A Via Crucis do Corpo

A Via Crucis do Corpo Clarice Lispector

Resenhas - A Via Crucis Do Corpo

oliveiralauras 01/05/2024

Simplesmente, Clarice. Tudo o que leio de Clarice me faz lembrar o motivo pelo qual escolhi cursar Letras. Incomparável.

carlineeeee 01/05/2024

melhor do que arder
mais vai chover

Giulia29 01/05/2024

!!!
Os contos deste livro expressam tão bem a sexualidade, solidão e liberdade. Essa leitura foi puro êxtase e demonstrou um outro lado de Clarice Lispector. Apenas leiam!!

Bel 30/04/2024

Verdade.
Nesses contos, encontrei muita veracidade e muita similaridade com a realidade; teve contos com que simpatizei com a personagem, outros que só senti nojo, mas é isso que é a vida.
A mais pura vida, com erros e acertos.

julhiasz 26/04/2024

Clarice sempre inova, sempre escreveu de formas que nunca esperamos.
Esse livro é a prova disso, peguei só sabendo que era um de Lispector, mas a temática dos contos eram completamente diferentes do que estou habituada a ler dela.
Essa surpresa fez eu gostar mais ainda do livro, por ela ter falado que reclamaram para ela de escrever um livro assim e ela simplesmente disse "estou nem aí"
Grande de mais

isa879 26/04/2024

Tremendamente tedioso. ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ?

Rebeca_Moledo 24/04/2024

Esse livro é um arranjo sobre sexualidade, mas também fala sobre solidão, repressão e liberdade. Por mais que seja curto, é um livro que expressa muito sobre o mundo, sobre os desejos e nós mesmos.

thisisleleco 11/04/2024

Livro curto de contos
Eu gostei muito da forma que Clarice escreve! é meu primeiro livro dela e a forma com que ela te prende na leitura é sensacional.
apesar do fato de não gostar de histórias que tenham conteúdo sexual explícito ou implícito, esse fato não me fez parar de querer ler o livro, principalmente por conta da escrita IMPECÁVEL.
não sinto que haverá alguém que escreva com tanto sentimento igual ela escrevia, com tanta alma e com tanto gosto pela coisa.
quero ter a oportunidade de ler outros livros de Clarice p/ ver se acho um livro 5 estrelas!

jaque103 01/04/2024

Et
Eu odeio livro de contos, mas esse foi uma dádiva. clarice incrível como sempre, teve alguns contos meio blé mas teve outros que me abraçaram. adoro a forma de como ela gosta de nos enganar e impedir, acho lindo.
um livro erótico que fala sobre a feminilidade.

miss algrave: (solidão)será que vou ter que pagar um preco muito caro pela minha felicidade? o ludico.
O corpo: ironia, suspense, mulheres matando homens ?
via crucis: jesus, amém! ?não se sabe se essa criança teve que passar pela via crucis. todos passam.
o homem que apareceu: não há resposta para nada. fui me deitar. eu tinha morrido.
somos todos fracassados tentando viver.
ele me bebeu: difícil se enxergar, difícil ser mulher
por enquanto: a melancolia me mata aos poucos
dia após dia: viva eu! que ainda estou viva.
ruído de passos: o desejo na velhice, duas páginas só mas que páginas
antes da ponte de niterói: brasil
praça mauá: hum
a língua do p: cidinha foi eu, lá naquele metrô do rio, me deu até aflição de ler.
melhor que arder: padre, antônio e casamento
mas vai chover: velha safada

Idayane.Ferreira 30/03/2024

Clarice Lispector: uma iniciação
Comprei, em 2022, o box com a obra completa da Clarice Lispector cuja as capas dos livros são pinturas da escritora?

Em final de janeiro de 2024 decidi que iria ler todos os livros do box e outros mais da Clarice que tenho na estante. Comecei pelos livros de conto lendo a Via crucis do corpo.

Anotei vários trechos maravilhosos desse livro!

sab. 21/02/2024

Clarice.
Como minha experiência oficial lendo clarice ? já tinha começado "perto do coração selvagem" pro vestibular mas nunca de fato terminei, ? 'a via crucis do corpo' é, de longe, o livro dela que eu mais recomendo para usarem como introdução às obras da autora. é de uma escrita fluída, tão prática e intendível que a gente até duvida que clarice, conhecida pela escrita transcendental e complexa, tenha de fato escrito isso.

são contos curtos, alguns com um teor religioso ? a seu modo, ? maior do que outros, alguns mais rebuscados do que outros, alguns mais identificáveis do que outros. enfim, a obra consegue balancear muito bem todas as suas nuances e tópicos trabalhados.

eu particularmente só consegui de fato sentir, e assim, me impactar com 'a via crucis do corpo', depois de ler o posfácio, coisa que recomendo para os que futuramente leiam de forma não alheia. é importante entender como a obra se encaixa no contexto histórico publicado, entender a recepção da sociedade por ela, se é ou não considerado agressivo e sensual ? como foi, de fato, considerado. após a leitura do posfácio com os comentários contextualizantes, da correlação de trechos dessa obra com outras obras da c.l, eu pude enfim entender um pouco do que é ler clarice.

qingxin 10/02/2024

Uma leitura dinâmica
Todos os contos são curtos e a escrita é fluída. Não sie o que esperava desse livro, mas foi uma leitura muito surpreendente. O estilo de escrita da Clarice é sensacional, nestes contos a fluidez característica permanece, mas abordada de uma forma diferente de um romance.

Na minha visão, o desejo e a morte permeiam todos os contos como temas principais, sendo o elo de ligação de todos eles, não de maneira sempre explícita. Os contos abordam sentimentos cotidianos em situações, por vezes fantasiosas (Miss Algreve, por exemplo) e é muito interessante observar essa relação. O sentimento do desejo atrelado a culpa cria narrativas extremamente depressivas, com uma impossibilidade de felicidade sem culpa. Adoraria ler uma análise psicanalítica dessa obra, acho que seria extremamente interessante.

Os contos que mais gostei foram:

Miss Algreve
O corpo
O homem que apareceu
Por enquanto
Praça Mauá
A língua do "p"
Melhor do que arder

Essa edição possuí um posfácio da Licia Manzo que achei interessante de ler.

nflucaa 31/01/2024

Um pouco decepcionado
Já li outros livros da autora e achei todos excelentes, inclusive amo os contos dela. Nesse livro e especial, parece que os contos foram finalizados com pressa. Parecem mais ?indiferentes?.

Enfim, há alguns contos que gostei. Destaque para ?Miss Algrave?; ?Por enquanto?; ?A língua do 'p'? e ?Antes da ponte Rio-Niterói?.