A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira Clarice Lispector

Resenhas - A Legião Estrangeira

Sarah.Santana 01/12/2021

Já sabia que eu ia gostar
Até agora amei todos os livros que li da Clarice Lispector e esse não foi diferente! esse livro é um conjunto de 13 contos da Clarice, com temas variados, alguns trazem questionamentos da adolescência, outros travessuras da infância, família, casamento, etc. Como sempre nos livros da autora, os personagens e as histórias nao sao nada superficiais e cada conto traz reflexões muito interessantes. Os contos que mais gostei foram Os desastres de Sofia, A Mensagem, Viagem a petrópolis (que dó da mocinha Jesus! chorei nesse rsrs) e Os Obedientes.

Adonai 12/10/2021

Primeiro contato com Clarice
Já teve aquela sensação de melancolia crescendo enquanto está lendo um livro? Meu primeiro contato com a escritora e senti saindo pelos meus poros o incomodo de compreender a produção de Clarice.

São contos rápidos, ágeis, mas que também cutucam feridas e até reorganizam algumas formas de pensar certas questões. Peguei o livro para ler apenas um conto (Tentação) e saio das páginas apaixonado por outro: Viagem a Petrópolis.

Foi um primeiro bom contato e espero ter outras chances e formas de ler essa mulher-escritora.
Dan 13/10/2021minha estante
Legal. Outra habilidade dela é descrever sensações e ideias que você acreditava que só você conhecia...

Adonai 15/10/2021minha estante
Sim, Dan! Eu tbm me identifiquei com isso, muito interessante!

Jacqueline112 22/06/2023minha estante
Me ajudem, eu não consigo entender aonde que clica para ler as páginas

Allyne 01/10/2021

Clarice é espetacular
Este livro trás uma coletânea de contos e o título do livro é um dos contos .
Clarice trás pedaços de sua vida dentro de casa conto. Ela escreve com a alma, exteriorizando seus mais íntimos sentimentos.
Só quem a conhece pode fazer relações de sua vida em suas obras.

Pedro 20/09/2021

Perfeito!!!
Perfeito!Não tenho nem palavras pra descrever a mágica,a sensação,a experiência que é ler esses contos.Em alguns eu ri e em outros chorei...Confesso que não entendi todos perfeitamente,mas ler Clarice é isso,não entender também é uma forma de entender.
Margô 14/12/2021minha estante
Massa Pedro ... gostei do que vc disse: o não entendimento é sim uma outra forma de compreensão... principalmente quando se trata da esfinge, Clarice!

sofi 12/09/2021

clarice como sempre, clarice
sua escrita e sua forma de abordagem são simplesmente fantásticas, ao mesmo tempo que temos uma escrita forte e complexa, conseguimos nos inundar no mundo completo e bem desenvolvido de cada personagem em cada conto.

lais.barbini 30/08/2021

A dicotomia de Clarice
"Se ele corria, ela ia atrás, parecia só deixá-lo autônomo para sentir saudade; mas se ele se encolhia, pressurosa ela o protegia, com pena de ele estar sob o seu domínio, "coitado dele, ele é meu"; e quando o segurava, era com mão torta pela delicadeza — era o amor, sim, o tortuoso amor"

O conto "A legião estrangeira" me pegou desprevenida. Clarice cosntrói a narrativa lançando luz à constituição da psique humana. A figura desamparada de Ofélia, que se encontra no cerne do conflito interno de criança, se divide entre a inveja e o amor possessivo. Seu posterior "clímax", o momento em que ocorrerá a sua “metamorfose” de adulta precoce em
criança, é o momento do contato da menina com o pintinho, figura também desamparada. Além disso, através da articulação da relação de amor e ódio que a narradora estabelece com Ofélia, reconhecemos nela um ego maduro, que é capaz de lidar com a inexperiência, a insegurança, a imaturidade e a perversidade da menina.
Por fim, no entanto, a narradora e Ofélia se encontram, cada uma de seu modo, na angústia, pois, afinal, os anseios delas se complementam, num desfecho cru e singular, Clarice pura.

Ashisskwks 23/08/2021

Reflexivo
É um livro que requer varias releituras para entender cada história e acompanhar as epifanias da personagem principal de cada uma. Clarisse Lispector, com sua linguagem complicada, mania de viajar à cabeça dos personagens e escrever seus pensamentos e surtos em atmosferas cotidianas tem o dom de fazer o leitor precisar de uma pausa pra digerir suas histórias e, no final, vale a pena

Carol 11/08/2021

Uma legião de seres
Um apanhado de contos que retratam o cotidiano simples, essencial. Como qualquer texto de Clarice, impossível ler e não questionar a si mesmo, o significado das coisas, a existência humana.
Essas histórias falam de encontros, de relação entre humanos, interespécies, sempre usando de seu intimista simbolismo para falar do ordinário, do que é natural.

Inicia-se com o incômodo de uma menina se descobrindo engraçada, e termina com uma mulher que se incomoda com uma menina esquisita. Pela metade, encaramos o ovo, ao final, nos estarrecemos com o destino do pinto. Histórias que se organizam em conjunto para contar pequenos segredos, que vão se revelando que entre frestas, e você, de relance, parece alcançar o entendimento. Quase como um tirar os óculos pra enxergar melhor, você consegue espiar o significado do mundo, mas que, de repente, ele se esconde de novo.

Gi 21/05/2021

Vários contos diferente, com lições diferente, alguns até bem enigmáticos, outros com muita lição de moral, mas todos com um fundo para reflexão.

Isa 19/05/2021

Mágico!
Tinha pegado o livro para ler o primeiro conto, apenas para revisar pois a UEM esta cobrando esse ano em seu vestibular. Não esperava que ele ia me prender tanto! Cada conto um melhor que o outro, o jogo de palavras da Clarice Lispector é fenomenal.
Não é uma leitura fácil mas vale muito a pena! Eu recomendo ler alguma analise antes, ajuda muito para entender bem as historias!
Lala 04/07/2021minha estante
Aaaa eu tbm li por causa da UEM e amei kkkk. Vc fez vestibular pra que curso?

Isa 04/07/2021minha estante
prestei para direito! e vc?

Lala 04/07/2021minha estante
Que legal, prestei pra letras

PH Pedrosa 03/05/2021

"Vida nascendo era tão mais sangrento do que morrer"
Em a Legião Estrangeira, seleção de 13 contos da autora, Clarice nos presenteia com seu olhar ímpar, aguçado ao âmago da humanidade, tratando de temas variados numa perspectiva kafkiana, com narrativas que se dobram mais para dentro que para fora. Excelente ponto de partida para entender a escrita e o pensamento que vão permear as obras de Clarice.

Elineuza.Crescencio 16/04/2021

Cada conto uma viagem.
Tema: Leituras de Abril 2021 (3)

#desafiodos24temas2021 (8)
Término da leitura: 16/04/2021
Editora Rocco 1999
24/100 2021 #desafiodos100livrosemumano

A Autora
Não vou negar. A autora nasceu na Ucrânia em Dezembro de 1920. Mas sua família ao fugir da guerra chegou ao Brasil em 1922. Assim sendo, com palavras da própria Clarice quando falava não ter ligações com a Ucrânia – “ Naquela “terra nunca pisei: Fui carregada de colo”.
No Brasil, viveu em Maceió, Recife e por fim no Rio de Janeiro.
Estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Jornalista, escritora, ensaísta, tradutora.
Muito influente na literatura Brasileira e uma das figuras de destaque no Modernismo.
É considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do Século XX.

A Obra
Reúne contos escritos desde que Clarice tinha 14 anos. Assim sendo há uma variedade de temas e abordagens que encantam o leitor. Ler Clarice é sempre uma surpresa. Ao escrever não há nunca uma conclusão esperada. Há sim, o inesperado.

Considerações

1. O livro é bom.
2. Cada conto possui uma dinâmica própria. As descrições e narrativas detalhadas fazem o leitor penetrar o universo descrito pela autora.
3. Recomendo.

Juliana Amaro 15/04/2021

Ótimo livro
As treze histórias coletadas neste livro envolvem a vida familiar, as adversidades da infância e a solidão. Essas histórias permitem ao leitor enfrentar o aspecto mais fascinante, que é capturar a intimidade dos personagens ao descobrir o quão extraordinários eles são em seu cotidiano. Isso pode ser observado, por exemplo, no encontro entre uma menina e um cachorro em "tentação", ou em uma conversa em que um jovem casal se encontra em "informação". Outras histórias ilustram como a própria história é composta, o que é uma obsessão para a literatura de Clarice.

Guilhermo del Toró 13/04/2021

Livro maravilhoso, 13 contos com uma profunda reflexão do jeito que Clarice sabe fazer, usando termos, palavras e momentos para expressar a mente e os sentimentos humanos.
Ananias 13/04/2021minha estante
Essa mulher é sensacional