A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira Clarice Lispector




Resenhas - A Legião Estrangeira


198 encontrados | exibindo 196 a 198
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 14


Evy 24/11/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Contos / Mês: Novembro (Livro 4)
E mais uma vez, cá estou fazendo resenha de Clarice. E mais uma vez com aquela sensação de que nada do que eu possa escrever chegue perto da genialidade de suas obras. Nesta em especial, conheci alguns contos na íntegra dos quais só conhecia um trecho, como é o caso de "Tentação", que traz uma citação que conheci com uma amiga e que me apaixonei na hora por relacionar com a história de dois personagens que amo de mangá:

"Que foi que se disseram? Não se sabe. Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. Sabe-se também que sem falar eles se pediam. Pediam-se, com urgência, com encabulamento, surpreendidos. Mas ambos eram comprometidos. Ela com sua infância impossível. {…} Ele, com sua natureza aprisionada. Ela ficou espantada, com o acontecimento nas mãos. Acompanhou-o com olhos pretos que mal acreditavam, até vê-lo dobrar a outra esquina. Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás".

E também me deparei com alguns contos que já conhecia de outras leituras, como é o caso do triste "Viagem a Petrópolis" onde a precoe escritora, afinal Clarice tinha 14 anos quando o escreveu, narra a história da solidão de uma velhinha que, não tendo onde morar, é empurrada de uma casa para outra. E "Os Desastres de Sofia" em que Clarice aborda a perversidade infantil através do relacionamento de uma aluna com seu professor.

Além destes já citados, também acho pertinente destacar "Uma amizade sincera" e "A Legião Estrangeira" que dá título a obra. Clarice mais uma vez nos presenteia com o íntimo do ser humano, suas sensações e reações diante de objetos, sentimentos e animais. Outro mergulho no mistério das relações.

Leitura super recomendada!
comentários(0)comente



Lidy 08/10/2010

Ordinários Estrangeiros
Após redigir quatro romances, Clarice Lispector selecionou alguns contos a serem publicados em livros. A relação da mulher com a família foi retratada na obra 'Laços de Família', em 1960. Após quatro anos, mostrou o cotidiano por outra perspectiva em 'A Legião Estrangeira'. À primeira vista, o que soava comum ganhou ali nova interpretação, marcada pelo estilo que foge ao óbvio, típico da escritora.

A solidão e melancolia são esmiuçadas dentro das relações humanas nos treze contos. Logo no primeiro conto, a autora aborda a esperteza das crianças. 'Os desastres de Sofia' mostra uma garota ambiciosa com os próprios escritos. Consequência indireta da relação com o professor, impressionado com as redações da aluna. A infância é pano de fundo também para 'Evolução de uma miopia'. Através de uma metáfora, conta as peripécias de um garoto que graças ao seu problema de visão descobre as belezas do mundo.

Os animais também são figuras recorrentes no livro. A escritora procura humanizá-los, utilizando uma linguagem mais poética na abordagem. É o caso de 'Tentação', onde uma menina ruiva encontra um cão da raça basset na rua que partilha a mesma condição – “Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária”.

'Viagem a Petrópolis' contrapõe a presença de crianças nos contos e opta pela nostalgia, contando a história de uma velhinha rejeitada em busca de um lugar para viver. O livro enfatiza amizade e amor, em especial, nos contos 'Uma amizade sincera' e 'A mensagem', que abordam a efemeridade das relações e propiciam uma sensação de ansiedade e angústia. 'O ovo e a galinha', pelo caráter intrigante, parece antecipar uma das obras mais famosas de Lispector, lançada no mesmo ano – 'A paixão segundo G.H'.

O conto responsável pelo título finaliza a publicação, mesclando as duas características mais fortes da compilação – os animais e a infância – ao relatar a relação da narradora com a pequena Ofélia, sua vizinha, e um pintinho que acabou de ganhar.

As personagens cativantes e histórias que prendem a atenção do leitor até o fim são os fatores responsáveis para que essa obra seja indispensável aos que anseiam conhecer a fundo o trabalho de Clarice Lispector.
comentários(0)comente



Dany Dantas 03/03/2009

Livro de contos maravilhoso cuja análise principia no psicológico mais profundo (denso) de suas personagens, assim como na maioria dos escritos de Clarice. Ótima recomendação!
comentários(0)comente



198 encontrados | exibindo 196 a 198
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR