nada deixam a desejar. Recomendo ouvir o "Podcast da Clarice" da Editora Rocco, disponível no Spotify, como diálogo complementar à obra.
Elisa 05/12/2020minha estante

Lala 16/11/2020

Olhar para dentro de si
Esse livro me fez refletir muito, ler e reler os contos, não entender e entender ao mesmo tempo. As vezes parecia que eu estava passando por um denso nevoeiro onde nada é nítido e as vezes parecia que tudo fazia total e pleno sentido. Olhar para dentro de si...que é olhar para dentro de si?Que somos, afinal?
Essas histórias me tocaram. O conto Viagem a Petrópolis me fez sentir empatia, tristeza e indignação sobre o como a Mocinha era desprezada por ser idosa, A Repartição dos Pães foi tão bonito e me fez sorrir, Os Obedientes me fez terminar a leitura com o coração pesado, com A Mensagem refleti sobre a vida e Tentação me fez me identificar com a garota ruiva que não se identificava com ninguém além daquele basset também ruivo.
É minha primeira vez lendo a autora, mas eu sinto que a Clarice tem uma habilidade muito grande em transmitir sentimentos e pensamentos, por mais abstratos que eles sejam em palavras. É sobre uma redação de escola, matar baratas, um ovo na cozinha:coisas tão triviais, mas que se tornam muito mais que isso e nos revelam quem somos.
É uma viagem de sentidos e reflexões que nos levam a encontrar grandes questões em pequenas coisas. A busca pelo eu e por entender o inexplicável, uma estranha e interessante viagem para dentro de nós mesmos

Giuliana 06/10/2020

Maravilhoso
O que dizer de Clarice e sua escrita! Intrigante, eu sonho com suas palavras...é lindo

Matheux 02/10/2020

Uma grande introspecção
O livro é composto de vários contos que retratam as reflexões de seus respectivos personagens.
Eu tive um pouco de dificuldade em manter uma leitura fluída. Foi necessário reler várias vezes alguns parágrafos para tentar absorver as mensagens passadas o máximo possível.
No geral a maioria dos contos me agradou bastante, principalmente o primeiro e o último, que me fizeram ter boas reflexões após finalizar a leitura deles.