A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira Clarice Lispector

Resenhas - A Legião Estrangeira

tefa.alves 19/01/2024

Um mix de sentimentos
é a primeira vez que leio um livro de contos da clarice, na época em que esse livro foi lançado foi ofuscado pelo ?a paixão segundo g.h.?. achei incrível como o livro vai ficando cada vez mais melancólico a cada conto que passa, recomendo muito!!!

Duda 18/01/2024

Intensidade e desilusão
A Legião estrangeira, é uma coletânea de livros escritos pela Clarice e cada em cada um deles, ela fala sobre assuntos diferentes, com profundidade e um jogo de palavras complexo. A complexidade de suas palavras e ideais, me fizeram me apaixonar pela escrita.

No início me senti um pouco analfabeta, não entendia, mas conforme passavam os contos, compreendia cada vez mais oq aquelas belas palavras e ideias, tinham a intenção de dizer.

Demorei pra ler, exigiu um pouco de esforço, mas valeu muito à pena.

Eliane406 10/01/2024

O ser em choque com sua realidade
Leitura Finalizada do 13°livro de Clarice, mais um para a minha coleção de maravilhas da alma, que ao final no 30° eu possa vislumbrar afinal a magnitude do encontrar-se dentro de si mesmo, assim como ela fez.

Um compêndio de 13 contos, todos impressos suas experiências cotidianas e histórias extraordinárias.
Destaco "O Ovo e A Galinha", que paradoxalmente cria uma subjetividade do encontro da alma com o ser externo. O ovo é a vida é a fragilidade é a noção de que a existência é perene. O ovo com O símbolo de nascimento é o ser em choque com sua realidade. É no fim retrata a obrigação de escrever para pagar as contas e encontrar sentido mesmo depous de uma quase tragédia.( Clarice quase perdeu uma mão em um incêndio provocado por ela, não gostava da obrigação de escrever cintos e crônicas e mesmo assim os fez magistralmente).

Outro destaque é "Viagem a Petrópolis" o valor da nossa vida, estamos sempre sós, o que esperar quando chegar o nosso fim neste plano terreno. Um relato de alguém que perdeu tudo que importa em sua vida e agora vive sendo jogada de um lado a outro sem nenhum valor, como um peso morto que se esvai com um tempo e só lhe resta a lembranças do que poderia ter sido mas não foi.

Roberta.Beal 08/01/2024

Queen Clarice divando hehe?
Amei e demorei muito pra entender alguns kekekekeek

"ter nascido era cheio de erros a corrigir" (Os desastres de Sofia)

"eu corria, corria para nunca parar, a prece profunda não é aquela que pede, a prece mais profunda é a que não pede mais" (Os desastres de Sofia)

"fizeram de mim a mulher do rei da Criação. Pois logo a mim, tão cheia de garras e sonhos, coubera arrancar de seu coração a flecha farpada." (Os desastres de Sofia)

"Tudo diante de nós. Tudo limpo do retorcido desejo humano. Tudo como é, não como quisermos. Só existindo, e todo. Assim como existe um campo. Assim como as montanhas. Assim como homens e mulheres, e não nos, os ávidos. Assim como um sábado. Assim como apenas existe. Existe." (A repartição dos pães)

"Pão é amor entre estranhos" (A repartição dos pães)

"O amor pelo ovo é supersenível. A gente não sabe que ama o ovo." (O ovo e a galinha)

"Ao ovo dedico a nação chinesa." (O ovo é a galinha)

"O ovo é uma exteriorização. Ter uma casca é dar-se. - O ovo desnuda a cozinha. Faz da mesa um plano inclinado. O ovo expõe. - Quando se aprofunda num ovo, quem vê mais do que a superfície do ovo, está querendo outra coisa: está com fome." (O ovo e a galinha)

"- O ovo me vê. O ovo me idealiza? O ovo me medita? Não, o ovo apenas me vê. É isento da compreensão que fere." (O ovo e a galinha)

"Por isso a galinha é o disfarce do ovo. Para que o ovo atravesse os tempos a galinha existe." (O ovo e a galinha)

" - Em relação ao ovo, o perigo é que se descubra o que se poderia chamar de beleza, isto é, sua veracidade. A verocidade do ovo não é verossímil. Se descobrirem, podem querer obrigá-lo a se tornar retangular. O perigo não é para o ovo, ele não se tornaria retangular. [...] Mas quem lutasse por torná-lo retangular estaria perdendo a própria vida. O ovo nos põe, portanto, em perigo." (O ovo e a galinha)

"Fora de ser um meio de transporte para o ovo, a galinha é tonta, desocupada e míope." (O ovo e a galinha)

"As galinhas prejudiciais ao ovo são aquelas que são um "eu" sem trégua. Nelas o "eu" É tão constante que elas já não podem mais pronunciar a palavra "ovo"." (O ovo e a galinha)

"Amor é quando é concedido participar um pouco mais." (O ovo e a galinha)

"viver é extremamente tolerável, viver ocupa e distrai, viver faz rir." (O ovo e a galinha)

"O céu estava altíssimo, sem nenhuma nuvem. E tinha muito passarinho que voava do abismo para a estrada. A estrada branca de sol se estendia sobre um abismo verde. Então, como estava cansada, a velha encostou a cabeça no tronco da árvore e morreu." (Viagem a Petrópolis)

"Mas uma amizade sincera queria a sinceridade mais pura." (Uma amizade sincera)

"Só muito depois eu ia compreender que estar também é dar." (Uma amizade sincera)

"Sabíamos que não nos veríamos mais, senão por acaso. Mais que isso: que não queríamos nos rever. E sabíamos também que éramos amigos. Amigos sinceros." (Uma amizade sincera)

"E pessoas precisam tanto poder contar a história delas mesmas." (Os obedientes)

"Mas era amar o nosso amor querer que o ponto fosse feliz somente porque o amávamos." (A legião estrangeira)

"Não posso viver isso por você - diss-lhe minha frieza." (A legião estrangeira)

*As palavras é que seriam, então, a legião estrangeira, que usamos para nos traduzir uns aos outros, uns com os outros."

Mi_ 29/12/2023

"Em 'Legião Estrangeira', Clarice Lispector nos conduz por uma viagem literária intensa, explorando as complexidades da existência e as fronteiras da linguagem. Cada página é um convite à reflexão profunda e à conexão com personagens tão vívidos que parecem saltar das palavras. Lispector, com sua maestria singular, transforma o comum em extraordinário. Uma leitura que transcende, deixando uma marca indelével na alma. Embarque nessa jornada literária única e descubra por que 'Legião Estrangeira' é mais do que um livro, é uma experiência que ressoa além das páginas. ??

carlineeeee 22/12/2023

discurso de inauguração
o mineirinho

majuja 17/12/2023

(Meio) encantador
?Meu enleio vem de que um tapete é feito de tantos fios que não posso me resignar a seguir um fio só; meu enredamento vem de que uma história é feita de muitas histórias.?
Clarice é fabulosa, minha nota é puramente por não ter gostado de alguns contos do livro e amado outros, com notoriedade para ?Os obedientes?, que foi meu favorito.
Obviamente vale a leitura!!!

morillu 16/12/2023

Não gostei do livro
Eu achei essa leitura bastante desafiadora. a narrativa, por vezes, fica chata e confusa, o que dificultou a minha conexão com a maioria dos contos. mesmo diante dessa complexidade, alguns contos se destacam, conquistando a minha preferência. a obra se torna uma jornada ambígua, exigindo paciência para desbravar suas intrigadas camadas, mas também proporcionando momentos de apreciação, revelando assim uma dualidade de experiências dentro das páginas de clarice

Melissa 12/12/2023

Esse foi minha dose emergencial de Clarice Lispector em situações do cotidiano. Muito bom ter na bolsa

letiiii 08/12/2023

É oficial, eu ODEIO contos. Machado de Assis me traumatizou com Papéis Avulsos. Mas ?A Solução? me tocou de uma forma inexplicável e, meu deus, existe um eu antes e um eu depois de ter lido. ?Uma Amizade Sincera? e ?Os Desastres de Sofia? também me marcaram.

A Clarice é uma mulher genial, e eu quero ler outro livro dela (que não seja de contos ?)

Larissasxavier 05/12/2023

"Os 13 contos de A legião estrangeira abordam o cotidiano familiar, a perversidade infantil e a solidão. Como apontou o escritor Affonso Romano de Sant?Anna na introdução de uma antiga edição do livro, para Clarice Lispector importa mais a geografia interior. "Em vez de tipos épicos e dramáticos, temos figuras situadas numa aura de mistério, vivendo relações profundas dentro do mais ordinário cotidiano", escreveu. "Mais do que as aventuras, interessa-se por descrever a solidão dos homens diante dos animais e objetos." "

Rebeca 02/12/2023

Amei
No início eu demorei para me acostumar com a escrita dela, mas assim que peguei o jeito, passei a admirar muito. Não é atoa que Clarice Lispector é um dos grandes nomes da literatura brasileira.

Bia.teca 28/11/2023

- Os desastres de Sofia (não consigo normalizar 2?)
- A repartição dos pães ("o pão é amor entre estranhos", sentiram fome quando se estranharam 4,5?)
- A mensagem (é ok 3?)
- Macacos (é ok 3?)
- O ovo e a galinha (meu conto favorito, amei as analogias e referências, Clarisse foi inteligentíssima nessa 5?)
- Tentação (não é só sobre cachorro e garota ruiva.... 4?)
- Viagem a Petrópolis (muito triste mas gostei bastante, pobre Mocinha 4?)
- A solução (amo um suspense com vingança e assassinato kkkk, meu segundo conto favorito 5?)
- Evolução de uma miopia (não gostei 2?)
- A quinta história (basicamente ela queixou-se de baratas kkkkkk 3,5?)
- Uma amizade sincera (senti uma vibe meio conto lgbatqiap+ , tô certa ou só buguei mesmo? Não sei se Clarisse escreve isso. Enfim 4?)
- Os obedientes (não gostei 2?)
- A legião estrangeira (meu terceiro conto favorito com certeza, bem triste mas amei 5?)

anabeatrizzpe 27/11/2023

Achei meio triste
Acredito que o objetivo do livro realmente seja a reflexão, com temas e histórias que nos levam ao desconforto e melancolia.

cynthiadrielle 23/11/2023

Este é um dos primeiros livros de Clarice que eu leio, mas acho que já li o bastante de suas obras para dizer que adoro a forma como ela se expressa e que, de uma maneira estranha, me traz conforto, mesmo que duvide da minha capacidade de entender o que quis dizer na maior parte do tempo.