A via crucis do corpo

A via crucis do corpo Clarice Lispector




Resenhas - A Via Crucis Do Corpo


214 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


nflucaa 31/01/2024

Um pouco decepcionado
Já li outros livros da autora e achei todos excelentes, inclusive amo os contos dela. Nesse livro e especial, parece que os contos foram finalizados com pressa. Parecem mais ?indiferentes?.

Enfim, há alguns contos que gostei. Destaque para ?Miss Algrave?; ?Por enquanto?; ?A língua do 'p'? e ?Antes da ponte Rio-Niterói?.
comentários(0)comente



verô 30/01/2024

A via crucis do corpo
Um pequeno livro com pequenas crônicas parte do real cotidiano de clarice e parte de histórias aumentadas por sua imaginação
temos momentos de imersão de forma simples e orgânica na vida dos muitos personagens que não nos escondem seu real eu
comentários(0)comente



Eveba 30/01/2024

Clarice sendo experimental
Não sei se consigo discordar completamente do que a própria Clarice diz no início desse livro. Foi uma leitura um tiquinho desprazerosa para uma obra que se propõe a explorar o prazer. Mas talvez isso faça parte do prazer de algumas pessoas. Quem sabe?

Gosto de algumas explorações que a autora faz. É experimental. Destes contos gosto. São trisais, homens e mulheres disputando o amor de um estranho, a indesejada e nunca celebrada necessidade feminina de sexo, inclusive na terceira idade.

Meus três contos favoritos:

O corpo
"As duas estavam suadas, mudas, abatidas. Se tivessem podido, não teriam matado o seu grande amor."

Trisal, traição, sexo triste, assassinato e férias em Montevidéu. Como pode tudo isso num conto tão curto?

O homem que apareceu
"Ele chorou um pouco. Era um belo homem, com barba por fazer e abatidíssimo. Via-se que havia fracassado. Como todos nós."
"Fui me deitar. Eu tinha morrido."

Senti coisas que não consigo explicar com esse conto.

Praça Mauá
"Como a mais 🤬 #$%!& das prostitutas. Solitária. Sem remédio. Era verdade: não sabia fritar um ovo. E Celsinho era mais mulher que ela."

Acho interessante alguns desdobramentos nesse conto, algumas análises dos aspectos sexuais, morais, sociais e psicológicos dos personagens poderia ser muito valioso.
comentários(0)comente



Rodrigo.Franklin 25/01/2024

Clarice é incrível. Cada conto é de uma delicadeza e intensidade indescritível. Tão indescritível que eu não consegui parar de ler o livro enquanto não terminei ele.

Um conto muda drasticamente de um para outro, mas sempre com um final que te causa alguma emoção muito forte.

Lendo o livro eu senti pena, raiva, alegria, medo, angústia, revolta?

Enfim? isso é Clarice.
comentários(0)comente



saraimpc 24/01/2024

A via crucis do corpo
Como pode Clarice ter sido tão pra frente em seus temas e literatura, amo essa mulher!!
Nesse livro ela aborda temas mais pessoais, leitura mais intimista, você consegue ver as coisas da perspectiva da autora, e não sobre uma perspectiva ilustrada de um personagem.
comentários(0)comente



Tice 19/01/2024

A via crucis do corpo
Clarice Lispector é uma escritora de vida longa. Uma mulher com visão além do seu tempo. Dona de si e do seus pensamentos, Lispector escreve com uma precisão magnífica de inquietar o leitor. Essa obra, por exemplo, publicado pela primeira vez em 1974, aborda uma temática muito atual: etarismo feminino. Falar da idade da mulher e seus desejos correspondentes sempre foi um tabu social, mas Clarice chega com 13 contos formidáveis e dar voz a um silêncio desnecessário.
Apenas leiam!
comentários(0)comente



Danny 14/01/2024

?Viver tem dessas coisas: de vez em quando se fica a zero. E tudo isso é por enquanto. Enquanto se vive.?

Li em 2022, enquanto estava lidando com uma das decisões mais difíceis da minha vida, até aquele momento.

Estava na sala de espera da minha analista quando escrevi: ?Por aqui são várias as mudanças que me colocam como questão como sustentar desejos sem ter a mínima ideia do que vem a seguir? Isso com meu corpo, e não sem dor. E aí vem Clarice, escrever contos sobre as vias crucis deste. As vias dolorosas de alguns corpos. Daí o corpo aparece, dá notícias de seus desejos, muitas vezes, malditos. Dizendo do que resta, Clarice faz, mais uma vez, poesia. Escreve e desconcerta. Não faz sentido. E é não fazendo sentido que me toca o corpo. Ler Clarice sempre me arrepia os cabelos e faz correr água dos olhos. Clarice é misteriosa. Mas não tento decifrá-la. Não mais. Se ela escreve com o corpo, é com o corpo que irei ler.?
comentários(0)comente



Eliane406 10/01/2024

Os arranjos prisionais do corpo
??Mais um da Clarice, minha favorita, seguindo na cronologia e colecionando, não só livros e palavras, mas alma e aprendizado!

?Um resumo da explicação sobre o livro pela própria escritora:

"...Todas as histórias deste livro são contundentes. E quem mais sofreu fui eu mesma. Fiquei chocada com a realidade. Se há indecências nas histórias a culpa não é minha. Inútil dizer que não aconteceram comigo, com minha família e com meus amigos. Como é que sei? Sabendo. Artistas sabem de coisas. Quero apenas avisar que não escrevo por dinheiro e sim por impulso. Vão me jogar pedras. Pouco importa. Não sou de brincadeiras, sou mulher séria. Além do mais tratava-se de um desafio.""Uma pessoa leu meus contos e disse que aquilo não era literatura, era lixo. Concordo. Mas há hora para tudo. Há também a hora do lixo. Este livro é um pouco triste porque eu descobri, como criança boba, que este é um mundo cão."

A Via Crucis do Corpo: O corpo nos seus dessarranjos prisionais, na tirania de seus desejos, nas suas fraturas e ferida, nos seus êxtases. O corpo como bênção e maldição. Como tudo que excede, o que sobra, mas que não chega nunca a suprir a falta primordial. Enigmático e severo, óbvio e exultante
comentários(0)comente



spoiler visualizar
preta velha 09/01/2024minha estante
que resenha deliciosa, meu jejê!




prongslouis 03/01/2024

Clarice, eu te amo
Como sempre, mais uma obra simplesmente perfeita. parece tão simples, mas tem que ser olhada com muita atenção.
a clarice sabe usar as palavras com perfeição, ela consegue analisar a existência e levar uma situação anormal a uma reflexão comum.
?
comentários(0)comente



Vilela 03/01/2024

A Via Crucis do Corpo - Livro por Clarice Lispector
Minha primeira incursão no universo literário de Clarice Lispector foi marcada por 'A Via Crucis do Corpo'. Cada história dessa antologia é uma jornada única, deixando-me cativado do início ao fim. A habilidade de Lispector em explorar a complexidade humana é notável, e cada conto é um convite profundo à reflexão. Esta experiência não só me encantou, mas também me motivou a explorar mais obras dessa talentosa autora. Uma leitura que deixa uma impressão duradoura.
comentários(0)comente



Isabela2703 02/01/2024

Adoro a escrita da Clarice, consigo ler bem e todas as histórias são bem características dela. Meu conto favorito foi o da moça ruiva.
Maria4974 03/01/2024minha estante
Qual conto?


Isabela2703 03/01/2024minha estante
Aquele que você me contou primeiro


Maria4974 03/01/2024minha estante
Aaah mto bom msm




Lyvia.Iasminy 01/01/2024

O livro escolhido foi de Clarice Lispector - "A Via Crucis do Corpo", onde deparei-me com 13 contos nos quais a autora aborda o corpo e a alma como de uma forma única, revelando um viés libertino até então inexplorado em seus outros manuscritos.
comentários(0)comente



isaxss 01/01/2024

A via crucis do corpo
Primeiro livro de 2024 lido com sucesso!!
Esse ano uma das minhas metas literárias é ler os livros da Clarice Lispector...
bernardohmws 03/01/2024minha estante
AEEEEEEEE




beatriz3345 31/12/2023

Como ela consegue fazer isso eu não sei
Só clarice pra escrever com tanta poesia sobre épocas da vidas, estados de solidão e desejos tão profundos? sou fã dmais da conta
bernardohmws 03/01/2024minha estante
NAO É?


beatriz3345 03/01/2024minha estante
a maior de todos os tempos




214 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR